Background and managerial practice of nurses: paths for transforming praxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gomes, Elizabeth Laus Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16920
Resumo: Pesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva dialética, cujo objetivo foi analisar as demandas e as expectativas oriundas do cenário das práticas gerenciais, face ao Projeto Pedagógico e às estratégias que favoreçam ou não a práxis transformadora. Envolveu 11 alunos, 12 docentes e 12 enfermeiros de serviço, partícipes do processo ensino-aprendizagem do saber gerencial, no espaço intercessor, nos campos de prática e dos estágios curriculares, no ambiente hospitalar e nos serviços básicos de saúde e do curso de graduação em enfermagem, de uma Instituição Federal de Ensino Superior, da cidade de Alfenas, MG. Utilizou-se da técnica de coleta por grupo focal e da análise de conteúdo, subsidiada por duas grandes vertentes: formação e atuação. Os resultados apontam que a formação e a práxis do enfermeiro devem transitar entre os processos de trabalho nas dimensões cuidadora, gerencial, educativa e de investigação científica, construindo caminhos para o desenvolvimento de competências, com maior interação ensino e serviço, em atenção às Diretrizes Curriculares Nacionais atuais.
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spelling Background and managerial practice of nurses: paths for transforming praxisA formação e a prática gerencial do enfermeiro: caminhos para a práxis transformadoraLa formación y la práctica gerencial del enfermero: caminos para una praxis transformadoraeducationnursingprofessional practiceprofessional competencemanagementeducación en enfermeríapráctica profesionalcompetencia profesionalgerenciaeducação em enfermagemprática profissionalcompetência profissionalgerênciaPesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva dialética, cujo objetivo foi analisar as demandas e as expectativas oriundas do cenário das práticas gerenciais, face ao Projeto Pedagógico e às estratégias que favoreçam ou não a práxis transformadora. Envolveu 11 alunos, 12 docentes e 12 enfermeiros de serviço, partícipes do processo ensino-aprendizagem do saber gerencial, no espaço intercessor, nos campos de prática e dos estágios curriculares, no ambiente hospitalar e nos serviços básicos de saúde e do curso de graduação em enfermagem, de uma Instituição Federal de Ensino Superior, da cidade de Alfenas, MG. Utilizou-se da técnica de coleta por grupo focal e da análise de conteúdo, subsidiada por duas grandes vertentes: formação e atuação. Os resultados apontam que a formação e a práxis do enfermeiro devem transitar entre os processos de trabalho nas dimensões cuidadora, gerencial, educativa e de investigação científica, construindo caminhos para o desenvolvimento de competências, com maior interação ensino e serviço, em atenção às Diretrizes Curriculares Nacionais atuais.Se trata de una investigación con enfoque cualitativo dentro de la perspectiva dialéctica; siendo el objetivo analizar las demandas y las expectativas de las prácticas gerenciales frente al Proyecto Pedagógico, así como las estrategias que favorecen la praxis transformadora. Participaron 11 alumnos, 12 docentes y 12 enfermeros del servicio, participantes del proceso enseñanza- aprendizaje en el saber gerencial del curso de Pre-grado en Enfermería de la Institución Federal de Enseñanza Superior de Alfenas-MG, en el lugar de intervención, en los campos prácticos y práctico curriculares del hospital dentro los servicios básicos. La recolección de datos fue a través del grupo focal y el análisis de contenido fue subsidiado por dos grandes vertientes: formación y actuación. Los resultados indican que la formación y la praxis del enfermero deben establecerse a través de procesos de trabajo en las dimensiones de cuidado, gerencial, educativa e investigativa, construyendo caminos para el desarrollo de competencias, enfatizando una mayor interacción entre la enseñanza y el servicio, de acuerdo con las actuales Directrices Nacionales Curriculares.Qualitative research using a dialectics view; the objective is to analyze the demands and the expectations from the setting of managerial practices in view of the Pedagogical Project and the strategies which may or may not favor the transforming praxis. It involves 11 students, 12 professors, and 12 service nurses who are the participants in the teaching-learning process of managerial knowledge, in the interceding space, in the fields of practice and in the curricular training programs, both in the hospital environment and in the basic health services and of the Nursing graduation course from a Federal University, from the city of Alfenas-MG. It uses the collecting technique by focal group and the analysis of the contents is subsided by two great discussions: background and work. The results point that the nurse's background and praxis must go through the work processes in the caring, managerial and educative dimensions as well as in the scientific investigation, building paths for the development of competences, in the teaching and service interaction, following the current National Curriculum Guidelines.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2008-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1692010.1590/S0104-11692008000100012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 n. 1 (2008); 71-77Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 Núm. 1 (2008); 71-77Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 No. 1 (2008); 71-771518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16920/18705https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16920/18706https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16920/18707Resck, Zélia Marilda RodriguesGomes, Elizabeth Laus Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T13:34:23Zoai:revistas.usp.br:article/16920Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-22T13:34:23Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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