A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Göttems, Leila Bernarda Donato
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Alves, Elioenai Dornelles, Sena, Roseni Rosangela de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487
Resumo: O artigo apresenta análise retrospectiva da trajetória percorrida pela enfermagem brasileira no processo de profissionalização dos trabalhadores de nível técnico e proporciona algumas pistas sobre os rumos do desenvolvimento profissional. A síntese da reflexão indica que a educação profissional de nível técnico na enfermagem, ao ocupar, ao longo de mais de quatro décadas, a agenda das políticas públicas, produziu acumulação intelectual e conceitual, servindo de referência para a formulação de novas ações voltadas para os demais profissionais de nível técnico que desenvolvem cuidados diretos à população. Indica, também, que, após o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), houve redesenho do problema da qualificação profissional da enfermagem, recolocando no debate a necessidade de melhorar a qualidade dos processos formativos e da oferta extensiva de formação continuada aos trabalhadores já inseridos no trabalho, para fazer as constantes mudanças no sistema de saúde brasileiro.
id USP-38_34e8ccd2f2085d01ebc0c4cbfa6689bb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2487
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectivaBrazilian nursing and professionalization at technical level: a retrospective analysisLa enfermería brasileña y la profesionalización de nivel técnico: un análisis en retrospectivaeducationnursingassociatehealth manpowereducação técnica em enfermagemeducação em enfermagemrecursos humanos em saúdegraduación en auxiliar de enfermeríaeducación en enfermeríarecursos humanos en saludO artigo apresenta análise retrospectiva da trajetória percorrida pela enfermagem brasileira no processo de profissionalização dos trabalhadores de nível técnico e proporciona algumas pistas sobre os rumos do desenvolvimento profissional. A síntese da reflexão indica que a educação profissional de nível técnico na enfermagem, ao ocupar, ao longo de mais de quatro décadas, a agenda das políticas públicas, produziu acumulação intelectual e conceitual, servindo de referência para a formulação de novas ações voltadas para os demais profissionais de nível técnico que desenvolvem cuidados diretos à população. Indica, também, que, após o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), houve redesenho do problema da qualificação profissional da enfermagem, recolocando no debate a necessidade de melhorar a qualidade dos processos formativos e da oferta extensiva de formação continuada aos trabalhadores já inseridos no trabalho, para fazer as constantes mudanças no sistema de saúde brasileiro.This article presents a retrospective analysis of the Brazilian Nursing concerning the professionalization of workers at technical level. It also provides some indication about the trends of professional education. There is a clear indication of increased intellectual and conceptual accumulation in the four decades the professional education in nursing at technical level has been part of the public policy agenda. This experience serves as reference for the formulation of new actions directed to other professionals of technical level who deliver direct care to the population. The study shows that there was reformulation of the nursing professional qualification issue, including in the discussion the need to improve the quality of educational processes and extensive supply of continuous education to workers already inserted in the process, in order to keep the constant changes in the Brazilian Health system.El artículo presenta análisis en retrospectiva de la trayectoria recorrida por la enfermería brasileña en el proceso de profesionalización de los trabajadores de nivel técnico y proporcionar algunas pistas sobre los rumbos del desarrollo profesional. La síntesis de la reflexión indica que la educación profesional de nivel técnico en enfermería, al ocupar a lo largo de más de cuatro décadas la agenda de las políticas públicas, produjo acumulación intelectual y conceptual, sirviendo de referencia para la formulación de nuevas acciones dirigidas para los demás profesionales de nivel técnico que desarrollar cuidados directos a la población. Indica también que, tras el PROFAE, hubo un rediseño del problema de la calificación profesional de enfermería, recolocando en debate la necesidad de mejorar la calidad de los procesos formativos y de la oferta extensiva de formación continuada a los trabajadores ya inclusos en el trabajo, para hacer constantes cambios en el sistema de salud brasileño.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/248710.1590/S0104-11692007000500023Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 5 (2007); 1033-1040Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 5 (2007); 1033-1040Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 5 (2007); 1033-10401518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2922https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2923https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2924Göttems, Leila Bernarda DonatoAlves, Elioenai DornellesSena, Roseni Rosangela deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:56:25Zoai:revistas.usp.br:article/2487Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:56:25Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva
Brazilian nursing and professionalization at technical level: a retrospective analysis
La enfermería brasileña y la profesionalización de nivel técnico: un análisis en retrospectiva
title A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva
spellingShingle A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva
Göttems, Leila Bernarda Donato
education
nursing
associate
health manpower
educação técnica em enfermagem
educação em enfermagem
recursos humanos em saúde
graduación en auxiliar de enfermería
educación en enfermería
recursos humanos en salud
title_short A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva
title_full A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva
title_fullStr A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva
title_full_unstemmed A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva
title_sort A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva
author Göttems, Leila Bernarda Donato
author_facet Göttems, Leila Bernarda Donato
Alves, Elioenai Dornelles
Sena, Roseni Rosangela de
author_role author
author2 Alves, Elioenai Dornelles
Sena, Roseni Rosangela de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Göttems, Leila Bernarda Donato
Alves, Elioenai Dornelles
Sena, Roseni Rosangela de
dc.subject.por.fl_str_mv education
nursing
associate
health manpower
educação técnica em enfermagem
educação em enfermagem
recursos humanos em saúde
graduación en auxiliar de enfermería
educación en enfermería
recursos humanos en salud
topic education
nursing
associate
health manpower
educação técnica em enfermagem
educação em enfermagem
recursos humanos em saúde
graduación en auxiliar de enfermería
educación en enfermería
recursos humanos en salud
description O artigo apresenta análise retrospectiva da trajetória percorrida pela enfermagem brasileira no processo de profissionalização dos trabalhadores de nível técnico e proporciona algumas pistas sobre os rumos do desenvolvimento profissional. A síntese da reflexão indica que a educação profissional de nível técnico na enfermagem, ao ocupar, ao longo de mais de quatro décadas, a agenda das políticas públicas, produziu acumulação intelectual e conceitual, servindo de referência para a formulação de novas ações voltadas para os demais profissionais de nível técnico que desenvolvem cuidados diretos à população. Indica, também, que, após o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), houve redesenho do problema da qualificação profissional da enfermagem, recolocando no debate a necessidade de melhorar a qualidade dos processos formativos e da oferta extensiva de formação continuada aos trabalhadores já inseridos no trabalho, para fazer as constantes mudanças no sistema de saúde brasileiro.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487
10.1590/S0104-11692007000500023
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000500023
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2922
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2923
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2924
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 5 (2007); 1033-1040
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 5 (2007); 1033-1040
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 5 (2007); 1033-1040
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222842605797376