A “magnificent prey”: visual representations of Marilyn Monroe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/102930 |
Resumo: | As representações visuais de Marilyn Monroe pautam-se por duas estratégias fundamentais: a construção do mito por parte de fotógrafos e a configuração de uma memória crítica proposta pelos artistas plásticos. Desde De Kooning, a imagem da atriz torna-se uma presença constante no campo das artes plásticas. Numa demonstração da persistência de um ícone mítico, essa imagem abarca tanto a geração associada à pop art quanto artistas contemporâneos. |
id |
USP-37_bdd154becd7a40afad3f236bdfbbc681 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/102930 |
network_acronym_str |
USP-37 |
network_name_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A “magnificent prey”: visual representations of Marilyn MonroeUma "magnífica presa": representações visuais de Marilyn MonroeAs representações visuais de Marilyn Monroe pautam-se por duas estratégias fundamentais: a construção do mito por parte de fotógrafos e a configuração de uma memória crítica proposta pelos artistas plásticos. Desde De Kooning, a imagem da atriz torna-se uma presença constante no campo das artes plásticas. Numa demonstração da persistência de um ícone mítico, essa imagem abarca tanto a geração associada à pop art quanto artistas contemporâneos.Visual representations of Marilyn Monroe follow two main strategies: the construction of the myth (photographers) and the constitution of a critical memory (visual artists). Since de Kooning the image of the star is a constant presence in visual arts. As a proof of the permanence of a mythical icon such image includes the pop generation and contemporary artists.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/10293010.1590/1982-02672015v23n0101Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 23 n. 1 (2015); 11-281982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/102930/101231Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabris, Annateresa2017-09-19T17:07:56Zoai:revistas.usp.br:article/102930Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2017-09-19T17:07:56Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “magnificent prey”: visual representations of Marilyn Monroe Uma "magnífica presa": representações visuais de Marilyn Monroe |
title |
A “magnificent prey”: visual representations of Marilyn Monroe |
spellingShingle |
A “magnificent prey”: visual representations of Marilyn Monroe Fabris, Annateresa |
title_short |
A “magnificent prey”: visual representations of Marilyn Monroe |
title_full |
A “magnificent prey”: visual representations of Marilyn Monroe |
title_fullStr |
A “magnificent prey”: visual representations of Marilyn Monroe |
title_full_unstemmed |
A “magnificent prey”: visual representations of Marilyn Monroe |
title_sort |
A “magnificent prey”: visual representations of Marilyn Monroe |
author |
Fabris, Annateresa |
author_facet |
Fabris, Annateresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabris, Annateresa |
description |
As representações visuais de Marilyn Monroe pautam-se por duas estratégias fundamentais: a construção do mito por parte de fotógrafos e a configuração de uma memória crítica proposta pelos artistas plásticos. Desde De Kooning, a imagem da atriz torna-se uma presença constante no campo das artes plásticas. Numa demonstração da persistência de um ícone mítico, essa imagem abarca tanto a geração associada à pop art quanto artistas contemporâneos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/102930 10.1590/1982-02672015v23n0101 |
url |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/102930 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-02672015v23n0101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/102930/101231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 23 n. 1 (2015); 11-28 1982-0267 0101-4714 reponame:Anais do Museu Paulista (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
collection |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anaismp@usp.br |
_version_ |
1800222816199507969 |