A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Juliana Guisardi
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fracolli, Lislaine Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2556
Resumo: Esta pesquisa objetivou descrever a percepção de docentes sobre a articulação ensino-serviço numa região do município de São Paulo e suas contribuições para a implantação do modelo de Vigilância da Saúde (VS). Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados mediante entrevistas com docentes envolvidos nessa articulação. Os discursos foram analisados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que a integração ensino-serviço ocorre principalmente por iniciativa da academia, através da contratação de profissionais dos serviços de saúde com perfil docente e sua incorporação no ensino prático das disciplinas. A contribuição do ensino para a implantação da VS na região é pequena, restringindo-se à realização de ações isoladas, principalmente porque os docentes não consideram ser essa uma tarefa da academia. Conclui-se pela necessidade de se estabelecer projeto político-pedagógico que aproxime os profissionais envolvidos na articulação ensino-serviço, para a transformação de práticas e modelos de saúde.
id USP-38_52d5cfd816cd0974c7c05152f42ca8d8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2556
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentesThe contribution of the teaching-service integration to the implementation of the health surveillance model: educators' perspectiveLa contribución de la articulación enseñanza y servicio para la construcción de la vigilancia de la salud: la perspectiva de los docentesvigilância da populaçãoserviços de integração docente-assistencialatenção à saúdevigilancia de la poblaciónservicios de integración docente asistencialatención a la saludpopulation surveillanceteaching care integration serviceshealth care (public health)Esta pesquisa objetivou descrever a percepção de docentes sobre a articulação ensino-serviço numa região do município de São Paulo e suas contribuições para a implantação do modelo de Vigilância da Saúde (VS). Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados mediante entrevistas com docentes envolvidos nessa articulação. Os discursos foram analisados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que a integração ensino-serviço ocorre principalmente por iniciativa da academia, através da contratação de profissionais dos serviços de saúde com perfil docente e sua incorporação no ensino prático das disciplinas. A contribuição do ensino para a implantação da VS na região é pequena, restringindo-se à realização de ações isoladas, principalmente porque os docentes não consideram ser essa uma tarefa da academia. Conclui-se pela necessidade de se estabelecer projeto político-pedagógico que aproxime os profissionais envolvidos na articulação ensino-serviço, para a transformação de práticas e modelos de saúde.This descriptive-qualitative research aimed to describe how educators perceive the integration between teaching and health services in São Paulo, SP, Brazil and the contribution of this partnership to the implementation of the Health Surveillance (HS) model. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed according to the Collective Subject Discourse technique. Results revealed that there is integration between teaching and service, mainly at the initiative of the academy. The university hires health professionals practicing in health services, who have a teaching profile, and includes them in the internship program. The contribution of the academic community to the implementation of HS in the region is incipient and restricted to isolated actions, mainly because educators do not consider it an academic task. We conclude that a political-pedagogical project is needed, so that professionals involved in teaching and service get aligned with a view to transforming health practices and models.Esta investigación tuvo como objetivo describir la percepción de docentes sobre la articulación entre enseñanza y servicio, en una región del municipio de San Pablo y sus contribuciones para la implantación del modelo de Vigilancia de la Salud (VS). Se trata de una investigación cualitativa, cuyos datos fueron recolectados mediante entrevistas con docentes participantes en esa articulación. Los discursos fueron analizados según la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo. Los resultados mostraron que la integración enseñanza-servicio ocurre principalmente por iniciativa de la academia, a través de la contratación de profesionales de los servicios de salud con perfil docente y su incorporación en la enseñanza práctica de las disciplinas. La contribución de la enseñanza para la implantación de la VS en la región es pequeña, restringiéndose a la realización de acciones aisladas, principalmente debido a que los docentes no consideran ser esa una tarea de la academia. Se concluye que existe la necesidad de establecer un proyecto político pedagógico que aproxime los profesionales participantes en la articulación enseñanza-servicio, para la transformación de prácticas y modelos de salud.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/255610.1590/S0104-11692009000200005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 2 (2009); 167-173Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 2 (2009); 167-173Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 2 (2009); 167-1731518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2556/3129https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2556/3130https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2556/3131Pereira, Juliana GuisardiFracolli, Lislaine Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T20:24:37Zoai:revistas.usp.br:article/2556Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T20:24:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes
The contribution of the teaching-service integration to the implementation of the health surveillance model: educators' perspective
La contribución de la articulación enseñanza y servicio para la construcción de la vigilancia de la salud: la perspectiva de los docentes
title A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes
spellingShingle A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes
Pereira, Juliana Guisardi
vigilância da população
serviços de integração docente-assistencial
atenção à saúde
vigilancia de la población
servicios de integración docente asistencial
atención a la salud
population surveillance
teaching care integration services
health care (public health)
title_short A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes
title_full A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes
title_fullStr A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes
title_full_unstemmed A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes
title_sort A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes
author Pereira, Juliana Guisardi
author_facet Pereira, Juliana Guisardi
Fracolli, Lislaine Aparecida
author_role author
author2 Fracolli, Lislaine Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Juliana Guisardi
Fracolli, Lislaine Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv vigilância da população
serviços de integração docente-assistencial
atenção à saúde
vigilancia de la población
servicios de integración docente asistencial
atención a la salud
population surveillance
teaching care integration services
health care (public health)
topic vigilância da população
serviços de integração docente-assistencial
atenção à saúde
vigilancia de la población
servicios de integración docente asistencial
atención a la salud
population surveillance
teaching care integration services
health care (public health)
description Esta pesquisa objetivou descrever a percepção de docentes sobre a articulação ensino-serviço numa região do município de São Paulo e suas contribuições para a implantação do modelo de Vigilância da Saúde (VS). Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados mediante entrevistas com docentes envolvidos nessa articulação. Os discursos foram analisados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que a integração ensino-serviço ocorre principalmente por iniciativa da academia, através da contratação de profissionais dos serviços de saúde com perfil docente e sua incorporação no ensino prático das disciplinas. A contribuição do ensino para a implantação da VS na região é pequena, restringindo-se à realização de ações isoladas, principalmente porque os docentes não consideram ser essa uma tarefa da academia. Conclui-se pela necessidade de se estabelecer projeto político-pedagógico que aproxime os profissionais envolvidos na articulação ensino-serviço, para a transformação de práticas e modelos de saúde.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2556
10.1590/S0104-11692009000200005
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2556
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692009000200005
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2556/3129
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2556/3130
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2556/3131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 2 (2009); 167-173
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 2 (2009); 167-173
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 2 (2009); 167-173
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222843174125568