O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Rodrigues, Liliane Passarelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1294
Resumo: Poucos são os cursos de formação profissional em enfermagem que contemplam atividades de ensino do método científico, no currículo. Este estudo qualitativo identificou a situação atual de oito cursos de graduação em enfermagem da região sudeste, no que tange ao ensino de metodologia científica. Concluímos que, na maioria destas escolas, a disciplina em estudo é obrigatória, sendo denominada Metodologia da pesquisa. O conteúdo abordado na disciplina são: fases do projeto de pesquisa e a estratégia de ensino empregada é a da aula expositiva. As avaliações finais são: a análise crítica de textos científicos e provas individuais. Os professores destas disciplinas indicaram a importância de uma monografia no final do curso e a opção pela divisão do conteúdo em duas disciplinas, com carga horária de 45 horas cada.
id USP-38_4cab5e5158d9d929790fe91c1af0c00a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1294
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região SudesteThe teaching of scientific methodology in eight nursing schools of the Southeast Region (of Brazil)La enseñanza de metodología científica en ocho escuelas de enfermería de la Regió Sudesteensino da pesquisainiciação científicaenseñanza de investigacióniniciación científicaresearch teachingscientific initiationPoucos são os cursos de formação profissional em enfermagem que contemplam atividades de ensino do método científico, no currículo. Este estudo qualitativo identificou a situação atual de oito cursos de graduação em enfermagem da região sudeste, no que tange ao ensino de metodologia científica. Concluímos que, na maioria destas escolas, a disciplina em estudo é obrigatória, sendo denominada Metodologia da pesquisa. O conteúdo abordado na disciplina são: fases do projeto de pesquisa e a estratégia de ensino empregada é a da aula expositiva. As avaliações finais são: a análise crítica de textos científicos e provas individuais. Os professores destas disciplinas indicaram a importância de uma monografia no final do curso e a opção pela divisão do conteúdo em duas disciplinas, com carga horária de 45 horas cada.Few are the courses of professional formation in nursing that consider teaching activities of the scientific method in the nursing curriculum. This qualitative study identified the real situation of eight undergraduate courses of the southeast region related to the teaching of scientific method. We conclude that, in schools, the discipline in study is compulsory, being denominated Methodology of Nursing Research. The analysed content includes the phases of the research project and the teaching strategy employed was the lecture classes. The evaluations employed were: critical analysis of scientific texts and individual texts. Teachers indicated the importance of a monography at the end of the course and an option for the division of the content in two disciplines with a schedule of 45 hours each.Pocos son los cursos de formación profesional en enfermería que contemplan actividades de enseñanza del método científico en el currículo de enfermería. Este estudio cualitativo buscó identificar la situación actual de ocho cursos de pre-grado de la región sudeste en lo que se refiere a la enseñanza de metodología científica. Concluimos que, en la mayoría de las escuelas, la disciplina en estudio es obligatoria, encontrándose que la nomenclatura "Metodología de investigación" es la más adecuada. El contenido abordado fueron las fases del proyecto de investigación. Las estrategias de enseñanza empleadas fueron clases expositivas. Las evaluaciones empleadas fueron clases expositivas. Las evaluaciones empleadas fueron: análisis crítico de textos científicos y pruebas individuales. Los maestros indicaron la importancia de una monografía al finalizar el curso y la posibilidad de dividir el contenido en dos disciplinas con carga horaria de 45 horas cada una.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/129410.1590/S0104-11691998000200011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 2 (1998); 73-81Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 2 (1998); 73-81Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 2 (1998); 73-811518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1294/1318Cassiani, Silvia Helena de BortoliRodrigues, Liliane Passarelliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:02:29Zoai:revistas.usp.br:article/1294Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:02:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste
The teaching of scientific methodology in eight nursing schools of the Southeast Region (of Brazil)
La enseñanza de metodología científica en ocho escuelas de enfermería de la Regió Sudeste
title O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste
spellingShingle O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste
Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
ensino da pesquisa
iniciação científica
enseñanza de investigación
iniciación científica
research teaching
scientific initiation
title_short O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste
title_full O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste
title_fullStr O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste
title_full_unstemmed O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste
title_sort O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste
author Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
author_facet Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
Rodrigues, Liliane Passarelli
author_role author
author2 Rodrigues, Liliane Passarelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
Rodrigues, Liliane Passarelli
dc.subject.por.fl_str_mv ensino da pesquisa
iniciação científica
enseñanza de investigación
iniciación científica
research teaching
scientific initiation
topic ensino da pesquisa
iniciação científica
enseñanza de investigación
iniciación científica
research teaching
scientific initiation
description Poucos são os cursos de formação profissional em enfermagem que contemplam atividades de ensino do método científico, no currículo. Este estudo qualitativo identificou a situação atual de oito cursos de graduação em enfermagem da região sudeste, no que tange ao ensino de metodologia científica. Concluímos que, na maioria destas escolas, a disciplina em estudo é obrigatória, sendo denominada Metodologia da pesquisa. O conteúdo abordado na disciplina são: fases do projeto de pesquisa e a estratégia de ensino empregada é a da aula expositiva. As avaliações finais são: a análise crítica de textos científicos e provas individuais. Os professores destas disciplinas indicaram a importância de uma monografia no final do curso e a opção pela divisão do conteúdo em duas disciplinas, com carga horária de 45 horas cada.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1294
10.1590/S0104-11691998000200011
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1294
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691998000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1294/1318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 2 (1998); 73-81
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 2 (1998); 73-81
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 2 (1998); 73-81
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222836364673024