96–8–3–2: Indícios de primazia lexical em introduções de artigos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Rodrigo Moura Lima de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/189028
Resumo: Este artigo dirige-se à seguinte questão: expressões funcionalmente semelhantes comportam-se de maneira parecida em línguas e disciplinas acadêmicas diferentes? Com o uso de princípios da teoria da primazia lexical, foram analisadas ocorrências de expressões de transição de escopo em introduções de artigos acadêmicos em inglês, português e japonês de pediatria e administração. O corpus foi composto por 96 introduções de artigos publicados em oito periódicos acadêmicos. A análise enfocou três aspectos: posição das expressões nas introduções (coligações textuais), conteúdos subsequentes (associações de conteúdo) e funções gramaticais (coligações). Como resultado, observaram-se semelhanças e diferenças entre línguas e disciplinas. As expressões japonesas distinguem-se sobretudo por particularidades de conteúdo e gramática. As expressões de pediatria mostram-se mais fixas e acompanhadas de conteúdos menos variados; as de administração, menos fixas e acompanhadas de conteúdos mais diversificados. Os achados podem ser aplicados ao ensino de línguas para fins específicos e à tradução acadêmica.
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spelling 96–8–3–2: Indícios de primazia lexical em introduções de artigos acadêmicos96–8–3–2: Signs of lexical priming in academic article introductionsLinguística aplicada Línguas para fins específicos Escrita acadêmicaTeoria da primazia lexical Análise comparativaApplied linguistics Languages for specific purposes Academic writing Lexical priming theory Comparative analysisEste artigo dirige-se à seguinte questão: expressões funcionalmente semelhantes comportam-se de maneira parecida em línguas e disciplinas acadêmicas diferentes? Com o uso de princípios da teoria da primazia lexical, foram analisadas ocorrências de expressões de transição de escopo em introduções de artigos acadêmicos em inglês, português e japonês de pediatria e administração. O corpus foi composto por 96 introduções de artigos publicados em oito periódicos acadêmicos. A análise enfocou três aspectos: posição das expressões nas introduções (coligações textuais), conteúdos subsequentes (associações de conteúdo) e funções gramaticais (coligações). Como resultado, observaram-se semelhanças e diferenças entre línguas e disciplinas. As expressões japonesas distinguem-se sobretudo por particularidades de conteúdo e gramática. As expressões de pediatria mostram-se mais fixas e acompanhadas de conteúdos menos variados; as de administração, menos fixas e acompanhadas de conteúdos mais diversificados. Os achados podem ser aplicados ao ensino de línguas para fins específicos e à tradução acadêmica.This paper addresses the following question: do functionally comparable expressions behave similarly in different languages and academic disciplines? Drawing on principles of lexical priming theory, we analyzed instances of scope transition expressions in research article introductions in English, Portuguese, and Japanese from pediatrics and management. The corpus was composed of 96 introductions from articles published in eight journals. The analysis focused on three aspects: textual position (textual colligation), subsequent content (content association), and grammatical function (colligation). As a result, similarities and differences between languages and disciplines were observed. The Japanese expressions distinguish themselves mainly for characteristic content and grammatical functions. The pediatrics expressions normally occur in fixed places, followed by more standardized content; the management expressions appear throughout introductions and are followed by less standardized content. The findings can be applied to the teaching of languages for specific purposes and to academic translation as well.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18902810.11606/issn.2236-4242.v35i2p118-139Linha D'Água; v. 35 n. 2 (2022): A análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas em ciências da linguagem; 118-1392236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/189028/184929https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/189028/197201Copyright (c) 2022 Rodrigo Moura Lima de Aragãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Aragão, Rodrigo Moura Lima de2024-03-13T12:09:10Zoai:revistas.usp.br:article/189028Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-13T12:09:10Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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