LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37344 |
Resumo: | Os conceitos de “língua”, “linguagem”, “discurso” recebem tratamento distinto em diferentes coleções de livros didáticos de língua portuguesa. O objetivo deste artigo é investigar as mudanças ocorridas no tratamento didático desses conceitos apresentados na unidade em torno do gênero lenda, dirigido à antiga 5ª série, atual 6° ano do Ensino Fundamental II. Foram selecionadas três coleções produzidas no Brasil nas décadas de 1953, 1975 e 2006, que abordaram o gênero lenda. A primeira atividade foi retirada da 28ª edição do livro Português para o ginásio (1953); a segunda da 1ª edição de Novos Caminhos em Comunicação e Expressão (1975) e a terceira da 2ª edição de Linguagens no Século XXI (2006). Na primeira etapa da pesquisa, foram recolhidas as orientações formuladas nos documentos oficiais em torno do ensino de língua materna; em seguida, buscou-se descrever as unidades didáticas de modo a recuperar seus respectivos contextos de produção; como etapa final procurou-se comparar o encaminhamento teórico-metodológico das propostas com lendas tendo como fundamentação teórica a Análise/teoria dialógica do discurso, em especial, os conceitos de língua, linguagem e gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Os resultados apontam algumas mudanças significativas que ocorreram nas atividades didáticas de língua portuguesa dirigidas aos alunos como, por exemplo, o estudo de diferentes textos sob a perspectiva dos gêneros dos discursos. |
id |
USP-36_fad4d264edaf7a33d76477bc3bbcc306 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37344 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHINGLenda como gênero do discurso: mudanças e desafios no ensino de portuguêsLendagêneros discursivosmateriais didá- ticosanálise dialógicaprodução escrita.Os conceitos de “língua”, “linguagem”, “discurso” recebem tratamento distinto em diferentes coleções de livros didáticos de língua portuguesa. O objetivo deste artigo é investigar as mudanças ocorridas no tratamento didático desses conceitos apresentados na unidade em torno do gênero lenda, dirigido à antiga 5ª série, atual 6° ano do Ensino Fundamental II. Foram selecionadas três coleções produzidas no Brasil nas décadas de 1953, 1975 e 2006, que abordaram o gênero lenda. A primeira atividade foi retirada da 28ª edição do livro Português para o ginásio (1953); a segunda da 1ª edição de Novos Caminhos em Comunicação e Expressão (1975) e a terceira da 2ª edição de Linguagens no Século XXI (2006). Na primeira etapa da pesquisa, foram recolhidas as orientações formuladas nos documentos oficiais em torno do ensino de língua materna; em seguida, buscou-se descrever as unidades didáticas de modo a recuperar seus respectivos contextos de produção; como etapa final procurou-se comparar o encaminhamento teórico-metodológico das propostas com lendas tendo como fundamentação teórica a Análise/teoria dialógica do discurso, em especial, os conceitos de língua, linguagem e gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Os resultados apontam algumas mudanças significativas que ocorreram nas atividades didáticas de língua portuguesa dirigidas aos alunos como, por exemplo, o estudo de diferentes textos sob a perspectiva dos gêneros dos discursos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3734410.11606/issn.2236-4242.v24i1p13-30Linha D'Água; v. 24 n. 1 (2011): Língua Portuguesa e Literatura - multidisciplinaridade; 13-302236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37344/40064Copyright (c) 2011 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria Inês BatistaPolachini, Nathália Rodrighero Salinas2022-03-25T13:48:18Zoai:revistas.usp.br:article/37344Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:39.250241Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING Lenda como gênero do discurso: mudanças e desafios no ensino de português |
title |
LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING |
spellingShingle |
LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING Campos, Maria Inês Batista Lenda gêneros discursivos materiais didá- ticos análise dialógica produção escrita. |
title_short |
LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING |
title_full |
LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING |
title_fullStr |
LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING |
title_full_unstemmed |
LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING |
title_sort |
LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING |
author |
Campos, Maria Inês Batista |
author_facet |
Campos, Maria Inês Batista Polachini, Nathália Rodrighero Salinas |
author_role |
author |
author2 |
Polachini, Nathália Rodrighero Salinas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Maria Inês Batista Polachini, Nathália Rodrighero Salinas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lenda gêneros discursivos materiais didá- ticos análise dialógica produção escrita. |
topic |
Lenda gêneros discursivos materiais didá- ticos análise dialógica produção escrita. |
description |
Os conceitos de “língua”, “linguagem”, “discurso” recebem tratamento distinto em diferentes coleções de livros didáticos de língua portuguesa. O objetivo deste artigo é investigar as mudanças ocorridas no tratamento didático desses conceitos apresentados na unidade em torno do gênero lenda, dirigido à antiga 5ª série, atual 6° ano do Ensino Fundamental II. Foram selecionadas três coleções produzidas no Brasil nas décadas de 1953, 1975 e 2006, que abordaram o gênero lenda. A primeira atividade foi retirada da 28ª edição do livro Português para o ginásio (1953); a segunda da 1ª edição de Novos Caminhos em Comunicação e Expressão (1975) e a terceira da 2ª edição de Linguagens no Século XXI (2006). Na primeira etapa da pesquisa, foram recolhidas as orientações formuladas nos documentos oficiais em torno do ensino de língua materna; em seguida, buscou-se descrever as unidades didáticas de modo a recuperar seus respectivos contextos de produção; como etapa final procurou-se comparar o encaminhamento teórico-metodológico das propostas com lendas tendo como fundamentação teórica a Análise/teoria dialógica do discurso, em especial, os conceitos de língua, linguagem e gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Os resultados apontam algumas mudanças significativas que ocorreram nas atividades didáticas de língua portuguesa dirigidas aos alunos como, por exemplo, o estudo de diferentes textos sob a perspectiva dos gêneros dos discursos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37344 10.11606/issn.2236-4242.v24i1p13-30 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37344 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v24i1p13-30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37344/40064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 24 n. 1 (2011): Língua Portuguesa e Literatura - multidisciplinaridade; 13-30 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893225086976 |