Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Beretta, Maria Isabel Ruiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41497
Resumo: O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada pelas autoras enquanto participantes do processo de construção do projeto pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. É feita uma apresentação do curso, e os aspectos relativos à nova proposta são brevemente relatados no que tange ao perfil do profissional enfermeiro e à estrutura das disciplinas distribuídas em módulos. Procura contextualizar a construção coletiva e as dificuldades relacionadas ao processo de reformulação curricular. A proposta de currículo integrado deverá ser implementada no ano de 2005, representando um esforço comum dos docentes do curso na busca da articulação da teoria e prática sem fragmentação. Fica explícito que para o sucesso da implementação do novo projeto pedagógico serão necessários esforços por parte dos docentes, alunos e estrutura administrativa da universidade, visando a encontrar caminhos que apontem a superação das dificuldades.
id USP-24_d85a736ac96319ff77b16eb2b78f32bf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41497
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagemParticipando de la construcción de un proyecto pedagógico de enfermeríaParticipating in the construction of a teaching project for nursingCurriculumEducationhighernursingCurriculumEducación superiorEducación en enfermeríaCurrículoEducação superiorEducação em enfermagemO presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada pelas autoras enquanto participantes do processo de construção do projeto pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. É feita uma apresentação do curso, e os aspectos relativos à nova proposta são brevemente relatados no que tange ao perfil do profissional enfermeiro e à estrutura das disciplinas distribuídas em módulos. Procura contextualizar a construção coletiva e as dificuldades relacionadas ao processo de reformulação curricular. A proposta de currículo integrado deverá ser implementada no ano de 2005, representando um esforço comum dos docentes do curso na busca da articulação da teoria e prática sem fragmentação. Fica explícito que para o sucesso da implementação do novo projeto pedagógico serão necessários esforços por parte dos docentes, alunos e estrutura administrativa da universidade, visando a encontrar caminhos que apontem a superação das dificuldades.The aim of the present paper is to report the authors' experience in the construction process of the teaching project for the Nursing Course at the Federal University of São Carlos. The study presents the course and the aspects related to the new proposal concerning the professional nurse profile, and the structure of the subjects distributed in modules are briefly reported. The collective construction and the difficulties regarding the curriculum reformulation process are placed in context. The integrated curriculum proposal should become effective in 2005, which will bring about the efforts of teachers in their search for the articulation of theory and practice without fragmentation. In order to succeed, the new teaching project will require efforts from teachers, students and the university administrative staff so that paths to overcome upcoming difficulties can be found.En el presente estudio el objetivo fue relatar la experiencia vivenciada por las autoras como participantes del proceso de construcción del proyecto pedagógico del Pregrado de Enfermería de la Universidad Federal de San Carlos. Se realiza una presentación del Pregrado y, los aspectos relativos a la nueva propuesta, son brevemente relatados en lo que atañe al perfil del profesional enfermero y a la estructura de las disciplinas distribuidas en módulos. Procura contextualizar la construcción colectiva y las dificultades relacionadas al proceso de reformulación curricular. La propuesta de currículum integrado deberá ser implementada en el año 2005, representando un esfuerzo común de los docentes del Pregrado en la búsqueda de la articulación de la teoría y la práctica sin fragmentación. Queda explícito que para el suceso de la implementación del nuevo proyecto pedagógico serán necesarios esfuerzos por parte de los docentes, alumnos y estructura administrativa de la universidad, visando encontrar caminos que apunten la superación de las dificultades.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4149710.1590/S0080-62342005000400010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 4 (2005); 437-442Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 4 (2005); 437-442Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 4 (2005); 437-4421980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41497/45089http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZem-Mascarenhas, Silvia HelenaBeretta, Maria Isabel Ruiz2012-08-31T20:33:54Zoai:revistas.usp.br:article/41497Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:33:54Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem
Participando de la construcción de un proyecto pedagógico de enfermería
Participating in the construction of a teaching project for nursing
title Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem
spellingShingle Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem
Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Curriculum
Education
higher
nursing
Curriculum
Educación superior
Educación en enfermería
Currículo
Educação superior
Educação em enfermagem
title_short Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem
title_full Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem
title_fullStr Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem
title_full_unstemmed Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem
title_sort Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem
author Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
author_facet Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Beretta, Maria Isabel Ruiz
author_role author
author2 Beretta, Maria Isabel Ruiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Beretta, Maria Isabel Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum
Education
higher
nursing
Curriculum
Educación superior
Educación en enfermería
Currículo
Educação superior
Educação em enfermagem
topic Curriculum
Education
higher
nursing
Curriculum
Educación superior
Educación en enfermería
Currículo
Educação superior
Educação em enfermagem
description O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada pelas autoras enquanto participantes do processo de construção do projeto pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. É feita uma apresentação do curso, e os aspectos relativos à nova proposta são brevemente relatados no que tange ao perfil do profissional enfermeiro e à estrutura das disciplinas distribuídas em módulos. Procura contextualizar a construção coletiva e as dificuldades relacionadas ao processo de reformulação curricular. A proposta de currículo integrado deverá ser implementada no ano de 2005, representando um esforço comum dos docentes do curso na busca da articulação da teoria e prática sem fragmentação. Fica explícito que para o sucesso da implementação do novo projeto pedagógico serão necessários esforços por parte dos docentes, alunos e estrutura administrativa da universidade, visando a encontrar caminhos que apontem a superação das dificuldades.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41497
10.1590/S0080-62342005000400010
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41497
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342005000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41497/45089
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 4 (2005); 437-442
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 4 (2005); 437-442
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 4 (2005); 437-442
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221732761501696