Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ohara, Conceição Vieira da Silva, Domenico, Edvane Birelo Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391
Resumo: Objetivo: construir um instrumento para a avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem e validar esse instrumento pelo consenso de especialistas. Método: estudo metodológico. Para a elaboração do instrumento, realizou-se análise documental e revisão de literatura. A validação ocorreu por Conferência Delphi, entre setembro de 2012 e setembro de 2013, da qual participaram 36 especialistas da Enfermagem brasileira. Para a análise de confiabilidade, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, a correlação item/total e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: o instrumento foi construído com a participação de especialistas enfermeiros, representantes de todas as regiões do país, com experiência em docência e pesquisa. A primeira rodada Delphi gerou alterações no primeiro instrumento, que foi reestruturado e submetido a nova rodada, com taxa de resposta de 94,44%. Na segunda rodada, validou-se o instrumento com alfa de Cronbach de 0,75. Conclusão: o instrumento final possui três dimensões relacionadas à caracterização do egresso, inserção no mercado de trabalho e avaliação do processo de formação profissional. Esse instrumento pode ser utilizado em território nacional por basear-se nas diretrizes curriculares e contribuir com o processo de regulação da qualidade dos cursos de graduação em enfermagem.
id USP-38_469e5f6f67b91324afe31d795f8f1691
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/117391
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem Construcción y validación de instrumento para evaluación de egresados de la graduación en enfermería The construction and validation of an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses Objetivo: construir um instrumento para a avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem e validar esse instrumento pelo consenso de especialistas. Método: estudo metodológico. Para a elaboração do instrumento, realizou-se análise documental e revisão de literatura. A validação ocorreu por Conferência Delphi, entre setembro de 2012 e setembro de 2013, da qual participaram 36 especialistas da Enfermagem brasileira. Para a análise de confiabilidade, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, a correlação item/total e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: o instrumento foi construído com a participação de especialistas enfermeiros, representantes de todas as regiões do país, com experiência em docência e pesquisa. A primeira rodada Delphi gerou alterações no primeiro instrumento, que foi reestruturado e submetido a nova rodada, com taxa de resposta de 94,44%. Na segunda rodada, validou-se o instrumento com alfa de Cronbach de 0,75. Conclusão: o instrumento final possui três dimensões relacionadas à caracterização do egresso, inserção no mercado de trabalho e avaliação do processo de formação profissional. Esse instrumento pode ser utilizado em território nacional por basear-se nas diretrizes curriculares e contribuir com o processo de regulação da qualidade dos cursos de graduação em enfermagem. Objetivo: construir un instrumento para evaluación de egresados de cursos de graduación en enfermería y validar ese instrumento a través del consenso de especialistas. Método: estudo metodológico. Para la elaboración del instrumento, se realizó análisis documental y revisión de literatura. La validación se realizó por Conferencia Delphi, entre septiembre de 2012 y septiembre de 2013, de la cual participaron 36 especialistas de la Enfermería brasileña. Para el análisis de confiabilidad, se calculó el coeficiente alfa de Cronbach, la correlación ítem/total y el coeficiente de correlación de Pearson. Resultados: el instrumento fue construido con la participación de especialistas enfermeros, representantes de todas las regiones del país, con experiencia en docencia e investigación. La primera rodada Delphi generó alteraciones en el primer instrumento, el que fue reestructurado y sometido a una nueva rodada, con tasa de respuesta de 94,44%. En la segunda rodada, se validó el instrumento con alfa de Cronbach de 0,75. Conclusión: el instrumento final posee tres dimensiones: caracterización del egresado, introducción en el mercado de trabajo y evaluación del proceso de formación profesional. El instrumento podrá ser utilizado en el territorio nacional por basarse en las directrices curriculares y contribuir con el proceso de regulación de la calidad de los cursos de graduación en enfermería. Objective: to construct an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses and to validate this instrument through the consensus of specialists. Method: methodological study. In order to elaborate the instrument, documental analysis and a literature review were undertaken. Validation took place through use of the Delphi Conference, between September 2012 and September 2013, in which 36 specialists from Brazilian Nursing participated. In order to analyze reliability, the Cronbach alpha coefficient, the item/total correlation, and the Pearson correlation coefficient were calculated. Results: the instrument was constructed with the participation of specialist nurses representing all regions of Brazil, with experience in lecturing and research. The first Delphi round led to changes in the first instrument, which was restructured and submitted to another round, with a response rate of 94.44%. In the second round, the instrument was validated with a Cronbach alpha of 0.75. Conclusion: the final instrument possessed three dimensions related to the characterization of the graduate, insertion in the job market, and evaluation of the professional training process. This instrument may be used across the territory of Brazil as it is based on the curricular guidelines and contributes to the process of regulation of the quality of the undergraduate courses in Nursing. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/11739110.1590/1518-8345.0834.2710Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 24 (2016); e2710-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 24 (2016); e2710-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 24 (2016); e2710-1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115109https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115110https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115111Copyright (c) 2016 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Maria AparecidaOhara, Conceição Vieira da SilvaDomenico, Edvane Birelo Lopes de2016-12-23T10:05:45Zoai:revistas.usp.br:article/117391Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2016-12-23T10:05:45Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem
Construcción y validación de instrumento para evaluación de egresados de la graduación en enfermería
The construction and validation of an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses
title Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem
spellingShingle Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem
Vieira, Maria Aparecida
title_short Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem
title_full Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem
title_fullStr Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem
title_sort Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem
author Vieira, Maria Aparecida
author_facet Vieira, Maria Aparecida
Ohara, Conceição Vieira da Silva
Domenico, Edvane Birelo Lopes de
author_role author
author2 Ohara, Conceição Vieira da Silva
Domenico, Edvane Birelo Lopes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Aparecida
Ohara, Conceição Vieira da Silva
Domenico, Edvane Birelo Lopes de
description Objetivo: construir um instrumento para a avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem e validar esse instrumento pelo consenso de especialistas. Método: estudo metodológico. Para a elaboração do instrumento, realizou-se análise documental e revisão de literatura. A validação ocorreu por Conferência Delphi, entre setembro de 2012 e setembro de 2013, da qual participaram 36 especialistas da Enfermagem brasileira. Para a análise de confiabilidade, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, a correlação item/total e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: o instrumento foi construído com a participação de especialistas enfermeiros, representantes de todas as regiões do país, com experiência em docência e pesquisa. A primeira rodada Delphi gerou alterações no primeiro instrumento, que foi reestruturado e submetido a nova rodada, com taxa de resposta de 94,44%. Na segunda rodada, validou-se o instrumento com alfa de Cronbach de 0,75. Conclusão: o instrumento final possui três dimensões relacionadas à caracterização do egresso, inserção no mercado de trabalho e avaliação do processo de formação profissional. Esse instrumento pode ser utilizado em território nacional por basear-se nas diretrizes curriculares e contribuir com o processo de regulação da qualidade dos cursos de graduação em enfermagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391
10.1590/1518-8345.0834.2710
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.0834.2710
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115109
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115110
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 24 (2016); e2710-
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 24 (2016); e2710-
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 24 (2016); e2710-
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222852061855744