Tutorial programs for nursing courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.1590/S0104-11692002000500015 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1711 |
Resumo: | A implementação dos Projetos Político-Pedagógicos, impulsionada pelas políticas de educação e saúde, gerou a necessidade de incorporar à matriz curricular vários programas para atender aos interesses e necessidades emanados dos cursos de graduação. Um deles é o Programa Tutorial, destinado a amparar o aluno como sujeito da educação e do cuidado. Nessa perspectiva, este estudo objetiva contribuir com a proposição e avaliação de um modelo tutorial, que possa preencher as lacunas detectadas no processo de construção dos Projetos Político-Pedagógicos. Para tanto, o artigo descreve o modelo teórico idealizado, com vistas a sua inclusão nos cursos de graduação. |
id |
USP-38_7d407dbfa5efb3fcbe1cb7eaccf9e525 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1711 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
spelling |
Tutorial programs for nursing coursesProgramas tutoriais para os cursos de enfermagemProgramas tutoriales para los cursos de enfermeríaenfermagemcurrículoenfermeríacurrículonursingcurriculumA implementação dos Projetos Político-Pedagógicos, impulsionada pelas políticas de educação e saúde, gerou a necessidade de incorporar à matriz curricular vários programas para atender aos interesses e necessidades emanados dos cursos de graduação. Um deles é o Programa Tutorial, destinado a amparar o aluno como sujeito da educação e do cuidado. Nessa perspectiva, este estudo objetiva contribuir com a proposição e avaliação de um modelo tutorial, que possa preencher as lacunas detectadas no processo de construção dos Projetos Político-Pedagógicos. Para tanto, o artigo descreve o modelo teórico idealizado, com vistas a sua inclusão nos cursos de graduação.The implementation of political-pedagogical projects, encouraged by health and education policies, generated the need to incorporate in nursing curricula several programs to attend the interests and necessities of undergraduate courses. One of these is the Tutorial Program that aims at considering the student as the subject of the education and care. In this way, this study aimed at contributing to the evaluation of a tutorial model in order to fill in gaps found in the process of construction of political-pedagogical projects. Therefore, the article describes the idealized theoretical model with the purpose to include it in undergraduate nursing programs.La implementación de los proyectos político-pedagógicos, impulsados por las políticas de educación y salud, generó la necesidad de incorporar a la matriz curricular varios programas para atender los intereses y necesidades que surgieron de los cursos de formación universitaria. Uno de ellos es el Programa Tutor, destinado a amparar al alumno como sujeto principal de la educación y del cuidado. En ésta perspectiva, este estudio tiene por objetivo contribuir con la proposición y evaluación de un modelo tutorial, que pueda llenar los vacíos detectados en el proceso de la construcción de los Proyectos político-pedagógicos. Para esto, este articulo describe el modelo teórico idealizado, con la perspectiva de ser incluido en los cursos de pregrado.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/171110.1590/S0104-11692002000500015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 5 (2002); 721-726Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 5 (2002); 721-726Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 5 (2002); 721-7261518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1711/1756Saupe, RositaGeib, Lorena Teresinha Consalterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:37:59Zoai:revistas.usp.br:article/1711Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:37:59Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tutorial programs for nursing courses Programas tutoriais para os cursos de enfermagem Programas tutoriales para los cursos de enfermería |
title |
Tutorial programs for nursing courses |
spellingShingle |
Tutorial programs for nursing courses Tutorial programs for nursing courses Saupe, Rosita enfermagem currículo enfermería currículo nursing curriculum Saupe, Rosita enfermagem currículo enfermería currículo nursing curriculum |
title_short |
Tutorial programs for nursing courses |
title_full |
Tutorial programs for nursing courses |
title_fullStr |
Tutorial programs for nursing courses Tutorial programs for nursing courses |
title_full_unstemmed |
Tutorial programs for nursing courses Tutorial programs for nursing courses |
title_sort |
Tutorial programs for nursing courses |
author |
Saupe, Rosita |
author_facet |
Saupe, Rosita Saupe, Rosita Geib, Lorena Teresinha Consalter Geib, Lorena Teresinha Consalter |
author_role |
author |
author2 |
Geib, Lorena Teresinha Consalter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saupe, Rosita Geib, Lorena Teresinha Consalter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem currículo enfermería currículo nursing curriculum |
topic |
enfermagem currículo enfermería currículo nursing curriculum |
description |
A implementação dos Projetos Político-Pedagógicos, impulsionada pelas políticas de educação e saúde, gerou a necessidade de incorporar à matriz curricular vários programas para atender aos interesses e necessidades emanados dos cursos de graduação. Um deles é o Programa Tutorial, destinado a amparar o aluno como sujeito da educação e do cuidado. Nessa perspectiva, este estudo objetiva contribuir com a proposição e avaliação de um modelo tutorial, que possa preencher as lacunas detectadas no processo de construção dos Projetos Político-Pedagógicos. Para tanto, o artigo descreve o modelo teórico idealizado, com vistas a sua inclusão nos cursos de graduação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1711 10.1590/S0104-11692002000500015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1711 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692002000500015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1711/1756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 5 (2002); 721-726 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 5 (2002); 721-726 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 5 (2002); 721-726 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1822233132560023552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-11692002000500015 |