A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487 |
Resumo: | O artigo apresenta análise retrospectiva da trajetória percorrida pela enfermagem brasileira no processo de profissionalização dos trabalhadores de nível técnico e proporciona algumas pistas sobre os rumos do desenvolvimento profissional. A síntese da reflexão indica que a educação profissional de nível técnico na enfermagem, ao ocupar, ao longo de mais de quatro décadas, a agenda das políticas públicas, produziu acumulação intelectual e conceitual, servindo de referência para a formulação de novas ações voltadas para os demais profissionais de nível técnico que desenvolvem cuidados diretos à população. Indica, também, que, após o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), houve redesenho do problema da qualificação profissional da enfermagem, recolocando no debate a necessidade de melhorar a qualidade dos processos formativos e da oferta extensiva de formação continuada aos trabalhadores já inseridos no trabalho, para fazer as constantes mudanças no sistema de saúde brasileiro. |
id |
USP-38_34e8ccd2f2085d01ebc0c4cbfa6689bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2487 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectivaBrazilian nursing and professionalization at technical level: a retrospective analysisLa enfermería brasileña y la profesionalización de nivel técnico: un análisis en retrospectivaeducationnursingassociatehealth manpowereducação técnica em enfermagemeducação em enfermagemrecursos humanos em saúdegraduación en auxiliar de enfermeríaeducación en enfermeríarecursos humanos en saludO artigo apresenta análise retrospectiva da trajetória percorrida pela enfermagem brasileira no processo de profissionalização dos trabalhadores de nível técnico e proporciona algumas pistas sobre os rumos do desenvolvimento profissional. A síntese da reflexão indica que a educação profissional de nível técnico na enfermagem, ao ocupar, ao longo de mais de quatro décadas, a agenda das políticas públicas, produziu acumulação intelectual e conceitual, servindo de referência para a formulação de novas ações voltadas para os demais profissionais de nível técnico que desenvolvem cuidados diretos à população. Indica, também, que, após o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), houve redesenho do problema da qualificação profissional da enfermagem, recolocando no debate a necessidade de melhorar a qualidade dos processos formativos e da oferta extensiva de formação continuada aos trabalhadores já inseridos no trabalho, para fazer as constantes mudanças no sistema de saúde brasileiro.This article presents a retrospective analysis of the Brazilian Nursing concerning the professionalization of workers at technical level. It also provides some indication about the trends of professional education. There is a clear indication of increased intellectual and conceptual accumulation in the four decades the professional education in nursing at technical level has been part of the public policy agenda. This experience serves as reference for the formulation of new actions directed to other professionals of technical level who deliver direct care to the population. The study shows that there was reformulation of the nursing professional qualification issue, including in the discussion the need to improve the quality of educational processes and extensive supply of continuous education to workers already inserted in the process, in order to keep the constant changes in the Brazilian Health system.El artículo presenta análisis en retrospectiva de la trayectoria recorrida por la enfermería brasileña en el proceso de profesionalización de los trabajadores de nivel técnico y proporcionar algunas pistas sobre los rumbos del desarrollo profesional. La síntesis de la reflexión indica que la educación profesional de nivel técnico en enfermería, al ocupar a lo largo de más de cuatro décadas la agenda de las políticas públicas, produjo acumulación intelectual y conceptual, sirviendo de referencia para la formulación de nuevas acciones dirigidas para los demás profesionales de nivel técnico que desarrollar cuidados directos a la población. Indica también que, tras el PROFAE, hubo un rediseño del problema de la calificación profesional de enfermería, recolocando en debate la necesidad de mejorar la calidad de los procesos formativos y de la oferta extensiva de formación continuada a los trabajadores ya inclusos en el trabajo, para hacer constantes cambios en el sistema de salud brasileño.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/248710.1590/S0104-11692007000500023Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 5 (2007); 1033-1040Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 5 (2007); 1033-1040Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 5 (2007); 1033-10401518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2922https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2923https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2924Göttems, Leila Bernarda DonatoAlves, Elioenai DornellesSena, Roseni Rosangela deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:56:25Zoai:revistas.usp.br:article/2487Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:56:25Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva Brazilian nursing and professionalization at technical level: a retrospective analysis La enfermería brasileña y la profesionalización de nivel técnico: un análisis en retrospectiva |
title |
A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva |
spellingShingle |
A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva Göttems, Leila Bernarda Donato education nursing associate health manpower educação técnica em enfermagem educação em enfermagem recursos humanos em saúde graduación en auxiliar de enfermería educación en enfermería recursos humanos en salud |
title_short |
A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva |
title_full |
A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva |
title_fullStr |
A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva |
title_full_unstemmed |
A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva |
title_sort |
A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva |
author |
Göttems, Leila Bernarda Donato |
author_facet |
Göttems, Leila Bernarda Donato Alves, Elioenai Dornelles Sena, Roseni Rosangela de |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Elioenai Dornelles Sena, Roseni Rosangela de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Göttems, Leila Bernarda Donato Alves, Elioenai Dornelles Sena, Roseni Rosangela de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
education nursing associate health manpower educação técnica em enfermagem educação em enfermagem recursos humanos em saúde graduación en auxiliar de enfermería educación en enfermería recursos humanos en salud |
topic |
education nursing associate health manpower educação técnica em enfermagem educação em enfermagem recursos humanos em saúde graduación en auxiliar de enfermería educación en enfermería recursos humanos en salud |
description |
O artigo apresenta análise retrospectiva da trajetória percorrida pela enfermagem brasileira no processo de profissionalização dos trabalhadores de nível técnico e proporciona algumas pistas sobre os rumos do desenvolvimento profissional. A síntese da reflexão indica que a educação profissional de nível técnico na enfermagem, ao ocupar, ao longo de mais de quatro décadas, a agenda das políticas públicas, produziu acumulação intelectual e conceitual, servindo de referência para a formulação de novas ações voltadas para os demais profissionais de nível técnico que desenvolvem cuidados diretos à população. Indica, também, que, após o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), houve redesenho do problema da qualificação profissional da enfermagem, recolocando no debate a necessidade de melhorar a qualidade dos processos formativos e da oferta extensiva de formação continuada aos trabalhadores já inseridos no trabalho, para fazer as constantes mudanças no sistema de saúde brasileiro. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487 10.1590/S0104-11692007000500023 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692007000500023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2922 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2923 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2487/2924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 5 (2007); 1033-1040 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 5 (2007); 1033-1040 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 5 (2007); 1033-1040 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222842605797376 |