Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negri, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mazzo, Alessandra, Martins, José Carlos Amado, Pereira Junior, Gerson Alves, Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos, Pedersoli, César Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140870
Resumo: Objetivo: identificar na literatura quais os ganhos percebidos pelos estudantes e profissionais da área de saúde, utilizando-se da simulação clínica realizada com recursos da dramatização. Método: revisão integrativa da literatura, com a metodologia proposta pelo Instituto Joanna Briggs (JBI), com busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, The Cochrane Library, Scopus, Scientific Electronic Library Online. Resultados: foram analisados 53 estudos, que atenderam os critérios de inclusão estabelecidos. Entre os diversos ganhos obtidos, destaca-se a satisfação, autoconfiança, conhecimento, empatia, realismo, diminuição do nível de ansiedade, conforto, comunicação, motivação, capacidade de reflexão e de pensamento crítico e trabalho em equipe. Conclusão: as evidências demonstram a ampla possibilidade de uso da dramatização no contexto de simulação clínica com ganhos nas diversas áreas de saúde e, também, interprofissionais.
id USP-38_c83d646132c0c6ad967254c08cddacf5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/140870
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúdeSimulación clínica con dramatización: beneficios percibidos por estudiantes y profesionales de saludClinical simulation with dramatization: gains perceived by students and health professionalsStudentsRole PlayingPatient SimulationEducationPerceptionEstudiantesDesempeño de PapelSimulación de PacienteEducaciónPercepciónEstudantesDesempenho de PapéisSimulação de PacienteEducaçãoPercepção Objetivo: identificar na literatura quais os ganhos percebidos pelos estudantes e profissionais da área de saúde, utilizando-se da simulação clínica realizada com recursos da dramatização. Método: revisão integrativa da literatura, com a metodologia proposta pelo Instituto Joanna Briggs (JBI), com busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, The Cochrane Library, Scopus, Scientific Electronic Library Online. Resultados: foram analisados 53 estudos, que atenderam os critérios de inclusão estabelecidos. Entre os diversos ganhos obtidos, destaca-se a satisfação, autoconfiança, conhecimento, empatia, realismo, diminuição do nível de ansiedade, conforto, comunicação, motivação, capacidade de reflexão e de pensamento crítico e trabalho em equipe. Conclusão: as evidências demonstram a ampla possibilidade de uso da dramatização no contexto de simulação clínica com ganhos nas diversas áreas de saúde e, também, interprofissionais. Objetivo: identificar en la literatura cuales los beneficios por los estudiantes y profesionales del área de salud, usándose la simulación clínica con recursos de dramatización. Método: revisión integradora de la literatura, aplicándose la metodología propuesta por el Instituto Joanna Briggs (JBI), con búsqueda en las bases de datos: Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud, Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, The Cochrane Library, Scopus, Scientific Electronic Library Online. Resultados: fueron analizados 53 estudios, que cumplieron con los criterios de inclusión establecidos. Entre los diversos beneficios obtenidos, se destacan la satisfacción, autoconfianza, conocimiento, empatía, realismo, disminución del nivel de ansiedad, conforto, comunicación, motivación, capacidad de reflexión y de pensamiento crítico y trabajo en equipo. Conclusión: las evidencias demuestran la amplia posibilidad de uso de la dramatización en el contexto de simulación clínica con beneficios en las diversas áreas de salud, y también interprofesionales. Objective: to identify in the literature the gains health students and professionals perceive when using clinical simulation with dramatization resources. Method: integrative literature review, using the method proposed by the Joanna Briggs Institute (JBI). A search was undertaken in the following databases: Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, The Cochrane Library, Scopus, Scientific Electronic Library Online. Results: 53 studies were analyzed, which complied with the established inclusion criteria. Among the different gains obtained, satisfaction, self-confidence, knowledge, empathy, realism, reduced level of anxiety, comfort, communication, motivation, capacity for reflection and critical thinking and teamwork stand out. Conclusion: the evidence demonstrates the great possibilities to use dramatization in the context of clinical simulation, with gains in the different health areas, as well as interprofessional gains.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/14087010.1590/1518-8345.1807.2916Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 25 (2017); e2916-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2916-Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2916-1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140870/135947https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140870/135948https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140870/135949Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessNegri, Elaine CristinaMazzo, AlessandraMartins, José Carlos AmadoPereira Junior, Gerson AlvesAlmeida, Rodrigo Guimarães dos SantosPedersoli, César Eduardo2017-11-21T19:44:15Zoai:revistas.usp.br:article/140870Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2017-11-21T19:44:15Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde
Simulación clínica con dramatización: beneficios percibidos por estudiantes y profesionales de salud
Clinical simulation with dramatization: gains perceived by students and health professionals
title Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde
spellingShingle Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde
Negri, Elaine Cristina
Students
Role Playing
Patient Simulation
Education
Perception
Estudiantes
Desempeño de Papel
Simulación de Paciente
Educación
Percepción
Estudantes
Desempenho de Papéis
Simulação de Paciente
Educação
Percepção
title_short Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde
title_full Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde
title_fullStr Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde
title_full_unstemmed Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde
title_sort Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde
author Negri, Elaine Cristina
author_facet Negri, Elaine Cristina
Mazzo, Alessandra
Martins, José Carlos Amado
Pereira Junior, Gerson Alves
Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
Pedersoli, César Eduardo
author_role author
author2 Mazzo, Alessandra
Martins, José Carlos Amado
Pereira Junior, Gerson Alves
Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
Pedersoli, César Eduardo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negri, Elaine Cristina
Mazzo, Alessandra
Martins, José Carlos Amado
Pereira Junior, Gerson Alves
Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
Pedersoli, César Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Students
Role Playing
Patient Simulation
Education
Perception
Estudiantes
Desempeño de Papel
Simulación de Paciente
Educación
Percepción
Estudantes
Desempenho de Papéis
Simulação de Paciente
Educação
Percepção
topic Students
Role Playing
Patient Simulation
Education
Perception
Estudiantes
Desempeño de Papel
Simulación de Paciente
Educación
Percepción
Estudantes
Desempenho de Papéis
Simulação de Paciente
Educação
Percepção
description Objetivo: identificar na literatura quais os ganhos percebidos pelos estudantes e profissionais da área de saúde, utilizando-se da simulação clínica realizada com recursos da dramatização. Método: revisão integrativa da literatura, com a metodologia proposta pelo Instituto Joanna Briggs (JBI), com busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, The Cochrane Library, Scopus, Scientific Electronic Library Online. Resultados: foram analisados 53 estudos, que atenderam os critérios de inclusão estabelecidos. Entre os diversos ganhos obtidos, destaca-se a satisfação, autoconfiança, conhecimento, empatia, realismo, diminuição do nível de ansiedade, conforto, comunicação, motivação, capacidade de reflexão e de pensamento crítico e trabalho em equipe. Conclusão: as evidências demonstram a ampla possibilidade de uso da dramatização no contexto de simulação clínica com ganhos nas diversas áreas de saúde e, também, interprofissionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140870
10.1590/1518-8345.1807.2916
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140870
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.1807.2916
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140870/135947
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140870/135948
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140870/135949
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 25 (2017); e2916-
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2916-
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 25 (2017); e2916-
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222852899667968