Enseñanza a pacientes sobre el perioperatorio: estudio comparativo entre usos de recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Adriana Aparecida Delloiagono de
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Carvalho, Emília Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1249
Resumo: A finalidade do estudo foi comparar, na informação perioperatória de Enfermagem, os recursos audiovisual (vídeo) e oral. Registrou-se como sujeitos 104 pacientes, sendo 54 e 50 para os grupos oral e vídeo, respectivamente. Concluiu-se que os grupos de pacientes eram homogêneos e que não havia diferença significativa entre os dois recursos utilizados, e que independente do recurso utilizado, as respostas emitidas foram qualitativamente melhores. Porém na informação perioperatória com o vídeo utilizou-se 10 minutos e na oral 45 minutos, sendo que o vídeo impede o verbalismo característico dos métodos expositivos e reduz o tempo gasto no oferecimento das informações.
id USP-38_720cf8a630c24ebb7dbf030c3f14cde2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1249
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Enseñanza a pacientes sobre el perioperatorio: estudio comparativo entre usos de recursosTeaching on perioperative nursing: a comparative study on audiovisual (video) and oral resourcesEnsino sobre perioperatório a pacientes: estudo comparativo de recursos audiovisual (vídeo) e oralensino sobre perioperátoriorecurso audiovisual (video) e oralinformación perioperatoriarecursos audiovisual (vídeo) y oraleducation on perioperative nursingaudiovisual (video) and oral resourcesA finalidade do estudo foi comparar, na informação perioperatória de Enfermagem, os recursos audiovisual (vídeo) e oral. Registrou-se como sujeitos 104 pacientes, sendo 54 e 50 para os grupos oral e vídeo, respectivamente. Concluiu-se que os grupos de pacientes eram homogêneos e que não havia diferença significativa entre os dois recursos utilizados, e que independente do recurso utilizado, as respostas emitidas foram qualitativamente melhores. Porém na informação perioperatória com o vídeo utilizou-se 10 minutos e na oral 45 minutos, sendo que o vídeo impede o verbalismo característico dos métodos expositivos e reduz o tempo gasto no oferecimento das informações.La finalidad de este estudio fue comparar en la fase perioperatoria de enfermería los dos niveles de aprendizaje, usando recursos (vídeo) y usando solo información oral. Se registraron 104 pacientes de los cuales a 54 se les dio información oral y a 50 se usó vídeo. Se concluyó que los grupos eran homogéneos y que no había diferencias significativas entre los dos métodos utilizados y que independientemente de los recursos las respuestas eran cualitativamente mejores. Pero en la información con vídeo se utilizó 10 minutos y en la forma oral 45 minutos, porque el vídeo impide el verbalismo característico de los métodos expositivos y por ello reduce el tiempo gastado en el ofrecimiento de las informaciones.The aim of this study was to compare information on perioperative Nursing regarding audiovisual (video) and oral resources. 104 patients were registered as subjects and divided in two groups, 54 of them in the oral group and 50 in the video group. Authors concluded that the groups were homogeneous and that there was no significant difference between the two resources used. Independent from the resource used, the responses were qualitatively better. However, regarding perioperative informations, authors spent 10 minutes using the video while oral information lasted 45 minutes. The video unabled verbalization that is characterized by the exposition of methods and reduces the time spent with information.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1997-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/124910.1590/S0104-11691997000300006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 n. 3 (1997); 35-42Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 Núm. 3 (1997); 35-42Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 No. 3 (1997); 35-421518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1249/1271Paula, Adriana Aparecida Delloiagono deCarvalho, Emília Campos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T12:48:25Zoai:revistas.usp.br:article/1249Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T12:48:25Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enseñanza a pacientes sobre el perioperatorio: estudio comparativo entre usos de recursos
Teaching on perioperative nursing: a comparative study on audiovisual (video) and oral resources
Ensino sobre perioperatório a pacientes: estudo comparativo de recursos audiovisual (vídeo) e oral
title Enseñanza a pacientes sobre el perioperatorio: estudio comparativo entre usos de recursos
spellingShingle Enseñanza a pacientes sobre el perioperatorio: estudio comparativo entre usos de recursos
Paula, Adriana Aparecida Delloiagono de
ensino sobre perioperátorio
recurso audiovisual (video) e oral
información perioperatoria
recursos audiovisual (vídeo) y oral
education on perioperative nursing
audiovisual (video) and oral resources
title_short Enseñanza a pacientes sobre el perioperatorio: estudio comparativo entre usos de recursos
title_full Enseñanza a pacientes sobre el perioperatorio: estudio comparativo entre usos de recursos
title_fullStr Enseñanza a pacientes sobre el perioperatorio: estudio comparativo entre usos de recursos
title_full_unstemmed Enseñanza a pacientes sobre el perioperatorio: estudio comparativo entre usos de recursos
title_sort Enseñanza a pacientes sobre el perioperatorio: estudio comparativo entre usos de recursos
author Paula, Adriana Aparecida Delloiagono de
author_facet Paula, Adriana Aparecida Delloiagono de
Carvalho, Emília Campos de
author_role author
author2 Carvalho, Emília Campos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Adriana Aparecida Delloiagono de
Carvalho, Emília Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino sobre perioperátorio
recurso audiovisual (video) e oral
información perioperatoria
recursos audiovisual (vídeo) y oral
education on perioperative nursing
audiovisual (video) and oral resources
topic ensino sobre perioperátorio
recurso audiovisual (video) e oral
información perioperatoria
recursos audiovisual (vídeo) y oral
education on perioperative nursing
audiovisual (video) and oral resources
description A finalidade do estudo foi comparar, na informação perioperatória de Enfermagem, os recursos audiovisual (vídeo) e oral. Registrou-se como sujeitos 104 pacientes, sendo 54 e 50 para os grupos oral e vídeo, respectivamente. Concluiu-se que os grupos de pacientes eram homogêneos e que não havia diferença significativa entre os dois recursos utilizados, e que independente do recurso utilizado, as respostas emitidas foram qualitativamente melhores. Porém na informação perioperatória com o vídeo utilizou-se 10 minutos e na oral 45 minutos, sendo que o vídeo impede o verbalismo característico dos métodos expositivos e reduz o tempo gasto no oferecimento das informações.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1249
10.1590/S0104-11691997000300006
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1249
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691997000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1249/1271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 n. 3 (1997); 35-42
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 Núm. 3 (1997); 35-42
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 No. 3 (1997); 35-42
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222836274495488