Compreensão das bases teóricas do planejamento participativo no currículo integrado de um curso de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1830 |
Resumo: | O presente trabalho trata de estudo exploratório que buscou identificar as bases teóricas que sustentam o planejamento participativo pautado no referencial do Planejamento Estratégico Situacional, utilizadas no currículo integrado da graduação em enfermagem, para o desenvolvimento do desempenho do planejamento participativo. Os dados foram obtidos por meio da análise documental dos vinte e dois cadernos das Unidades Educacionais que compõem o currículo do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, objetivando reconhecer os recortes de conhecimentos que contribuíram para a formação dos conceitos de ator social, situação e produção social. Na análise dos resultados, foram reconhecidos a insuficiência das bases teóricas, o predomínio de objetivos de domínio cognitivo e a descrição dos desempenhos na forma de objetivos. Contudo, revelou haver tentativas na integração dos conhecimentos e suas sucessivas aproximações, no tocante ao planejamento participativo, buscando coerência com os princípios do currículo integrado. |
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Compreensão das bases teóricas do planejamento participativo no currículo integrado de um curso de enfermagemUnderstanding the theoretical bases of participative planning in the integrated curriculum of a nursing courseComprensión de las bases teóricas de la planificación participativa en el currículo integrado del curso de enfermería de la Facultad de Medicina de Maríliaeducationnursingcurriculumparticipative planningeducación en enfermeríacurrículoplanificación participativaeducação em enfermagemcurriculoplanejamento participativoO presente trabalho trata de estudo exploratório que buscou identificar as bases teóricas que sustentam o planejamento participativo pautado no referencial do Planejamento Estratégico Situacional, utilizadas no currículo integrado da graduação em enfermagem, para o desenvolvimento do desempenho do planejamento participativo. Os dados foram obtidos por meio da análise documental dos vinte e dois cadernos das Unidades Educacionais que compõem o currículo do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, objetivando reconhecer os recortes de conhecimentos que contribuíram para a formação dos conceitos de ator social, situação e produção social. Na análise dos resultados, foram reconhecidos a insuficiência das bases teóricas, o predomínio de objetivos de domínio cognitivo e a descrição dos desempenhos na forma de objetivos. Contudo, revelou haver tentativas na integração dos conhecimentos e suas sucessivas aproximações, no tocante ao planejamento participativo, buscando coerência com os princípios do currículo integrado.El presente trabajo es un estudio exploratorio que buscó identificar las bases teóricas que sustentan la planificación participativa con base en el referencial de la Planificación Estratégica Situacional, utilizadas en el plan de estudios integrado del curso de pregrado de enfermería, para desarrollar el desempeño de la planificación participativa. Los datos se obtuvieron a través del análisis documental de los veintidós cuadernos de las Unidades Educaciónales que componen el plan de estudios del Curso de Enfermería de la Facultad de Medicina de Marília, con el objetivo de reconocer los recortes de conocimiento que contribuyeron a la constitución de los conceptos de actor social, situación y producción social. Al analizar los resultados, se reconocieron la insuficiencia de las bases teóricas, el predominio de objetivos de conocimiento y la descripción de desempeños en la forma de objetivos. Sin embargo, el análisis reveló la existencia de intentos de integración de los conocimientos y sus sucesivas aproximaciones con respecto a la planificación participativa, buscando coherencia con los principios del currículo integrado.This paper deals with an exploratory study aimed at identifying the theoretical bases that sustain participative planning as described in the framework of Situational Strategic Planning, which are used in the integrated curriculum of undergraduate nursing education for the development of participative planning performance. Data were obtained through documentary analysis of twenty-two notebooks of the Educational Units that are part of the Marília Medical School Nursing Course curriculum, with a view to recognizing those parts of knowledge that contributed to the formation of the social actor, situation and social production concepts. Result analysis recognized the lack of theoretical bases, as well as the predominance of knowledge aims and the description of performance as objectives. However, attempts were revealed to integrate knowledge and approximate them to participative planning, with a view to achieving coherence with the principles of the integrated curriculum.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183010.1590/S0104-11692003000600011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 6 (2003); 771-777Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 6 (2003); 771-777Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 6 (2003); 771-7771518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1830/1881Laluna, Maria Cristina M. CapelFerraz, Clarice Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:21:52Zoai:revistas.usp.br:article/1830Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:21:52Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente trabalho trata de estudo exploratório que buscou identificar as bases teóricas que sustentam o planejamento participativo pautado no referencial do Planejamento Estratégico Situacional, utilizadas no currículo integrado da graduação em enfermagem, para o desenvolvimento do desempenho do planejamento participativo. Os dados foram obtidos por meio da análise documental dos vinte e dois cadernos das Unidades Educacionais que compõem o currículo do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, objetivando reconhecer os recortes de conhecimentos que contribuíram para a formação dos conceitos de ator social, situação e produção social. Na análise dos resultados, foram reconhecidos a insuficiência das bases teóricas, o predomínio de objetivos de domínio cognitivo e a descrição dos desempenhos na forma de objetivos. Contudo, revelou haver tentativas na integração dos conhecimentos e suas sucessivas aproximações, no tocante ao planejamento participativo, buscando coerência com os princípios do currículo integrado. |
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