Ensino de gramática: reflexões sobre diretrizes oficiais
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/75931 |
Resumo: | No processo de aquisição da linguagem, junto com a língua, aprendemos a (con)viver. A concepção de linguagem como forma de interação humana também deveria fundamentar o ensino de língua na escola. Este trabalho parte da concepção sócio-histórica da linguagem para apresentar uma discussão teórica sobre o ensino de língua portuguesa como língua materna, centrando-se no ensino de gramática, com o objetivo de estabelecer paralelos entre documentos oficiais que vêm abordando esse tema nas últimas décadas. Além de refletir sobre a língua portuguesa e seu ensino, este trabalho objetiva verificar as diretrizes de três documentos oficiais – tanto do Estado de São Paulo quanto do Governo Federal –, desde 1986 até o presente momento, e estabelecer paralelos entre eles, considerando os princípios que compõem a base teórica subjacente a cada um. Foram feitas pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Como resultado, destaca-se a falta de continuidade entre as propostas voltadas à educação, como é o caso da nova Proposta curricular do Estado de São Paulo (2008), que contradiz os PCN (1998). Conclui-se que há a necessidade do estabelecimento de uma política pública de longo prazo que assegure a continuidade de diretrizes para o ensino de língua portuguesa. |
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Ensino de gramática: reflexões sobre diretrizes oficiaisGrammar Teaching: Reflections on Official GuidelinesMother-Tongue TeachingTeaching GrammarPCNCurricular Proposals in the State of São Paulo.Ensino de Língua MaternaEnsino de GramáticaPCNPropostas Curriculares do Estado de São Paulo.No processo de aquisição da linguagem, junto com a língua, aprendemos a (con)viver. A concepção de linguagem como forma de interação humana também deveria fundamentar o ensino de língua na escola. Este trabalho parte da concepção sócio-histórica da linguagem para apresentar uma discussão teórica sobre o ensino de língua portuguesa como língua materna, centrando-se no ensino de gramática, com o objetivo de estabelecer paralelos entre documentos oficiais que vêm abordando esse tema nas últimas décadas. Além de refletir sobre a língua portuguesa e seu ensino, este trabalho objetiva verificar as diretrizes de três documentos oficiais – tanto do Estado de São Paulo quanto do Governo Federal –, desde 1986 até o presente momento, e estabelecer paralelos entre eles, considerando os princípios que compõem a base teórica subjacente a cada um. Foram feitas pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Como resultado, destaca-se a falta de continuidade entre as propostas voltadas à educação, como é o caso da nova Proposta curricular do Estado de São Paulo (2008), que contradiz os PCN (1998). Conclui-se que há a necessidade do estabelecimento de uma política pública de longo prazo que assegure a continuidade de diretrizes para o ensino de língua portuguesa.In the process of language acquisition, along with the language, we learn to (co)exist. The concept of language as a form of human interaction also should substantiate the teaching language at school. This work, based on the social-historical conception of language, presents a theoretical discussion about the teaching of Portuguese as a mother language, focusing on the teaching of grammar, with the goal of establishing parallels between official documents that are addressing this issue in the recent decades. In addition to the reflection on Portuguese language and its teaching, this work aims to check the guidelines of three official documentsof the State of São Paulo as well as of the Federal Government- from 1986 until the present time and establish parallels between them, considering the principles that constitute the theoretical basis underlying each one of them. Bibliographic researches were made and qualitative analyses. As a result, the lack of continuity among the proposals related to education can be pointed out, as is the case of the new Course Proposal for the State of São Paulo (2008), which contradicts the PCN (1998). We conclude that there is a need to establish a public policy that ensures long term continuity of guidelines for teaching Portuguese.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/7593110.11606/issn.2236-4242.v27i1p9-30Linha D'Água; v. 27 n. 1 (2014): Teorias gramaticais: gramática, uso e variação linguística em contextos de língua materna e estrangeira; 9-302236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/75931/84898Copyright (c) 2014 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Roseli Hilsdorf Dias2022-03-25T13:46:38Zoai:revistas.usp.br:article/75931Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:45.634940Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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