The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828 |
Resumo: | A interpretação da sociedade sobre o caráter do graffiti tem mudado devido à legislação e à disseminação de murais de graffiti pela cidade de São Paulo, alguns incentivados pela Prefeitura. Obras têm sido espalhadas com o objetivo de embelezar a cidade e valorizar pontos turísticos, favorecendo o reconhecimento e a popularidade de grafiteiros e fomentando uma economia do graffiti, hipótese que norteia esta investigação. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é refletir sobre como essa “economia” tem incorporado o graffiti aos interesses do mercado, demonstrando que esse processo de incorporação criou formas de “contornar” as limitações à propaganda impostas pela Lei Cidade Limpa, as quais têm sido empregadas por grandes empresas e agências de publicidade. |
id |
USP-37_52a2f90571cafb7eb676f0c07ab06b94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/141828 |
network_acronym_str |
USP-37 |
network_name_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertisingA cidade de São Paulo e suas dinâmicas: graffiti, Lei Cidade Limpa e publicidade urbanaGraffitiArtLei Cidade LimpaPublic policySão PauloGrafiteArteLei Cidade LimpaPolítica públicaSão PauloA interpretação da sociedade sobre o caráter do graffiti tem mudado devido à legislação e à disseminação de murais de graffiti pela cidade de São Paulo, alguns incentivados pela Prefeitura. Obras têm sido espalhadas com o objetivo de embelezar a cidade e valorizar pontos turísticos, favorecendo o reconhecimento e a popularidade de grafiteiros e fomentando uma economia do graffiti, hipótese que norteia esta investigação. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é refletir sobre como essa “economia” tem incorporado o graffiti aos interesses do mercado, demonstrando que esse processo de incorporação criou formas de “contornar” as limitações à propaganda impostas pela Lei Cidade Limpa, as quais têm sido empregadas por grandes empresas e agências de publicidade.Legislation changes and the dissemination of graffiti murals has changed the interpretation of society about the character of graffiti in the city of São Paulo, even receiving some encouragement from the City Hall. Graffiti pieces have been spread to embellish the city and promote touristic spots, which has favored the recognition and popularity of graffiti artists, encouraging a graffiti economy. The general objective of this article is to reflect on how this “graffiti economy” has been incorporated by market interests, showing that such incorporation.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/14182810.1590/1982-02672018v26e28Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e281982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828/148867Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Elena MoraesSantos, Fábio Alexandre dos2019-03-08T18:05:08Zoai:revistas.usp.br:article/141828Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2019-03-08T18:05:08Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising A cidade de São Paulo e suas dinâmicas: graffiti, Lei Cidade Limpa e publicidade urbana |
title |
The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising |
spellingShingle |
The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising Pires, Elena Moraes Graffiti Art Lei Cidade Limpa Public policy São Paulo Grafite Arte Lei Cidade Limpa Política pública São Paulo |
title_short |
The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising |
title_full |
The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising |
title_fullStr |
The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising |
title_full_unstemmed |
The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising |
title_sort |
The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising |
author |
Pires, Elena Moraes |
author_facet |
Pires, Elena Moraes Santos, Fábio Alexandre dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Fábio Alexandre dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Elena Moraes Santos, Fábio Alexandre dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graffiti Art Lei Cidade Limpa Public policy São Paulo Grafite Arte Lei Cidade Limpa Política pública São Paulo |
topic |
Graffiti Art Lei Cidade Limpa Public policy São Paulo Grafite Arte Lei Cidade Limpa Política pública São Paulo |
description |
A interpretação da sociedade sobre o caráter do graffiti tem mudado devido à legislação e à disseminação de murais de graffiti pela cidade de São Paulo, alguns incentivados pela Prefeitura. Obras têm sido espalhadas com o objetivo de embelezar a cidade e valorizar pontos turísticos, favorecendo o reconhecimento e a popularidade de grafiteiros e fomentando uma economia do graffiti, hipótese que norteia esta investigação. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é refletir sobre como essa “economia” tem incorporado o graffiti aos interesses do mercado, demonstrando que esse processo de incorporação criou formas de “contornar” as limitações à propaganda impostas pela Lei Cidade Limpa, as quais têm sido empregadas por grandes empresas e agências de publicidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828 10.1590/1982-02672018v26e28 |
url |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-02672018v26e28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828/148867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e28 1982-0267 0101-4714 reponame:Anais do Museu Paulista (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
collection |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anaismp@usp.br |
_version_ |
1800222816702824448 |