Nível de estresse entre universitários de enfermagem relacionado à fase de formação e fatores sociodemográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fernanda Michelle Santos e Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mussi, Fernanda Carneiro, Pires, Cláudia Geovana da Silva, Silva, Rodrigo Marques da, Macedo, Tássia Teles Santana de, Santos, Carlos Antônio de Souza Teles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178572
Resumo: Objetivo: identificar o nível de estresse entre universitários de Enfermagem e os fatores sociodemográficos e acadêmicos associados; comparar o nível de estresse entre universitários segundo a fase de formação no curso. Método: estudo transversal com 286 universitários. Aplicaram-se o instrumento de caracterização sociodemográfica e acadêmica e a escala de estresse. O nível de estresse global foi avaliado por escore padronizado. Na análise bivariada, empregou-se o qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, realizandose posteriormente análise de regressão logística múltipla pelo modelo de Poisson. Adotou-se significância estatística de 5%. Resultados: maior proporção de universitários apresentou nível médio/alto de estresse global. Estudantes do 6º ao 10º semestres apresentaram maiores níveis de estresse, comparados aos do 1º ao 5º, nos domínios Realização das atividades práticas, Comunicação profissional (p=0,014), Ambiente (p=0,053) e Formação profissional (p=0,000). Na análise multivariada, contribuíram para o maior nível de estresse as variáveis cursar do 6º ao 10º semestres, sexo feminino, renda mensal ≤ a um salário mínimo e renda considerada insuficiente. Conclusão: mulheres em fase de formação mais avançada e com baixa condição econômica apresentam maior nível de estresse na formação acadêmica.
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spelling Nível de estresse entre universitários de enfermagem relacionado à fase de formação e fatores sociodemográficosStress level among undergraduate nursing students related to the training phase and sociodemographic factorsNivel de estrés entre universitarios de enfermería relacionado a la etapa de formación y a los factores sociodemográficosEstrés PsicológicoEstrés FisiológicoEstudiantes de EnfermeríaBachillerato en EnfermeríaEnfermeríaSaludStressPsychologicalPhysiologicalStudentsNursingEducationBaccalaureateHealthObjetivo: identificar o nível de estresse entre universitários de Enfermagem e os fatores sociodemográficos e acadêmicos associados; comparar o nível de estresse entre universitários segundo a fase de formação no curso. Método: estudo transversal com 286 universitários. Aplicaram-se o instrumento de caracterização sociodemográfica e acadêmica e a escala de estresse. O nível de estresse global foi avaliado por escore padronizado. Na análise bivariada, empregou-se o qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, realizandose posteriormente análise de regressão logística múltipla pelo modelo de Poisson. Adotou-se significância estatística de 5%. Resultados: maior proporção de universitários apresentou nível médio/alto de estresse global. Estudantes do 6º ao 10º semestres apresentaram maiores níveis de estresse, comparados aos do 1º ao 5º, nos domínios Realização das atividades práticas, Comunicação profissional (p=0,014), Ambiente (p=0,053) e Formação profissional (p=0,000). Na análise multivariada, contribuíram para o maior nível de estresse as variáveis cursar do 6º ao 10º semestres, sexo feminino, renda mensal ≤ a um salário mínimo e renda considerada insuficiente. Conclusão: mulheres em fase de formação mais avançada e com baixa condição econômica apresentam maior nível de estresse na formação acadêmica.Objetivo: identificar el nivel de estrés entre universitarios de enfermería y los factores sociodemográficos y académicos asociados con él; y, comparar el nivel de estrés entre universitarios según la etapa de formación en el curso. Método: estudio transversal, con 286 universitarios. Se aplicó el instrumento de caracterización sociodemográfica y académica y escala de estrés. El nivel de estrés global fue evaluado por puntaje estandarizado. En análisis bivariado se empleó el Chicuadrado de Pearson o Exacto de Fisher; posteriormente, se realizó el análisis de regresión logística múltiple por el modelo de Poisson. Se adoptó una significación estadística de 5%. Resultados: una mayor proporción de universitarios presentó nivel medio/alto de estrés global. Los estudiantes del 6º al 10º semestre presentaron mayores niveles de estrés comparados a los del 1º al 5º, en los dominios: Realización de las actividades prácticas, Comunicación profesional (p=0,014), Ambiente (p=0,053) y Formación profesional (p=0,000). En el análisis multivariado, contribuyeron para un mayor nivel de estrés las variables: cursar del 6º al 10º semestre, sexo femenino, renta mensual ≤ a un salario mínimo y renta considerada insuficiente. Conclusión: las mujeres, en etapa de formación más avanzada y con baja condición económica presentan mayor nivel de estrés en la formación académica.Objective: identify the stress level among nursing undergraduates and the associated sociodemographic and academic factors; to compare stress level among college students according to the training phase in the course. Method: crosssectional study with 286 university students. The instrument of sociodemographic and academic characterization and the stress scale were applied. The overall stress level was assessed by standardized score. In the bivariate analysis, Pearson’s chi-square or Fisher’s exact test was used, and multiple logistic regression analysis was performed using the Poisson model. Statistical significance of 5% was adopted. Results: higher proportion of college students presented medium/high level of global stress. Students from 6th to 10th semesters presented higher levels of stress compared to those from 1st to 5th, in the Realization of practical activities, Professional Communication (p = 0.014), Environment (p = 0.053) and Vocational Training (p = 0.000) domains). In the multivariate analysis, they contributed to the highest level of stress the variables attending the 6th to 10th semesters, female gender, monthly income ≤ one minimum wage and income considered insufficient. Conclusion: women in a more advanced stage of education and with low economic condition present a higher level of stress in their academic education.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17857210.1590/1518-8345.3036.3209Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3209Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3209Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32091518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178572/165307https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178572/165308https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178572/165309Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Fernanda Michelle Santos e SilvaMussi, Fernanda Carneiro Pires, Cláudia Geovana da Silva Silva, Rodrigo Marques da Macedo, Tássia Teles Santana de Santos, Carlos Antônio de Souza Teles 2021-05-17T16:53:57Zoai:revistas.usp.br:article/178572Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T16:53:57Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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