A assistência na Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mishima, Silvana Martins
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pereira, Flavia Helena, Matumoto, Silvia, Fortuna, Cinira Magali, Pereira, Maria José Bistafa, Campos, Ana Carolina, Paula, Vanessa Garcia de, Domingos, Maria Márcia Leite Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4173
Resumo: Analisou-se satisfação do usuário quanto ao atendimento em uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Ribeirão Preto, SP, Brasil. É um estudo exploratório descritivo. Foram entrevisados 40 usuários de famílias cadastradas pela USF, selecionados a partir de informantes chave e da técnica snowball para amostragem. Para análise do material empírico, utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. Os entrevistados são majoritariamente mulheres, acima de 50 anos, residentes na área de abrangência da unidade, de 10-30 anos, possuíam ensino fundamental incompleto e também não exerciam trabalho fora do domicílio. A análise identificou três temas: acesso, interação equipe/usuário e organização do trabalho na USF. Os sujeitos deste estudo expressam satisfação com a acessibilidade desde que aliada à atenção cuidadosa que lhes é dispensada, marcada por interação equipe/usuário que se produz de forma amigável e pacienciosa. Embora não totalmente satisfeitos, a maioria dos usuários indicaria esse serviço de saúde a alguém, por sua qualidade.
id USP-38_25ee6c24f4de43c5368174d818cf785d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4173
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A assistência na Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários La asistencia en la Salud de la Familia bajo la perspectiva de los usuarios Assistance in family health from the perspective of users Salud de la FamiliaAtención Primaria de SaludSatisfacción del PacienteServicios Básicos de SaludFamily HealthPrimary Health CarePatient SatisfactionBasic Health ServicesSaúde da FamíliaAtenção Primária à SaúdeSatisfação do PacienteServiços Básicos de Saúde Analisou-se satisfação do usuário quanto ao atendimento em uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Ribeirão Preto, SP, Brasil. É um estudo exploratório descritivo. Foram entrevisados 40 usuários de famílias cadastradas pela USF, selecionados a partir de informantes chave e da técnica snowball para amostragem. Para análise do material empírico, utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. Os entrevistados são majoritariamente mulheres, acima de 50 anos, residentes na área de abrangência da unidade, de 10-30 anos, possuíam ensino fundamental incompleto e também não exerciam trabalho fora do domicílio. A análise identificou três temas: acesso, interação equipe/usuário e organização do trabalho na USF. Os sujeitos deste estudo expressam satisfação com a acessibilidade desde que aliada à atenção cuidadosa que lhes é dispensada, marcada por interação equipe/usuário que se produz de forma amigável e pacienciosa. Embora não totalmente satisfeitos, a maioria dos usuários indicaria esse serviço de saúde a alguém, por sua qualidade. This descriptive exploratory study analyzed user satisfaction with the care received at a Family Health Unit in Ribeirão Preto, Brazil. In total, 40 users from families registered in the FHU were selected, using key informants and the snowball sampling technique, and interviewed. Thematic content analysis was used to analyze the empirical material. Interviewees were mostly female, over 50 years, resident in the catchment area of the unit for 10-30 years, had incomplete primary education and also did not perform work outside the home. The analysis identified three themes: access, team-user interaction and organization of work in the FHU. The subjects of this study expressed satisfaction with the accessibility provided together with the caring attention given to them, marked by a team-user interaction that takes place in a friendly and patience manner. Although not totally satisfied, the majority of users would recommend the health service to someone due to its quality. Este estudio exploratorio y descriptivo analizó la satisfacción del usuario en lo que se refiere a la atención recibida en una unidad de Salud de la Familia(USF) en Ribeirao Preto-SP, Brasil. Fueron entrevistados 40 usuarios de familias registradas por la USF, seleccionadas por informantes clave y muestreo por bola de nieve. El análisis temático de contenido se utilizó para analizar el material empírico. Los entrevistados son mayoritariamente mujeres, con más de 50 años, residentes en el área de alcance de la unidad, entre 10 y 30 años, tienen enseñanza primaria incompleta y no ejercían trabajo fuera del domicilio. El análisis identificó tres temas: acceso, interacción equipo-usuario y organización del trabajo en la USF. Los sujetos del estudio expresaron satisfacción con la accesibilidad desde que vinculada a la atención cuidadosa que recibían, marcada por una interacción equipo-usuario amigable y paciente. A pesar de que no están totalmente satisfechos, la mayoría de los usuarios indicaría este servicio por su calidad. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/417310.1590/S0104-11692010000300020Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 3 (2010); 436-443 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 3 (2010); 436-443 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 3 (2010); 436-443 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4173/5160https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4173/5161https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4173/5162Mishima, Silvana MartinsPereira, Flavia HelenaMatumoto, SilviaFortuna, Cinira MagaliPereira, Maria José BistafaCampos, Ana CarolinaPaula, Vanessa Garcia deDomingos, Maria Márcia Leite Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:22:52Zoai:revistas.usp.br:article/4173Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:22:52Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A assistência na Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários
La asistencia en la Salud de la Familia bajo la perspectiva de los usuarios
Assistance in family health from the perspective of users
title A assistência na Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários
spellingShingle A assistência na Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários
Mishima, Silvana Martins
Salud de la Familia
Atención Primaria de Salud
Satisfacción del Paciente
Servicios Básicos de Salud
Family Health
Primary Health Care
Patient Satisfaction
Basic Health Services
Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Satisfação do Paciente
Serviços Básicos de Saúde
title_short A assistência na Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários
title_full A assistência na Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários
title_fullStr A assistência na Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários
title_full_unstemmed A assistência na Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários
title_sort A assistência na Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários
author Mishima, Silvana Martins
author_facet Mishima, Silvana Martins
Pereira, Flavia Helena
Matumoto, Silvia
Fortuna, Cinira Magali
Pereira, Maria José Bistafa
Campos, Ana Carolina
Paula, Vanessa Garcia de
Domingos, Maria Márcia Leite Nogueira
author_role author
author2 Pereira, Flavia Helena
Matumoto, Silvia
Fortuna, Cinira Magali
Pereira, Maria José Bistafa
Campos, Ana Carolina
Paula, Vanessa Garcia de
Domingos, Maria Márcia Leite Nogueira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mishima, Silvana Martins
Pereira, Flavia Helena
Matumoto, Silvia
Fortuna, Cinira Magali
Pereira, Maria José Bistafa
Campos, Ana Carolina
Paula, Vanessa Garcia de
Domingos, Maria Márcia Leite Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Salud de la Familia
Atención Primaria de Salud
Satisfacción del Paciente
Servicios Básicos de Salud
Family Health
Primary Health Care
Patient Satisfaction
Basic Health Services
Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Satisfação do Paciente
Serviços Básicos de Saúde
topic Salud de la Familia
Atención Primaria de Salud
Satisfacción del Paciente
Servicios Básicos de Salud
Family Health
Primary Health Care
Patient Satisfaction
Basic Health Services
Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Satisfação do Paciente
Serviços Básicos de Saúde
description Analisou-se satisfação do usuário quanto ao atendimento em uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Ribeirão Preto, SP, Brasil. É um estudo exploratório descritivo. Foram entrevisados 40 usuários de famílias cadastradas pela USF, selecionados a partir de informantes chave e da técnica snowball para amostragem. Para análise do material empírico, utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. Os entrevistados são majoritariamente mulheres, acima de 50 anos, residentes na área de abrangência da unidade, de 10-30 anos, possuíam ensino fundamental incompleto e também não exerciam trabalho fora do domicílio. A análise identificou três temas: acesso, interação equipe/usuário e organização do trabalho na USF. Os sujeitos deste estudo expressam satisfação com a acessibilidade desde que aliada à atenção cuidadosa que lhes é dispensada, marcada por interação equipe/usuário que se produz de forma amigável e pacienciosa. Embora não totalmente satisfeitos, a maioria dos usuários indicaria esse serviço de saúde a alguém, por sua qualidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4173
10.1590/S0104-11692010000300020
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4173
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692010000300020
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4173/5160
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4173/5161
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4173/5162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 3 (2010); 436-443
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 3 (2010); 436-443
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 3 (2010); 436-443
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222844446048256