Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique-Sanches, Barbara Casarin
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sabage, Luis, Costa, Raphael Raniere de Oliveira, Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos, Moron, Roberson Antequera, Mazzo, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089
Resumo: Objetivo: verificar as implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidade e Simulação relacionado à motivação e os sentimentos expressos pelos estudantes universitários quando regressam às atividades presenciais após o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Método: estudo quase-experimental, com um único grupo, do tipo pré e pós-teste, realizado por meio de uma intervenção educacional baseada no treino de habilidades de administração de medicamentos e punção venosa, com estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira. A amostra foi composta por 47 estudantes. Para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos de caracterização dos sujeitos e sentimentos autopercebidos pelos estudantes e a Escala de Motivação Situacional. Resultados: na amostra, 98% referiram falta de atividades práticas durante a pandemia. O sentimento mais frequentemente descrito foi a ansiedade. Após a realização da atividade, observou-se uma mudança na frequência dos sentimentos expressos, embora não se tenha verificado uma mudança significativa nos níveis motivacionais. A Regulação Externa (5,1 – 5,6), a Regulação (6,1 – 6,4) e a Motivação Intrínseca (5,6 – 6,0) apresentaram resultados elevados, demostrando semelhança com os sentimentos relatados pelos alunos. Conclusão: a motivação é essencial para uma aprendizagem eficaz e a utilização de metodologias ativas reforça as habilidades construídas de uma forma efetiva nos estudantes frente ao processo de aprendizagem.
id USP-38_9d7407c4bba9346caa1108ffee3fcd2d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/212089
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelingsImplicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidades e Simulação relacionado a motivação e sentimentos dos alunosImplicaciones de las actividades prácticas en el Laboratorio de Habilidades y Simulación relacionadas con la motivación y los sentimientos de los estudiantesLearning; COVID-19; Education, Medical; Students, Medical; Simulation Training; MotivationAprendizaje; COVID-19; Educación Médica; Estudiantes de Medicina; Entrenamiento por Simulación; MotivaciónAprendizagem; COVID-19; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Treinamento por Simulação; MotivaçãoObjetivo: verificar as implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidade e Simulação relacionado à motivação e os sentimentos expressos pelos estudantes universitários quando regressam às atividades presenciais após o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Método: estudo quase-experimental, com um único grupo, do tipo pré e pós-teste, realizado por meio de uma intervenção educacional baseada no treino de habilidades de administração de medicamentos e punção venosa, com estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira. A amostra foi composta por 47 estudantes. Para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos de caracterização dos sujeitos e sentimentos autopercebidos pelos estudantes e a Escala de Motivação Situacional. Resultados: na amostra, 98% referiram falta de atividades práticas durante a pandemia. O sentimento mais frequentemente descrito foi a ansiedade. Após a realização da atividade, observou-se uma mudança na frequência dos sentimentos expressos, embora não se tenha verificado uma mudança significativa nos níveis motivacionais. A Regulação Externa (5,1 – 5,6), a Regulação (6,1 – 6,4) e a Motivação Intrínseca (5,6 – 6,0) apresentaram resultados elevados, demostrando semelhança com os sentimentos relatados pelos alunos. Conclusão: a motivação é essencial para uma aprendizagem eficaz e a utilização de metodologias ativas reforça as habilidades construídas de uma forma efetiva nos estudantes frente ao processo de aprendizagem.Objetivo: verificar las implicaciones de las actividades prácticas en el Laboratorio de Habilidad y Simulación relacionadas con la motivación y los sentimientos expresados por los estudiantes universitarios cuando regresan a las actividades presenciales luego del aislamiento social ocasionado por la pandemia del COVID-19. Método: estudio cuasiexperimental, con un solo grupo y del tipo pre y postest, realizado mediante una intervención educativa basada en el entrenamiento de habilidades en administración de medicamentos y venopunción, con estudiantes de medicina de una universidad pública brasileña. La muestra estuvo conformada por 47 estudiantes. Para la recolección de datos se utilizaron los instrumentos de caracterización y autopercepción de los individuos y la Escala de Motivación Situacional. Resultados: en la muestra, el 98% mencionó la falta de actividades prácticas durante la pandemia. El sentimiento descrito con mayor frecuencia fue la ansiedad. Después de realizar la actividad, hubo un cambio en la frecuencia de los sentimientos expresados, aunque no hubo un cambio significativo en los niveles de motivación. Regulación Externa (5,1 – 5,6), Regulación Identificada (6,1 – 6,4) y Motivación Intrínseca (5,6 – 6,0) presentaron resultados altos, demostrando similitud con los sentimientos relatados por los estudiantes. Conclusión: la motivación es fundamental para un aprendizaje efectivo y el uso de metodologías activas refuerza de manera efectiva las habilidades construidas en los estudiantes frente al proceso de aprendizaje.Objective: to verify the implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on the motivation and feelings expressed by undergraduate students when returning to face-to-face activities after the social isolation caused by COVID-19 pandemic. Method: a quasi-experimental study, with a single group and of the pre- and post-test type, carried out through an educational intervention based on skills training on medication administration and venipuncture, with medical students from a Brazilian public university. The sample was comprised by 47 students. The instruments of students’ characterization and self-perceived feelings and the Situational Motivation Scale were used for data collection. Results: in the sample, 98% mentioned the lack of practical activities during the pandemic. The most frequently described feeling was anxiety. After carrying out the activity, there was a change in the frequency of expressed feelings, although there was no significant change in motivational levels. External Regulation (5.1 - 5.6), Identified Regulation (6.1 - 6.4) and Intrinsic Motivation (5.6 - 6.0) presented high results, showing similarity to the feelings reported by the learners. Conclusion: motivation is essential for effective learning and the use of active methodologies reinforces skills built in an affective way in the students facing the learning process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2023-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/21208910.1590/1518-8345.6397.3904Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3904Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3904Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e39041518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194236https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194237https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194238https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHenrique-Sanches, Barbara Casarin Sabage, Luis Costa, Raphael Raniere de Oliveira Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos Moron, Roberson Antequera Mazzo, Alessandra2023-05-16T13:55:59Zoai:revistas.usp.br:article/212089Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-05-16T13:55:59Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings
Implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidades e Simulação relacionado a motivação e sentimentos dos alunos
Implicaciones de las actividades prácticas en el Laboratorio de Habilidades y Simulación relacionadas con la motivación y los sentimientos de los estudiantes
title Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings
spellingShingle Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings
Henrique-Sanches, Barbara Casarin
Learning; COVID-19; Education, Medical; Students, Medical; Simulation Training; Motivation
Aprendizaje; COVID-19; Educación Médica; Estudiantes de Medicina; Entrenamiento por Simulación; Motivación
Aprendizagem; COVID-19; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Treinamento por Simulação; Motivação
title_short Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings
title_full Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings
title_fullStr Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings
title_full_unstemmed Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings
title_sort Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings
author Henrique-Sanches, Barbara Casarin
author_facet Henrique-Sanches, Barbara Casarin
Sabage, Luis
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
Moron, Roberson Antequera
Mazzo, Alessandra
author_role author
author2 Sabage, Luis
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
Moron, Roberson Antequera
Mazzo, Alessandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique-Sanches, Barbara Casarin
Sabage, Luis
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
Moron, Roberson Antequera
Mazzo, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Learning; COVID-19; Education, Medical; Students, Medical; Simulation Training; Motivation
Aprendizaje; COVID-19; Educación Médica; Estudiantes de Medicina; Entrenamiento por Simulación; Motivación
Aprendizagem; COVID-19; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Treinamento por Simulação; Motivação
topic Learning; COVID-19; Education, Medical; Students, Medical; Simulation Training; Motivation
Aprendizaje; COVID-19; Educación Médica; Estudiantes de Medicina; Entrenamiento por Simulación; Motivación
Aprendizagem; COVID-19; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Treinamento por Simulação; Motivação
description Objetivo: verificar as implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidade e Simulação relacionado à motivação e os sentimentos expressos pelos estudantes universitários quando regressam às atividades presenciais após o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Método: estudo quase-experimental, com um único grupo, do tipo pré e pós-teste, realizado por meio de uma intervenção educacional baseada no treino de habilidades de administração de medicamentos e punção venosa, com estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira. A amostra foi composta por 47 estudantes. Para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos de caracterização dos sujeitos e sentimentos autopercebidos pelos estudantes e a Escala de Motivação Situacional. Resultados: na amostra, 98% referiram falta de atividades práticas durante a pandemia. O sentimento mais frequentemente descrito foi a ansiedade. Após a realização da atividade, observou-se uma mudança na frequência dos sentimentos expressos, embora não se tenha verificado uma mudança significativa nos níveis motivacionais. A Regulação Externa (5,1 – 5,6), a Regulação (6,1 – 6,4) e a Motivação Intrínseca (5,6 – 6,0) apresentaram resultados elevados, demostrando semelhança com os sentimentos relatados pelos alunos. Conclusão: a motivação é essencial para uma aprendizagem eficaz e a utilização de metodologias ativas reforça as habilidades construídas de uma forma efetiva nos estudantes frente ao processo de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089
10.1590/1518-8345.6397.3904
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6397.3904
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194236
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194237
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194238
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3904
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3904
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3904
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222857534373888