A dimensão política do processo de formação de pessoal auxiliar: a enfermagem rumo ao SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alva Helena de
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Soares, Cássia Baldini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1698
Resumo: A mudança de administração no município de São Paulo em 1989 inovou a gestão dos serviços de saúde, objetivando a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) e tendo como uma estratégia fundamental a qualificação dos trabalhadores. Este artigo objetiva analisar a incorporação dos princípios do SUS aos cursos de formação de auxiliares de enfermagem. Partindo dos conceitos que nutriram a Reforma Sanitária e a construção dos princípios do SUS, o caminho metodológico empreendido utilizou entrevistas com os coordenadores do programa. A análise permitiu reconhecer que a política e as práticas da gestão municipal estavam comprometidas com o SUS; priorizou-se a qualificação dos trabalhadores da saúde que não haviam tido oportunidade; adotou-se uma pedagogia voltada à "transformação" dos agentes; os coordenadores motivaram-se a desenvolver a qualificação, reconhecendo o processo como uma ferramenta de implementação do SUS; os coordenadores do nível regional apreenderam a dimensão técnica do processo, isolada da política.
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spelling A dimensão política do processo de formação de pessoal auxiliar: a enfermagem rumo ao SUSLa dimensión política del proceso de formación del personal auxiliar: la enfermeria rumbo al SUS (Sistema Único de Salud)The political dimension of auxiliary personnel education: nursing and the Unified Health System (SUS)Unified Health System (SUS)nursing educationnursing human resourceshealth policyinservice trainingSUS (BR)educação em enfermagemrecursos humanos de enfermagempolítica de saúdecapacitação em serviçoSUS (BR)educación en enfermeríarecursos humanospolítica de saludcapacitación en servicioA mudança de administração no município de São Paulo em 1989 inovou a gestão dos serviços de saúde, objetivando a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) e tendo como uma estratégia fundamental a qualificação dos trabalhadores. Este artigo objetiva analisar a incorporação dos princípios do SUS aos cursos de formação de auxiliares de enfermagem. Partindo dos conceitos que nutriram a Reforma Sanitária e a construção dos princípios do SUS, o caminho metodológico empreendido utilizou entrevistas com os coordenadores do programa. A análise permitiu reconhecer que a política e as práticas da gestão municipal estavam comprometidas com o SUS; priorizou-se a qualificação dos trabalhadores da saúde que não haviam tido oportunidade; adotou-se uma pedagogia voltada à "transformação" dos agentes; os coordenadores motivaram-se a desenvolver a qualificação, reconhecendo o processo como uma ferramenta de implementação do SUS; os coordenadores do nível regional apreenderam a dimensão técnica do processo, isolada da política.El cambio de administración en el Municipio de São Paulo, en 1989, innovó la gestión de los servicios de salud, buscando la implementación del Sistema Único de Salud, (SUS) teniendo como estrategia fundamental la cualificación de los trabajadores. Este artículo analizó la incorporación de los principios del SUS en la formación de auxiliares de enfermería. Se realizaron entrevistas con los coordinadores del programa y su análisis permitió reconocer que: las políticas y prácticas de la gestión municipal estaban comprometidas con el SUS; se priorizó la cualificación de los trabajadores de la salud que no habían tenido oportunidad; fue adoptada una pedagogía orientada hacia la "transformación" de los agentes; los coordinadores se motivaron para desarrollar esa cualificación, reconociendo el proceso como una herramienta para implementar el SUS; los coordinadores regionales aprehendieron la dimensión técnica del proceso, aislada de la política.The change in the administration of the municipality of São Paulo in 1989 innovated the management of health services aiming at implementing the Unified Health System (SUS) and using as a fundamental strategy the workers' qualification. Thus, the purpose of this work was to analyze the incorporation of the SUS principles in the programs for the capacitation of nursing auxiliary personnel. Based on the concepts that nurtured the Sanitary Reform and the construction of SUS principles, the methodological framework comprehended interviews with the coordinators of the program. Data analysis enabled authors to recognize that the municipal management policies and practices were committed to SUS guidelines, giving priority to the qualification of health workers who did not have this opportunity and adopting a pedagogy directed to the agents' transformation. The coordinators were motivated to develop the qualification program, recognizing this process as a tool for the SUS implementation. In addition, the coordinators at the regional level understood the technical dimension of this process, isolated from its political dimension.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/169810.1590/S0104-11692002000500002Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 5 (2002); 629-636Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 5 (2002); 629-636Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 5 (2002); 629-6361518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1698/1743Almeida, Alva Helena deSoares, Cássia Baldiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:37:23Zoai:revistas.usp.br:article/1698Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:37:23Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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