Effectiveness of the Portuguese version of Fume in adolescents’ health literacy about tobacco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Daniela Lourenço
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Parisod, Heidi, Nyman, Johanna, Barroso, Tereza Maria Mendes Dinis de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198986
Resumo: Objetivo: avaliar a efetividade da versão traduzida para portuguêseuropeu do mobile health game Fume (No Fume), no que diz respeitoà literacia em saúde de adolescentes em contexto escolar sobre asquestões relacionadas com o tabaco. Método: estudo quantitativo,quase-experimental, com avaliação pré-teste e pós-teste, com umaamostra por conveniência de 144 adolescentes, dividida por um grupoexperimental e um grupo de controle, realizado em duas escolas públicasdo 2º e 3º ciclo do ensino básico de uma cidade do distrito de Coimbra,região centro de Portugal. Resultados: verificou-se, nos adolescentesque utilizaram o No Fume (grupo experimental), uma evolução favorável,estatisticamente significativa, nas expetativas negativas sobre fumar(p = 0,033). Conclusão: o No Fume revelou um efeito positivo nasexpetativas negativas sobre fumar dos adolescentes. Deve investir-seno desenvolvimento do No Fume para maximizar o seu potencial deutilização pois, enquanto tecnologia educativa baseada na gamificação,poderá contribuir para o alargamento e disseminação de intervençõesinovadoras promotoras da saúde mental dos adolescentes.
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spelling Effectiveness of the Portuguese version of Fume in adolescents’ health literacy about tobaccoEfetividade da versão portuguesa do Fume na literacia em saúde de adolescentes acerca do tabacoEfectividad de la versión portuguesa de Fume en la alfabetización en salud de los adolescentes sobre el tabacLetramento em Saúde; Aplicativos Móveis; Adolescente; Tabaco; Autoeficácia; Enfermagem.Alfabetización en Salud; Aplicaciones Móviles; Adolescente; Tabaco; Autoeficacia; Enfermería.Health Literacy; Mobile Applications; Adolescent; Tobacco; Self Efficacy; Nursing.Objetivo: avaliar a efetividade da versão traduzida para portuguêseuropeu do mobile health game Fume (No Fume), no que diz respeitoà literacia em saúde de adolescentes em contexto escolar sobre asquestões relacionadas com o tabaco. Método: estudo quantitativo,quase-experimental, com avaliação pré-teste e pós-teste, com umaamostra por conveniência de 144 adolescentes, dividida por um grupoexperimental e um grupo de controle, realizado em duas escolas públicasdo 2º e 3º ciclo do ensino básico de uma cidade do distrito de Coimbra,região centro de Portugal. Resultados: verificou-se, nos adolescentesque utilizaram o No Fume (grupo experimental), uma evolução favorável,estatisticamente significativa, nas expetativas negativas sobre fumar(p = 0,033). Conclusão: o No Fume revelou um efeito positivo nasexpetativas negativas sobre fumar dos adolescentes. Deve investir-seno desenvolvimento do No Fume para maximizar o seu potencial deutilização pois, enquanto tecnologia educativa baseada na gamificação,poderá contribuir para o alargamento e disseminação de intervençõesinovadoras promotoras da saúde mental dos adolescentes.Objetivo: evaluar la efectividad de la versión traducida al portuguéseuropeo del mobile health game Fume (No Fume) en la alfabetización ensalud de los adolescentes en un contexto escolar sobre temas relacionadoscon el tabaco. Método: estudio cuantitativo, cuasiexperimental, conevaluación pretest y postest, con una muestra por conveniencia de144 adolescentes dividida en un grupo experimental y un grupo decontrol, realizado en dos escuelas públicas del segundo y tercer ciclo deeducación básica de una ciudad en el distrito de Coímbra, región centralde Portugal. Resultados: los adolescentes que utilizaron No Fume(grupo experimental), tuvieron una evolución favorable estadísticamentesignificativa en las expectativas negativas sobre fumar (p = 0,033).Conclusión: No Fume reveló un efecto positivo sobre las expectativasnegativas sobre fumar en los adolescentes. Se debe invertir en eldesarrollo de No Fume para maximizar su potencial de uso porque,como tecnología educativa basada en la gamificación, puede contribuira la expansión y difusión de intervenciones innovadoras que promuevanla salud mental de los adolescentes.Objective: to evaluate the effectiveness of the version translatedinto European Portuguese of the Fume mobile health game (NoFume), with regard to the health literacy of adolescents in theschool context on tobacco-related issues. Method: a quantitativeand quasi-experimental study, with pre-test and post-test evaluation,conducted with a convenience sample of 144 adolescents, divided intoan experimental group and a control group, carried out in two publicschools serving the 2nd and 3rd cycles of elementary education froma city in the district of Coimbra, central region of Portugal. Results:among the adolescents who used No Fume (experimental group),a statistically significant and favorable evolution was verified in thenegative expectations about smoking (p = 0.033). Conclusion:No Fume revealed a positive effect on the negative expectationsabout smoking among the adolescents. Investments should be madein developing No Fume in order to maximize its potential for usesince, as an educational technology based on gamification, it maycome to contribute to the expansion and dissemination of innovativeinterventions that promote adolescents’ mental health.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19898610.1590/1518-8345.5455.3513Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3513Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3513Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e35131518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198986/183121https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198986/183123https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198986/183122https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Daniela LourençoParisod, Heidi Nyman, Johanna Barroso, Tereza Maria Mendes Dinis de Andrade 2023-02-02T13:13:38Zoai:revistas.usp.br:article/198986Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-02-02T13:13:38Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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