Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089 |
Resumo: | Objetivo: verificar as implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidade e Simulação relacionado à motivação e os sentimentos expressos pelos estudantes universitários quando regressam às atividades presenciais após o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Método: estudo quase-experimental, com um único grupo, do tipo pré e pós-teste, realizado por meio de uma intervenção educacional baseada no treino de habilidades de administração de medicamentos e punção venosa, com estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira. A amostra foi composta por 47 estudantes. Para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos de caracterização dos sujeitos e sentimentos autopercebidos pelos estudantes e a Escala de Motivação Situacional. Resultados: na amostra, 98% referiram falta de atividades práticas durante a pandemia. O sentimento mais frequentemente descrito foi a ansiedade. Após a realização da atividade, observou-se uma mudança na frequência dos sentimentos expressos, embora não se tenha verificado uma mudança significativa nos níveis motivacionais. A Regulação Externa (5,1 – 5,6), a Regulação (6,1 – 6,4) e a Motivação Intrínseca (5,6 – 6,0) apresentaram resultados elevados, demostrando semelhança com os sentimentos relatados pelos alunos. Conclusão: a motivação é essencial para uma aprendizagem eficaz e a utilização de metodologias ativas reforça as habilidades construídas de uma forma efetiva nos estudantes frente ao processo de aprendizagem. |
id |
USP-38_9d7407c4bba9346caa1108ffee3fcd2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/212089 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelingsImplicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidades e Simulação relacionado a motivação e sentimentos dos alunosImplicaciones de las actividades prácticas en el Laboratorio de Habilidades y Simulación relacionadas con la motivación y los sentimientos de los estudiantesLearning; COVID-19; Education, Medical; Students, Medical; Simulation Training; MotivationAprendizaje; COVID-19; Educación Médica; Estudiantes de Medicina; Entrenamiento por Simulación; MotivaciónAprendizagem; COVID-19; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Treinamento por Simulação; MotivaçãoObjetivo: verificar as implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidade e Simulação relacionado à motivação e os sentimentos expressos pelos estudantes universitários quando regressam às atividades presenciais após o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Método: estudo quase-experimental, com um único grupo, do tipo pré e pós-teste, realizado por meio de uma intervenção educacional baseada no treino de habilidades de administração de medicamentos e punção venosa, com estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira. A amostra foi composta por 47 estudantes. Para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos de caracterização dos sujeitos e sentimentos autopercebidos pelos estudantes e a Escala de Motivação Situacional. Resultados: na amostra, 98% referiram falta de atividades práticas durante a pandemia. O sentimento mais frequentemente descrito foi a ansiedade. Após a realização da atividade, observou-se uma mudança na frequência dos sentimentos expressos, embora não se tenha verificado uma mudança significativa nos níveis motivacionais. A Regulação Externa (5,1 – 5,6), a Regulação (6,1 – 6,4) e a Motivação Intrínseca (5,6 – 6,0) apresentaram resultados elevados, demostrando semelhança com os sentimentos relatados pelos alunos. Conclusão: a motivação é essencial para uma aprendizagem eficaz e a utilização de metodologias ativas reforça as habilidades construídas de uma forma efetiva nos estudantes frente ao processo de aprendizagem.Objetivo: verificar las implicaciones de las actividades prácticas en el Laboratorio de Habilidad y Simulación relacionadas con la motivación y los sentimientos expresados por los estudiantes universitarios cuando regresan a las actividades presenciales luego del aislamiento social ocasionado por la pandemia del COVID-19. Método: estudio cuasiexperimental, con un solo grupo y del tipo pre y postest, realizado mediante una intervención educativa basada en el entrenamiento de habilidades en administración de medicamentos y venopunción, con estudiantes de medicina de una universidad pública brasileña. La muestra estuvo conformada por 47 estudiantes. Para la recolección de datos se utilizaron los instrumentos de caracterización y autopercepción de los individuos y la Escala de Motivación Situacional. Resultados: en la muestra, el 98% mencionó la falta de actividades prácticas durante la pandemia. El sentimiento descrito con mayor frecuencia fue la ansiedad. Después de realizar la actividad, hubo un cambio en la frecuencia de los sentimientos expresados, aunque no hubo un cambio significativo en los niveles de motivación. Regulación Externa (5,1 – 5,6), Regulación Identificada (6,1 – 6,4) y Motivación Intrínseca (5,6 – 6,0) presentaron resultados altos, demostrando similitud con los sentimientos relatados por los estudiantes. Conclusión: la motivación es fundamental para un aprendizaje efectivo y el uso de metodologías activas refuerza de manera efectiva las habilidades construidas en los estudiantes frente al proceso de aprendizaje.Objective: to verify the implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on the motivation and feelings expressed by undergraduate students when returning to face-to-face activities after the social isolation caused by COVID-19 pandemic. Method: a quasi-experimental study, with a single group and of the pre- and post-test type, carried out through an educational intervention based on skills training on medication administration and venipuncture, with medical students from a Brazilian public university. The sample was comprised by 47 students. The instruments of students’ characterization and self-perceived feelings and the Situational Motivation Scale were used for data collection. Results: in the sample, 98% mentioned the lack of practical activities during the pandemic. The most frequently described feeling was anxiety. After carrying out the activity, there was a change in the frequency of expressed feelings, although there was no significant change in motivational levels. External Regulation (5.1 - 5.6), Identified Regulation (6.1 - 6.4) and Intrinsic Motivation (5.6 - 6.0) presented high results, showing similarity to the feelings reported by the learners. Conclusion: motivation is essential for effective learning and the use of active methodologies reinforces skills built in an affective way in the students facing the learning process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2023-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/21208910.1590/1518-8345.6397.3904Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3904Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3904Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e39041518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194236https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194237https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194238https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHenrique-Sanches, Barbara Casarin Sabage, Luis Costa, Raphael Raniere de Oliveira Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos Moron, Roberson Antequera Mazzo, Alessandra2023-05-16T13:55:59Zoai:revistas.usp.br:article/212089Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-05-16T13:55:59Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings Implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidades e Simulação relacionado a motivação e sentimentos dos alunos Implicaciones de las actividades prácticas en el Laboratorio de Habilidades y Simulación relacionadas con la motivación y los sentimientos de los estudiantes |
title |
Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings |
spellingShingle |
Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings Henrique-Sanches, Barbara Casarin Learning; COVID-19; Education, Medical; Students, Medical; Simulation Training; Motivation Aprendizaje; COVID-19; Educación Médica; Estudiantes de Medicina; Entrenamiento por Simulación; Motivación Aprendizagem; COVID-19; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Treinamento por Simulação; Motivação |
title_short |
Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings |
title_full |
Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings |
title_fullStr |
Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings |
title_full_unstemmed |
Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings |
title_sort |
Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings |
author |
Henrique-Sanches, Barbara Casarin |
author_facet |
Henrique-Sanches, Barbara Casarin Sabage, Luis Costa, Raphael Raniere de Oliveira Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos Moron, Roberson Antequera Mazzo, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Sabage, Luis Costa, Raphael Raniere de Oliveira Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos Moron, Roberson Antequera Mazzo, Alessandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique-Sanches, Barbara Casarin Sabage, Luis Costa, Raphael Raniere de Oliveira Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos Moron, Roberson Antequera Mazzo, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning; COVID-19; Education, Medical; Students, Medical; Simulation Training; Motivation Aprendizaje; COVID-19; Educación Médica; Estudiantes de Medicina; Entrenamiento por Simulación; Motivación Aprendizagem; COVID-19; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Treinamento por Simulação; Motivação |
topic |
Learning; COVID-19; Education, Medical; Students, Medical; Simulation Training; Motivation Aprendizaje; COVID-19; Educación Médica; Estudiantes de Medicina; Entrenamiento por Simulación; Motivación Aprendizagem; COVID-19; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Treinamento por Simulação; Motivação |
description |
Objetivo: verificar as implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidade e Simulação relacionado à motivação e os sentimentos expressos pelos estudantes universitários quando regressam às atividades presenciais após o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Método: estudo quase-experimental, com um único grupo, do tipo pré e pós-teste, realizado por meio de uma intervenção educacional baseada no treino de habilidades de administração de medicamentos e punção venosa, com estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira. A amostra foi composta por 47 estudantes. Para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos de caracterização dos sujeitos e sentimentos autopercebidos pelos estudantes e a Escala de Motivação Situacional. Resultados: na amostra, 98% referiram falta de atividades práticas durante a pandemia. O sentimento mais frequentemente descrito foi a ansiedade. Após a realização da atividade, observou-se uma mudança na frequência dos sentimentos expressos, embora não se tenha verificado uma mudança significativa nos níveis motivacionais. A Regulação Externa (5,1 – 5,6), a Regulação (6,1 – 6,4) e a Motivação Intrínseca (5,6 – 6,0) apresentaram resultados elevados, demostrando semelhança com os sentimentos relatados pelos alunos. Conclusão: a motivação é essencial para uma aprendizagem eficaz e a utilização de metodologias ativas reforça as habilidades construídas de uma forma efetiva nos estudantes frente ao processo de aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089 10.1590/1518-8345.6397.3904 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.6397.3904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194236 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194237 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212089/194238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3904 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3904 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3904 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222857534373888 |