Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127 |
Resumo: | Objetivou-se identificar a percepção dos estudantes do bacharelado na EERP/USP, sobre o processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas Seminário Integrado: Processo Saúde-Doença/Cuidado na Política e Organização dos Serviços de Saúde, do primeiro ano, em 2005 e 2006, e Integralidade no Cuidado em Saúde I e II, do segundo ano, em 2006, cuja proposta era adotar metodologia ativa e currículo integrado, orientado por competência. Utilizou-se, na coleta de dados, avaliações escritas instituídas, realizadas por 62 estudantes ao final dessas disciplinas, focalizando sua pertinência, desenvolvimento de desempenhos, estrutura e dinâmica pedagógica, organização e cenários. Da análise temática realizada sobre essas avaliações, evidenciou-se que os estudantes gostam das disciplinas, destacaram o papel do professor/facilitador nos momentos do ciclo pedagógico e sua aprendizagem, registrados em portfolio. Valorizaram a experiência em cenário da Atenção Básica à Saúde, baseada na interlocução teórica à prática profissional e aproximação dos pressupostos do SUS, desde o princípio do curso. |
id |
USP-38_25132558c0025ad557b24331f1fdc5a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4127 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students Currículo por competencia y metodología activa: percepción de estudantes de enfermería CurriculumEducación en EnfermeríaMetodologíaEducación Basada en CompetenciasAprendizaje Basado en ProblemasCurriculumNursing EducationMethodologyCompetency-Based EducationProblem-Based LearningCurrículoEducação em EnfermagemMetodologiaEducação Baseada em CompetênciasAprendizagem Baseada em Problemas Objetivou-se identificar a percepção dos estudantes do bacharelado na EERP/USP, sobre o processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas Seminário Integrado: Processo Saúde-Doença/Cuidado na Política e Organização dos Serviços de Saúde, do primeiro ano, em 2005 e 2006, e Integralidade no Cuidado em Saúde I e II, do segundo ano, em 2006, cuja proposta era adotar metodologia ativa e currículo integrado, orientado por competência. Utilizou-se, na coleta de dados, avaliações escritas instituídas, realizadas por 62 estudantes ao final dessas disciplinas, focalizando sua pertinência, desenvolvimento de desempenhos, estrutura e dinâmica pedagógica, organização e cenários. Da análise temática realizada sobre essas avaliações, evidenciou-se que os estudantes gostam das disciplinas, destacaram o papel do professor/facilitador nos momentos do ciclo pedagógico e sua aprendizagem, registrados em portfolio. Valorizaram a experiência em cenário da Atenção Básica à Saúde, baseada na interlocução teórica à prática profissional e aproximação dos pressupostos do SUS, desde o princípio do curso. Se tuvo por objetivo identificar la percepción de los estudiantes de bachillerato en la EERP/USP, sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje, en las disciplinas Seminario Integrado: Proceso Salud-Enfermedad/Cuidado en la Política y Organización de los Servicios de Salud, del primer año, en 2005 y 2006, e Integralidad en el Cuidado en Salud I y II, del segundo año, en 2006, cuya propuesta era adoptar metodología activa y currículo integrado, orientado por competencia. Se utilizó, en la recolección de datos, evaluaciones escritas instituidas, realizadas por 62 estudiantes al final de esas disciplinas, focalizando su pertinencia, desarrollo de desempeños, estructura y dinámica pedagógica, organización y escenarios. Del análisis temático realizado sobre esas evaluaciones, se evidenció el gusto de los estudiantes por esas disciplinas, ellos destacaron el papel del profesor/facilitador en los momentos del ciclo pedagógico y su aprendizaje, registrados en portfolio. Valorizaron la experiencia en el escenario de la Atención Básica a la Salud, basada en la interlocución - de la teoría a la práctica profesional y en la aproximación a las proposiciones del SUS, desde el comienzo del curso. This study identifies the perceptions of undergraduate students at the University of São Paulo at Ribeirão Preto, Brazil, College of Nursing (EERP-USP) concerning the teaching-learning process in two courses: Integrated Seminar: Health-Disease/Care Process in Health Services Policies and Organization, which was offered to first-year students in 2005 and 2006 and Integrality in Health Care I and II, which was offered to second-year students in 2006. The courses proposal was to adopt active methodology and competency-based curriculum. Data were collected from written tests submitted to 62 students at the end of the curse, focusing on the tests pertinence, development of performance, structure and pedagogical dynamics, organization and settings. Thematic analysis indicated that students enjoyed the courses, highlighted the role of the professor/facilitator at points of the pedagogical cycle and learning recorded in students portfolios. Students valued their experience in the Primary Health Care setting, which was based on, and has since the beginning of the program been based on, the theory-professional practice interlocution and closeness to the principles of the Unified Health System (SUS). Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/412710.1590/S0104-11692010000100017Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 1 (2010); 109-115 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 1 (2010); 109-115 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 1 (2010); 109-115 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5024https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5025https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5026Paranhos, Vania DanieleMendes, Maria Manuela Rinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:16:37Zoai:revistas.usp.br:article/4127Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:16:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students Currículo por competencia y metodología activa: percepción de estudantes de enfermería |
title |
Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem Paranhos, Vania Daniele Curriculum Educación en Enfermería Metodología Educación Basada en Competencias Aprendizaje Basado en Problemas Curriculum Nursing Education Methodology Competency-Based Education Problem-Based Learning Currículo Educação em Enfermagem Metodologia Educação Baseada em Competências Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_short |
Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem |
title_full |
Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem |
title_sort |
Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem |
author |
Paranhos, Vania Daniele |
author_facet |
Paranhos, Vania Daniele Mendes, Maria Manuela Rino |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Maria Manuela Rino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paranhos, Vania Daniele Mendes, Maria Manuela Rino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculum Educación en Enfermería Metodología Educación Basada en Competencias Aprendizaje Basado en Problemas Curriculum Nursing Education Methodology Competency-Based Education Problem-Based Learning Currículo Educação em Enfermagem Metodologia Educação Baseada em Competências Aprendizagem Baseada em Problemas |
topic |
Curriculum Educación en Enfermería Metodología Educación Basada en Competencias Aprendizaje Basado en Problemas Curriculum Nursing Education Methodology Competency-Based Education Problem-Based Learning Currículo Educação em Enfermagem Metodologia Educação Baseada em Competências Aprendizagem Baseada em Problemas |
description |
Objetivou-se identificar a percepção dos estudantes do bacharelado na EERP/USP, sobre o processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas Seminário Integrado: Processo Saúde-Doença/Cuidado na Política e Organização dos Serviços de Saúde, do primeiro ano, em 2005 e 2006, e Integralidade no Cuidado em Saúde I e II, do segundo ano, em 2006, cuja proposta era adotar metodologia ativa e currículo integrado, orientado por competência. Utilizou-se, na coleta de dados, avaliações escritas instituídas, realizadas por 62 estudantes ao final dessas disciplinas, focalizando sua pertinência, desenvolvimento de desempenhos, estrutura e dinâmica pedagógica, organização e cenários. Da análise temática realizada sobre essas avaliações, evidenciou-se que os estudantes gostam das disciplinas, destacaram o papel do professor/facilitador nos momentos do ciclo pedagógico e sua aprendizagem, registrados em portfolio. Valorizaram a experiência em cenário da Atenção Básica à Saúde, baseada na interlocução teórica à prática profissional e aproximação dos pressupostos do SUS, desde o princípio do curso. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127 10.1590/S0104-11692010000100017 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692010000100017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5024 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5025 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4127/5026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 1 (2010); 109-115 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 1 (2010); 109-115 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 1 (2010); 109-115 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222843929100288 |