O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Valmi Delfino de
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Barros, Alba Lucia Botura Leite de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1300
Resumo: Trata-se de uma pesquisa exploratória, que procurou obter opiniões dos docentes das disciplinas consideradas responsáveis pelo ensino do exame físico nas escolas de graduação em enfermagem do Município de São Paulo, selecionadas para este estudo, cujo objetivos foram: detectar a situação do ensino de bases propedêuticas; identificar os fatores que constituem dificuldades; e identificar as recomendações dos docentes para melhoria de seu ensino e de sua realização. A população estudada foi constituída de 39 docentes das disciplinas consideradas responsáveis pelo ensino do exame físico. Os resultados mostram que não existe uma disciplina específica para ensinar o exame físico, sendo este ministrado principalmente em Fundamentos de Enfermagem, e que os docentes não estão completamente preparados para o ensino desta atividade. Como recomendações para melhorar o ensino do exame físico, sugerem melhorar os conhecimentos e habilidades dos docentes, como também criar uma disciplina específica para ensinar o exame físico com uma carga horária adequada ao seu conteúdo.
id USP-38_58e776deb93565216348c262a1483f20
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1300
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São PauloThe teaching of physical examination in undergraduate nursing schools of São Paulo cityLa enseñanza del examen físico en las escuelas de pregrado en enfermería del municipio de São Pauloexame físicoensinoeducação em enfermagemexamen físicoensenãnzaeducación en enfermeríaphysical examinationteachingnursing educationTrata-se de uma pesquisa exploratória, que procurou obter opiniões dos docentes das disciplinas consideradas responsáveis pelo ensino do exame físico nas escolas de graduação em enfermagem do Município de São Paulo, selecionadas para este estudo, cujo objetivos foram: detectar a situação do ensino de bases propedêuticas; identificar os fatores que constituem dificuldades; e identificar as recomendações dos docentes para melhoria de seu ensino e de sua realização. A população estudada foi constituída de 39 docentes das disciplinas consideradas responsáveis pelo ensino do exame físico. Os resultados mostram que não existe uma disciplina específica para ensinar o exame físico, sendo este ministrado principalmente em Fundamentos de Enfermagem, e que os docentes não estão completamente preparados para o ensino desta atividade. Como recomendações para melhorar o ensino do exame físico, sugerem melhorar os conhecimentos e habilidades dos docentes, como também criar uma disciplina específica para ensinar o exame físico com uma carga horária adequada ao seu conteúdo.The present study is an exploratory survey attempting to get the point of view of the faculty of subjects considered responsible by teaching physical examination in the nursing undergraduate schools of São Paulo city that were selected for this study. The goals were: to detect the situation of teaching of propaedeutics basis; to identify factors that make them difficult; and to identify the recommendations of the faculty for the improvement of teaching and its implementation. The population studied was formed by 39 faculty of the subjects considered responsible by teaching physical examination. Results show us there is not a specific subject to teach physical examination, although it is tauhgt mainly in Fundamental Nursing; faculty are not entirely prepared to teach physical examination. To improve teaching of physical examination, the faculty suggest enhancing their knowledge and skills as well as to create a specific subject to teach physical examination with sufficient hours according to the content.El presente trabajo es una investigación exploratoria realizada con vistas a conocer las opiniones de los docentes de las asignaturas consideradas responsables de la ensenãnza del examen físico en las escuelas de pregrado en enfermería del Municipio de São Paulo, cuyos objetivos fueron: detectar la situación de la ensenãnza de bases propedéuticas; identificar factores que constituyen dificuldades y recomendaciones de los docentes para mejoría de su ensenãnza y de su realización. La población investigada se constituyó de 39 docentes de asignaturas consideradas responsables de la ensenãnza del examen físico. Los resultados muestran que no existe una asignatura específica para estudio del examen físico, cuya ensenãnza se imparte principalmente en Fundamentos de Enfermería, y los docentes no están completamente preparados para ensenãr el examen físico. Como recomendaciones para mejorar la ensenãnza del examen físico, ellos sugieren el aperfeccionamiento de conocimientos y habilidades de los docentes, y la creación de una asignatura específica para ensenãr el examen físico con una carga horaria adecuada a su contenido.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1998-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/130010.1590/S0104-11691998000300003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 3 (1998); 11-22Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 3 (1998); 11-22Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 3 (1998); 11-221518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1300/1325Sousa, Valmi Delfino deBarros, Alba Lucia Botura Leite deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:03:35Zoai:revistas.usp.br:article/1300Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:03:35Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo
The teaching of physical examination in undergraduate nursing schools of São Paulo city
La enseñanza del examen físico en las escuelas de pregrado en enfermería del municipio de São Paulo
title O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo
spellingShingle O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo
Sousa, Valmi Delfino de
exame físico
ensino
educação em enfermagem
examen físico
ensenãnza
educación en enfermería
physical examination
teaching
nursing education
title_short O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo
title_full O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo
title_fullStr O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo
title_full_unstemmed O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo
title_sort O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo
author Sousa, Valmi Delfino de
author_facet Sousa, Valmi Delfino de
Barros, Alba Lucia Botura Leite de
author_role author
author2 Barros, Alba Lucia Botura Leite de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Valmi Delfino de
Barros, Alba Lucia Botura Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv exame físico
ensino
educação em enfermagem
examen físico
ensenãnza
educación en enfermería
physical examination
teaching
nursing education
topic exame físico
ensino
educação em enfermagem
examen físico
ensenãnza
educación en enfermería
physical examination
teaching
nursing education
description Trata-se de uma pesquisa exploratória, que procurou obter opiniões dos docentes das disciplinas consideradas responsáveis pelo ensino do exame físico nas escolas de graduação em enfermagem do Município de São Paulo, selecionadas para este estudo, cujo objetivos foram: detectar a situação do ensino de bases propedêuticas; identificar os fatores que constituem dificuldades; e identificar as recomendações dos docentes para melhoria de seu ensino e de sua realização. A população estudada foi constituída de 39 docentes das disciplinas consideradas responsáveis pelo ensino do exame físico. Os resultados mostram que não existe uma disciplina específica para ensinar o exame físico, sendo este ministrado principalmente em Fundamentos de Enfermagem, e que os docentes não estão completamente preparados para o ensino desta atividade. Como recomendações para melhorar o ensino do exame físico, sugerem melhorar os conhecimentos e habilidades dos docentes, como também criar uma disciplina específica para ensinar o exame físico com uma carga horária adequada ao seu conteúdo.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1300
10.1590/S0104-11691998000300003
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1300
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691998000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1300/1325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 3 (1998); 11-22
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 3 (1998); 11-22
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 3 (1998); 11-22
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222836375158784