Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Fábio de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Marziale, Maria Helena Palucci, Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928
Resumo: OBJETIVO: avaliar a autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada e comparar as medidas apresentadas pelos dois grupos de professores. MÉTODO: trata-se de pesquisa descritiva, correlacional, transversal, quantitativa, desenvolvida com 71 docentes de duas universidades (pública e privada) de um município do sul do Estado de Minas Gerais. Utilizaram-se um questionário, após validação e teste piloto, e a Escala de Autoestima de Rosenberg. RESULTADO: constatou-se que a maioria dos docentes apresentou autoestima alta, não havendo diferença significativa entre os dois grupos. Analisando-se os escores contínuos dessa escala, observou-se diferença significativa entre as universidades, mostrando que os docentes da universidade privada apresentaram escores mais baixos de autoestima. A Escala de Autoestima de Rosenberg apresentou valor alto de coeficiente alfa. CONCLUSÃO: a autoestima alta foi predominante nos professores estudados, mas os da universidade privada apresentaram escores mais baixos. Esses dados podem auxiliar as instituições a refletir sobre o assunto e investir na construção de ambientes saudáveis, tendo como protagonista o trabalhador/docente de enfermagem, representando avanços para o conhecimento da temática na área de enfermagem.
id USP-38_2266b17e2e909143c60f559535297ce3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52928
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada Evaluación de la autoestima en docentes de enfermería de universidades pública y privada Evaluation of Self-esteem in Nursing Teachers at Public and Private Universities Docentes de EnfermagemUniversidadesEducação SuperiorSaúde do TrabalhadorAutoestimaDocentes de EnfermeríaUniversidadesEducación SuperiorSalud LaboralAutoestimaFaculty NursingUniversitiesEducation HigherOccupational HealthSelf-esteem OBJETIVO: avaliar a autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada e comparar as medidas apresentadas pelos dois grupos de professores. MÉTODO: trata-se de pesquisa descritiva, correlacional, transversal, quantitativa, desenvolvida com 71 docentes de duas universidades (pública e privada) de um município do sul do Estado de Minas Gerais. Utilizaram-se um questionário, após validação e teste piloto, e a Escala de Autoestima de Rosenberg. RESULTADO: constatou-se que a maioria dos docentes apresentou autoestima alta, não havendo diferença significativa entre os dois grupos. Analisando-se os escores contínuos dessa escala, observou-se diferença significativa entre as universidades, mostrando que os docentes da universidade privada apresentaram escores mais baixos de autoestima. A Escala de Autoestima de Rosenberg apresentou valor alto de coeficiente alfa. CONCLUSÃO: a autoestima alta foi predominante nos professores estudados, mas os da universidade privada apresentaram escores mais baixos. Esses dados podem auxiliar as instituições a refletir sobre o assunto e investir na construção de ambientes saudáveis, tendo como protagonista o trabalhador/docente de enfermagem, representando avanços para o conhecimento da temática na área de enfermagem. OBJETIVO: evaluar la autoestima de profesores de Enfermería en universidades pública y privada y comparar las medidas presentadas por los dos grupos de profesores. MÉTODO: Se trata de una investigación descriptiva, correlacional, transversal, cuantitativa, desarrollada con 71 profesores de dos universidades (pública y privada) de un municipio en el sur del estado de Minas Gerais, Brasil. Se utilizó un cuestionario, tras prueba piloto y validación, y la Escala de Autoestima de Rosenberg. RESULTADO: Se encontró que la mayoría de los profesores tenía autoestima alta, sin diferencia significativa entre los dos grupos. Cuando se analizaron los resultados continuos en esta escala, fue encontrada una diferencia significativa entre las universidades, que muestra que los profesores universitarios privados tenían puntuaciones más bajas de autoestima. La Escala de Autoestima de Rosenberg mostró un alto coeficiente alfa. CONCLUSIÓN: La autoestima alta predominó entre los profesores estudiados, pero aquellos de la universidad privada tuvieron puntuaciones más bajas. Estos datos pueden ayudar a las instituciones a reflexionar sobre el tema e invertir en la construcción de entornos saludables, en que el trabajador/profesor de Enfermería sirva como protagonista, lo que representa avances para el conocimiento sobre el tema en el área de Enfermería. The aim of this study was to evaluate the self-esteem of Nursing faculty in public and private universities and compare the measures presented by two groups of teachers. This descriptive, correlational, cross-sectional quantitative study was conducted with 71 teachers from two universities (public and private) from a municipality in the south of the State of Minas Gerais. After pilot testing and validation, A questionnaire and the Rosenberg Self-Esteem Scale were used. It was found that most teachers had high self-esteem, with no significant difference between the two groups. When the continuous scores on this scale were analyzed, there was a significant difference between universities, showing that the private university teachers had lower self-esteem scores. The Rosenberg Self-Esteem Scale showed high value for coefficient alpha. It was concluded that self-esteem was high predominantly in the studied teachers, but those from the private university had lower scores. These data may help institutions to reflect on the issue and invest in building healthy environments, with the worker/teacher of Nursing as the protagonist, which represents advancement in the knowledge of the subject in the field of Nursing. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5292810.1590/S0104-11692013000700010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 71-78 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 71-78 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 71-78 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928/56913https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928/56914Terra, Fábio de SouzaMarziale, Maria Helena PalucciRobazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:01:40Zoai:revistas.usp.br:article/52928Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:01:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada
Evaluación de la autoestima en docentes de enfermería de universidades pública y privada
Evaluation of Self-esteem in Nursing Teachers at Public and Private Universities
title Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada
spellingShingle Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada
Terra, Fábio de Souza
Docentes de Enfermagem
Universidades
Educação Superior
Saúde do Trabalhador
Autoestima
Docentes de Enfermería
Universidades
Educación Superior
Salud Laboral
Autoestima
Faculty Nursing
Universities
Education Higher
Occupational Health
Self-esteem
title_short Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada
title_full Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada
title_fullStr Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada
title_full_unstemmed Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada
title_sort Avaliação da autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada
author Terra, Fábio de Souza
author_facet Terra, Fábio de Souza
Marziale, Maria Helena Palucci
Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
author_role author
author2 Marziale, Maria Helena Palucci
Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Fábio de Souza
Marziale, Maria Helena Palucci
Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes de Enfermagem
Universidades
Educação Superior
Saúde do Trabalhador
Autoestima
Docentes de Enfermería
Universidades
Educación Superior
Salud Laboral
Autoestima
Faculty Nursing
Universities
Education Higher
Occupational Health
Self-esteem
topic Docentes de Enfermagem
Universidades
Educação Superior
Saúde do Trabalhador
Autoestima
Docentes de Enfermería
Universidades
Educación Superior
Salud Laboral
Autoestima
Faculty Nursing
Universities
Education Higher
Occupational Health
Self-esteem
description OBJETIVO: avaliar a autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada e comparar as medidas apresentadas pelos dois grupos de professores. MÉTODO: trata-se de pesquisa descritiva, correlacional, transversal, quantitativa, desenvolvida com 71 docentes de duas universidades (pública e privada) de um município do sul do Estado de Minas Gerais. Utilizaram-se um questionário, após validação e teste piloto, e a Escala de Autoestima de Rosenberg. RESULTADO: constatou-se que a maioria dos docentes apresentou autoestima alta, não havendo diferença significativa entre os dois grupos. Analisando-se os escores contínuos dessa escala, observou-se diferença significativa entre as universidades, mostrando que os docentes da universidade privada apresentaram escores mais baixos de autoestima. A Escala de Autoestima de Rosenberg apresentou valor alto de coeficiente alfa. CONCLUSÃO: a autoestima alta foi predominante nos professores estudados, mas os da universidade privada apresentaram escores mais baixos. Esses dados podem auxiliar as instituições a refletir sobre o assunto e investir na construção de ambientes saudáveis, tendo como protagonista o trabalhador/docente de enfermagem, representando avanços para o conhecimento da temática na área de enfermagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928
10.1590/S0104-11692013000700010
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692013000700010
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928/56913
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52928/56914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 71-78
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 71-78
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 71-78
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222848578486272