Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González-Chordá, Víctor Manuel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maciá-Soler, María Loreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677
Resumo: Objetivo:identificar os aspectos de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem através da análise de ferramentas que avaliaram a aquisição de competências pelos alunos do curso de Enfermagem.Método:estudo longitudinal prospectivo realizado em uma população de 60 alunos do segundo ano de Enfermagem com base nos dados de registro dos quais foram obtidos indicadores de qualidade que avaliam a aquisição de competências, com análise descritiva e inferencial.Resultados:foram identificados nove itens e nove atividades de aprendizagem incluídas nas ferramentas de avaliação que não atingiram os indicadores de qualidade estabelecidos (p
id USP-38_7eb5d806c084a457e5651152132c0ec6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105677
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería Avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Enfermagem Evaluation of the quality of the teaching-learning process in undergraduate courses in Nursing Objetivo:identificar os aspectos de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem através da análise de ferramentas que avaliaram a aquisição de competências pelos alunos do curso de Enfermagem.Método:estudo longitudinal prospectivo realizado em uma população de 60 alunos do segundo ano de Enfermagem com base nos dados de registro dos quais foram obtidos indicadores de qualidade que avaliam a aquisição de competências, com análise descritiva e inferencial.Resultados:foram identificados nove itens e nove atividades de aprendizagem incluídas nas ferramentas de avaliação que não atingiram os indicadores de qualidade estabelecidos (pObjetivo:detectar aspectos de mejora de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje a través del análisis de herramientas que evaluaron la adquisición de competencias en estudiantes de grado en Enfermería.Método:estudio longitudinal, prospectivo realizado sobre una población de sesenta estudiantes del segundo curso de Enfermería basado en datos de registro de los que se obtienen indicadores de calidad que evalúan la adquisición de competencias, con análisis descriptivo e inferencial.Resultados:se han identificado nueve ítems y nueve actividades de aprendizaje incluidas en las herramientas de evaluación que no alcanzan los indicadores de calidad establecidos (pObjective: to identify aspects of improvement of the quality of the teaching-learning process through the analysis of tools that evaluated the acquisition of skills by undergraduate students of Nursing.Method: prospective longitudinal study conducted in a population of 60 secondyear Nursing students based on registration data, from which quality indicators that evaluate the acquisition of skills were obtained, with descriptive and inferential analysis.Results: nine items were identified and nine learning activities included in the assessment tools that did not reach the established quality indicators (pUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/10567710.1590/0104-1169.0393.2606Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 4 (2015); 700-707Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 700-707Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 4 (2015); 700-7071518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104397https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104398https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104399Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzález-Chordá, Víctor ManuelMaciá-Soler, María Loreto2015-10-20T15:16:52Zoai:revistas.usp.br:article/105677Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-10-20T15:16:52Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería
Avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Enfermagem
Evaluation of the quality of the teaching-learning process in undergraduate courses in Nursing
title Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería
spellingShingle Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería
González-Chordá, Víctor Manuel
title_short Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería
title_full Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería
title_fullStr Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería
title_full_unstemmed Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería
title_sort Evaluación de la calidad del proceso enseñanza-aprendizaje en estudios de grado en Enfermería
author González-Chordá, Víctor Manuel
author_facet González-Chordá, Víctor Manuel
Maciá-Soler, María Loreto
author_role author
author2 Maciá-Soler, María Loreto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv González-Chordá, Víctor Manuel
Maciá-Soler, María Loreto
description Objetivo:identificar os aspectos de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem através da análise de ferramentas que avaliaram a aquisição de competências pelos alunos do curso de Enfermagem.Método:estudo longitudinal prospectivo realizado em uma população de 60 alunos do segundo ano de Enfermagem com base nos dados de registro dos quais foram obtidos indicadores de qualidade que avaliam a aquisição de competências, com análise descritiva e inferencial.Resultados:foram identificados nove itens e nove atividades de aprendizagem incluídas nas ferramentas de avaliação que não atingiram os indicadores de qualidade estabelecidos (p
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677
10.1590/0104-1169.0393.2606
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677
identifier_str_mv 10.1590/0104-1169.0393.2606
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104397
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104398
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105677/104399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 4 (2015); 700-707
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 700-707
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 4 (2015); 700-707
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222851045785600