Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37327 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados da pesquisa, desenvolvida por Castilho da Costa (2005), sobre o uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães de escolas socialmente diferenciadas. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Como alunos brasileiros e alemães escolhem, usam e “formatam” quais gêneros discursivos ao comunicarem sobre conteúdos iguais ou parecidos? A análise baseia-se em um modelo de análise e interpretação de gêneros discursivos como entidades culturais, que possuem três dimensões: uma lingüística, uma cognitiva e uma pragmática. Na análise de dados foram levantados critérios para a identificação dos meios lingüísticos escolhidos pelos produtores (dimensão lingüística) e dos conhecimentos ativados quando da produção de gêneros discursivos (dimensão cognitiva) na realização de uma tarefa comunicativa (dimensão pragmática). Neste trabalho são apresentados alguns desses critérios: escolhas de gêneros discursivos, funções textuais, modelos de argumentação, expressões do campo semântico da violência sensorialmente experenciada; e finalidade e concessividade. Os resultados mostram que o uso dos gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães é determinado por parâmetros culturais e sociais, tais como as tensões proximidade/distância, conteúdo abstrato/concreto, dentre outras. Para os Estudos do Texto e do Gênero Discursivo, o trabalho contribui com a comprovação da interculturalidade das escolhas de gênero. |
id |
USP-36_9275fea4417e60f6e3274b95016d6e06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37327 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemãesEste artigo apresenta os resultados da pesquisa, desenvolvida por Castilho da Costa (2005), sobre o uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães de escolas socialmente diferenciadas. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Como alunos brasileiros e alemães escolhem, usam e “formatam” quais gêneros discursivos ao comunicarem sobre conteúdos iguais ou parecidos? A análise baseia-se em um modelo de análise e interpretação de gêneros discursivos como entidades culturais, que possuem três dimensões: uma lingüística, uma cognitiva e uma pragmática. Na análise de dados foram levantados critérios para a identificação dos meios lingüísticos escolhidos pelos produtores (dimensão lingüística) e dos conhecimentos ativados quando da produção de gêneros discursivos (dimensão cognitiva) na realização de uma tarefa comunicativa (dimensão pragmática). Neste trabalho são apresentados alguns desses critérios: escolhas de gêneros discursivos, funções textuais, modelos de argumentação, expressões do campo semântico da violência sensorialmente experenciada; e finalidade e concessividade. Os resultados mostram que o uso dos gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães é determinado por parâmetros culturais e sociais, tais como as tensões proximidade/distância, conteúdo abstrato/concreto, dentre outras. Para os Estudos do Texto e do Gênero Discursivo, o trabalho contribui com a comprovação da interculturalidade das escolhas de gênero.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2009-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3732710.11606/issn.2236-4242.v0i22p91-117Linha D'Água; n. 22 (2009); 91-1172236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37327/40047Copyright (c) 2009 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Alessandra Castilho Ferreira da2020-06-25T03:57:37Zoai:revistas.usp.br:article/37327Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:38.304905Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães |
title |
Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães |
spellingShingle |
Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães Costa, Alessandra Castilho Ferreira da |
title_short |
Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães |
title_full |
Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães |
title_fullStr |
Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães |
title_full_unstemmed |
Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães |
title_sort |
Uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães |
author |
Costa, Alessandra Castilho Ferreira da |
author_facet |
Costa, Alessandra Castilho Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alessandra Castilho Ferreira da |
description |
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa, desenvolvida por Castilho da Costa (2005), sobre o uso sociocultural de gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães de escolas socialmente diferenciadas. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Como alunos brasileiros e alemães escolhem, usam e “formatam” quais gêneros discursivos ao comunicarem sobre conteúdos iguais ou parecidos? A análise baseia-se em um modelo de análise e interpretação de gêneros discursivos como entidades culturais, que possuem três dimensões: uma lingüística, uma cognitiva e uma pragmática. Na análise de dados foram levantados critérios para a identificação dos meios lingüísticos escolhidos pelos produtores (dimensão lingüística) e dos conhecimentos ativados quando da produção de gêneros discursivos (dimensão cognitiva) na realização de uma tarefa comunicativa (dimensão pragmática). Neste trabalho são apresentados alguns desses critérios: escolhas de gêneros discursivos, funções textuais, modelos de argumentação, expressões do campo semântico da violência sensorialmente experenciada; e finalidade e concessividade. Os resultados mostram que o uso dos gêneros discursivos por alunos brasileiros e alemães é determinado por parâmetros culturais e sociais, tais como as tensões proximidade/distância, conteúdo abstrato/concreto, dentre outras. Para os Estudos do Texto e do Gênero Discursivo, o trabalho contribui com a comprovação da interculturalidade das escolhas de gênero. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37327 10.11606/issn.2236-4242.v0i22p91-117 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37327 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v0i22p91-117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37327/40047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; n. 22 (2009); 91-117 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893208309760 |