Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.1590/1518-8345.3748.3322 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556 |
Resumo: | Objetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional para pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana. Método: estudo metodológico, para a elaboração do material educativo. Definiram-se as necessidades educacionais, seleção dos conteúdos e ilustrações, a partir de entrevistas com a população-alvo. A seguir, realizou-se a redação, elaboração e montagem do layout do material e posterior validação por especialistas. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Resultados: o material educativo foi elaborado para adultos vivendo com o vírus da imunodeficiência humana com o enfoque na promoção da saúde e qualidade de vida e foram elaborados em cinco volumes. A validação foi realizada por 22 juízes multiprofissionais selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no estudo. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e a média obtida com o referido índice foi de 0,97. Conclusão: a cartilha elaborada foi validada quanto ao conteúdo, linguagem e aparência junto a especialistas na temática. Acredita-se que, por meio desta tecnologia, é possível contribuir com a alfabetização em saúde e o empoderamento das pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana, fortalecendo sua autonomia. |
id |
USP-38_2e5cb599cb3f510395d6c8025cfcd92d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/183556 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
spelling |
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIVConstrucción y validación de material educativo para la promoción de la salud de las personas con VIHConstruction and validation of educational material for the health promotion of individuals with HIVHIVTeaching MaterialsValidation StudiesHealth LiteracySelf CareNursingVIHMateriales de EnsenanzaEstudios de ValidaciónAlfabetización en SaludAutocuidadoEnfermeríaHIVMateriais de EnsinoEstudos de ValidaçãoAlfabetização em SaúdeAutocuidadoEnfermagemObjetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional para pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana. Método: estudo metodológico, para a elaboração do material educativo. Definiram-se as necessidades educacionais, seleção dos conteúdos e ilustrações, a partir de entrevistas com a população-alvo. A seguir, realizou-se a redação, elaboração e montagem do layout do material e posterior validação por especialistas. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Resultados: o material educativo foi elaborado para adultos vivendo com o vírus da imunodeficiência humana com o enfoque na promoção da saúde e qualidade de vida e foram elaborados em cinco volumes. A validação foi realizada por 22 juízes multiprofissionais selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no estudo. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e a média obtida com o referido índice foi de 0,97. Conclusão: a cartilha elaborada foi validada quanto ao conteúdo, linguagem e aparência junto a especialistas na temática. Acredita-se que, por meio desta tecnologia, é possível contribuir com a alfabetização em saúde e o empoderamento das pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana, fortalecendo sua autonomia.Objetivo: desarrollar y validar una tecnología educativa para personas que viven con el virus de la inmunodeficiencia humana. Método: estudio metodológico para la elaboración de material educativo. Se definieron necesidades educativas, selección de contenido e ilustraciones, a partir de entrevistas con la población objetivo. Luego, se llevó a cabo la redacción, elaboración y montaje del diseño del material y posterior validación por parte de especialistas. La validación de contenido se estableció a partir del Level Content Validity Index superior a 0,8. Resultados: el material educativo fue desarrollado para adultos que viven con el virus de la inmunodeficiencia humana con enfoque en la promoción de la salud y la calidad de vida y se desarrolló en cinco volúmenes. La validación fue realizada por 22 jueces multiprofesionales seleccionados de acuerdo con los criterios establecidos en el estudio. Todos los ítems fueron evaluados como pertinentes por los jueces y el promedio obtenido con el índice referido fue de 0,97. Conclusión: el folleto elaborado fue validado en términos de contenido, lenguaje y apariencia junto a especialistas en el tema. Se cree que, a través de esta tecnología, es posible contribuir a la alfabetización en salud y al empoderamiento de las personas que viven con el virus de la inmunodeficiencia humana, fortaleciendo su autonomía.Objective: to develop and validate an educational technology for individuals living with the human immunodeficiency virus. Method: a methodological study, for the elaboration of educational material. The educational needs, content selection, and illustrations were defined from interviews with the target population. Afterward, we carried the writing, the material layout elaboration, and assembly and, subsequently, it was validated by specialists. The content validation was established from the Level Content Validity Index higher than 0.8. Results: the educational material was prepared for adults living with the human immunodeficiency virus, with a focus on health promotion and quality of life, and was prepared in five volumes. The validation was made by 22 multi-professional judges selected according to the criteria established in the study. All items were evaluated as relevant by the judges and the average obtained with the index was 0.97. Conclusion: the booklet has been validated in terms of content, language, and appearance by experts in the field. We believe that through this technology it is possible to contribute to the health literacy and empowerment of individuals living with the human immunodeficiency virus, strengthening their autonomy.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18355610.1590/1518-8345.3748.3322Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3322Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3322Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33221518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170107https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170108https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170109Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Giselle Juliana de Caliari, Juliano de SouzaOliveira, Layze Braz deQueiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes Figueiredo, Rosely Moralez deReis, Renata Karina2021-05-17T14:59:18Zoai:revistas.usp.br:article/183556Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T14:59:18Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV Construcción y validación de material educativo para la promoción de la salud de las personas con VIH Construction and validation of educational material for the health promotion of individuals with HIV |
title |
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV |
spellingShingle |
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV Jesus, Giselle Juliana de HIV Teaching Materials Validation Studies Health Literacy Self Care Nursing VIH Materiales de Ensenanza Estudios de Validación Alfabetización en Salud Autocuidado Enfermería HIV Materiais de Ensino Estudos de Validação Alfabetização em Saúde Autocuidado Enfermagem Jesus, Giselle Juliana de HIV Teaching Materials Validation Studies Health Literacy Self Care Nursing VIH Materiales de Ensenanza Estudios de Validación Alfabetización en Salud Autocuidado Enfermería HIV Materiais de Ensino Estudos de Validação Alfabetização em Saúde Autocuidado Enfermagem |
title_short |
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV |
title_full |
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV |
title_fullStr |
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV |
title_sort |
Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV |
author |
Jesus, Giselle Juliana de |
author_facet |
Jesus, Giselle Juliana de Jesus, Giselle Juliana de Caliari, Juliano de Souza Oliveira, Layze Braz de Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes Figueiredo, Rosely Moralez de Reis, Renata Karina Caliari, Juliano de Souza Oliveira, Layze Braz de Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes Figueiredo, Rosely Moralez de Reis, Renata Karina |
author_role |
author |
author2 |
Caliari, Juliano de Souza Oliveira, Layze Braz de Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes Figueiredo, Rosely Moralez de Reis, Renata Karina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Giselle Juliana de Caliari, Juliano de Souza Oliveira, Layze Braz de Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes Figueiredo, Rosely Moralez de Reis, Renata Karina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HIV Teaching Materials Validation Studies Health Literacy Self Care Nursing VIH Materiales de Ensenanza Estudios de Validación Alfabetización en Salud Autocuidado Enfermería HIV Materiais de Ensino Estudos de Validação Alfabetização em Saúde Autocuidado Enfermagem |
topic |
HIV Teaching Materials Validation Studies Health Literacy Self Care Nursing VIH Materiales de Ensenanza Estudios de Validación Alfabetización en Salud Autocuidado Enfermería HIV Materiais de Ensino Estudos de Validação Alfabetização em Saúde Autocuidado Enfermagem |
description |
Objetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional para pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana. Método: estudo metodológico, para a elaboração do material educativo. Definiram-se as necessidades educacionais, seleção dos conteúdos e ilustrações, a partir de entrevistas com a população-alvo. A seguir, realizou-se a redação, elaboração e montagem do layout do material e posterior validação por especialistas. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Resultados: o material educativo foi elaborado para adultos vivendo com o vírus da imunodeficiência humana com o enfoque na promoção da saúde e qualidade de vida e foram elaborados em cinco volumes. A validação foi realizada por 22 juízes multiprofissionais selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no estudo. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e a média obtida com o referido índice foi de 0,97. Conclusão: a cartilha elaborada foi validada quanto ao conteúdo, linguagem e aparência junto a especialistas na temática. Acredita-se que, por meio desta tecnologia, é possível contribuir com a alfabetização em saúde e o empoderamento das pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana, fortalecendo sua autonomia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556 10.1590/1518-8345.3748.3322 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.3748.3322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170107 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170108 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556/170109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3322 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3322 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3322 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1822179418634715136 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1518-8345.3748.3322 |