Pensamento crítico e acurácia dos diagnósticos de enfermagem. Parte II: aplicação de habilidades cognitivas e guia para o auto-desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunney, Margaret
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41360
Resumo: Na Parte I deste artigo, o autor explicou as dificuldades em alcançar a acurácia dos diagnósticos de enfermagem, a relevância do pensamento crítico no alcance dessa acurácia e as mais novas perspectivas desse pensamento. Na Parte II, as dimensões do pensamento crítico identificadas como importantes para a prática de enfermagem são aplicadas em um estudo de caso de uma menina de 16 anos com Diabetes do tipo 1. A aplicação das sete habilidades cognitivas e das dez formas de pensar ilustram a importância do uso do pensamento crítico para a acurácia dos diagnósticos de enfermagem. Dez estratégias são propostas para o auto-desenvolvimento de habilidades para o pensamento crítico.
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spelling Pensamento crítico e acurácia dos diagnósticos de enfermagem. Parte II: aplicação de habilidades cognitivas e guia para o auto-desenvolvimentoPensamiento crítico y precisión de los diagnósticos de enfermería. II Parte: aplicación de habilidades cognitivas y guia para el autodesarrolloCritical thinking and accuracy of nurses' diagnoses. Part II: application of cognitive skills and guidelines for self-developmentCritical ThinkingNursing DiagnosisAccuracyPensamiento críticoDiagnóstico de enfermeríaPrecisiónPensamento críticoDiagnóstico de EnfermagemAcuráciaNa Parte I deste artigo, o autor explicou as dificuldades em alcançar a acurácia dos diagnósticos de enfermagem, a relevância do pensamento crítico no alcance dessa acurácia e as mais novas perspectivas desse pensamento. Na Parte II, as dimensões do pensamento crítico identificadas como importantes para a prática de enfermagem são aplicadas em um estudo de caso de uma menina de 16 anos com Diabetes do tipo 1. A aplicação das sete habilidades cognitivas e das dez formas de pensar ilustram a importância do uso do pensamento crítico para a acurácia dos diagnósticos de enfermagem. Dez estratégias são propostas para o auto-desenvolvimento de habilidades para o pensamento crítico.En la I Parte del artículo, el autor explicó las dificultades para alcanzar la precisión de los diagnósticos de enfermería, la relevancia del pensamiento crítico en el logro de esa precisión y las nuevas perspectivas de ese pensamiento. En la II Parte las dimensiones del pensamiento crítico, consideradas como importantes para la práctica de enfermería, son aplicadas en el estudio de caso de una joven de 16 años con Diabetes de tipo 1. La aplicación de las siete habilidades cognitivas y de las diez formas de pensar, ilustra la importancia del uso del pensamiento crítico para la precisión de los diagnósticos de enfermería. Se proponen diez estratégias para el auto-desarrollo de habilidades volcadas al pensamiento crítico.Part I of this article, the author explained the difficulties of achieving accuracy of nurses' diagnoses, the relevance of critical thinking to the achievement of accuracy, and newer views of critical thinking. In Part II, the critical thinking dimensions identified as important for nursing practice are applied in the diagnostic process using a case study of a 16 year old girl with type 1 diabetes. Application of seven cognitive skills and ten habits of mind illustrate the importance of using critical thinking for accuracy of nurses' diagnoses. Ten strategies are proposed for self-development of critical thinking abilities.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2003-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4136010.1590/S0080-62342003000300013Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 37 n. 3 (2003); 106-112Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 No. 3 (2003); 106-112Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 Núm. 3 (2003); 106-1121980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41360/44933http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLunney, Margaret2012-08-31T19:05:23Zoai:revistas.usp.br:article/41360Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:05:23Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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