Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928 |
Resumo: | OBJETIVO: avaliar a autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada e comparar as medidas apresentadas pelos dois grupos de professores. MÉTODO: trata-se de pesquisa descritiva, correlacional, transversal, quantitativa, desenvolvida com 71 docentes de duas universidades (pública e privada) de um município do sul do Estado de Minas Gerais. Utilizaram-se um questionário, após validação e teste piloto, e a Escala de Autoestima de Rosenberg. RESULTADO: constatou-se que a maioria dos docentes apresentou autoestima alta, não havendo diferença significativa entre os dois grupos. Analisando-se os escores contínuos dessa escala, observou-se diferença significativa entre as universidades, mostrando que os docentes da universidade privada apresentaram escores mais baixos de autoestima. A Escala de Autoestima de Rosenberg apresentou valor alto de coeficiente alfa. CONCLUSÃO: a autoestima alta foi predominante nos professores estudados, mas os da universidade privada apresentaram escores mais baixos. Esses dados podem auxiliar as instituições a refletir sobre o assunto e investir na construção de ambientes saudáveis, tendo como protagonista o trabalhador/docente de enfermagem, representando avanços para o conhecimento da temática na área de enfermagem. |
id |
USP-38_2266b17e2e909143c60f559535297ce3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/52928 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada Evaluación de la autoestima en docentes de enfermería de universidades pública y privada Evaluation of Self-esteem in Nursing Teachers at Public and Private Universities Docentes de EnfermagemUniversidadesEducação SuperiorSaúde do TrabalhadorAutoestimaDocentes de EnfermeríaUniversidadesEducación SuperiorSalud LaboralAutoestimaFaculty NursingUniversitiesEducation HigherOccupational HealthSelf-esteem OBJETIVO: avaliar a autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada e comparar as medidas apresentadas pelos dois grupos de professores. MÉTODO: trata-se de pesquisa descritiva, correlacional, transversal, quantitativa, desenvolvida com 71 docentes de duas universidades (pública e privada) de um município do sul do Estado de Minas Gerais. Utilizaram-se um questionário, após validação e teste piloto, e a Escala de Autoestima de Rosenberg. RESULTADO: constatou-se que a maioria dos docentes apresentou autoestima alta, não havendo diferença significativa entre os dois grupos. Analisando-se os escores contínuos dessa escala, observou-se diferença significativa entre as universidades, mostrando que os docentes da universidade privada apresentaram escores mais baixos de autoestima. A Escala de Autoestima de Rosenberg apresentou valor alto de coeficiente alfa. CONCLUSÃO: a autoestima alta foi predominante nos professores estudados, mas os da universidade privada apresentaram escores mais baixos. Esses dados podem auxiliar as instituições a refletir sobre o assunto e investir na construção de ambientes saudáveis, tendo como protagonista o trabalhador/docente de enfermagem, representando avanços para o conhecimento da temática na área de enfermagem. OBJETIVO: evaluar la autoestima de profesores de Enfermería en universidades pública y privada y comparar las medidas presentadas por los dos grupos de profesores. MÉTODO: Se trata de una investigación descriptiva, correlacional, transversal, cuantitativa, desarrollada con 71 profesores de dos universidades (pública y privada) de un municipio en el sur del estado de Minas Gerais, Brasil. Se utilizó un cuestionario, tras prueba piloto y validación, y la Escala de Autoestima de Rosenberg. RESULTADO: Se encontró que la mayoría de los profesores tenía autoestima alta, sin diferencia significativa entre los dos grupos. Cuando se analizaron los resultados continuos en esta escala, fue encontrada una diferencia significativa entre las universidades, que muestra que los profesores universitarios privados tenían puntuaciones más bajas de autoestima. La Escala de Autoestima de Rosenberg mostró un alto coeficiente alfa. CONCLUSIÓN: La autoestima alta predominó entre los profesores estudiados, pero aquellos de la universidad privada tuvieron puntuaciones más bajas. Estos datos pueden ayudar a las instituciones a reflexionar sobre el tema e invertir en la construcción de entornos saludables, en que el trabajador/profesor de Enfermería sirva como protagonista, lo que representa avances para el conocimiento sobre el tema en el área de Enfermería. The aim of this study was to evaluate the self-esteem of Nursing faculty in public and private universities and compare the measures presented by two groups of teachers. This descriptive, correlational, cross-sectional quantitative study was conducted with 71 teachers from two universities (public and private) from a municipality in the south of the State of Minas Gerais. After pilot testing and validation, A questionnaire and the Rosenberg Self-Esteem Scale were used. It was found that most teachers had high self-esteem, with no significant difference between the two groups. When the continuous scores on this scale were analyzed, there was a significant difference between universities, showing that the private university teachers had lower self-esteem scores. The Rosenberg Self-Esteem Scale showed high value for coefficient alpha. It was concluded that self-esteem was high predominantly in the studied teachers, but those from the private university had lower scores. These data may help institutions to reflect on the issue and invest in building healthy environments, with the worker/teacher of Nursing as the protagonist, which represents advancement in the knowledge of the subject in the field of Nursing. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5292810.1590/S0104-11692013000700010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 71-78 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 71-78 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 71-78 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928/56913https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928/56914Terra, Fábio de SouzaMarziale, Maria Helena PalucciRobazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:01:40Zoai:revistas.usp.br:article/52928Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:01:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada Evaluación de la autoestima en docentes de enfermería de universidades pública y privada Evaluation of Self-esteem in Nursing Teachers at Public and Private Universities |
title |
Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada |
spellingShingle |
Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada Terra, Fábio de Souza Docentes de Enfermagem Universidades Educação Superior Saúde do Trabalhador Autoestima Docentes de Enfermería Universidades Educación Superior Salud Laboral Autoestima Faculty Nursing Universities Education Higher Occupational Health Self-esteem |
title_short |
Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada |
title_full |
Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada |
title_fullStr |
Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada |
title_full_unstemmed |
Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada |
title_sort |
Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada |
author |
Terra, Fábio de Souza |
author_facet |
Terra, Fábio de Souza Marziale, Maria Helena Palucci Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Marziale, Maria Helena Palucci Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terra, Fábio de Souza Marziale, Maria Helena Palucci Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes de Enfermagem Universidades Educação Superior Saúde do Trabalhador Autoestima Docentes de Enfermería Universidades Educación Superior Salud Laboral Autoestima Faculty Nursing Universities Education Higher Occupational Health Self-esteem |
topic |
Docentes de Enfermagem Universidades Educação Superior Saúde do Trabalhador Autoestima Docentes de Enfermería Universidades Educación Superior Salud Laboral Autoestima Faculty Nursing Universities Education Higher Occupational Health Self-esteem |
description |
OBJETIVO: avaliar a autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada e comparar as medidas apresentadas pelos dois grupos de professores. MÉTODO: trata-se de pesquisa descritiva, correlacional, transversal, quantitativa, desenvolvida com 71 docentes de duas universidades (pública e privada) de um município do sul do Estado de Minas Gerais. Utilizaram-se um questionário, após validação e teste piloto, e a Escala de Autoestima de Rosenberg. RESULTADO: constatou-se que a maioria dos docentes apresentou autoestima alta, não havendo diferença significativa entre os dois grupos. Analisando-se os escores contínuos dessa escala, observou-se diferença significativa entre as universidades, mostrando que os docentes da universidade privada apresentaram escores mais baixos de autoestima. A Escala de Autoestima de Rosenberg apresentou valor alto de coeficiente alfa. CONCLUSÃO: a autoestima alta foi predominante nos professores estudados, mas os da universidade privada apresentaram escores mais baixos. Esses dados podem auxiliar as instituições a refletir sobre o assunto e investir na construção de ambientes saudáveis, tendo como protagonista o trabalhador/docente de enfermagem, representando avanços para o conhecimento da temática na área de enfermagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928 10.1590/S0104-11692013000700010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692013000700010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928/56913 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928/56914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 71-78 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 71-78 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 71-78 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222848578486272 |