O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Dulce Maria Vendrúscolo de
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Fávero, Neide, Scatena, Maria Cecília Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1124
Resumo: As autoras focalizam o ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, através de seu marco histórico e conceitual desde sua fundação na década de 50, revelando que, na década de 80, o estudo da reforma curricular decorreu de um amplo processo de discussão, o que culminou com a proposta de formação do enfermeiro generalista e a implantação do novo currículo em 1989. Na versão das autoras, as prospectivas para o ensino da graduação dependem de uma reflexão das escolas sobre o papel das universidades na reorientação dos serviços de saúde, da formação do aluno voltada para a competência técnica, científica, política para atuar em diferentes níveis de assistência a saúde da população. Um novo modelo educacional exigirá a reorientação dos currículos e a inserção das escolas nos serviços de saúde como elemento estratégico de integração do ensino com a prática profissional.
id USP-38_2e476909478d769fa6ff549ee0e3edff
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1124
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivasThe undergraduate education at the College of Nursing, University of São Paulo at Ribeirão Preto Campus: its prospectivesLa enseñanza de Graduación la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo: sus prospectivasensino de graduaçãoeducação em enfermagemenseñansa de pré-gradoeducación en la enfermeríanursing educationundergraduation teachingAs autoras focalizam o ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, através de seu marco histórico e conceitual desde sua fundação na década de 50, revelando que, na década de 80, o estudo da reforma curricular decorreu de um amplo processo de discussão, o que culminou com a proposta de formação do enfermeiro generalista e a implantação do novo currículo em 1989. Na versão das autoras, as prospectivas para o ensino da graduação dependem de uma reflexão das escolas sobre o papel das universidades na reorientação dos serviços de saúde, da formação do aluno voltada para a competência técnica, científica, política para atuar em diferentes níveis de assistência a saúde da população. Um novo modelo educacional exigirá a reorientação dos currículos e a inserção das escolas nos serviços de saúde como elemento estratégico de integração do ensino com a prática profissional.Authors focused the undergraduate education at the College of Nursing, University of São Paulo at Ribeirão Preto Campus, through its historical and conceptual mark since its establishment in the 1950's. In the 1980's, a study of curriculum modification originated from a wide process of discussion, culminated in a proposal of formation of generalized nurses and the introduction of a new curriculum in 1989. According to authors' version, the prospectives to nursing education depend on the schools' reflection about the University's role in the reorientation of health services and formation of students aiming at political, scientific and technical competence to actuate at different levels of community health assistance. A new educational model will require a curriculum reorientation and the insertion of schools in the health services as a strategic component of the integration of education with professional practice.Las autoras abordan la enseñanza de graduación de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto - USP, a través de su marco histórico y conceptual desde su fundación en la década del 50. En la década del 80, el estudio de la reforma curricular derivó de un amplio proceso de discusión, culminando con la propuesta de formación del enfermero generalista y la implantación del nuevo curriculum en 1989. En la versión de las autoras, las prospectivas para la enseñanza de la graduación dependem de una reflexión de las escuelas sobre el papel de las Universidades en la reorientación de los servicios de salud, de la formación del alumno orientada para la competencia técnica, científica, política para actuar en diferentes niveles de asistencia a la salud de la población. Un nuevo modelo educacional exigirá la reorientación de los curriculums y la inserción de las escuelas en los servicios de salud como elementos estratégico de integración de la enseñanza con la práctica profesional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1993-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/112410.1590/S0104-11691993000300005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 1 (1993): Número Especial; 25-34Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 (1993): Número Especial; 25-34Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 (1993): Número Especial; 25-341518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1124/1140Freitas, Dulce Maria Vendrúscolo deFávero, NeideScatena, Maria Cecília Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-24T19:12:55Zoai:revistas.usp.br:article/1124Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-24T19:12:55Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas
The undergraduate education at the College of Nursing, University of São Paulo at Ribeirão Preto Campus: its prospectives
La enseñanza de Graduación la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo: sus prospectivas
title O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas
spellingShingle O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas
Freitas, Dulce Maria Vendrúscolo de
ensino de graduação
educação em enfermagem
enseñansa de pré-grado
educación en la enfermería
nursing education
undergraduation teaching
title_short O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas
title_full O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas
title_fullStr O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas
title_full_unstemmed O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas
title_sort O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas
author Freitas, Dulce Maria Vendrúscolo de
author_facet Freitas, Dulce Maria Vendrúscolo de
Fávero, Neide
Scatena, Maria Cecília Moraes
author_role author
author2 Fávero, Neide
Scatena, Maria Cecília Moraes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Dulce Maria Vendrúscolo de
Fávero, Neide
Scatena, Maria Cecília Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de graduação
educação em enfermagem
enseñansa de pré-grado
educación en la enfermería
nursing education
undergraduation teaching
topic ensino de graduação
educação em enfermagem
enseñansa de pré-grado
educación en la enfermería
nursing education
undergraduation teaching
description As autoras focalizam o ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, através de seu marco histórico e conceitual desde sua fundação na década de 50, revelando que, na década de 80, o estudo da reforma curricular decorreu de um amplo processo de discussão, o que culminou com a proposta de formação do enfermeiro generalista e a implantação do novo currículo em 1989. Na versão das autoras, as prospectivas para o ensino da graduação dependem de uma reflexão das escolas sobre o papel das universidades na reorientação dos serviços de saúde, da formação do aluno voltada para a competência técnica, científica, política para atuar em diferentes níveis de assistência a saúde da população. Um novo modelo educacional exigirá a reorientação dos currículos e a inserção das escolas nos serviços de saúde como elemento estratégico de integração do ensino com a prática profissional.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1124
10.1590/S0104-11691993000300005
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1124
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691993000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1124/1140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 1 (1993): Número Especial; 25-34
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 (1993): Número Especial; 25-34
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 (1993): Número Especial; 25-34
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222835708264448