Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41497 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada pelas autoras enquanto participantes do processo de construção do projeto pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. É feita uma apresentação do curso, e os aspectos relativos à nova proposta são brevemente relatados no que tange ao perfil do profissional enfermeiro e à estrutura das disciplinas distribuídas em módulos. Procura contextualizar a construção coletiva e as dificuldades relacionadas ao processo de reformulação curricular. A proposta de currículo integrado deverá ser implementada no ano de 2005, representando um esforço comum dos docentes do curso na busca da articulação da teoria e prática sem fragmentação. Fica explícito que para o sucesso da implementação do novo projeto pedagógico serão necessários esforços por parte dos docentes, alunos e estrutura administrativa da universidade, visando a encontrar caminhos que apontem a superação das dificuldades. |
id |
USP-24_d85a736ac96319ff77b16eb2b78f32bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41497 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagemParticipando de la construcción de un proyecto pedagógico de enfermeríaParticipating in the construction of a teaching project for nursingCurriculumEducationhighernursingCurriculumEducación superiorEducación en enfermeríaCurrículoEducação superiorEducação em enfermagemO presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada pelas autoras enquanto participantes do processo de construção do projeto pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. É feita uma apresentação do curso, e os aspectos relativos à nova proposta são brevemente relatados no que tange ao perfil do profissional enfermeiro e à estrutura das disciplinas distribuídas em módulos. Procura contextualizar a construção coletiva e as dificuldades relacionadas ao processo de reformulação curricular. A proposta de currículo integrado deverá ser implementada no ano de 2005, representando um esforço comum dos docentes do curso na busca da articulação da teoria e prática sem fragmentação. Fica explícito que para o sucesso da implementação do novo projeto pedagógico serão necessários esforços por parte dos docentes, alunos e estrutura administrativa da universidade, visando a encontrar caminhos que apontem a superação das dificuldades.The aim of the present paper is to report the authors' experience in the construction process of the teaching project for the Nursing Course at the Federal University of São Carlos. The study presents the course and the aspects related to the new proposal concerning the professional nurse profile, and the structure of the subjects distributed in modules are briefly reported. The collective construction and the difficulties regarding the curriculum reformulation process are placed in context. The integrated curriculum proposal should become effective in 2005, which will bring about the efforts of teachers in their search for the articulation of theory and practice without fragmentation. In order to succeed, the new teaching project will require efforts from teachers, students and the university administrative staff so that paths to overcome upcoming difficulties can be found.En el presente estudio el objetivo fue relatar la experiencia vivenciada por las autoras como participantes del proceso de construcción del proyecto pedagógico del Pregrado de Enfermería de la Universidad Federal de San Carlos. Se realiza una presentación del Pregrado y, los aspectos relativos a la nueva propuesta, son brevemente relatados en lo que atañe al perfil del profesional enfermero y a la estructura de las disciplinas distribuidas en módulos. Procura contextualizar la construcción colectiva y las dificultades relacionadas al proceso de reformulación curricular. La propuesta de currículum integrado deberá ser implementada en el año 2005, representando un esfuerzo común de los docentes del Pregrado en la búsqueda de la articulación de la teoría y la práctica sin fragmentación. Queda explícito que para el suceso de la implementación del nuevo proyecto pedagógico serán necesarios esfuerzos por parte de los docentes, alumnos y estructura administrativa de la universidad, visando encontrar caminos que apunten la superación de las dificultades.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4149710.1590/S0080-62342005000400010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 4 (2005); 437-442Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 4 (2005); 437-442Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 4 (2005); 437-4421980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41497/45089http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZem-Mascarenhas, Silvia HelenaBeretta, Maria Isabel Ruiz2012-08-31T20:33:54Zoai:revistas.usp.br:article/41497Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:33:54Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem Participando de la construcción de un proyecto pedagógico de enfermería Participating in the construction of a teaching project for nursing |
title |
Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem |
spellingShingle |
Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem Zem-Mascarenhas, Silvia Helena Curriculum Education higher nursing Curriculum Educación superior Educación en enfermería Currículo Educação superior Educação em enfermagem |
title_short |
Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem |
title_full |
Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem |
title_fullStr |
Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem |
title_full_unstemmed |
Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem |
title_sort |
Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem |
author |
Zem-Mascarenhas, Silvia Helena |
author_facet |
Zem-Mascarenhas, Silvia Helena Beretta, Maria Isabel Ruiz |
author_role |
author |
author2 |
Beretta, Maria Isabel Ruiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zem-Mascarenhas, Silvia Helena Beretta, Maria Isabel Ruiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculum Education higher nursing Curriculum Educación superior Educación en enfermería Currículo Educação superior Educação em enfermagem |
topic |
Curriculum Education higher nursing Curriculum Educación superior Educación en enfermería Currículo Educação superior Educação em enfermagem |
description |
O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada pelas autoras enquanto participantes do processo de construção do projeto pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. É feita uma apresentação do curso, e os aspectos relativos à nova proposta são brevemente relatados no que tange ao perfil do profissional enfermeiro e à estrutura das disciplinas distribuídas em módulos. Procura contextualizar a construção coletiva e as dificuldades relacionadas ao processo de reformulação curricular. A proposta de currículo integrado deverá ser implementada no ano de 2005, representando um esforço comum dos docentes do curso na busca da articulação da teoria e prática sem fragmentação. Fica explícito que para o sucesso da implementação do novo projeto pedagógico serão necessários esforços por parte dos docentes, alunos e estrutura administrativa da universidade, visando a encontrar caminhos que apontem a superação das dificuldades. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41497 10.1590/S0080-62342005000400010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41497 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342005000400010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41497/45089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 4 (2005); 437-442 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 4 (2005); 437-442 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 4 (2005); 437-442 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221732761501696 |