LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria Inês Batista
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Polachini, Nathália Rodrighero Salinas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37344
Resumo: Os conceitos de “língua”, “linguagem”, “discurso” recebem tratamento distinto em diferentes coleções de livros didáticos de língua portuguesa. O objetivo deste artigo é investigar as mudanças ocorridas no tratamento didático desses conceitos apresentados na unidade em torno do gênero lenda, dirigido à antiga 5ª série, atual 6° ano do Ensino Fundamental II. Foram selecionadas três coleções produzidas no Brasil nas décadas de 1953, 1975 e 2006, que abordaram o gênero lenda. A primeira atividade foi retirada da 28ª edição do livro Português para o ginásio (1953); a segunda da 1ª edição de Novos Caminhos em Comunicação e Expressão (1975) e a terceira da 2ª edição de Linguagens no Século XXI (2006). Na primeira etapa da pesquisa, foram recolhidas as orientações formuladas nos documentos oficiais em torno do ensino de língua materna; em seguida, buscou-se descrever as unidades didáticas de modo a recuperar seus respectivos contextos de produção; como etapa final procurou-se comparar o encaminhamento teórico-metodológico das propostas com lendas tendo como fundamentação teórica a Análise/teoria dialógica do discurso, em especial, os conceitos de língua, linguagem e gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Os resultados apontam algumas mudanças significativas que ocorreram nas atividades didáticas de língua portuguesa dirigidas aos alunos como, por exemplo, o estudo de diferentes textos sob a perspectiva dos gêneros dos discursos.
id USP-36_fad4d264edaf7a33d76477bc3bbcc306
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37344
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHINGLenda como gênero do discurso: mudanças e desafios no ensino de portuguêsLendagêneros discursivosmateriais didá- ticosanálise dialógicaprodução escrita.Os conceitos de “língua”, “linguagem”, “discurso” recebem tratamento distinto em diferentes coleções de livros didáticos de língua portuguesa. O objetivo deste artigo é investigar as mudanças ocorridas no tratamento didático desses conceitos apresentados na unidade em torno do gênero lenda, dirigido à antiga 5ª série, atual 6° ano do Ensino Fundamental II. Foram selecionadas três coleções produzidas no Brasil nas décadas de 1953, 1975 e 2006, que abordaram o gênero lenda. A primeira atividade foi retirada da 28ª edição do livro Português para o ginásio (1953); a segunda da 1ª edição de Novos Caminhos em Comunicação e Expressão (1975) e a terceira da 2ª edição de Linguagens no Século XXI (2006). Na primeira etapa da pesquisa, foram recolhidas as orientações formuladas nos documentos oficiais em torno do ensino de língua materna; em seguida, buscou-se descrever as unidades didáticas de modo a recuperar seus respectivos contextos de produção; como etapa final procurou-se comparar o encaminhamento teórico-metodológico das propostas com lendas tendo como fundamentação teórica a Análise/teoria dialógica do discurso, em especial, os conceitos de língua, linguagem e gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Os resultados apontam algumas mudanças significativas que ocorreram nas atividades didáticas de língua portuguesa dirigidas aos alunos como, por exemplo, o estudo de diferentes textos sob a perspectiva dos gêneros dos discursos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3734410.11606/issn.2236-4242.v24i1p13-30Linha D'Água; v. 24 n. 1 (2011): Língua Portuguesa e Literatura - multidisciplinaridade; 13-302236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37344/40064Copyright (c) 2011 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria Inês BatistaPolachini, Nathália Rodrighero Salinas2022-03-25T13:48:18Zoai:revistas.usp.br:article/37344Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:39.250241Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING
Lenda como gênero do discurso: mudanças e desafios no ensino de português
title LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING
spellingShingle LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING
Campos, Maria Inês Batista
Lenda
gêneros discursivos
materiais didá- ticos
análise dialógica
produção escrita.
title_short LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING
title_full LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING
title_fullStr LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING
title_full_unstemmed LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING
title_sort LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING
author Campos, Maria Inês Batista
author_facet Campos, Maria Inês Batista
Polachini, Nathália Rodrighero Salinas
author_role author
author2 Polachini, Nathália Rodrighero Salinas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Maria Inês Batista
Polachini, Nathália Rodrighero Salinas
dc.subject.por.fl_str_mv Lenda
gêneros discursivos
materiais didá- ticos
análise dialógica
produção escrita.
topic Lenda
gêneros discursivos
materiais didá- ticos
análise dialógica
produção escrita.
description Os conceitos de “língua”, “linguagem”, “discurso” recebem tratamento distinto em diferentes coleções de livros didáticos de língua portuguesa. O objetivo deste artigo é investigar as mudanças ocorridas no tratamento didático desses conceitos apresentados na unidade em torno do gênero lenda, dirigido à antiga 5ª série, atual 6° ano do Ensino Fundamental II. Foram selecionadas três coleções produzidas no Brasil nas décadas de 1953, 1975 e 2006, que abordaram o gênero lenda. A primeira atividade foi retirada da 28ª edição do livro Português para o ginásio (1953); a segunda da 1ª edição de Novos Caminhos em Comunicação e Expressão (1975) e a terceira da 2ª edição de Linguagens no Século XXI (2006). Na primeira etapa da pesquisa, foram recolhidas as orientações formuladas nos documentos oficiais em torno do ensino de língua materna; em seguida, buscou-se descrever as unidades didáticas de modo a recuperar seus respectivos contextos de produção; como etapa final procurou-se comparar o encaminhamento teórico-metodológico das propostas com lendas tendo como fundamentação teórica a Análise/teoria dialógica do discurso, em especial, os conceitos de língua, linguagem e gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Os resultados apontam algumas mudanças significativas que ocorreram nas atividades didáticas de língua portuguesa dirigidas aos alunos como, por exemplo, o estudo de diferentes textos sob a perspectiva dos gêneros dos discursos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37344
10.11606/issn.2236-4242.v24i1p13-30
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37344
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v24i1p13-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37344/40064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 24 n. 1 (2011): Língua Portuguesa e Literatura - multidisciplinaridade; 13-30
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893225086976