Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Giselle Juliana de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Caliari, Juliano de Souza, Oliveira, Layze Braz de, Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes, Figueiredo, Rosely Moralez de, Reis, Renata Karina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
DOI: 10.1590/1518-8345.3748.3322
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556
Resumo: Objetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional para pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana. Método: estudo metodológico, para a elaboração do material educativo. Definiram-se as necessidades educacionais, seleção dos conteúdos e ilustrações, a partir de entrevistas com a população-alvo. A seguir, realizou-se a redação, elaboração e montagem do layout do material e posterior validação por especialistas. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Resultados: o material educativo foi elaborado para adultos vivendo com o vírus da imunodeficiência humana com o enfoque na promoção da saúde e qualidade de vida e foram elaborados em cinco volumes. A validação foi realizada por 22 juízes multiprofissionais selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no estudo. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e a média obtida com o referido índice foi de 0,97. Conclusão: a cartilha elaborada foi validada quanto ao conteúdo, linguagem e aparência junto a especialistas na temática. Acredita-se que, por meio desta tecnologia, é possível contribuir com a alfabetização em saúde e o empoderamento das pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana, fortalecendo sua autonomia.
id USP-38_2e5cb599cb3f510395d6c8025cfcd92d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/183556
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
spelling Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIVConstrucción y validación de material educativo para la promoción de la salud de las personas con VIHConstruction and validation of educational material for the health promotion of individuals with HIVHIVTeaching MaterialsValidation StudiesHealth LiteracySelf CareNursingVIHMateriales de EnsenanzaEstudios de ValidaciónAlfabetización en SaludAutocuidadoEnfermeríaHIVMateriais de EnsinoEstudos de ValidaçãoAlfabetização em SaúdeAutocuidadoEnfermagemObjetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional para pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana. Método: estudo metodológico, para a elaboração do material educativo. Definiram-se as necessidades educacionais, seleção dos conteúdos e ilustrações, a partir de entrevistas com a população-alvo. A seguir, realizou-se a redação, elaboração e montagem do layout do material e posterior validação por especialistas. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Resultados: o material educativo foi elaborado para adultos vivendo com o vírus da imunodeficiência humana com o enfoque na promoção da saúde e qualidade de vida e foram elaborados em cinco volumes. A validação foi realizada por 22 juízes multiprofissionais selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no estudo. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e a média obtida com o referido índice foi de 0,97. Conclusão: a cartilha elaborada foi validada quanto ao conteúdo, linguagem e aparência junto a especialistas na temática. Acredita-se que, por meio desta tecnologia, é possível contribuir com a alfabetização em saúde e o empoderamento das pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana, fortalecendo sua autonomia.Objetivo: desarrollar y validar una tecnología educativa para personas que viven con el virus de la inmunodeficiencia humana. Método: estudio metodológico para la elaboración de material educativo. Se definieron necesidades educativas, selección de contenido e ilustraciones, a partir de entrevistas con la población objetivo. Luego, se llevó a cabo la redacción, elaboración y montaje del diseño del material y posterior validación por parte de especialistas. La validación de contenido se estableció a partir del Level Content Validity Index superior a 0,8. Resultados: el material educativo fue desarrollado para adultos que viven con el virus de la inmunodeficiencia humana con enfoque en la promoción de la salud y la calidad de vida y se desarrolló en cinco volúmenes. La validación fue realizada por 22 jueces multiprofesionales seleccionados de acuerdo con los criterios establecidos en el estudio. Todos los ítems fueron evaluados como pertinentes por los jueces y el promedio obtenido con el índice referido fue de 0,97. Conclusión: el folleto elaborado fue validado en términos de contenido, lenguaje y apariencia junto a especialistas en el tema. Se cree que, a través de esta tecnología, es posible contribuir a la alfabetización en salud y al empoderamiento de las personas que viven con el virus de la inmunodeficiencia humana, fortaleciendo su autonomía.Objective: to develop and validate an educational technology for individuals living with the human immunodeficiency virus. Method: a methodological study, for the elaboration of educational material. The educational needs, content selection, and illustrations were defined from interviews with the target population. Afterward, we carried the writing, the material layout elaboration, and assembly and, subsequently, it was validated by specialists. The content validation was established from the Level Content Validity Index higher than 0.8. Results: the educational material was prepared for adults living with the human immunodeficiency virus, with a focus on health promotion and quality of life, and was prepared in five volumes. The validation was made by 22 multi-professional judges selected according to the criteria established in the study. All items were evaluated as relevant by the judges and the average obtained with the index was 0.97. Conclusion: the booklet has been validated in terms of content, language, and appearance by experts in the field. We believe that through this technology it is possible to contribute to the health literacy and empowerment of individuals living with the human immunodeficiency virus, strengthening their autonomy.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18355610.1590/1518-8345.3748.3322Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3322Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3322Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33221518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170107https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170108https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170109Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Giselle Juliana de Caliari, Juliano de SouzaOliveira, Layze Braz deQueiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes Figueiredo, Rosely Moralez deReis, Renata Karina2021-05-17T14:59:18Zoai:revistas.usp.br:article/183556Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T14:59:18Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
Construcción y validación de material educativo para la promoción de la salud de las personas con VIH
Construction and validation of educational material for the health promotion of individuals with HIV
title Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
spellingShingle Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
Jesus, Giselle Juliana de
HIV
Teaching Materials
Validation Studies
Health Literacy
Self Care
Nursing
VIH
Materiales de Ensenanza
Estudios de Validación
Alfabetización en Salud
Autocuidado
Enfermería
HIV
Materiais de Ensino
Estudos de Validação
Alfabetização em Saúde
Autocuidado
Enfermagem
Jesus, Giselle Juliana de
HIV
Teaching Materials
Validation Studies
Health Literacy
Self Care
Nursing
VIH
Materiales de Ensenanza
Estudios de Validación
Alfabetización en Salud
Autocuidado
Enfermería
HIV
Materiais de Ensino
Estudos de Validação
Alfabetização em Saúde
Autocuidado
Enfermagem
title_short Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
title_full Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
title_fullStr Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
title_full_unstemmed Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
title_sort Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
author Jesus, Giselle Juliana de
author_facet Jesus, Giselle Juliana de
Jesus, Giselle Juliana de
Caliari, Juliano de Souza
Oliveira, Layze Braz de
Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes
Figueiredo, Rosely Moralez de
Reis, Renata Karina
Caliari, Juliano de Souza
Oliveira, Layze Braz de
Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes
Figueiredo, Rosely Moralez de
Reis, Renata Karina
author_role author
author2 Caliari, Juliano de Souza
Oliveira, Layze Braz de
Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes
Figueiredo, Rosely Moralez de
Reis, Renata Karina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Giselle Juliana de
Caliari, Juliano de Souza
Oliveira, Layze Braz de
Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes
Figueiredo, Rosely Moralez de
Reis, Renata Karina
dc.subject.por.fl_str_mv HIV
Teaching Materials
Validation Studies
Health Literacy
Self Care
Nursing
VIH
Materiales de Ensenanza
Estudios de Validación
Alfabetización en Salud
Autocuidado
Enfermería
HIV
Materiais de Ensino
Estudos de Validação
Alfabetização em Saúde
Autocuidado
Enfermagem
topic HIV
Teaching Materials
Validation Studies
Health Literacy
Self Care
Nursing
VIH
Materiales de Ensenanza
Estudios de Validación
Alfabetización en Salud
Autocuidado
Enfermería
HIV
Materiais de Ensino
Estudos de Validação
Alfabetização em Saúde
Autocuidado
Enfermagem
description Objetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional para pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana. Método: estudo metodológico, para a elaboração do material educativo. Definiram-se as necessidades educacionais, seleção dos conteúdos e ilustrações, a partir de entrevistas com a população-alvo. A seguir, realizou-se a redação, elaboração e montagem do layout do material e posterior validação por especialistas. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Resultados: o material educativo foi elaborado para adultos vivendo com o vírus da imunodeficiência humana com o enfoque na promoção da saúde e qualidade de vida e foram elaborados em cinco volumes. A validação foi realizada por 22 juízes multiprofissionais selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no estudo. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e a média obtida com o referido índice foi de 0,97. Conclusão: a cartilha elaborada foi validada quanto ao conteúdo, linguagem e aparência junto a especialistas na temática. Acredita-se que, por meio desta tecnologia, é possível contribuir com a alfabetização em saúde e o empoderamento das pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana, fortalecendo sua autonomia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556
10.1590/1518-8345.3748.3322
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3748.3322
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170107
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170108
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3322
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3322
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3322
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1822179418634715136
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1518-8345.3748.3322