O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Carvalho, Emilia Campos de, Bachion, Maria Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1524
Resumo: Realizamos pesquisa-ação na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás em 1998, com objetivo de implementar e analisar o ensino de exame físico pulmonar através da problematização. Desenvolvemos as fases do Método do Arco junto a um grupo de alunas do 2º ano de Graduação em Enfermagem. Durante a fase de hipótese de solução, percebemos a necessidade de várias atividades para a fixação do tema. Na avaliação teórica e psicomotora, constatamos que as alunas tiveram maiores dificuldades na percussão e na palpação. Concluímos ser exeqüível a aplicação da pedagogia da problematização no ensino do exame físico pulmonar.
id USP-38_d5bcd02ff4a2c13360beb7c975e1a7f9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1524
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematizaçãoTeaching physical pulmonary examination through the problem-based methodLa ensenãnza del examen físico de los pulmones a través del método de la problematizaciónensinoenfermagemexame físicoenseñanzaenfermeríaexamen físicoteachingnursingphysical examinationRealizamos pesquisa-ação na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás em 1998, com objetivo de implementar e analisar o ensino de exame físico pulmonar através da problematização. Desenvolvemos as fases do Método do Arco junto a um grupo de alunas do 2º ano de Graduação em Enfermagem. Durante a fase de hipótese de solução, percebemos a necessidade de várias atividades para a fixação do tema. Na avaliação teórica e psicomotora, constatamos que as alunas tiveram maiores dificuldades na percussão e na palpação. Concluímos ser exeqüível a aplicação da pedagogia da problematização no ensino do exame físico pulmonar.Action-research was accomplished at the Federal University of Goiás College of Nursing in 1998 aiming at implementing and analyzing the teaching resources of physical pulmonary examination through the problem-based method. The Arch Method Phases were developed with sophomores in the undergraduate Nursing Course. During the Conclusion Hypothesis phase, the need of various activities in order to fix the theme was observed. In the theoretical and psycho-motor evaluation, we verified that the students had more difficulty in performing percussion and palpitation. It was concluded that the application of the problem-based pedagogy in physical examination was feasible.Realizamos una investigación-acción en la Facultad de Enfermería cuyo objetivo fue desenvolver la enseñanza del examen físico de los pulmones a través de la problematización. Desarrollamos las fases del Método del "Arco" junto con los estudiantes del segundo año de Pregrado en Enfermería. Resaltamos que durante la fase de hipótesis de solución percibimos la necesidad de varias actividades para entender el tema. En la evaluación teórica y psicomotora constatamos que los alumnos tuvieron mayor dificultad en la percusión e palpación. Concluimos que es posible la aplicación de la pedagogía de la problematización en la enseñanza del examen físico.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/152410.1590/S0104-11692000000600017Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 6 (2000); 117-123Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 6 (2000); 117-123Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 6 (2000); 117-1231518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1524/1565Nakatani, Adelia Yaeko KyosenCarvalho, Emilia Campos deBachion, Maria Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:36:32Zoai:revistas.usp.br:article/1524Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:36:32Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização
Teaching physical pulmonary examination through the problem-based method
La ensenãnza del examen físico de los pulmones a través del método de la problematización
title O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização
spellingShingle O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização
Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen
ensino
enfermagem
exame físico
enseñanza
enfermería
examen físico
teaching
nursing
physical examination
title_short O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização
title_full O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização
title_fullStr O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização
title_full_unstemmed O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização
title_sort O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização
author Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen
author_facet Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen
Carvalho, Emilia Campos de
Bachion, Maria Márcia
author_role author
author2 Carvalho, Emilia Campos de
Bachion, Maria Márcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen
Carvalho, Emilia Campos de
Bachion, Maria Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
enfermagem
exame físico
enseñanza
enfermería
examen físico
teaching
nursing
physical examination
topic ensino
enfermagem
exame físico
enseñanza
enfermería
examen físico
teaching
nursing
physical examination
description Realizamos pesquisa-ação na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás em 1998, com objetivo de implementar e analisar o ensino de exame físico pulmonar através da problematização. Desenvolvemos as fases do Método do Arco junto a um grupo de alunas do 2º ano de Graduação em Enfermagem. Durante a fase de hipótese de solução, percebemos a necessidade de várias atividades para a fixação do tema. Na avaliação teórica e psicomotora, constatamos que as alunas tiveram maiores dificuldades na percussão e na palpação. Concluímos ser exeqüível a aplicação da pedagogia da problematização no ensino do exame físico pulmonar.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1524
10.1590/S0104-11692000000600017
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1524
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692000000600017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1524/1565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 6 (2000); 117-123
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 6 (2000); 117-123
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 6 (2000); 117-123
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444180903231488