Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677 |
Resumo: | Objetivo:identificar os aspectos de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem através da análise de ferramentas que avaliaram a aquisição de competências pelos alunos do curso de Enfermagem.Método:estudo longitudinal prospectivo realizado em uma população de 60 alunos do segundo ano de Enfermagem com base nos dados de registro dos quais foram obtidos indicadores de qualidade que avaliam a aquisição de competências, com análise descritiva e inferencial.Resultados:foram identificados nove itens e nove atividades de aprendizagem incluídas nas ferramentas de avaliação que não atingiram os indicadores de qualidade estabelecidos (p |
id |
USP-38_7eb5d806c084a457e5651152132c0ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/105677 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería Avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Enfermagem Evaluation of the quality of the teaching-learning process in undergraduate courses in Nursing Objetivo:identificar os aspectos de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem através da análise de ferramentas que avaliaram a aquisição de competências pelos alunos do curso de Enfermagem.Método:estudo longitudinal prospectivo realizado em uma população de 60 alunos do segundo ano de Enfermagem com base nos dados de registro dos quais foram obtidos indicadores de qualidade que avaliam a aquisição de competências, com análise descritiva e inferencial.Resultados:foram identificados nove itens e nove atividades de aprendizagem incluídas nas ferramentas de avaliação que não atingiram os indicadores de qualidade estabelecidos (pObjetivo:detectar aspectos de mejora de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje a través del análisis de herramientas que evaluaron la adquisición de competencias en estudiantes de grado en Enfermería.Método:estudio longitudinal, prospectivo realizado sobre una población de sesenta estudiantes del segundo curso de Enfermería basado en datos de registro de los que se obtienen indicadores de calidad que evalúan la adquisición de competencias, con análisis descriptivo e inferencial.Resultados:se han identificado nueve ítems y nueve actividades de aprendizaje incluidas en las herramientas de evaluación que no alcanzan los indicadores de calidad establecidos (pObjective: to identify aspects of improvement of the quality of the teaching-learning process through the analysis of tools that evaluated the acquisition of skills by undergraduate students of Nursing.Method: prospective longitudinal study conducted in a population of 60 secondyear Nursing students based on registration data, from which quality indicators that evaluate the acquisition of skills were obtained, with descriptive and inferential analysis.Results: nine items were identified and nine learning activities included in the assessment tools that did not reach the established quality indicators (pUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/10567710.1590/0104-1169.0393.2606Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 4 (2015); 700-707Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 700-707Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 4 (2015); 700-7071518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104397https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104398https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104399Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzález-Chordá, Víctor ManuelMaciá-Soler, María Loreto2015-10-20T15:16:52Zoai:revistas.usp.br:article/105677Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-10-20T15:16:52Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería Avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Enfermagem Evaluation of the quality of the teaching-learning process in undergraduate courses in Nursing |
title |
Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería |
spellingShingle |
Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería González-Chordá, Víctor Manuel |
title_short |
Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería |
title_full |
Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería |
title_fullStr |
Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería |
title_full_unstemmed |
Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería |
title_sort |
Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería |
author |
González-Chordá, Víctor Manuel |
author_facet |
González-Chordá, Víctor Manuel Maciá-Soler, María Loreto |
author_role |
author |
author2 |
Maciá-Soler, María Loreto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
González-Chordá, Víctor Manuel Maciá-Soler, María Loreto |
description |
Objetivo:identificar os aspectos de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem através da análise de ferramentas que avaliaram a aquisição de competências pelos alunos do curso de Enfermagem.Método:estudo longitudinal prospectivo realizado em uma população de 60 alunos do segundo ano de Enfermagem com base nos dados de registro dos quais foram obtidos indicadores de qualidade que avaliam a aquisição de competências, com análise descritiva e inferencial.Resultados:foram identificados nove itens e nove atividades de aprendizagem incluídas nas ferramentas de avaliação que não atingiram os indicadores de qualidade estabelecidos (p |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677 10.1590/0104-1169.0393.2606 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677 |
identifier_str_mv |
10.1590/0104-1169.0393.2606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104397 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104398 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 4 (2015); 700-707 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 700-707 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 4 (2015); 700-707 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222851045785600 |