Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41337 |
Resumo: | Esta investigação teve como objetivo apreender e analisar as representações de trabalhadoras de creches acerca do cuidado da criança. Os dados foram coletados em três creches de uma universidade pública, em São Paulo - SP, mediante entrevistas individuais e uma oficina pedagógica. Os resultados evidenciaram que as trabalhadoras buscam caracterizar seu trabalho como educativo para conferir-lhe maior profissionalismo, colocando o cuidado como função de suporte. Discute-se a contribuição da Enfermagem na definição de um corpo teórico-conceitual sobre o cuidado da criança em creches visando o necessário alcance da integração das funções de cuidar e educar inerentes a esses serviços. |
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Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativoFunciones de los jardines infantiles según sus traba jadoras: situando el cuidado de los niños en el contexto educativoFunctions of the nursery according to its workers: placing the child's education into the educational contextChild day-care centersChild careChild rearingChild welfareNursing careJardines infantilesCuidado del niñoCrianza del niñoBienestar del niñoAtencion de enfermeriaCrechesCuidado da criançaEducação infantilSaúde infantilCuidados de enfermagemEsta investigação teve como objetivo apreender e analisar as representações de trabalhadoras de creches acerca do cuidado da criança. Os dados foram coletados em três creches de uma universidade pública, em São Paulo - SP, mediante entrevistas individuais e uma oficina pedagógica. Os resultados evidenciaram que as trabalhadoras buscam caracterizar seu trabalho como educativo para conferir-lhe maior profissionalismo, colocando o cuidado como função de suporte. Discute-se a contribuição da Enfermagem na definição de um corpo teórico-conceitual sobre o cuidado da criança em creches visando o necessário alcance da integração das funções de cuidar e educar inerentes a esses serviços.Esta investigación tuvo como objetivo tomar y analizar las representaciones de las trabajadoras de los jardines de infancia acerca del cuidado de los niños. Los datos fueron colectados em tres jardines de infancia de una universidad pública en San Pablo- SP, a través de entrevistas individuales y un taller pedagógico. Los resultados evidenciaron que las trabajadoras buscan caracterizar su trabajo como educativo para conferirle mayor profesionalismo, colocando el cuidado como función de soporte. Se discute la contribución de la Enfermería en la definición de un cuerpo teórico-conceptual sobre el cuidado de los niños en jardines de infancia visando el alcance necesario de integración de las funciones de cuidar y educar inherentes a esos servicios.This investigation had the aim of gathering and analyzing the representations of workers in nurseries regarding childcare. The data was collected in three nurseries of a São Paulo, SP, Public University, through individual interviews and a pedagogical workshop. The results showed that the workers try to characterize their work as educational to make it more professional, placing the care as a support function. The Nursing contribution is discussed in the definition of a theoretical-conceptual body on the care of children in nurseries aiming for the necessary reach of the integration of the caring-for and educational functions inherent to these services.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4133710.1590/S0080-62342003000200004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 37 n. 2 (2003); 25-34Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 No. 2 (2003); 25-34Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 Núm. 2 (2003); 25-341980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41337/44908http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeríssimo, Maria De La Ó RamalloFonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da2012-08-31T19:03:28Zoai:revistas.usp.br:article/41337Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:03:28Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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