Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063 |
Resumo: | Objetivo: o presente estudo visa conceber e validar um instrumento para medir a percepção dos estudantes universitários sobre a utilização dos Dispositivos Móveis Interativos (MIR) como recurso tecnológico-pedagógico na sala de aula. Método: foi aplicado o questionário “Mandos Interactivos de Respuesta para la Mejora del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje”, criado ad hoc para esta investigação, composto por 24 itens e aplicado a 142 estudantes universitários. Resultados: tanto a análise fatorial exploratória quanto a confirmatória desembocam em 3 dimensões: ambiente de sala de aula, processos de ensino-aprendizagem e avaliação. Os resultados obtidos tanto na confiabilidade (alfa de Cronbach 0,955) como na análise fatorial confirmatória (χ2/gl=1,944, CFI=0,97; GFI=0,78; RMR=0,077; RMSEA=0,08) produzem índices altamente satisfatórios. Conclusão: análises estatísticas mostram que este instrumento é válido, confiável e fácil de aplicar para os professores avaliarem a experiência estudantil de aprendizagem centrada no aluno. |
id |
USP-38_230369d853f9d99ee3ef754e38e3b25e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/188063 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino SuperiorValidación del cuestionario sobre uso de Mandos Interactivos de Respuesta en la Educación SuperiorValidation of a questionnaire on the use of Interactive Response System in Higher EducationEducaçãoEnsino SuperiorAprendizagemEstudos de ValidaçãoPesquisas e QuestionáriosTecnologia EducacionalEducaciónEducación SuperiorAprendizajeEstudios de ValidaciónEncuestas y CuestionariosTecnología EducacionalEducationHigher EducationLearningValidation StudySurveys and QuestionnairesTechnology EducationObjetivo: o presente estudo visa conceber e validar um instrumento para medir a percepção dos estudantes universitários sobre a utilização dos Dispositivos Móveis Interativos (MIR) como recurso tecnológico-pedagógico na sala de aula. Método: foi aplicado o questionário “Mandos Interactivos de Respuesta para la Mejora del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje”, criado ad hoc para esta investigação, composto por 24 itens e aplicado a 142 estudantes universitários. Resultados: tanto a análise fatorial exploratória quanto a confirmatória desembocam em 3 dimensões: ambiente de sala de aula, processos de ensino-aprendizagem e avaliação. Os resultados obtidos tanto na confiabilidade (alfa de Cronbach 0,955) como na análise fatorial confirmatória (χ2/gl=1,944, CFI=0,97; GFI=0,78; RMR=0,077; RMSEA=0,08) produzem índices altamente satisfatórios. Conclusão: análises estatísticas mostram que este instrumento é válido, confiável e fácil de aplicar para os professores avaliarem a experiência estudantil de aprendizagem centrada no aluno.Objetivo: this study aims to design and validate a questionnaire to measure the students’ perception of the use of IRS as a technopedagogical resource in the classroom. Method: a 24 items questionnaire (Interactive Response System for the Improvement of the Teaching-Learning Process) was designed ad hoc for this research and applied to 142 university students. Results: both the exploratory and confirmatory factorial analysis yielded 3 dimensions: classroom environment, teaching-learning processes and learning assessment. The results obtained both in reliability (Cronbach’s alpha= 0.955) and in the Confirmatory Factor Analysis (χ2/df=1.944, CFI=0.97; GFI=0.78; RMR=0.077; RMSEA=0.08) reveal highly satisfactory indices. Conclusion: statistical analyses confirm that this instrument is a valid, reliable, and easy-to-apply tool for professors to evaluate the student perception of student-centred learning.Objetivo: el presente estudio tiene como objetivo diseñar y validar un cuestionario que permita medir la percepción de los estudiantes universitarios del uso de los MIR como recurso tecnopedagógico en el aula. Método: se aplicó el cuestionario Mandos Interactivos de Respuesta para la Mejora del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje, creado ad hoc para esta investigación, que está formado por 24 ítems, aplicado a 142 estudiantes universitarios. Resultados: tanto el análisis factorial exploratorio como el confirmatorio arrojan tres dimensiones: ambiente de clase, los procesos de enseñanza-aprendizaje y la evaluación. Los resultados obtenidos tanto en la fiabilidad (alfa de Cronbach 0.955) como en el análisis factorial confirmatorio (χ2/gl=1.944, CFI=0.97; GFI=0.78; RMR=0.077; RMSEA=0.08) arrojan índices altamente satisfactorios. Conclusión: los análisis estadísticos muestran que este instrumento es una herramienta válida, fiable y de fácil aplicación para el docente que le permitirá evaluar la experiencia del alumnado sobre el aprendizaje centrado en el estudiante.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18806310.1590/1518-8345.3374.3418Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3418Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3418Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34181518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173642https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173643https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173644Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEstrada, Ángel Custodio MingoranceGranda-Vera, JuanRojas-Ruiz, GloriaAlemany-Arrebola, Inmaculada2021-07-01T22:04:55Zoai:revistas.usp.br:article/188063Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-07-01T22:04:55Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior Validación del cuestionario sobre uso de Mandos Interactivos de Respuesta en la Educación Superior Validation of a questionnaire on the use of Interactive Response System in Higher Education |
title |
Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior |
spellingShingle |
Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior Estrada, Ángel Custodio Mingorance Educação Ensino Superior Aprendizagem Estudos de Validação Pesquisas e Questionários Tecnologia Educacional Educación Educación Superior Aprendizaje Estudios de Validación Encuestas y Cuestionarios Tecnología Educacional Education Higher Education Learning Validation Study Surveys and Questionnaires Technology Education |
title_short |
Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior |
title_full |
Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior |
title_fullStr |
Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior |
title_sort |
Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior |
author |
Estrada, Ángel Custodio Mingorance |
author_facet |
Estrada, Ángel Custodio Mingorance Granda-Vera, Juan Rojas-Ruiz, Gloria Alemany-Arrebola, Inmaculada |
author_role |
author |
author2 |
Granda-Vera, Juan Rojas-Ruiz, Gloria Alemany-Arrebola, Inmaculada |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estrada, Ángel Custodio Mingorance Granda-Vera, Juan Rojas-Ruiz, Gloria Alemany-Arrebola, Inmaculada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Superior Aprendizagem Estudos de Validação Pesquisas e Questionários Tecnologia Educacional Educación Educación Superior Aprendizaje Estudios de Validación Encuestas y Cuestionarios Tecnología Educacional Education Higher Education Learning Validation Study Surveys and Questionnaires Technology Education |
topic |
Educação Ensino Superior Aprendizagem Estudos de Validação Pesquisas e Questionários Tecnologia Educacional Educación Educación Superior Aprendizaje Estudios de Validación Encuestas y Cuestionarios Tecnología Educacional Education Higher Education Learning Validation Study Surveys and Questionnaires Technology Education |
description |
Objetivo: o presente estudo visa conceber e validar um instrumento para medir a percepção dos estudantes universitários sobre a utilização dos Dispositivos Móveis Interativos (MIR) como recurso tecnológico-pedagógico na sala de aula. Método: foi aplicado o questionário “Mandos Interactivos de Respuesta para la Mejora del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje”, criado ad hoc para esta investigação, composto por 24 itens e aplicado a 142 estudantes universitários. Resultados: tanto a análise fatorial exploratória quanto a confirmatória desembocam em 3 dimensões: ambiente de sala de aula, processos de ensino-aprendizagem e avaliação. Os resultados obtidos tanto na confiabilidade (alfa de Cronbach 0,955) como na análise fatorial confirmatória (χ2/gl=1,944, CFI=0,97; GFI=0,78; RMR=0,077; RMSEA=0,08) produzem índices altamente satisfatórios. Conclusão: análises estatísticas mostram que este instrumento é válido, confiável e fácil de aplicar para os professores avaliarem a experiência estudantil de aprendizagem centrada no aluno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063 10.1590/1518-8345.3374.3418 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.3374.3418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173642 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173643 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188063/173644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3418 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3418 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3418 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222856199536640 |