The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Elena Moraes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Fábio Alexandre dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828
Resumo: A interpretação da sociedade sobre o caráter do graffiti tem mudado devido à legislação e à disseminação de murais de graffiti pela cidade de São Paulo, alguns incentivados pela Prefeitura. Obras têm sido espalhadas com o objetivo de embelezar a cidade e valorizar pontos turísticos, favorecendo o reconhecimento e a popularidade de grafiteiros e fomentando uma economia do graffiti, hipótese que norteia esta investigação. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é refletir sobre como essa “economia” tem incorporado o graffiti aos interesses do mercado, demonstrando que esse processo de incorporação criou formas de “contornar” as limitações à propaganda impostas pela Lei Cidade Limpa, as quais têm sido empregadas por grandes empresas e agências de publicidade.
id USP-37_52a2f90571cafb7eb676f0c07ab06b94
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141828
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertisingA cidade de São Paulo e suas dinâmicas: graffiti, Lei Cidade Limpa e publicidade urbanaGraffitiArtLei Cidade LimpaPublic policySão PauloGrafiteArteLei Cidade LimpaPolítica públicaSão PauloA interpretação da sociedade sobre o caráter do graffiti tem mudado devido à legislação e à disseminação de murais de graffiti pela cidade de São Paulo, alguns incentivados pela Prefeitura. Obras têm sido espalhadas com o objetivo de embelezar a cidade e valorizar pontos turísticos, favorecendo o reconhecimento e a popularidade de grafiteiros e fomentando uma economia do graffiti, hipótese que norteia esta investigação. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é refletir sobre como essa “economia” tem incorporado o graffiti aos interesses do mercado, demonstrando que esse processo de incorporação criou formas de “contornar” as limitações à propaganda impostas pela Lei Cidade Limpa, as quais têm sido empregadas por grandes empresas e agências de publicidade.Legislation changes and the dissemination of graffiti murals has changed the interpretation of society about the character of graffiti in the city of São Paulo, even receiving some encouragement from the City Hall. Graffiti pieces have been spread to embellish the city and promote touristic spots, which has favored the recognition and popularity of graffiti artists, encouraging a graffiti economy. The general objective of this article is to reflect on how this “graffiti economy” has been incorporated by market interests, showing that such incorporation.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/14182810.1590/1982-02672018v26e28Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e281982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828/148867Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Elena MoraesSantos, Fábio Alexandre dos2019-03-08T18:05:08Zoai:revistas.usp.br:article/141828Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2019-03-08T18:05:08Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising
A cidade de São Paulo e suas dinâmicas: graffiti, Lei Cidade Limpa e publicidade urbana
title The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising
spellingShingle The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising
Pires, Elena Moraes
Graffiti
Art
Lei Cidade Limpa
Public policy
São Paulo
Grafite
Arte
Lei Cidade Limpa
Política pública
São Paulo
title_short The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising
title_full The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising
title_fullStr The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising
title_full_unstemmed The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising
title_sort The city of São Paulo and its dynamics: graffiti, Clean City Act and urban advertising
author Pires, Elena Moraes
author_facet Pires, Elena Moraes
Santos, Fábio Alexandre dos
author_role author
author2 Santos, Fábio Alexandre dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Elena Moraes
Santos, Fábio Alexandre dos
dc.subject.por.fl_str_mv Graffiti
Art
Lei Cidade Limpa
Public policy
São Paulo
Grafite
Arte
Lei Cidade Limpa
Política pública
São Paulo
topic Graffiti
Art
Lei Cidade Limpa
Public policy
São Paulo
Grafite
Arte
Lei Cidade Limpa
Política pública
São Paulo
description A interpretação da sociedade sobre o caráter do graffiti tem mudado devido à legislação e à disseminação de murais de graffiti pela cidade de São Paulo, alguns incentivados pela Prefeitura. Obras têm sido espalhadas com o objetivo de embelezar a cidade e valorizar pontos turísticos, favorecendo o reconhecimento e a popularidade de grafiteiros e fomentando uma economia do graffiti, hipótese que norteia esta investigação. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é refletir sobre como essa “economia” tem incorporado o graffiti aos interesses do mercado, demonstrando que esse processo de incorporação criou formas de “contornar” as limitações à propaganda impostas pela Lei Cidade Limpa, as quais têm sido empregadas por grandes empresas e agências de publicidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828
10.1590/1982-02672018v26e28
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828
identifier_str_mv 10.1590/1982-02672018v26e28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828/148867
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e28
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||anaismp@usp.br
_version_ 1800222816702824448