Tutorial programs for nursing courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saupe, Rosita
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Geib, Lorena Teresinha Consalter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1711
Resumo: A implementação dos Projetos Político-Pedagógicos, impulsionada pelas políticas de educação e saúde, gerou a necessidade de incorporar à matriz curricular vários programas para atender aos interesses e necessidades emanados dos cursos de graduação. Um deles é o Programa Tutorial, destinado a amparar o aluno como sujeito da educação e do cuidado. Nessa perspectiva, este estudo objetiva contribuir com a proposição e avaliação de um modelo tutorial, que possa preencher as lacunas detectadas no processo de construção dos Projetos Político-Pedagógicos. Para tanto, o artigo descreve o modelo teórico idealizado, com vistas a sua inclusão nos cursos de graduação.
id USP-38_7d407dbfa5efb3fcbe1cb7eaccf9e525
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1711
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Tutorial programs for nursing coursesProgramas tutoriais para os cursos de enfermagemProgramas tutoriales para los cursos de enfermeríaenfermagemcurrículoenfermeríacurrículonursingcurriculumA implementação dos Projetos Político-Pedagógicos, impulsionada pelas políticas de educação e saúde, gerou a necessidade de incorporar à matriz curricular vários programas para atender aos interesses e necessidades emanados dos cursos de graduação. Um deles é o Programa Tutorial, destinado a amparar o aluno como sujeito da educação e do cuidado. Nessa perspectiva, este estudo objetiva contribuir com a proposição e avaliação de um modelo tutorial, que possa preencher as lacunas detectadas no processo de construção dos Projetos Político-Pedagógicos. Para tanto, o artigo descreve o modelo teórico idealizado, com vistas a sua inclusão nos cursos de graduação.The implementation of political-pedagogical projects, encouraged by health and education policies, generated the need to incorporate in nursing curricula several programs to attend the interests and necessities of undergraduate courses. One of these is the Tutorial Program that aims at considering the student as the subject of the education and care. In this way, this study aimed at contributing to the evaluation of a tutorial model in order to fill in gaps found in the process of construction of political-pedagogical projects. Therefore, the article describes the idealized theoretical model with the purpose to include it in undergraduate nursing programs.La implementación de los proyectos político-pedagógicos, impulsados por las políticas de educación y salud, generó la necesidad de incorporar a la matriz curricular varios programas para atender los intereses y necesidades que surgieron de los cursos de formación universitaria. Uno de ellos es el Programa Tutor, destinado a amparar al alumno como sujeto principal de la educación y del cuidado. En ésta perspectiva, este estudio tiene por objetivo contribuir con la proposición y evaluación de un modelo tutorial, que pueda llenar los vacíos detectados en el proceso de la construcción de los Proyectos político-pedagógicos. Para esto, este articulo describe el modelo teórico idealizado, con la perspectiva de ser incluido en los cursos de pregrado.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/171110.1590/S0104-11692002000500015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 5 (2002); 721-726Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 5 (2002); 721-726Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 5 (2002); 721-7261518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1711/1756Saupe, RositaGeib, Lorena Teresinha Consalterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:37:59Zoai:revistas.usp.br:article/1711Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:37:59Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tutorial programs for nursing courses
Programas tutoriais para os cursos de enfermagem
Programas tutoriales para los cursos de enfermería
title Tutorial programs for nursing courses
spellingShingle Tutorial programs for nursing courses
Saupe, Rosita
enfermagem
currículo
enfermería
currículo
nursing
curriculum
title_short Tutorial programs for nursing courses
title_full Tutorial programs for nursing courses
title_fullStr Tutorial programs for nursing courses
title_full_unstemmed Tutorial programs for nursing courses
title_sort Tutorial programs for nursing courses
author Saupe, Rosita
author_facet Saupe, Rosita
Geib, Lorena Teresinha Consalter
author_role author
author2 Geib, Lorena Teresinha Consalter
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saupe, Rosita
Geib, Lorena Teresinha Consalter
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
currículo
enfermería
currículo
nursing
curriculum
topic enfermagem
currículo
enfermería
currículo
nursing
curriculum
description A implementação dos Projetos Político-Pedagógicos, impulsionada pelas políticas de educação e saúde, gerou a necessidade de incorporar à matriz curricular vários programas para atender aos interesses e necessidades emanados dos cursos de graduação. Um deles é o Programa Tutorial, destinado a amparar o aluno como sujeito da educação e do cuidado. Nessa perspectiva, este estudo objetiva contribuir com a proposição e avaliação de um modelo tutorial, que possa preencher as lacunas detectadas no processo de construção dos Projetos Político-Pedagógicos. Para tanto, o artigo descreve o modelo teórico idealizado, com vistas a sua inclusão nos cursos de graduação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1711
10.1590/S0104-11692002000500015
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1711
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692002000500015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1711/1756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 5 (2002); 721-726
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 5 (2002); 721-726
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 5 (2002); 721-726
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222838499573760