Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trovo, Monica Martins
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Silva, Maria Júlia Paes da, Leão, Eliseth Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1792
Resumo: Este estudo visou a análise sobre o conhecimento que alunos de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, têm em relação às terapias alternativas/complementares, uma vez que ambas as instituições oferecem disciplina específica nessa área, de forma optativa e obrigatória, respectivamente. Os dados encontrados sugerem que o conhecimento sobre o tema decorre do senso comum, além do ensino acadêmico. Os alunos recomendam mais a utilização de terapias alternativas/complementares do que fazem uso das mesmas, sendo as mais conhecidas por eles: a terapia floral, acupuntura, homeopatia, cromoterapia, fitoterapia, musicoterapia e massagem. E o aspecto mais negligenciado no processo ensino-aprendizagem dessa disciplina relaciona-se com os aspectos legais da especialização nesse campo para o enfermeiro.
id USP-38_448fe33d170b148a0220f8861be0ecca
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1792
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagemTerapias alternativas/complementares en la enseñanza pública y privada: un análisis sobre el conocimiento de los alumnos de pregrado en enfermeríaAlternative/complementary therapies in public and private education: a knowledge analysis among nursing studentsterapias alternativasterapias complementariaseducación en enfermeríaterapias alternativasterapias complementaresensino em enfermagemalternative therapiescomplementary therapiesnursing educationEste estudo visou a análise sobre o conhecimento que alunos de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, têm em relação às terapias alternativas/complementares, uma vez que ambas as instituições oferecem disciplina específica nessa área, de forma optativa e obrigatória, respectivamente. Os dados encontrados sugerem que o conhecimento sobre o tema decorre do senso comum, além do ensino acadêmico. Os alunos recomendam mais a utilização de terapias alternativas/complementares do que fazem uso das mesmas, sendo as mais conhecidas por eles: a terapia floral, acupuntura, homeopatia, cromoterapia, fitoterapia, musicoterapia e massagem. E o aspecto mais negligenciado no processo ensino-aprendizagem dessa disciplina relaciona-se com os aspectos legais da especialização nesse campo para o enfermeiro.This study aimed to analyze undergraduate Nursing students' knowledge in two education institutions, one public and one private, about alternative/complementary therapies, since both institutions offer a specific subject in this area under the optional and obligatory form, respectively. Data suggest that, apart from academic education, knowledge about this theme originates from common sense. The students recommend the use of alternative/complementary therapies although they do not use them much. Flower therapy, acupuncture, homeopathy, cromotherapy, fitotherapy, music therapy and massage are more utilized. The most neglected aspect in the teaching-learning process refers to the legal aspects of specialization in this area for the nurse.Este estudio ha realizado un análisis sobre el conocimiento de los alumnos de pregrado en enfermería de una institución pública y otra privada sobre terapias alternativas/complementarias, una vez que las dos instituciones ofrecen asignatura específica en esta área, de forma optativa y obligatoria respectivamente. Los datos encontrados sugieren que el conocimiento del tema es de uso general además de lo académico. Las terapias alternativas/complementarias más conocidas son: la terapia floral, la acupuntura, la homeopatía, la cromoterapia, la fitoterapia, la musicoterapia y masaje, pero, aunque los alumnos las recomiendan, no las utilizan tanto. El punto más álgido en el proceso de enseñanza/ aprendizaje de esta asignatura se refiere a los aspectos legales de la especialización en este campo para el enfermero.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/179210.1590/S0104-11692003000400011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 4 (2003); 483-489Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 4 (2003); 483-489Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 4 (2003); 483-4891518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1792/1839Trovo, Monica MartinsSilva, Maria Júlia Paes daLeão, Eliseth Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:18:50Zoai:revistas.usp.br:article/1792Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:18:50Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
Terapias alternativas/complementares en la enseñanza pública y privada: un análisis sobre el conocimiento de los alumnos de pregrado en enfermería
Alternative/complementary therapies in public and private education: a knowledge analysis among nursing students
title Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
spellingShingle Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
Trovo, Monica Martins
terapias alternativas
terapias complementarias
educación en enfermería
terapias alternativas
terapias complementares
ensino em enfermagem
alternative therapies
complementary therapies
nursing education
title_short Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
title_full Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
title_fullStr Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
title_full_unstemmed Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
title_sort Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
author Trovo, Monica Martins
author_facet Trovo, Monica Martins
Silva, Maria Júlia Paes da
Leão, Eliseth Ribeiro
author_role author
author2 Silva, Maria Júlia Paes da
Leão, Eliseth Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trovo, Monica Martins
Silva, Maria Júlia Paes da
Leão, Eliseth Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv terapias alternativas
terapias complementarias
educación en enfermería
terapias alternativas
terapias complementares
ensino em enfermagem
alternative therapies
complementary therapies
nursing education
topic terapias alternativas
terapias complementarias
educación en enfermería
terapias alternativas
terapias complementares
ensino em enfermagem
alternative therapies
complementary therapies
nursing education
description Este estudo visou a análise sobre o conhecimento que alunos de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, têm em relação às terapias alternativas/complementares, uma vez que ambas as instituições oferecem disciplina específica nessa área, de forma optativa e obrigatória, respectivamente. Os dados encontrados sugerem que o conhecimento sobre o tema decorre do senso comum, além do ensino acadêmico. Os alunos recomendam mais a utilização de terapias alternativas/complementares do que fazem uso das mesmas, sendo as mais conhecidas por eles: a terapia floral, acupuntura, homeopatia, cromoterapia, fitoterapia, musicoterapia e massagem. E o aspecto mais negligenciado no processo ensino-aprendizagem dessa disciplina relaciona-se com os aspectos legais da especialização nesse campo para o enfermeiro.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1792
10.1590/S0104-11692003000400011
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1792
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692003000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1792/1839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 4 (2003); 483-489
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 4 (2003); 483-489
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 4 (2003); 483-489
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444182200320000