Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2009 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender o processo ensino-aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno que vivenciaram a disciplina de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. Analisaram-se os dados coletados por meio de entrevistas com alunos e professores que vivenciaram o fenômeno, segundo o referencial da fenomenologia social. Emergiram categorias concretas de significado do vivido pelos professores : valorizando a comunicação e a relação entre as pessoas; aprendendo a considerar o outro como pessoa; valorizando o cuidado integral, desmitificando medos e pré-conceitos e atribuindo significado ao autoconhecimento. Pelos alunos: percebendo a relevância do conhecimento sobre comunicação e da relação entre as pessoas; aprendendo a ver o outro como pessoa; aplicando conhecimento adquirido para o cuidado integral; sentindo-se motivado a mudar de atitude; reconhecendo o significado do autoconhecimento. A tipificação foi descrita ao final. O processo ensino-aprendizagem nessa disciplina, desperta interesse pela especialidade, desenvolvimento pessoal e valorização da sua utilização na enfermagem geral. |
id |
USP-38_201fa0d60e466e4e8ff4c3673bdde401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2009 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspectiveO ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica: visão do professor e do aluno na perspectiva da fenomenologia socialLa enseñanza de enfermería en salud mental y psiquiátrica: visión del profesor y del alumno en la perspectiva de la fenomenología socialeducação em enfermagemenfermagem psiquiátricasaúde mentalcomunicaçãoenfermagemeducación en enfermeríaenfermería psiquiátricasalud mentalcomunicaciónenfermeríanursing educationpsychiatric nursingmental healthcommunicationnursingO objetivo deste estudo foi compreender o processo ensino-aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno que vivenciaram a disciplina de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. Analisaram-se os dados coletados por meio de entrevistas com alunos e professores que vivenciaram o fenômeno, segundo o referencial da fenomenologia social. Emergiram categorias concretas de significado do vivido pelos professores : valorizando a comunicação e a relação entre as pessoas; aprendendo a considerar o outro como pessoa; valorizando o cuidado integral, desmitificando medos e pré-conceitos e atribuindo significado ao autoconhecimento. Pelos alunos: percebendo a relevância do conhecimento sobre comunicação e da relação entre as pessoas; aprendendo a ver o outro como pessoa; aplicando conhecimento adquirido para o cuidado integral; sentindo-se motivado a mudar de atitude; reconhecendo o significado do autoconhecimento. A tipificação foi descrita ao final. O processo ensino-aprendizagem nessa disciplina, desperta interesse pela especialidade, desenvolvimento pessoal e valorização da sua utilização na enfermagem geral.This study aimed to understand the teaching-learning process from the point-of-view of teachers and students who experienced the nursing practice in mental and psychiatric health. Data were collected through interviews with students and teachers who had experienced the phenomenon and analyzed according to a social phenomenology perspective. The teachers' experiences gave rise to the following concrete meaning categories: valuing communication and the relation between persons, learning to appreciate others as human beings, appreciating integral care; demythifying fears and prejudices and attaching meaning to self-knowledge. The following categories emerging from students' interviews: acknowledging the relevance of knowledge in communication and interpersonal relations; learning to appreciate others as human beings; applying acquired knowledge to integral care; feeling motivated to change attitudes; acknowledging the meaning of self-knowledge. Finally, the social types were described. In this subject, the teaching-learning process arouses interest in the specialty, personal development and valuation of its application in general nursing.El objetivo de este estudio fue comprender el proceso enseñanza-aprendizaje en la perspectiva del profesor y del alumno que vivenciaron la disciplina de enfermería en salud mental y psiquiátrica. Se analizaron los datos recopilados por medio de entrevistas, con alumnos y profesores que vivenciaron el fenómeno, según el referencial de la fenomenología social. Emergieron categorías concretas de significado de lo vivido por los profesores: valorizando la comunicación y la relación entre las personas; aprendiendo a considerar al otro como persona; valorizando el cuidado integral, desmitificando miedos y prejuicios y atribuyendo significado al autoconocimiento. Por los alumnos: percibiendo la relevancia del conocimiento sobre comunicación y de la relación entre las personas; aprendiendo a ver al otro como persona; aplicando conocimiento adquirido para el cuidado integral; sintiéndose motivado a cambiar de actitud; reconociendo el significado del autoconocimiento. La tipificación fue descrita al final. El proceso de enseñanza-aprendizaje en esa disciplina despierta interés por la especialidad, desarrollo personal y valorización de su utilización en la enfermería general.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200910.1590/S0104-11692005000200006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 2 (2005); 165-172Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 2 (2005); 165-172Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 2 (2005); 165-1721518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2009/2087Campoy, Marcos AntonioMerighi, Miriam Aparecida BarbosaStefanelli, Maguida Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:19:30Zoai:revistas.usp.br:article/2009Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:19:30Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica: visão do professor e do aluno na perspectiva da fenomenologia social La enseñanza de enfermería en salud mental y psiquiátrica: visión del profesor y del alumno en la perspectiva de la fenomenología social |
title |
Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective |
spellingShingle |
Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective Campoy, Marcos Antonio educação em enfermagem enfermagem psiquiátrica saúde mental comunicação enfermagem educación en enfermería enfermería psiquiátrica salud mental comunicación enfermería nursing education psychiatric nursing mental health communication nursing |
title_short |
Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective |
title_full |
Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective |
title_fullStr |
Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective |
title_full_unstemmed |
Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective |
title_sort |
Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective |
author |
Campoy, Marcos Antonio |
author_facet |
Campoy, Marcos Antonio Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Stefanelli, Maguida Costa |
author_role |
author |
author2 |
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Stefanelli, Maguida Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campoy, Marcos Antonio Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Stefanelli, Maguida Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em enfermagem enfermagem psiquiátrica saúde mental comunicação enfermagem educación en enfermería enfermería psiquiátrica salud mental comunicación enfermería nursing education psychiatric nursing mental health communication nursing |
topic |
educação em enfermagem enfermagem psiquiátrica saúde mental comunicação enfermagem educación en enfermería enfermería psiquiátrica salud mental comunicación enfermería nursing education psychiatric nursing mental health communication nursing |
description |
O objetivo deste estudo foi compreender o processo ensino-aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno que vivenciaram a disciplina de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. Analisaram-se os dados coletados por meio de entrevistas com alunos e professores que vivenciaram o fenômeno, segundo o referencial da fenomenologia social. Emergiram categorias concretas de significado do vivido pelos professores : valorizando a comunicação e a relação entre as pessoas; aprendendo a considerar o outro como pessoa; valorizando o cuidado integral, desmitificando medos e pré-conceitos e atribuindo significado ao autoconhecimento. Pelos alunos: percebendo a relevância do conhecimento sobre comunicação e da relação entre as pessoas; aprendendo a ver o outro como pessoa; aplicando conhecimento adquirido para o cuidado integral; sentindo-se motivado a mudar de atitude; reconhecendo o significado do autoconhecimento. A tipificação foi descrita ao final. O processo ensino-aprendizagem nessa disciplina, desperta interesse pela especialidade, desenvolvimento pessoal e valorização da sua utilização na enfermagem geral. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2009 10.1590/S0104-11692005000200006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2009 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692005000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2009/2087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 2 (2005); 165-172 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 2 (2005); 165-172 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 2 (2005); 165-172 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222840191975424 |