Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455 |
Resumo: | Este estudo descritivo objetivou verificar a inserção de disciplinas relacionadas à informática nos cursos de graduação em Enfermagem, de instituições de ensino superior federais e estaduais brasileiras. Os cursos de graduação foram localizados pelo sistema e-MEC. A busca da grade curricular dos campi que ofereciam o curso de Enfermagem foi realizada pela internet, identificando-se disciplinas relacionadas à informática. Foram localizadas 81 instituições de ensino superior e 123 campi. Apenas 100 campi disponibilizavam a grade curricular na internet e, desses, 35 campi ofereciam a disciplina. A maior proporção ocorreu na Região Nordeste (46,1%) e, a menor, na Região Norte (8,6%). A disciplina é oferecida em maior frequência como eletiva (57%), no primeiro e segundo ano do curso (80%) e com carga horária média de 47 horas-aula. A baixa oferta da disciplina na graduação contraria as tendências do mercado de trabalho e das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem. |
id |
USP-38_3e4ae4ed79066008de9882f9f270ad4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4455 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions Ensino da informática na graduação em Enfermagem de instituições públicas Brasileiras Enseñanza de informática en la graduación en enfermería de instituciones públicas Brasileñas Informática em EnfermagemEducação SuperiorCurrículoInformática Aplicada a la EnfermeríaEducación SuperiorCurriculumNursing InformaticsHigher EducationCurriculum Este estudo descritivo objetivou verificar a inserção de disciplinas relacionadas à informática nos cursos de graduação em Enfermagem, de instituições de ensino superior federais e estaduais brasileiras. Os cursos de graduação foram localizados pelo sistema e-MEC. A busca da grade curricular dos campi que ofereciam o curso de Enfermagem foi realizada pela internet, identificando-se disciplinas relacionadas à informática. Foram localizadas 81 instituições de ensino superior e 123 campi. Apenas 100 campi disponibilizavam a grade curricular na internet e, desses, 35 campi ofereciam a disciplina. A maior proporção ocorreu na Região Nordeste (46,1%) e, a menor, na Região Norte (8,6%). A disciplina é oferecida em maior frequência como eletiva (57%), no primeiro e segundo ano do curso (80%) e com carga horária média de 47 horas-aula. A baixa oferta da disciplina na graduação contraria as tendências do mercado de trabalho e das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem. This descriptive study aimed to verify the inclusion of subjects about informatics in undergraduate nursing programs at Brazilian (state and federal) public education institutions. The programs were located through the e-MEC system. The Internet was used to search for the curricula of the campuses offering the nursing program and identify subjects related to informatics. Eighty-one higher education institutions and 123 campuses were located. Only 100 campuses provided the curriculum on the Internet, 35 of which offered the subject. The highest proportion occurred in the Northeast (46.1%) and the lowest in the North (8.6%). The subject is mostly offered as an elective discipline (57%) in the first and second year (80%), with an average workload of 47 classroom hours. The low supply of this undergraduate subject goes against job market trends and the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Nursing Programs. Este estudio descriptivo objetivó verificar la inclusión de disciplinas relacionadas a la informática en los cursos de graduación en enfermería de instituciones de enseñanza superior federales y estatales brasileñas. Los cursos de graduación fueron localizados por el sistema e-MEC. La búsqueda del plan de estudios de los campus que ofrecían el curso de enfermería fue realizada por la internet, identificando disciplinas relacionadas a la informática. Fueron localizadas 81 instituciones de enseñanza superior y 123 campus. Apenas 100 campus disponen el plan de estudios en la internet y, de estos, 35 campus ofrecían la disciplina. La mayor proporción ocurrió en la región noreste (46,1%) y, la menor, en la región norte (8,6%). La disciplina es ofrecida con mayor frecuencia como electiva (57%), en el primero y segundo año del curso (80%), con carga horaria promedio de 47 horas-clase. La baja oferta de la disciplina en la graduación contraría las tendencias del mercado de trabajo y de las Directrices Curriculares Nacionales del Curso de Graduación en Enfermería. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/445510.1590/S0104-11692011000600015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 6 (2011); 1385-1390 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 6 (2011); 1385-1390 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 6 (2011); 1385-1390 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5906https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5907https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5908Sanches, Luiz Miguel PicelliJensen, RodrigoMonteiro, Maria InêsLopes, Maria Helena Baena de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T14:02:44Zoai:revistas.usp.br:article/4455Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T14:02:44Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions Ensino da informática na graduação em Enfermagem de instituições públicas Brasileiras Enseñanza de informática en la graduación en enfermería de instituciones públicas Brasileñas |
title |
Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions |
spellingShingle |
Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions Sanches, Luiz Miguel Picelli Informática em Enfermagem Educação Superior Currículo Informática Aplicada a la Enfermería Educación Superior Curriculum Nursing Informatics Higher Education Curriculum |
title_short |
Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions |
title_full |
Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions |
title_fullStr |
Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions |
title_full_unstemmed |
Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions |
title_sort |
Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions |
author |
Sanches, Luiz Miguel Picelli |
author_facet |
Sanches, Luiz Miguel Picelli Jensen, Rodrigo Monteiro, Maria Inês Lopes, Maria Helena Baena de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Jensen, Rodrigo Monteiro, Maria Inês Lopes, Maria Helena Baena de Moraes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Luiz Miguel Picelli Jensen, Rodrigo Monteiro, Maria Inês Lopes, Maria Helena Baena de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática em Enfermagem Educação Superior Currículo Informática Aplicada a la Enfermería Educación Superior Curriculum Nursing Informatics Higher Education Curriculum |
topic |
Informática em Enfermagem Educação Superior Currículo Informática Aplicada a la Enfermería Educación Superior Curriculum Nursing Informatics Higher Education Curriculum |
description |
Este estudo descritivo objetivou verificar a inserção de disciplinas relacionadas à informática nos cursos de graduação em Enfermagem, de instituições de ensino superior federais e estaduais brasileiras. Os cursos de graduação foram localizados pelo sistema e-MEC. A busca da grade curricular dos campi que ofereciam o curso de Enfermagem foi realizada pela internet, identificando-se disciplinas relacionadas à informática. Foram localizadas 81 instituições de ensino superior e 123 campi. Apenas 100 campi disponibilizavam a grade curricular na internet e, desses, 35 campi ofereciam a disciplina. A maior proporção ocorreu na Região Nordeste (46,1%) e, a menor, na Região Norte (8,6%). A disciplina é oferecida em maior frequência como eletiva (57%), no primeiro e segundo ano do curso (80%) e com carga horária média de 47 horas-aula. A baixa oferta da disciplina na graduação contraria as tendências do mercado de trabalho e das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455 10.1590/S0104-11692011000600015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692011000600015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5906 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5907 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 6 (2011); 1385-1390 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 6 (2011); 1385-1390 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 6 (2011); 1385-1390 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222845915103232 |