O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1524 |
Resumo: | Realizamos pesquisa-ação na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás em 1998, com objetivo de implementar e analisar o ensino de exame físico pulmonar através da problematização. Desenvolvemos as fases do Método do Arco junto a um grupo de alunas do 2º ano de Graduação em Enfermagem. Durante a fase de hipótese de solução, percebemos a necessidade de várias atividades para a fixação do tema. Na avaliação teórica e psicomotora, constatamos que as alunas tiveram maiores dificuldades na percussão e na palpação. Concluímos ser exeqüível a aplicação da pedagogia da problematização no ensino do exame físico pulmonar. |
id |
USP-38_d5bcd02ff4a2c13360beb7c975e1a7f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1524 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematizaçãoTeaching physical pulmonary examination through the problem-based methodLa ensenãnza del examen físico de los pulmones a través del método de la problematizaciónensinoenfermagemexame físicoenseñanzaenfermeríaexamen físicoteachingnursingphysical examinationRealizamos pesquisa-ação na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás em 1998, com objetivo de implementar e analisar o ensino de exame físico pulmonar através da problematização. Desenvolvemos as fases do Método do Arco junto a um grupo de alunas do 2º ano de Graduação em Enfermagem. Durante a fase de hipótese de solução, percebemos a necessidade de várias atividades para a fixação do tema. Na avaliação teórica e psicomotora, constatamos que as alunas tiveram maiores dificuldades na percussão e na palpação. Concluímos ser exeqüível a aplicação da pedagogia da problematização no ensino do exame físico pulmonar.Action-research was accomplished at the Federal University of Goiás College of Nursing in 1998 aiming at implementing and analyzing the teaching resources of physical pulmonary examination through the problem-based method. The Arch Method Phases were developed with sophomores in the undergraduate Nursing Course. During the Conclusion Hypothesis phase, the need of various activities in order to fix the theme was observed. In the theoretical and psycho-motor evaluation, we verified that the students had more difficulty in performing percussion and palpitation. It was concluded that the application of the problem-based pedagogy in physical examination was feasible.Realizamos una investigación-acción en la Facultad de Enfermería cuyo objetivo fue desenvolver la enseñanza del examen físico de los pulmones a través de la problematización. Desarrollamos las fases del Método del "Arco" junto con los estudiantes del segundo año de Pregrado en Enfermería. Resaltamos que durante la fase de hipótesis de solución percibimos la necesidad de varias actividades para entender el tema. En la evaluación teórica y psicomotora constatamos que los alumnos tuvieron mayor dificultad en la percusión e palpación. Concluimos que es posible la aplicación de la pedagogía de la problematización en la enseñanza del examen físico.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/152410.1590/S0104-11692000000600017Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 6 (2000); 117-123Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 6 (2000); 117-123Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 6 (2000); 117-1231518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1524/1565Nakatani, Adelia Yaeko KyosenCarvalho, Emilia Campos deBachion, Maria Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:36:32Zoai:revistas.usp.br:article/1524Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:36:32Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização Teaching physical pulmonary examination through the problem-based method La ensenãnza del examen físico de los pulmones a través del método de la problematización |
title |
O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização |
spellingShingle |
O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen ensino enfermagem exame físico enseñanza enfermería examen físico teaching nursing physical examination |
title_short |
O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização |
title_full |
O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização |
title_fullStr |
O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização |
title_full_unstemmed |
O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização |
title_sort |
O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização |
author |
Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen |
author_facet |
Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen Carvalho, Emilia Campos de Bachion, Maria Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Emilia Campos de Bachion, Maria Márcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen Carvalho, Emilia Campos de Bachion, Maria Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino enfermagem exame físico enseñanza enfermería examen físico teaching nursing physical examination |
topic |
ensino enfermagem exame físico enseñanza enfermería examen físico teaching nursing physical examination |
description |
Realizamos pesquisa-ação na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás em 1998, com objetivo de implementar e analisar o ensino de exame físico pulmonar através da problematização. Desenvolvemos as fases do Método do Arco junto a um grupo de alunas do 2º ano de Graduação em Enfermagem. Durante a fase de hipótese de solução, percebemos a necessidade de várias atividades para a fixação do tema. Na avaliação teórica e psicomotora, constatamos que as alunas tiveram maiores dificuldades na percussão e na palpação. Concluímos ser exeqüível a aplicação da pedagogia da problematização no ensino do exame físico pulmonar. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1524 10.1590/S0104-11692000000600017 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1524 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692000000600017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1524/1565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 6 (2000); 117-123 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 6 (2000); 117-123 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 6 (2000); 117-123 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222837776056320 |