Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazon, Luciano
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Trevizan, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1590
Resumo: O enfoque disciplinar moderno fundamenta-se em processos específicos, apresentando uma inclinação reducionista do conhecimento como conseqüência da postura científica altamente racional que promoveu a excessiva especialização e fragmentação, resultando em depauperamento do ser humano. Com o desenvolvimento das sociedades tendo em perspectiva a interconexão do conhecimento, buscando cada vez mais a instituição de dimensões mais ampliativas e globalizantes nas esferas do saber e do fazer, a tendência da disciplinaridade é ser transcendida. O objetivo deste trabalho é relatar experiência em programa de iniciação científica sob a ótica da interdisciplinaridade. No desempenho de papéis de orientado e orientador de áreas distintas - Administração e Enfermagem - estamos vivenciando o processo da interdisciplinaridade através do intercâmbio de idéias, ações e de investigação sobre recursos humanos e seu gerenciamento no campo da Enfermagem. No nosso entender, sua disseminação poderá contribuir para o oferecimento de subsídios capazes de fortalecer a interdisciplinaridade já no contexto da iniciação científica.
id USP-38_c2b063b62b4f3c8de0aa7ba944193cd5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1590
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científicaFecundando el proceso de la interdisciplinariedad en la iniciación científicaStrengthening the interdisciplinary process in undergraduate students' research programsadministraçãoenfermagemeducaçãoadministraciónenfermeríaeducaciónadministrationnursingeducationO enfoque disciplinar moderno fundamenta-se em processos específicos, apresentando uma inclinação reducionista do conhecimento como conseqüência da postura científica altamente racional que promoveu a excessiva especialização e fragmentação, resultando em depauperamento do ser humano. Com o desenvolvimento das sociedades tendo em perspectiva a interconexão do conhecimento, buscando cada vez mais a instituição de dimensões mais ampliativas e globalizantes nas esferas do saber e do fazer, a tendência da disciplinaridade é ser transcendida. O objetivo deste trabalho é relatar experiência em programa de iniciação científica sob a ótica da interdisciplinaridade. No desempenho de papéis de orientado e orientador de áreas distintas - Administração e Enfermagem - estamos vivenciando o processo da interdisciplinaridade através do intercâmbio de idéias, ações e de investigação sobre recursos humanos e seu gerenciamento no campo da Enfermagem. No nosso entender, sua disseminação poderá contribuir para o oferecimento de subsídios capazes de fortalecer a interdisciplinaridade já no contexto da iniciação científica.The modern disciplinary focus is based on specific processes and presents a tendency to reduce knowledge by describing it as a consequence of a highly rational scientific posture that has promoted excessive specialization and fragmentation in detriment of the human being. With the development of societies and the perspective of knowledge interconnection which searches for institutions with global and broad dimensions in the spheres of knowing and doing, disciplinarity will be transcended. In this sense, the purpose of this work is to report the experience of an undergraduate students' research program in the view of interdisciplinarity. Playing the roles of advisor and student from different areas - Nursing and Administration respectively - we are experiencing an interdisciplinary process through the exchange of ideas, actions and the investigation on human resources and their management in the Nursing area. We believe that the dissemination of this experience can contribute to strengthen interdisciplinarity in the context of research in undergraduation programs.El enfoque disciplinar moderno se fundamenta en procesos específicos presentando una inclinación reduccionista del conocimiento como consecuencia de la postura científica racional que promovió la excesiva especialización y fragmentación, trayendo como resultado el desprecio por el ser humano. Con el desarrollo de las sociedades y teniendo como perspectiva la interconexión del conocimiento, buscando cada vez más la institución de dimensiones más amplias y globales en las esferas del saber y del hacer, la tendencia de la disciplinariedad es la de ser transcendida. El objetivo de este trabajo es relatar ésta experiencia en un programa de iniciación científica desde la óptica de la interdisciplinariedad. En el desempeño de los papeles de alumno y orientador de áreas distintas - Administración y Enfermería - estamos viviendo el proceso de interdisciplinariedad a través del intercambio de ideas, acciones y de investigación sobre recursos humanos y su gerencia en el campo de la Enfermería. Creemos que su diseminación podrá contribuir ofreciendo aportes capaces de fortalecer la interdisciplinaridad en el contexto de la iniciación científica.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/159010.1590/S0104-11692001000400014Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 9 n. 4 (2001); 83-87Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 Núm. 4 (2001); 83-87Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 No. 4 (2001); 83-871518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1590/1635Mazon, LucianoTrevizan, Maria Auxiliadorainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:42:33Zoai:revistas.usp.br:article/1590Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:42:33Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica
Fecundando el proceso de la interdisciplinariedad en la iniciación científica
Strengthening the interdisciplinary process in undergraduate students' research programs
title Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica
spellingShingle Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica
Mazon, Luciano
administração
enfermagem
educação
administración
enfermería
educación
administration
nursing
education
title_short Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica
title_full Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica
title_fullStr Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica
title_full_unstemmed Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica
title_sort Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica
author Mazon, Luciano
author_facet Mazon, Luciano
Trevizan, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Trevizan, Maria Auxiliadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazon, Luciano
Trevizan, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv administração
enfermagem
educação
administración
enfermería
educación
administration
nursing
education
topic administração
enfermagem
educação
administración
enfermería
educación
administration
nursing
education
description O enfoque disciplinar moderno fundamenta-se em processos específicos, apresentando uma inclinação reducionista do conhecimento como conseqüência da postura científica altamente racional que promoveu a excessiva especialização e fragmentação, resultando em depauperamento do ser humano. Com o desenvolvimento das sociedades tendo em perspectiva a interconexão do conhecimento, buscando cada vez mais a instituição de dimensões mais ampliativas e globalizantes nas esferas do saber e do fazer, a tendência da disciplinaridade é ser transcendida. O objetivo deste trabalho é relatar experiência em programa de iniciação científica sob a ótica da interdisciplinaridade. No desempenho de papéis de orientado e orientador de áreas distintas - Administração e Enfermagem - estamos vivenciando o processo da interdisciplinaridade através do intercâmbio de idéias, ações e de investigação sobre recursos humanos e seu gerenciamento no campo da Enfermagem. No nosso entender, sua disseminação poderá contribuir para o oferecimento de subsídios capazes de fortalecer a interdisciplinaridade já no contexto da iniciação científica.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1590
10.1590/S0104-11692001000400014
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1590
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692001000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1590/1635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 9 n. 4 (2001); 83-87
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 Núm. 4 (2001); 83-87
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 No. 4 (2001); 83-87
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222837897691136