Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Luiz Miguel Picelli
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Jensen, Rodrigo, Monteiro, Maria Inês, Lopes, Maria Helena Baena de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455
Resumo: Este estudo descritivo objetivou verificar a inserção de disciplinas relacionadas à informática nos cursos de graduação em Enfermagem, de instituições de ensino superior federais e estaduais brasileiras. Os cursos de graduação foram localizados pelo sistema e-MEC. A busca da grade curricular dos campi que ofereciam o curso de Enfermagem foi realizada pela internet, identificando-se disciplinas relacionadas à informática. Foram localizadas 81 instituições de ensino superior e 123 campi. Apenas 100 campi disponibilizavam a grade curricular na internet e, desses, 35 campi ofereciam a disciplina. A maior proporção ocorreu na Região Nordeste (46,1%) e, a menor, na Região Norte (8,6%). A disciplina é oferecida em maior frequência como eletiva (57%), no primeiro e segundo ano do curso (80%) e com carga horária média de 47 horas-aula. A baixa oferta da disciplina na graduação contraria as tendências do mercado de trabalho e das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem.
id USP-38_3e4ae4ed79066008de9882f9f270ad4e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4455
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions Ensino da informática na graduação em Enfermagem de instituições públicas Brasileiras Enseñanza de informática en la graduación en enfermería de instituciones públicas Brasileñas Informática em EnfermagemEducação SuperiorCurrículoInformática Aplicada a la EnfermeríaEducación SuperiorCurriculumNursing InformaticsHigher EducationCurriculum Este estudo descritivo objetivou verificar a inserção de disciplinas relacionadas à informática nos cursos de graduação em Enfermagem, de instituições de ensino superior federais e estaduais brasileiras. Os cursos de graduação foram localizados pelo sistema e-MEC. A busca da grade curricular dos campi que ofereciam o curso de Enfermagem foi realizada pela internet, identificando-se disciplinas relacionadas à informática. Foram localizadas 81 instituições de ensino superior e 123 campi. Apenas 100 campi disponibilizavam a grade curricular na internet e, desses, 35 campi ofereciam a disciplina. A maior proporção ocorreu na Região Nordeste (46,1%) e, a menor, na Região Norte (8,6%). A disciplina é oferecida em maior frequência como eletiva (57%), no primeiro e segundo ano do curso (80%) e com carga horária média de 47 horas-aula. A baixa oferta da disciplina na graduação contraria as tendências do mercado de trabalho e das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem. This descriptive study aimed to verify the inclusion of subjects about informatics in undergraduate nursing programs at Brazilian (state and federal) public education institutions. The programs were located through the e-MEC system. The Internet was used to search for the curricula of the campuses offering the nursing program and identify subjects related to informatics. Eighty-one higher education institutions and 123 campuses were located. Only 100 campuses provided the curriculum on the Internet, 35 of which offered the subject. The highest proportion occurred in the Northeast (46.1%) and the lowest in the North (8.6%). The subject is mostly offered as an elective discipline (57%) in the first and second year (80%), with an average workload of 47 classroom hours. The low supply of this undergraduate subject goes against job market trends and the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Nursing Programs. Este estudio descriptivo objetivó verificar la inclusión de disciplinas relacionadas a la informática en los cursos de graduación en enfermería de instituciones de enseñanza superior federales y estatales brasileñas. Los cursos de graduación fueron localizados por el sistema e-MEC. La búsqueda del plan de estudios de los campus que ofrecían el curso de enfermería fue realizada por la internet, identificando disciplinas relacionadas a la informática. Fueron localizadas 81 instituciones de enseñanza superior y 123 campus. Apenas 100 campus disponen el plan de estudios en la internet y, de estos, 35 campus ofrecían la disciplina. La mayor proporción ocurrió en la región noreste (46,1%) y, la menor, en la región norte (8,6%). La disciplina es ofrecida con mayor frecuencia como electiva (57%), en el primero y segundo año del curso (80%), con carga horaria promedio de 47 horas-clase. La baja oferta de la disciplina en la graduación contraría las tendencias del mercado de trabajo y de las Directrices Curriculares Nacionales del Curso de Graduación en Enfermería. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/445510.1590/S0104-11692011000600015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 6 (2011); 1385-1390 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 6 (2011); 1385-1390 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 6 (2011); 1385-1390 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5906https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5907https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5908Sanches, Luiz Miguel PicelliJensen, RodrigoMonteiro, Maria InêsLopes, Maria Helena Baena de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T14:02:44Zoai:revistas.usp.br:article/4455Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T14:02:44Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions
Ensino da informática na graduação em Enfermagem de instituições públicas Brasileiras
Enseñanza de informática en la graduación en enfermería de instituciones públicas Brasileñas
title Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions
spellingShingle Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions
Sanches, Luiz Miguel Picelli
Informática em Enfermagem
Educação Superior
Currículo
Informática Aplicada a la Enfermería
Educación Superior
Curriculum
Nursing Informatics
Higher Education
Curriculum
title_short Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions
title_full Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions
title_fullStr Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions
title_full_unstemmed Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions
title_sort Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions
author Sanches, Luiz Miguel Picelli
author_facet Sanches, Luiz Miguel Picelli
Jensen, Rodrigo
Monteiro, Maria Inês
Lopes, Maria Helena Baena de Moraes
author_role author
author2 Jensen, Rodrigo
Monteiro, Maria Inês
Lopes, Maria Helena Baena de Moraes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Luiz Miguel Picelli
Jensen, Rodrigo
Monteiro, Maria Inês
Lopes, Maria Helena Baena de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Informática em Enfermagem
Educação Superior
Currículo
Informática Aplicada a la Enfermería
Educación Superior
Curriculum
Nursing Informatics
Higher Education
Curriculum
topic Informática em Enfermagem
Educação Superior
Currículo
Informática Aplicada a la Enfermería
Educación Superior
Curriculum
Nursing Informatics
Higher Education
Curriculum
description Este estudo descritivo objetivou verificar a inserção de disciplinas relacionadas à informática nos cursos de graduação em Enfermagem, de instituições de ensino superior federais e estaduais brasileiras. Os cursos de graduação foram localizados pelo sistema e-MEC. A busca da grade curricular dos campi que ofereciam o curso de Enfermagem foi realizada pela internet, identificando-se disciplinas relacionadas à informática. Foram localizadas 81 instituições de ensino superior e 123 campi. Apenas 100 campi disponibilizavam a grade curricular na internet e, desses, 35 campi ofereciam a disciplina. A maior proporção ocorreu na Região Nordeste (46,1%) e, a menor, na Região Norte (8,6%). A disciplina é oferecida em maior frequência como eletiva (57%), no primeiro e segundo ano do curso (80%) e com carga horária média de 47 horas-aula. A baixa oferta da disciplina na graduação contraria as tendências do mercado de trabalho e das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455
10.1590/S0104-11692011000600015
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692011000600015
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5906
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5907
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455/5908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 6 (2011); 1385-1390
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 6 (2011); 1385-1390
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 6 (2011); 1385-1390
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222845915103232