Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37327
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da pesquisa, desenvolvida por Castilho da Costa (2005), sobre o uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães de escolas socialmente diferenciadas. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Como alunos brasileiros e alemães escolhem, usam e “formatam” quais gêneros discursivos ao comunicarem sobre conteúdos iguais ou parecidos? A análise baseia-se em um modelo de análise e interpretação de gêneros discursivos como entidades culturais, que possuem três dimensões: uma lingüística, uma cognitiva e uma pragmática. Na análise de dados foram levantados critérios para a identificação dos meios lingüísticos escolhidos pelos produtores (dimensão lingüística) e dos conhecimentos ativados quando da produção de gêneros discursivos (dimensão cognitiva) na realização de uma tarefa comunicativa (dimensão pragmática). Neste trabalho são apresentados alguns desses critérios: escolhas de gêneros discursivos, funções textuais, modelos de argumentação, expressões do campo semântico da violência sensorialmente experenciada; e finalidade e concessividade. Os resultados mostram que o uso dos gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães é determinado por parâmetros culturais e sociais, tais como as tensões proximidade/distância, conteúdo abstrato/concreto, dentre outras. Para os Estudos do Texto e do Gênero Discursivo, o trabalho contribui com a comprovação da interculturalidade das escolhas de gênero.
id USP-36_9275fea4417e60f6e3274b95016d6e06
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37327
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemãesEste artigo apresenta os resultados da pesquisa, desenvolvida por Castilho da Costa (2005), sobre o uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães de escolas socialmente diferenciadas. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Como alunos brasileiros e alemães escolhem, usam e “formatam” quais gêneros discursivos ao comunicarem sobre conteúdos iguais ou parecidos? A análise baseia-se em um modelo de análise e interpretação de gêneros discursivos como entidades culturais, que possuem três dimensões: uma lingüística, uma cognitiva e uma pragmática. Na análise de dados foram levantados critérios para a identificação dos meios lingüísticos escolhidos pelos produtores (dimensão lingüística) e dos conhecimentos ativados quando da produção de gêneros discursivos (dimensão cognitiva) na realização de uma tarefa comunicativa (dimensão pragmática). Neste trabalho são apresentados alguns desses critérios: escolhas de gêneros discursivos, funções textuais, modelos de argumentação, expressões do campo semântico da violência sensorialmente experenciada; e finalidade e concessividade. Os resultados mostram que o uso dos gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães é determinado por parâmetros culturais e sociais, tais como as tensões proximidade/distância, conteúdo abstrato/concreto, dentre outras. Para os Estudos do Texto e do Gênero Discursivo, o trabalho contribui com a comprovação da interculturalidade das escolhas de gênero.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2009-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3732710.11606/issn.2236-4242.v0i22p91-117Linha D'Água; n. 22 (2009); 91-1172236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37327/40047Copyright (c) 2009 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Alessandra Castilho Ferreira da2020-06-25T03:57:37Zoai:revistas.usp.br:article/37327Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:38.304905Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães
title Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães
spellingShingle Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães
Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
title_short Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães
title_full Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães
title_fullStr Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães
title_full_unstemmed Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães
title_sort Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães
author Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
author_facet Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
description Este artigo apresenta os resultados da pesquisa, desenvolvida por Castilho da Costa (2005), sobre o uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães de escolas socialmente diferenciadas. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Como alunos brasileiros e alemães escolhem, usam e “formatam” quais gêneros discursivos ao comunicarem sobre conteúdos iguais ou parecidos? A análise baseia-se em um modelo de análise e interpretação de gêneros discursivos como entidades culturais, que possuem três dimensões: uma lingüística, uma cognitiva e uma pragmática. Na análise de dados foram levantados critérios para a identificação dos meios lingüísticos escolhidos pelos produtores (dimensão lingüística) e dos conhecimentos ativados quando da produção de gêneros discursivos (dimensão cognitiva) na realização de uma tarefa comunicativa (dimensão pragmática). Neste trabalho são apresentados alguns desses critérios: escolhas de gêneros discursivos, funções textuais, modelos de argumentação, expressões do campo semântico da violência sensorialmente experenciada; e finalidade e concessividade. Os resultados mostram que o uso dos gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães é determinado por parâmetros culturais e sociais, tais como as tensões proximidade/distância, conteúdo abstrato/concreto, dentre outras. Para os Estudos do Texto e do Gênero Discursivo, o trabalho contribui com a comprovação da interculturalidade das escolhas de gênero.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37327
10.11606/issn.2236-4242.v0i22p91-117
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37327
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v0i22p91-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37327/40047
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; n. 22 (2009); 91-117
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893208309760