Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estrada, Ángel Custodio Mingorance
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Granda-Vera, Juan, Rojas-Ruiz, Gloria, Alemany-Arrebola, Inmaculada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063
Resumo: Objetivo: o presente estudo visa conceber e validar um instrumento para medir a percepção dos estudantes universitários sobre a utilização dos Dispositivos Móveis Interativos (MIR) como recurso tecnológico-pedagógico na sala de aula. Método: foi aplicado o questionário “Mandos Interactivos de Respuesta para la Mejora del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje”, criado ad hoc para esta investigação, composto por 24 itens e aplicado a 142 estudantes universitários. Resultados: tanto a análise fatorial exploratória quanto a confirmatória desembocam em 3 dimensões: ambiente de sala de aula, processos de ensino-aprendizagem e avaliação. Os resultados obtidos tanto na confiabilidade (alfa de Cronbach 0,955) como na análise fatorial confirmatória (χ2/gl=1,944, CFI=0,97; GFI=0,78; RMR=0,077; RMSEA=0,08) produzem índices altamente satisfatórios. Conclusão: análises estatísticas mostram que este instrumento é válido, confiável e fácil de aplicar para os professores avaliarem a experiência estudantil de aprendizagem centrada no aluno.
id USP-38_230369d853f9d99ee3ef754e38e3b25e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/188063
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino SuperiorValidación del cuestionario sobre uso de Mandos Interactivos de Respuesta en la Educación SuperiorValidation of a questionnaire on the use of Interactive Response System in Higher EducationEducaçãoEnsino SuperiorAprendizagemEstudos de ValidaçãoPesquisas e QuestionáriosTecnologia EducacionalEducaciónEducación SuperiorAprendizajeEstudios de ValidaciónEncuestas y CuestionariosTecnología EducacionalEducationHigher EducationLearningValidation StudySurveys and QuestionnairesTechnology EducationObjetivo: o presente estudo visa conceber e validar um instrumento para medir a percepção dos estudantes universitários sobre a utilização dos Dispositivos Móveis Interativos (MIR) como recurso tecnológico-pedagógico na sala de aula. Método: foi aplicado o questionário “Mandos Interactivos de Respuesta para la Mejora del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje”, criado ad hoc para esta investigação, composto por 24 itens e aplicado a 142 estudantes universitários. Resultados: tanto a análise fatorial exploratória quanto a confirmatória desembocam em 3 dimensões: ambiente de sala de aula, processos de ensino-aprendizagem e avaliação. Os resultados obtidos tanto na confiabilidade (alfa de Cronbach 0,955) como na análise fatorial confirmatória (χ2/gl=1,944, CFI=0,97; GFI=0,78; RMR=0,077; RMSEA=0,08) produzem índices altamente satisfatórios. Conclusão: análises estatísticas mostram que este instrumento é válido, confiável e fácil de aplicar para os professores avaliarem a experiência estudantil de aprendizagem centrada no aluno.Objetivo: this study aims to design and validate a questionnaire to measure the students’ perception of the use of IRS as a technopedagogical resource in the classroom. Method: a 24 items questionnaire (Interactive Response System for the Improvement of the Teaching-Learning Process) was designed ad hoc for this research and applied to 142 university students. Results: both the exploratory and confirmatory factorial analysis yielded 3 dimensions: classroom environment, teaching-learning processes and learning assessment. The results obtained both in reliability (Cronbach’s alpha= 0.955) and in the Confirmatory Factor Analysis (χ2/df=1.944, CFI=0.97; GFI=0.78; RMR=0.077; RMSEA=0.08) reveal highly satisfactory indices. Conclusion: statistical analyses confirm that this instrument is a valid, reliable, and easy-to-apply tool for professors to evaluate the student perception of student-centred learning.Objetivo: el presente estudio tiene como objetivo diseñar y validar un cuestionario que permita medir la percepción de los estudiantes universitarios del uso de los MIR como recurso tecnopedagógico en el aula. Método: se aplicó el cuestionario Mandos Interactivos de Respuesta para la Mejora del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje, creado ad hoc para esta investigación, que está formado por 24 ítems, aplicado a 142 estudiantes universitarios. Resultados: tanto el análisis factorial exploratorio como el confirmatorio arrojan tres dimensiones: ambiente de clase, los procesos de enseñanza-aprendizaje y la evaluación. Los resultados obtenidos tanto en la fiabilidad (alfa de Cronbach 0.955) como en el análisis factorial confirmatorio (χ2/gl=1.944, CFI=0.97; GFI=0.78; RMR=0.077; RMSEA=0.08) arrojan índices altamente satisfactorios. Conclusión: los análisis estadísticos muestran que este instrumento es una herramienta válida, fiable y de fácil aplicación para el docente que le permitirá evaluar la experiencia del alumnado sobre el aprendizaje centrado en el estudiante.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18806310.1590/1518-8345.3374.3418Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3418Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3418Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34181518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173642https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173643https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173644Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEstrada, Ángel Custodio MingoranceGranda-Vera, JuanRojas-Ruiz, GloriaAlemany-Arrebola, Inmaculada2021-07-01T22:04:55Zoai:revistas.usp.br:article/188063Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-07-01T22:04:55Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior
Validación del cuestionario sobre uso de Mandos Interactivos de Respuesta en la Educación Superior
Validation of a questionnaire on the use of Interactive Response System in Higher Education
title Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior
spellingShingle Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior
Estrada, Ángel Custodio Mingorance
Educação
Ensino Superior
Aprendizagem
Estudos de Validação
Pesquisas e Questionários
Tecnologia Educacional
Educación
Educación Superior
Aprendizaje
Estudios de Validación
Encuestas y Cuestionarios
Tecnología Educacional
Education
Higher Education
Learning
Validation Study
Surveys and Questionnaires
Technology Education
title_short Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior
title_full Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior
title_fullStr Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior
title_full_unstemmed Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior
title_sort Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior
author Estrada, Ángel Custodio Mingorance
author_facet Estrada, Ángel Custodio Mingorance
Granda-Vera, Juan
Rojas-Ruiz, Gloria
Alemany-Arrebola, Inmaculada
author_role author
author2 Granda-Vera, Juan
Rojas-Ruiz, Gloria
Alemany-Arrebola, Inmaculada
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estrada, Ángel Custodio Mingorance
Granda-Vera, Juan
Rojas-Ruiz, Gloria
Alemany-Arrebola, Inmaculada
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Superior
Aprendizagem
Estudos de Validação
Pesquisas e Questionários
Tecnologia Educacional
Educación
Educación Superior
Aprendizaje
Estudios de Validación
Encuestas y Cuestionarios
Tecnología Educacional
Education
Higher Education
Learning
Validation Study
Surveys and Questionnaires
Technology Education
topic Educação
Ensino Superior
Aprendizagem
Estudos de Validação
Pesquisas e Questionários
Tecnologia Educacional
Educación
Educación Superior
Aprendizaje
Estudios de Validación
Encuestas y Cuestionarios
Tecnología Educacional
Education
Higher Education
Learning
Validation Study
Surveys and Questionnaires
Technology Education
description Objetivo: o presente estudo visa conceber e validar um instrumento para medir a percepção dos estudantes universitários sobre a utilização dos Dispositivos Móveis Interativos (MIR) como recurso tecnológico-pedagógico na sala de aula. Método: foi aplicado o questionário “Mandos Interactivos de Respuesta para la Mejora del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje”, criado ad hoc para esta investigação, composto por 24 itens e aplicado a 142 estudantes universitários. Resultados: tanto a análise fatorial exploratória quanto a confirmatória desembocam em 3 dimensões: ambiente de sala de aula, processos de ensino-aprendizagem e avaliação. Os resultados obtidos tanto na confiabilidade (alfa de Cronbach 0,955) como na análise fatorial confirmatória (χ2/gl=1,944, CFI=0,97; GFI=0,78; RMR=0,077; RMSEA=0,08) produzem índices altamente satisfatórios. Conclusão: análises estatísticas mostram que este instrumento é válido, confiável e fácil de aplicar para os professores avaliarem a experiência estudantil de aprendizagem centrada no aluno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063
10.1590/1518-8345.3374.3418
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3374.3418
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173642
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173643
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3418
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3418
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3418
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856199536640