Comparação de confiabilidade interobservador do exame ocular versus autoexame
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140859 |
Resumo: | Objetivo: comparar a confiabilidade interobservador de dois métodos de avaliação ocular. Método: estudo quase experimental, realizado com 324 alunos universitários, por meio do autoexame ocular e da avaliação ocular feita por pesquisadores em uma universidade pública. Para análise de concordância, utilizou-se o índice Kappa. Resultados: os valores obtidos para confiabilidade interobservadores variaram entre 0,85 e 0,95, tendo como significância estatística 0,05. Nos exames da acuidade visual para perto e visão periférica, observou-se índice de concordância considerado razoável, com Kappa >;0,2. Os demais índices foram superiores, com variação entre muito e totalmente confiável. Conclusão: comparativamente, os dois resultados dos exames mostraram-se similares. A cartilha virtual sobre autoexame ocular pode ser utilizada para rastrear problemas na visão. |
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Comparação de confiabilidade interobservador do exame ocular versus autoexameComparación de confiabilidad interobservadorvdel examen ocular versus el autoexamenComparing Interrater reliability between eye examination and eye self-examinationNursingEye HealthSelf-ExaminationEducational TechnologyOphthalmologySelf Care.EnfermeríaSalud OcularAutoexamenTecnología EducacionalOftalmologíaAutocuidadoEnfermagemSaúde OcularAutoexameTecnologia EducacionalOftalmologiaAutocuidado Objetivo: comparar a confiabilidade interobservador de dois métodos de avaliação ocular. Método: estudo quase experimental, realizado com 324 alunos universitários, por meio do autoexame ocular e da avaliação ocular feita por pesquisadores em uma universidade pública. Para análise de concordância, utilizou-se o índice Kappa. Resultados: os valores obtidos para confiabilidade interobservadores variaram entre 0,85 e 0,95, tendo como significância estatística 0,05. Nos exames da acuidade visual para perto e visão periférica, observou-se índice de concordância considerado razoável, com Kappa >;0,2. Os demais índices foram superiores, com variação entre muito e totalmente confiável. Conclusão: comparativamente, os dois resultados dos exames mostraram-se similares. A cartilha virtual sobre autoexame ocular pode ser utilizada para rastrear problemas na visão. Objetivo: comparar la confiabilidad interobservador de dos métodos de evaluación ocular. Método: estudio casi experimental, realizado con 324 alumnos universitarios, por medio del autoexamen ocular y de la evaluación ocular hecha por investigadores en una universidad pública. Para el análisis de concordancia, se utilizó el índice Kappa. Resultados: los valores obtenidos para confiabilidad interobservadores variaron entre 0,85 y 0,95, teniendo como significación estadística 0,05. En los exámenes de acuidad visual para cerca y visión periférica, se observó índice de concordancia considerado razonable, con Kappa >;0,2. Los demás índices fueron superiores, con variación entre mucho y totalmente confiable. Conclusión: comparativamente, los dos resultados de los exámenes se mostraron similares. La cartilla virtual sobre autoexamen ocular puede ser utilizada para rastrear problemas de visión. Objective: to compare Interrater reliability concerning two eye assessment methods. Method: quasi-experimental study conducted with 324 college students including eye self-examination and eye assessment performed by the researchers in a public university. Kappa coefficient was used to verify agreement. Results: reliability coefficients between Interraters ranged from 0.85 to 0.95, with statistical significance at 0.05. The exams to check for near acuity and peripheral vision presented a reasonable kappa >;0.2. The remaining coefficients were higher, ranging from very to totally reliable. Conclusion: comparatively, the results of both methods were similar. The virtual manual on eye self-examination can be used to screen for eye conditions.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/14085910.1590/1518-8345.1232.2966Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 25 (2017); e2966-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2966-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2966-1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140859/135914https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140859/135915https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140859/135916Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Alzete dePagliuca, Lorita Marlena FreitagNascimento, Jennara Cândido doCaetano, Joselany Áfio2017-11-21T20:17:15Zoai:revistas.usp.br:article/140859Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2017-11-21T20:17:15Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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