O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1731 |
Resumo: | Esta investigação objetivou apreender e analisar as representações de trabalhadoras de creches acerca do cuidado da criança. Os dados foram coletados em creches de uma universidade pública, no Município de São Paulo, Brasil, mediante entrevistas individuais e uma oficina pedagógica. Aqui é apresentado o tema O cuidado da criança na creche, parte dos resultados do estudo. O cuidado foi definido como atendimento às necessidades físicas e emocionais infantis, como etapa preliminar às atividades pedagógicas e como momento de aprendizado para as crianças. As trabalhadoras entendem o cuidado como fenômeno que prescinde de capacitação e habilitação específica e secundário em relação à educação. Atribui-se essa compreensão de senso comum à falta de reflexão sobre um referencial teórico-conceitual que sustente a ação cuidadora das trabalhadoras. |
id |
USP-38_cdd4e4fb8b8cd8bafaa5243aa0aaa8d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1731 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cuidado da criança segundo trabalhadoras de crechesEl cuidado del niño según trabajadoras de jardines infantilesChildcare according to daycare center workerscrechescuidado da criançaeducação infantilbem-estar da criançajardines infantilescuidado del niñoeducación infantilbienestar del niñochild daycare centerschild carechild educationchild welfareEsta investigação objetivou apreender e analisar as representações de trabalhadoras de creches acerca do cuidado da criança. Os dados foram coletados em creches de uma universidade pública, no Município de São Paulo, Brasil, mediante entrevistas individuais e uma oficina pedagógica. Aqui é apresentado o tema O cuidado da criança na creche, parte dos resultados do estudo. O cuidado foi definido como atendimento às necessidades físicas e emocionais infantis, como etapa preliminar às atividades pedagógicas e como momento de aprendizado para as crianças. As trabalhadoras entendem o cuidado como fenômeno que prescinde de capacitação e habilitação específica e secundário em relação à educação. Atribui-se essa compreensão de senso comum à falta de reflexão sobre um referencial teórico-conceitual que sustente a ação cuidadora das trabalhadoras.This investigation aimed at understanding and analyzing the representations of the workers from daycare centers regarding the care they provide to children. Data were collected through individual interviews and an educational workshop. These interviews were carried out in daycare centers, that are associated to a public university in the municipality of São Paulo, Brazil. The topic presented here, Childcare in daycare centers, is the first result of this study. The care was defined as actions taken to attend to the child's physical and emotional necessities, a preliminary step to pedagogical activities and as a learning moment for children. The workers understand the care as a phenomenon that do not need specific training or preparation as it is secondary if compared to education. This common sense understanding can be a result of the lack of reflection about a theoretical and conceptual reference that must base the performance of these workers.Esta investigación tubo el objetivo de conocer y analizar las representaciones de trabajadoras de jardines infantiles, con respecto al cuidado del niño. Los datos fueron obtenidos entre las trabajadoras de guarderías de una universidad pública del municipio de São Paulo, Brasil, por medio de entrevistas y de un taller pedagógico. Se presenta aquí el tema El cuidado del niño, como parte de los resultados de la investigación. Se verificó que las trabajadoras entienden el cuidado como todo lo que hacen para atender las necesidades infantiles, como un intermediario para el rol educativo, que consideran que sea el rol principal de la guardería, y como una actividad que no necesita de capacitación o habilitación específica, y que es, por su naturaleza, ejecutado por mujeres. Esta comprensión de sentido común es resultado de la falta de una base teórica y conceptual para dar sustentación a la acción cuidadora de las trabajadoras.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/173110.1590/S0104-11692003000100005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 1 (2003); 28-35Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 1 (2003); 28-35Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 1 (2003); 28-351518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1731/1776Veríssimo, Maria De La Ó RamalloFonseca, Rosa Maria Godoy Serpa dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T16:48:43Zoai:revistas.usp.br:article/1731Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T16:48:43Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches El cuidado del niño según trabajadoras de jardines infantiles Childcare according to daycare center workers |
title |
O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches |
spellingShingle |
O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo creches cuidado da criança educação infantil bem-estar da criança jardines infantiles cuidado del niño educación infantil bienestar del niño child daycare centers child care child education child welfare |
title_short |
O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches |
title_full |
O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches |
title_fullStr |
O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches |
title_full_unstemmed |
O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches |
title_sort |
O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches |
author |
Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo |
author_facet |
Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
creches cuidado da criança educação infantil bem-estar da criança jardines infantiles cuidado del niño educación infantil bienestar del niño child daycare centers child care child education child welfare |
topic |
creches cuidado da criança educação infantil bem-estar da criança jardines infantiles cuidado del niño educación infantil bienestar del niño child daycare centers child care child education child welfare |
description |
Esta investigação objetivou apreender e analisar as representações de trabalhadoras de creches acerca do cuidado da criança. Os dados foram coletados em creches de uma universidade pública, no Município de São Paulo, Brasil, mediante entrevistas individuais e uma oficina pedagógica. Aqui é apresentado o tema O cuidado da criança na creche, parte dos resultados do estudo. O cuidado foi definido como atendimento às necessidades físicas e emocionais infantis, como etapa preliminar às atividades pedagógicas e como momento de aprendizado para as crianças. As trabalhadoras entendem o cuidado como fenômeno que prescinde de capacitação e habilitação específica e secundário em relação à educação. Atribui-se essa compreensão de senso comum à falta de reflexão sobre um referencial teórico-conceitual que sustente a ação cuidadora das trabalhadoras. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1731 10.1590/S0104-11692003000100005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1731 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692003000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1731/1776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 1 (2003); 28-35 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 1 (2003); 28-35 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 1 (2003); 28-35 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222838917955584 |