Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.1590/S0104-11692013000300004 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75972 |
Resumo: | OBJETIVO: analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil. Metodologia: foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos). RESULTADOS: o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos. CONCLUSÃO: não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras. |
id |
USP-38_46a395ba9eed92496d7ff9c66ba30005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/75972 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
spelling |
Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem Expansión de la educación superior en Brasil: ampliación de los cursos de pregrado en enfermería OBJETIVO: analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil. Metodologia: foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos). RESULTADOS: o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos. CONCLUSÃO: não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras. Introducción: Este estudio analizó la ampliación del número de cursos de pregrado en enfermería en las últimas dos décadas ante el movimiento de expansión de la educación superior en Brasil. MÉTODO: Fue desarrollada una investigación documental sobre los marcos legales que impulsaron ese movimiento y una investigación cuantitativa que describió la expansión del número de cursos de enfermería. Los datos fueron analizados a través del análisis temático (cualitativos) y de la estadística descriptiva (cuantitativos). RESULTADOS: El discurso político-ideológico presente en los documentos normativos que indican la educación superior como posibilidad de transformación de la realidad social no se viene reflejando en el área de enfermería. La expansión de los cursos de enfermería está ocurriendo de manera desordenada, concentrada en el sector privado y con desigualdad geográfica en la distribución de esos cursos. CONCLUSÍON: No se observa una preocupación con las necesidades locales, con la articulación entre la enseñanza, investigación y extensión. Ese hecho compromete la calidad de la formación de las futuras enfermeras. OBJECTIVE: This study analyzed the increase in the number of undergraduate nursing courses during the last two decades due to the expansion of higher education in Brazil. METHOD: A records-based research concerning the legal frameworks that have driven this movement and a quantitative research that described the increase in the number of professional nursing courses. Data were analyzed using thematic content analysis (qualitative) and descriptive statistics (quantitative). RESULTS: the political-ideological argument present in the regulatory documents, which points out higher education as a possibility to change the current social scenario, has not been reflected in the professional nursing field. The expansion of nursing courses has been unfolding in a disorderly manner and is concentrated in the private sector, with geographical inequality in the distribution of these courses. CONCLUSION: There does not seem to be a concern with the local needs and with a connection among education, research and extension, which compromises the quality of the education provided to future nurses. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/7597210.1590/S0104-11692013000300004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 3 (2013); 670-678Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 3 (2013); 670-678Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 3 (2013); 670-6781518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75972/79502https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75972/79503https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75972/79504Fernandes, Josicélia Dumêt Teixeira, Giselle Alves da Silva Silva, Mary Gomes Florêncio, Raíssa Millena Silva Silva, Rosana Maria de Oliveira Rosa, Darci de Oliveira Santa info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-10T18:51:39Zoai:revistas.usp.br:article/75972Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2014-03-10T18:51:39Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem Expansión de la educación superior en Brasil: ampliación de los cursos de pregrado en enfermería |
title |
Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses |
spellingShingle |
Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses Fernandes, Josicélia Dumêt Fernandes, Josicélia Dumêt |
title_short |
Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses |
title_full |
Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses |
title_fullStr |
Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses |
title_full_unstemmed |
Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses |
title_sort |
Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses |
author |
Fernandes, Josicélia Dumêt |
author_facet |
Fernandes, Josicélia Dumêt Fernandes, Josicélia Dumêt Teixeira, Giselle Alves da Silva Silva, Mary Gomes Florêncio, Raíssa Millena Silva Silva, Rosana Maria de Oliveira Rosa, Darci de Oliveira Santa Teixeira, Giselle Alves da Silva Silva, Mary Gomes Florêncio, Raíssa Millena Silva Silva, Rosana Maria de Oliveira Rosa, Darci de Oliveira Santa |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Giselle Alves da Silva Silva, Mary Gomes Florêncio, Raíssa Millena Silva Silva, Rosana Maria de Oliveira Rosa, Darci de Oliveira Santa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Josicélia Dumêt Teixeira, Giselle Alves da Silva Silva, Mary Gomes Florêncio, Raíssa Millena Silva Silva, Rosana Maria de Oliveira Rosa, Darci de Oliveira Santa |
description |
OBJETIVO: analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil. Metodologia: foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos). RESULTADOS: o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos. CONCLUSÃO: não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75972 10.1590/S0104-11692013000300004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75972 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692013000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75972/79502 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75972/79503 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75972/79504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 3 (2013); 670-678 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 3 (2013); 670-678 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 3 (2013); 670-678 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1822183152982949888 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-11692013000300004 |