Análise dos fatores relacionados à reprovação acadêmica na formação do enfermeiro: estudo de método misto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Silva, George
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aredes, Natália Del’Angelo, Galdino-Júnior, Hélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185012
Resumo: Objetivo: avaliar a frequência e fatores associados à reprovação entre estudantes de enfermagem. Método: estudo descritivo, transversal, delineado pelo método misto convergente. Participaram 88 estudantes de enfermagem de uma universidade pública brasileira. Para avaliação da adaptação acadêmica utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas Reduzido. A associação das variáveis do estudo com a reprovação foi verificada por análise bivariada. Resultados: a frequência de reprovações na amostra foi de 68,2%, reincidentes na mesma disciplina em 39,8%, com os fatores associados: idade maior ou igual a 22 anos (p=0,015), renda familiar inferior a 2 salários mínimos (p=0,019) e defasagem no fluxo curricular (p<0,001). Disciplinas com maiores frequências de reprovações são da área básica, ministradas nos dois primeiros anos do curso e comuns aos cursos da saúde. Estudantes sem reprovações apresentaram melhor percepção de bem-estar físico e psicológico (p=0,002), bom relacionamento interpessoal (p=0,017) e comportamentos de estudo mais assertivos (p=0,005). Questões pessoais, relacionadas ao estudo e institucionais foram motivadores apontados. Conclusão: os resultados revelam alto índice de reprovações, sobretudo na área básica. Foi encontrada associação entre reprovações e saúde mental dos estudantes de enfermagem durante seu processo de formação, e foram apontadas dificuldades que podem culminar com a taxa de insucesso no fluxo curricular.
id USP-38_403aa34c79c8d8deb8bea588e948679b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185012
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Análise dos fatores relacionados à reprovação acadêmica na formação do enfermeiro: estudo de método mistoAnalysis of the factors related to academic disapproval in the education of nurses: A mixed-method studyAnálisis de los factores relacionados con la reprobación académica en la educación de Enfermería: un estudio de método mixtoNursing StudentsNursing EducationAcademic SuccesAcademic FailureAcademic PerformanceNursingEstudiantes de EnfermeríaEducación en EnfermeríaÉxito AcadémicoFracaso EscolarRendimiento AcadémicoEnfermeríaEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemSucesso AcadêmicoFracasso AcadêmicoDesempenho AcadêmicoEnfermagemObjetivo: avaliar a frequência e fatores associados à reprovação entre estudantes de enfermagem. Método: estudo descritivo, transversal, delineado pelo método misto convergente. Participaram 88 estudantes de enfermagem de uma universidade pública brasileira. Para avaliação da adaptação acadêmica utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas Reduzido. A associação das variáveis do estudo com a reprovação foi verificada por análise bivariada. Resultados: a frequência de reprovações na amostra foi de 68,2%, reincidentes na mesma disciplina em 39,8%, com os fatores associados: idade maior ou igual a 22 anos (p=0,015), renda familiar inferior a 2 salários mínimos (p=0,019) e defasagem no fluxo curricular (p<0,001). Disciplinas com maiores frequências de reprovações são da área básica, ministradas nos dois primeiros anos do curso e comuns aos cursos da saúde. Estudantes sem reprovações apresentaram melhor percepção de bem-estar físico e psicológico (p=0,002), bom relacionamento interpessoal (p=0,017) e comportamentos de estudo mais assertivos (p=0,005). Questões pessoais, relacionadas ao estudo e institucionais foram motivadores apontados. Conclusão: os resultados revelam alto índice de reprovações, sobretudo na área básica. Foi encontrada associação entre reprovações e saúde mental dos estudantes de enfermagem durante seu processo de formação, e foram apontadas dificuldades que podem culminar com a taxa de insucesso no fluxo curricular.Objetivo: evaluar la frecuencia y los factores asociados a la reprobación entre estudiantes de Enfermería. Método: estudio descriptivo y transversal, delineado por el método mixto convergente. Participaron 88 estudiantes de Enfermería de una universidad pública brasileña. Para evaluar la adaptación académica se utilizó el Cuestionario de Experiencias Académicas Reducidas. La asociación de las variables de estudio con la reprobación se verificó mediante análisis bivariado. Resultados: la frecuencia de reprobaciones en la muestra fue del 68,2%, siendo el 39,8% recurrente en la misma asignatura, con los siguientes factores asociados: edad mayor o igual a 22 años (p=0,015), ingreso familiar por debajo de 2 salarios mínimos (p=0,019) y desfase en el flujo curricular (p<0,001). Las asignaturas con mayor frecuencia de reprobación se encuentran en el campo básico, se imparten en los dos primeros años del curso y son comunes a los cursos de salud. Los estudiantes sin reprobaciones tuvieron una mejor percepción del bienestar físico y psicológico (p=0,002), buenas relaciones interpersonales (p=0,017) y conductas de estudio más asertivas (p=0,005). Cuestiones personales, relacionadas con el estudio e institucionales fueron motivadores señalados. Conclusión: los resultados muestran un elevado índice de reprobaciones, especialmente en el campo básico. Se encontró una asociación entre reprobaciones y la salud mental de los estudiantes de Enfermería durante su proceso de formación, y se señalaron dificultades que pueden culminar en el índice de reprobaciones en el flujo curricular.Objective: to evaluate the frequency and factors associated to disapproval among nursing students. Method: a descriptive and cross-sectional study, outlined by the convergent mixed method. A total of 88 nursing students of a Brazilian public university took part. The Reduced Academic Experiences Questionnaire was used for evaluating academic adaptation. The association of the variables in the study with disapproval was verified by bivariate analysis. Results: the frequency of disapprovals in the sample was 68.2%, recurrences in the same discipline in 39.8%, with the associated factors: age over or equal to 22 years old (p=0.015), family income below 2 minimum wages (p=0.019) and lag in the curricular flow (p<0.001). Disciplines with higher frequencies of disapprovals are of the basic area, taught in the first two years of the course and common to the health courses. Students without disapprovals had better perception of physical and psychological well-being (p=0.002), good interpersonal relationships (p=0.017) and more assertive study behaviors (p=0.005). Personal, study-related and institutional issues were motivating. Conclusion: the results reveal a high rate of disapproval, especially in the basic area. An association was found between disapprovals and mental health for nursing students during their education process, and difficulties were pointed out that can culminate with the disapproval rate in the curricular flow.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18501210.1590/1518-8345.4458.3411Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3411Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3411Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34111518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185012/171190https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185012/171189https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185012/171191Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira-Silva, GeorgeAredes, Natália Del’AngeloGaldino-Júnior, Hélio2021-05-18T16:09:20Zoai:revistas.usp.br:article/185012Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-18T16:09:20Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos fatores relacionados à reprovação acadêmica na formação do enfermeiro: estudo de método misto
Analysis of the factors related to academic disapproval in the education of nurses: A mixed-method study
Análisis de los factores relacionados con la reprobación académica en la educación de Enfermería: un estudio de método mixto
title Análise dos fatores relacionados à reprovação acadêmica na formação do enfermeiro: estudo de método misto
spellingShingle Análise dos fatores relacionados à reprovação acadêmica na formação do enfermeiro: estudo de método misto
Oliveira-Silva, George
Nursing Students
Nursing Education
Academic Succes
Academic Failure
Academic Performance
Nursing
Estudiantes de Enfermería
Educación en Enfermería
Éxito Académico
Fracaso Escolar
Rendimiento Académico
Enfermería
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Sucesso Acadêmico
Fracasso Acadêmico
Desempenho Acadêmico
Enfermagem
title_short Análise dos fatores relacionados à reprovação acadêmica na formação do enfermeiro: estudo de método misto
title_full Análise dos fatores relacionados à reprovação acadêmica na formação do enfermeiro: estudo de método misto
title_fullStr Análise dos fatores relacionados à reprovação acadêmica na formação do enfermeiro: estudo de método misto
title_full_unstemmed Análise dos fatores relacionados à reprovação acadêmica na formação do enfermeiro: estudo de método misto
title_sort Análise dos fatores relacionados à reprovação acadêmica na formação do enfermeiro: estudo de método misto
author Oliveira-Silva, George
author_facet Oliveira-Silva, George
Aredes, Natália Del’Angelo
Galdino-Júnior, Hélio
author_role author
author2 Aredes, Natália Del’Angelo
Galdino-Júnior, Hélio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira-Silva, George
Aredes, Natália Del’Angelo
Galdino-Júnior, Hélio
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing Students
Nursing Education
Academic Succes
Academic Failure
Academic Performance
Nursing
Estudiantes de Enfermería
Educación en Enfermería
Éxito Académico
Fracaso Escolar
Rendimiento Académico
Enfermería
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Sucesso Acadêmico
Fracasso Acadêmico
Desempenho Acadêmico
Enfermagem
topic Nursing Students
Nursing Education
Academic Succes
Academic Failure
Academic Performance
Nursing
Estudiantes de Enfermería
Educación en Enfermería
Éxito Académico
Fracaso Escolar
Rendimiento Académico
Enfermería
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Sucesso Acadêmico
Fracasso Acadêmico
Desempenho Acadêmico
Enfermagem
description Objetivo: avaliar a frequência e fatores associados à reprovação entre estudantes de enfermagem. Método: estudo descritivo, transversal, delineado pelo método misto convergente. Participaram 88 estudantes de enfermagem de uma universidade pública brasileira. Para avaliação da adaptação acadêmica utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas Reduzido. A associação das variáveis do estudo com a reprovação foi verificada por análise bivariada. Resultados: a frequência de reprovações na amostra foi de 68,2%, reincidentes na mesma disciplina em 39,8%, com os fatores associados: idade maior ou igual a 22 anos (p=0,015), renda familiar inferior a 2 salários mínimos (p=0,019) e defasagem no fluxo curricular (p<0,001). Disciplinas com maiores frequências de reprovações são da área básica, ministradas nos dois primeiros anos do curso e comuns aos cursos da saúde. Estudantes sem reprovações apresentaram melhor percepção de bem-estar físico e psicológico (p=0,002), bom relacionamento interpessoal (p=0,017) e comportamentos de estudo mais assertivos (p=0,005). Questões pessoais, relacionadas ao estudo e institucionais foram motivadores apontados. Conclusão: os resultados revelam alto índice de reprovações, sobretudo na área básica. Foi encontrada associação entre reprovações e saúde mental dos estudantes de enfermagem durante seu processo de formação, e foram apontadas dificuldades que podem culminar com a taxa de insucesso no fluxo curricular.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185012
10.1590/1518-8345.4458.3411
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185012
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.4458.3411
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185012/171190
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185012/171189
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185012/171191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3411
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3411
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3411
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222855571439616