Distance learning in the nursing area: report of an experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Marisa Antonini Ribeiro
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Guimarães, Eliane Marina Palhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1819
Resumo: Trata-se de relato da experiência do oferecimento de disciplina do curso de mestrado da Universidad Nacional de Rosário. Tem como objetivo subsidiar a reflexão sobre a concepção da educação a distância, enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino de qualidade a determinada clientela. A disciplina foi desenvolvida em três momentos: videoconferência; atividades didáticas realizadas a distância e seminário presencial. A tutoria foi compartilhada estabelecendo-se o desafio de realizar uma relação dialógica com os alunos. As autoras acreditam que a EAD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar enfermeiros que não têm acesso aos processos convencionais de pós-graduação, viabilizando a qualificação de um grande contingente de enfermeiros, geograficamente dispersos, sem possibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida e profissional. Frente à necessidade de formar os atendentes de enfermagem do país e qualificar enfermeiros para atuar como docentes, a EAD apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz e possível.
id USP-38_26c96bf3bb713d12a449174ec2f02242
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1819
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Distance learning in the nursing area: report of an experienceEducação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiênciaEducación a distancia en el área de enfermería: relato de una experienciaeducational technologynursing graduate studiesnursingtecnología educacionaleducación de postgrado en enfermeríaenfermeríatecnologia educacionaleducação de pós-graduação em enfermagemenfermagemTrata-se de relato da experiência do oferecimento de disciplina do curso de mestrado da Universidad Nacional de Rosário. Tem como objetivo subsidiar a reflexão sobre a concepção da educação a distância, enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino de qualidade a determinada clientela. A disciplina foi desenvolvida em três momentos: videoconferência; atividades didáticas realizadas a distância e seminário presencial. A tutoria foi compartilhada estabelecendo-se o desafio de realizar uma relação dialógica com os alunos. As autoras acreditam que a EAD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar enfermeiros que não têm acesso aos processos convencionais de pós-graduação, viabilizando a qualificação de um grande contingente de enfermeiros, geograficamente dispersos, sem possibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida e profissional. Frente à necessidade de formar os atendentes de enfermagem do país e qualificar enfermeiros para atuar como docentes, a EAD apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz e possível.This study aims at reporting an experience of offering a course in the master program of the Universidad Nacional de Rosário. The purpose is to offer elements for a reflection on a conception of long-distance education, as an adequate and efficient modality of education, aiming at enabling a teaching with quality to a determined clientele. The course was developed in three moments: video-conference, long-distance didactic activities and a seminar. The tutoring was shared by establishing the challenge of having a dialogic relation with the students. Authors believe that long-distance education is an adequate pedagogical tool to qualify nurses who have no access to traditional graduate studies. Therefore it enables the qualification of a greater number of nurses, geographically dispersed, who are unable to scape from the routine of their personal and professional lives. Facing the need to form the country's nursing workers and qualify nurses to act as teachers, long-distance learning is an effective and possible pedagogical strategy.Se trata de relatar la experiencia del ofrecimiento de la materia del curso de Maestría de la Universidad Nacional de Rosario. Tiene como objetivo ayudar en la reflexión sobre la concepción de la educación a distancia (EAD), como modalidad adecuada y eficaz, para proporcionar una enseñanza de calidad a determinada clientela. La materia fue desarrollada en tres momentos: Video-conferencia; Actividades didácticas realizadas a distancia y Seminario presencial. La tutoría fue compartida estableciéndose el desafío de realizar una relación dialógica con los alumnos. Las autoras creen que la EAD puede constituirse en herramienta pedagógica adecuada para cualificar enfermeros que no tiene acceso a los procesos convencionales de postgrado, haciendo viable la cualificación de un gran contingente de enfermeros geográficamente dispersos, sin posibilidad de alejarse de su vida cotidiana y profesional. Frente a la necesidad de formar los auxiliares de enfermería del país y cualificar enfermeros para actuar como docentes, la EAD se presenta como una estrategia pedagógica eficaz y posible.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/181910.1590/S0104-11692003000500018Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 5 (2003); 685-691Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 5 (2003); 685-691Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 5 (2003); 685-6911518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1819/1868Bastos, Marisa Antonini RibeiroGuimarães, Eliane Marina Palharesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:20:37Zoai:revistas.usp.br:article/1819Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:20:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Distance learning in the nursing area: report of an experience
Educação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiência
Educación a distancia en el área de enfermería: relato de una experiencia
title Distance learning in the nursing area: report of an experience
spellingShingle Distance learning in the nursing area: report of an experience
Bastos, Marisa Antonini Ribeiro
educational technology
nursing graduate studies
nursing
tecnología educacional
educación de postgrado en enfermería
enfermería
tecnologia educacional
educação de pós-graduação em enfermagem
enfermagem
title_short Distance learning in the nursing area: report of an experience
title_full Distance learning in the nursing area: report of an experience
title_fullStr Distance learning in the nursing area: report of an experience
title_full_unstemmed Distance learning in the nursing area: report of an experience
title_sort Distance learning in the nursing area: report of an experience
author Bastos, Marisa Antonini Ribeiro
author_facet Bastos, Marisa Antonini Ribeiro
Guimarães, Eliane Marina Palhares
author_role author
author2 Guimarães, Eliane Marina Palhares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Marisa Antonini Ribeiro
Guimarães, Eliane Marina Palhares
dc.subject.por.fl_str_mv educational technology
nursing graduate studies
nursing
tecnología educacional
educación de postgrado en enfermería
enfermería
tecnologia educacional
educação de pós-graduação em enfermagem
enfermagem
topic educational technology
nursing graduate studies
nursing
tecnología educacional
educación de postgrado en enfermería
enfermería
tecnologia educacional
educação de pós-graduação em enfermagem
enfermagem
description Trata-se de relato da experiência do oferecimento de disciplina do curso de mestrado da Universidad Nacional de Rosário. Tem como objetivo subsidiar a reflexão sobre a concepção da educação a distância, enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino de qualidade a determinada clientela. A disciplina foi desenvolvida em três momentos: videoconferência; atividades didáticas realizadas a distância e seminário presencial. A tutoria foi compartilhada estabelecendo-se o desafio de realizar uma relação dialógica com os alunos. As autoras acreditam que a EAD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar enfermeiros que não têm acesso aos processos convencionais de pós-graduação, viabilizando a qualificação de um grande contingente de enfermeiros, geograficamente dispersos, sem possibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida e profissional. Frente à necessidade de formar os atendentes de enfermagem do país e qualificar enfermeiros para atuar como docentes, a EAD apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz e possível.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1819
10.1590/S0104-11692003000500018
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1819
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692003000500018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1819/1868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 5 (2003); 685-691
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 5 (2003); 685-691
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 5 (2003); 685-691
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222839391911936