Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391 |
Resumo: | Objetivo: construir um instrumento para a avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem e validar esse instrumento pelo consenso de especialistas. Método: estudo metodológico. Para a elaboração do instrumento, realizou-se análise documental e revisão de literatura. A validação ocorreu por Conferência Delphi, entre setembro de 2012 e setembro de 2013, da qual participaram 36 especialistas da Enfermagem brasileira. Para a análise de confiabilidade, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, a correlação item/total e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: o instrumento foi construído com a participação de especialistas enfermeiros, representantes de todas as regiões do país, com experiência em docência e pesquisa. A primeira rodada Delphi gerou alterações no primeiro instrumento, que foi reestruturado e submetido a nova rodada, com taxa de resposta de 94,44%. Na segunda rodada, validou-se o instrumento com alfa de Cronbach de 0,75. Conclusão: o instrumento final possui três dimensões relacionadas à caracterização do egresso, inserção no mercado de trabalho e avaliação do processo de formação profissional. Esse instrumento pode ser utilizado em território nacional por basear-se nas diretrizes curriculares e contribuir com o processo de regulação da qualidade dos cursos de graduação em enfermagem. |
id |
USP-38_469e5f6f67b91324afe31d795f8f1691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/117391 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem Construcción y validación de instrumento para evaluación de egresados de la graduación en enfermería The construction and validation of an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses Objetivo: construir um instrumento para a avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem e validar esse instrumento pelo consenso de especialistas. Método: estudo metodológico. Para a elaboração do instrumento, realizou-se análise documental e revisão de literatura. A validação ocorreu por Conferência Delphi, entre setembro de 2012 e setembro de 2013, da qual participaram 36 especialistas da Enfermagem brasileira. Para a análise de confiabilidade, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, a correlação item/total e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: o instrumento foi construído com a participação de especialistas enfermeiros, representantes de todas as regiões do país, com experiência em docência e pesquisa. A primeira rodada Delphi gerou alterações no primeiro instrumento, que foi reestruturado e submetido a nova rodada, com taxa de resposta de 94,44%. Na segunda rodada, validou-se o instrumento com alfa de Cronbach de 0,75. Conclusão: o instrumento final possui três dimensões relacionadas à caracterização do egresso, inserção no mercado de trabalho e avaliação do processo de formação profissional. Esse instrumento pode ser utilizado em território nacional por basear-se nas diretrizes curriculares e contribuir com o processo de regulação da qualidade dos cursos de graduação em enfermagem. Objetivo: construir un instrumento para evaluación de egresados de cursos de graduación en enfermería y validar ese instrumento a través del consenso de especialistas. Método: estudo metodológico. Para la elaboración del instrumento, se realizó análisis documental y revisión de literatura. La validación se realizó por Conferencia Delphi, entre septiembre de 2012 y septiembre de 2013, de la cual participaron 36 especialistas de la Enfermería brasileña. Para el análisis de confiabilidad, se calculó el coeficiente alfa de Cronbach, la correlación ítem/total y el coeficiente de correlación de Pearson. Resultados: el instrumento fue construido con la participación de especialistas enfermeros, representantes de todas las regiones del país, con experiencia en docencia e investigación. La primera rodada Delphi generó alteraciones en el primer instrumento, el que fue reestructurado y sometido a una nueva rodada, con tasa de respuesta de 94,44%. En la segunda rodada, se validó el instrumento con alfa de Cronbach de 0,75. Conclusión: el instrumento final posee tres dimensiones: caracterización del egresado, introducción en el mercado de trabajo y evaluación del proceso de formación profesional. El instrumento podrá ser utilizado en el territorio nacional por basarse en las directrices curriculares y contribuir con el proceso de regulación de la calidad de los cursos de graduación en enfermería. Objective: to construct an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses and to validate this instrument through the consensus of specialists. Method: methodological study. In order to elaborate the instrument, documental analysis and a literature review were undertaken. Validation took place through use of the Delphi Conference, between September 2012 and September 2013, in which 36 specialists from Brazilian Nursing participated. In order to analyze reliability, the Cronbach alpha coefficient, the item/total correlation, and the Pearson correlation coefficient were calculated. Results: the instrument was constructed with the participation of specialist nurses representing all regions of Brazil, with experience in lecturing and research. The first Delphi round led to changes in the first instrument, which was restructured and submitted to another round, with a response rate of 94.44%. In the second round, the instrument was validated with a Cronbach alpha of 0.75. Conclusion: the final instrument possessed three dimensions related to the characterization of the graduate, insertion in the job market, and evaluation of the professional training process. This instrument may be used across the territory of Brazil as it is based on the curricular guidelines and contributes to the process of regulation of the quality of the undergraduate courses in Nursing. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/11739110.1590/1518-8345.0834.2710Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 24 (2016); e2710-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 24 (2016); e2710-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 24 (2016); e2710-1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115109https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115110https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115111Copyright (c) 2016 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Maria AparecidaOhara, Conceição Vieira da SilvaDomenico, Edvane Birelo Lopes de2016-12-23T10:05:45Zoai:revistas.usp.br:article/117391Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2016-12-23T10:05:45Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem Construcción y validación de instrumento para evaluación de egresados de la graduación en enfermería The construction and validation of an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses |
title |
Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem Vieira, Maria Aparecida |
title_short |
Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem |
title_full |
Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem |
title_sort |
Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem |
author |
Vieira, Maria Aparecida |
author_facet |
Vieira, Maria Aparecida Ohara, Conceição Vieira da Silva Domenico, Edvane Birelo Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Ohara, Conceição Vieira da Silva Domenico, Edvane Birelo Lopes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Maria Aparecida Ohara, Conceição Vieira da Silva Domenico, Edvane Birelo Lopes de |
description |
Objetivo: construir um instrumento para a avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem e validar esse instrumento pelo consenso de especialistas. Método: estudo metodológico. Para a elaboração do instrumento, realizou-se análise documental e revisão de literatura. A validação ocorreu por Conferência Delphi, entre setembro de 2012 e setembro de 2013, da qual participaram 36 especialistas da Enfermagem brasileira. Para a análise de confiabilidade, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, a correlação item/total e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: o instrumento foi construído com a participação de especialistas enfermeiros, representantes de todas as regiões do país, com experiência em docência e pesquisa. A primeira rodada Delphi gerou alterações no primeiro instrumento, que foi reestruturado e submetido a nova rodada, com taxa de resposta de 94,44%. Na segunda rodada, validou-se o instrumento com alfa de Cronbach de 0,75. Conclusão: o instrumento final possui três dimensões relacionadas à caracterização do egresso, inserção no mercado de trabalho e avaliação do processo de formação profissional. Esse instrumento pode ser utilizado em território nacional por basear-se nas diretrizes curriculares e contribuir com o processo de regulação da qualidade dos cursos de graduação em enfermagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391 10.1590/1518-8345.0834.2710 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.0834.2710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115109 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115110 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117391/115111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Latino-Americana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Latino-Americana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 24 (2016); e2710- Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 24 (2016); e2710- Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 24 (2016); e2710- 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222852061855744 |