Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paranhos, Vania Daniele
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mendes, Maria Manuela Rino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127
Resumo: Objetivou-se identificar a percepção dos estudantes do bacharelado na EERP/USP, sobre o processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas Seminário Integrado: Processo Saúde-Doença/Cuidado na Política e Organização dos Serviços de Saúde, do primeiro ano, em 2005 e 2006, e Integralidade no Cuidado em Saúde I e II, do segundo ano, em 2006, cuja proposta era adotar metodologia ativa e currículo integrado, orientado por competência. Utilizou-se, na coleta de dados, avaliações escritas instituídas, realizadas por 62 estudantes ao final dessas disciplinas, focalizando sua pertinência, desenvolvimento de desempenhos, estrutura e dinâmica pedagógica, organização e cenários. Da análise temática realizada sobre essas avaliações, evidenciou-se que os estudantes gostam das disciplinas, destacaram o papel do professor/facilitador nos momentos do ciclo pedagógico e sua aprendizagem, registrados em portfolio. Valorizaram a experiência em cenário da Atenção Básica à Saúde, baseada na interlocução teórica à prática profissional e aproximação dos pressupostos do SUS, desde o princípio do curso.
id USP-38_25132558c0025ad557b24331f1fdc5a6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4127
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students Currículo por competencia y metodología activa: percepción de estudantes de enfermería CurriculumEducación en EnfermeríaMetodologíaEducación Basada en CompetenciasAprendizaje Basado en ProblemasCurriculumNursing EducationMethodologyCompetency-Based EducationProblem-Based LearningCurrículoEducação em EnfermagemMetodologiaEducação Baseada em CompetênciasAprendizagem Baseada em Problemas Objetivou-se identificar a percepção dos estudantes do bacharelado na EERP/USP, sobre o processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas Seminário Integrado: Processo Saúde-Doença/Cuidado na Política e Organização dos Serviços de Saúde, do primeiro ano, em 2005 e 2006, e Integralidade no Cuidado em Saúde I e II, do segundo ano, em 2006, cuja proposta era adotar metodologia ativa e currículo integrado, orientado por competência. Utilizou-se, na coleta de dados, avaliações escritas instituídas, realizadas por 62 estudantes ao final dessas disciplinas, focalizando sua pertinência, desenvolvimento de desempenhos, estrutura e dinâmica pedagógica, organização e cenários. Da análise temática realizada sobre essas avaliações, evidenciou-se que os estudantes gostam das disciplinas, destacaram o papel do professor/facilitador nos momentos do ciclo pedagógico e sua aprendizagem, registrados em portfolio. Valorizaram a experiência em cenário da Atenção Básica à Saúde, baseada na interlocução teórica à prática profissional e aproximação dos pressupostos do SUS, desde o princípio do curso. Se tuvo por objetivo identificar la percepción de los estudiantes de bachillerato en la EERP/USP, sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje, en las disciplinas Seminario Integrado: Proceso Salud-Enfermedad/Cuidado en la Política y Organización de los Servicios de Salud, del primer año, en 2005 y 2006, e Integralidad en el Cuidado en Salud I y II, del segundo año, en 2006, cuya propuesta era adoptar metodología activa y currículo integrado, orientado por competencia. Se utilizó, en la recolección de datos, evaluaciones escritas instituidas, realizadas por 62 estudiantes al final de esas disciplinas, focalizando su pertinencia, desarrollo de desempeños, estructura y dinámica pedagógica, organización y escenarios. Del análisis temático realizado sobre esas evaluaciones, se evidenció el gusto de los estudiantes por esas disciplinas, ellos destacaron el papel del profesor/facilitador en los momentos del ciclo pedagógico y su aprendizaje, registrados en portfolio. Valorizaron la experiencia en el escenario de la Atención Básica a la Salud, basada en la interlocución - de la teoría a la práctica profesional y en la aproximación a las proposiciones del SUS, desde el comienzo del curso. This study identifies the perceptions of undergraduate students at the University of São Paulo at Ribeirão Preto, Brazil, College of Nursing (EERP-USP) concerning the teaching-learning process in two courses: “Integrated Seminar: Health-Disease/Care Process in Health Services Policies and Organization”, which was offered to first-year students in 2005 and 2006 and “Integrality in Health Care I and II”, which was offered to second-year students in 2006. The courses’ proposal was to adopt active methodology and competency-based curriculum. Data were collected from written tests submitted to 62 students at the end of the curse, focusing on the tests’ pertinence, development of performance, structure and pedagogical dynamics, organization and settings. Thematic analysis indicated that students enjoyed the courses, highlighted the role of the professor/facilitator at points of the pedagogical cycle and learning recorded in students’ portfolios. Students valued their experience in the Primary Health Care setting, which was based on, and has since the beginning of the program been based on, the theory-professional practice interlocution and closeness to the principles of the Unified Health System (SUS). Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/412710.1590/S0104-11692010000100017Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 1 (2010); 109-115 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 1 (2010); 109-115 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 1 (2010); 109-115 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5024https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5025https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5026Paranhos, Vania DanieleMendes, Maria Manuela Rinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:16:37Zoai:revistas.usp.br:article/4127Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:16:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem
Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students
Currículo por competencia y metodología activa: percepción de estudantes de enfermería
title Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem
spellingShingle Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem
Paranhos, Vania Daniele
Curriculum
Educación en Enfermería
Metodología
Educación Basada en Competencias
Aprendizaje Basado en Problemas
Curriculum
Nursing Education
Methodology
Competency-Based Education
Problem-Based Learning
Currículo
Educação em Enfermagem
Metodologia
Educação Baseada em Competências
Aprendizagem Baseada em Problemas
title_short Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem
title_full Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem
title_fullStr Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem
title_sort Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem
author Paranhos, Vania Daniele
author_facet Paranhos, Vania Daniele
Mendes, Maria Manuela Rino
author_role author
author2 Mendes, Maria Manuela Rino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paranhos, Vania Daniele
Mendes, Maria Manuela Rino
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum
Educación en Enfermería
Metodología
Educación Basada en Competencias
Aprendizaje Basado en Problemas
Curriculum
Nursing Education
Methodology
Competency-Based Education
Problem-Based Learning
Currículo
Educação em Enfermagem
Metodologia
Educação Baseada em Competências
Aprendizagem Baseada em Problemas
topic Curriculum
Educación en Enfermería
Metodología
Educación Basada en Competencias
Aprendizaje Basado en Problemas
Curriculum
Nursing Education
Methodology
Competency-Based Education
Problem-Based Learning
Currículo
Educação em Enfermagem
Metodologia
Educação Baseada em Competências
Aprendizagem Baseada em Problemas
description Objetivou-se identificar a percepção dos estudantes do bacharelado na EERP/USP, sobre o processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas Seminário Integrado: Processo Saúde-Doença/Cuidado na Política e Organização dos Serviços de Saúde, do primeiro ano, em 2005 e 2006, e Integralidade no Cuidado em Saúde I e II, do segundo ano, em 2006, cuja proposta era adotar metodologia ativa e currículo integrado, orientado por competência. Utilizou-se, na coleta de dados, avaliações escritas instituídas, realizadas por 62 estudantes ao final dessas disciplinas, focalizando sua pertinência, desenvolvimento de desempenhos, estrutura e dinâmica pedagógica, organização e cenários. Da análise temática realizada sobre essas avaliações, evidenciou-se que os estudantes gostam das disciplinas, destacaram o papel do professor/facilitador nos momentos do ciclo pedagógico e sua aprendizagem, registrados em portfolio. Valorizaram a experiência em cenário da Atenção Básica à Saúde, baseada na interlocução teórica à prática profissional e aproximação dos pressupostos do SUS, desde o princípio do curso.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127
10.1590/S0104-11692010000100017
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692010000100017
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5024
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5025
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 1 (2010); 109-115
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 1 (2010); 109-115
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 1 (2010); 109-115
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222843929100288