Distance learning in the nursing area: report of an experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1819 |
Resumo: | Trata-se de relato da experiência do oferecimento de disciplina do curso de mestrado da Universidad Nacional de Rosário. Tem como objetivo subsidiar a reflexão sobre a concepção da educação a distância, enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino de qualidade a determinada clientela. A disciplina foi desenvolvida em três momentos: videoconferência; atividades didáticas realizadas a distância e seminário presencial. A tutoria foi compartilhada estabelecendo-se o desafio de realizar uma relação dialógica com os alunos. As autoras acreditam que a EAD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar enfermeiros que não têm acesso aos processos convencionais de pós-graduação, viabilizando a qualificação de um grande contingente de enfermeiros, geograficamente dispersos, sem possibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida e profissional. Frente à necessidade de formar os atendentes de enfermagem do país e qualificar enfermeiros para atuar como docentes, a EAD apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz e possível. |
id |
USP-38_26c96bf3bb713d12a449174ec2f02242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1819 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Distance learning in the nursing area: report of an experienceEducação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiênciaEducación a distancia en el área de enfermería: relato de una experienciaeducational technologynursing graduate studiesnursingtecnología educacionaleducación de postgrado en enfermeríaenfermeríatecnologia educacionaleducação de pós-graduação em enfermagemenfermagemTrata-se de relato da experiência do oferecimento de disciplina do curso de mestrado da Universidad Nacional de Rosário. Tem como objetivo subsidiar a reflexão sobre a concepção da educação a distância, enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino de qualidade a determinada clientela. A disciplina foi desenvolvida em três momentos: videoconferência; atividades didáticas realizadas a distância e seminário presencial. A tutoria foi compartilhada estabelecendo-se o desafio de realizar uma relação dialógica com os alunos. As autoras acreditam que a EAD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar enfermeiros que não têm acesso aos processos convencionais de pós-graduação, viabilizando a qualificação de um grande contingente de enfermeiros, geograficamente dispersos, sem possibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida e profissional. Frente à necessidade de formar os atendentes de enfermagem do país e qualificar enfermeiros para atuar como docentes, a EAD apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz e possível.This study aims at reporting an experience of offering a course in the master program of the Universidad Nacional de Rosário. The purpose is to offer elements for a reflection on a conception of long-distance education, as an adequate and efficient modality of education, aiming at enabling a teaching with quality to a determined clientele. The course was developed in three moments: video-conference, long-distance didactic activities and a seminar. The tutoring was shared by establishing the challenge of having a dialogic relation with the students. Authors believe that long-distance education is an adequate pedagogical tool to qualify nurses who have no access to traditional graduate studies. Therefore it enables the qualification of a greater number of nurses, geographically dispersed, who are unable to scape from the routine of their personal and professional lives. Facing the need to form the country's nursing workers and qualify nurses to act as teachers, long-distance learning is an effective and possible pedagogical strategy.Se trata de relatar la experiencia del ofrecimiento de la materia del curso de Maestría de la Universidad Nacional de Rosario. Tiene como objetivo ayudar en la reflexión sobre la concepción de la educación a distancia (EAD), como modalidad adecuada y eficaz, para proporcionar una enseñanza de calidad a determinada clientela. La materia fue desarrollada en tres momentos: Video-conferencia; Actividades didácticas realizadas a distancia y Seminario presencial. La tutoría fue compartida estableciéndose el desafío de realizar una relación dialógica con los alumnos. Las autoras creen que la EAD puede constituirse en herramienta pedagógica adecuada para cualificar enfermeros que no tiene acceso a los procesos convencionales de postgrado, haciendo viable la cualificación de un gran contingente de enfermeros geográficamente dispersos, sin posibilidad de alejarse de su vida cotidiana y profesional. Frente a la necesidad de formar los auxiliares de enfermería del país y cualificar enfermeros para actuar como docentes, la EAD se presenta como una estrategia pedagógica eficaz y posible.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/181910.1590/S0104-11692003000500018Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 5 (2003); 685-691Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 5 (2003); 685-691Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 5 (2003); 685-6911518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1819/1868Bastos, Marisa Antonini RibeiroGuimarães, Eliane Marina Palharesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:20:37Zoai:revistas.usp.br:article/1819Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:20:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Distance learning in the nursing area: report of an experience Educação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiência Educación a distancia en el área de enfermería: relato de una experiencia |
title |
Distance learning in the nursing area: report of an experience |
spellingShingle |
Distance learning in the nursing area: report of an experience Bastos, Marisa Antonini Ribeiro educational technology nursing graduate studies nursing tecnología educacional educación de postgrado en enfermería enfermería tecnologia educacional educação de pós-graduação em enfermagem enfermagem |
title_short |
Distance learning in the nursing area: report of an experience |
title_full |
Distance learning in the nursing area: report of an experience |
title_fullStr |
Distance learning in the nursing area: report of an experience |
title_full_unstemmed |
Distance learning in the nursing area: report of an experience |
title_sort |
Distance learning in the nursing area: report of an experience |
author |
Bastos, Marisa Antonini Ribeiro |
author_facet |
Bastos, Marisa Antonini Ribeiro Guimarães, Eliane Marina Palhares |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Eliane Marina Palhares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Marisa Antonini Ribeiro Guimarães, Eliane Marina Palhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educational technology nursing graduate studies nursing tecnología educacional educación de postgrado en enfermería enfermería tecnologia educacional educação de pós-graduação em enfermagem enfermagem |
topic |
educational technology nursing graduate studies nursing tecnología educacional educación de postgrado en enfermería enfermería tecnologia educacional educação de pós-graduação em enfermagem enfermagem |
description |
Trata-se de relato da experiência do oferecimento de disciplina do curso de mestrado da Universidad Nacional de Rosário. Tem como objetivo subsidiar a reflexão sobre a concepção da educação a distância, enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino de qualidade a determinada clientela. A disciplina foi desenvolvida em três momentos: videoconferência; atividades didáticas realizadas a distância e seminário presencial. A tutoria foi compartilhada estabelecendo-se o desafio de realizar uma relação dialógica com os alunos. As autoras acreditam que a EAD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar enfermeiros que não têm acesso aos processos convencionais de pós-graduação, viabilizando a qualificação de um grande contingente de enfermeiros, geograficamente dispersos, sem possibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida e profissional. Frente à necessidade de formar os atendentes de enfermagem do país e qualificar enfermeiros para atuar como docentes, a EAD apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz e possível. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1819 10.1590/S0104-11692003000500018 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1819 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692003000500018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1819/1868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 5 (2003); 685-691 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 5 (2003); 685-691 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 5 (2003); 685-691 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222839391911936 |