Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sasso, Karina Dal
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Galvão, Cristina Maria, Silva Jr, Orlando de Castro e, França, Alex Vianey Callado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2108
Resumo: O objetivo deste estudo é descrever os resultados de aprendizagem da experiência de implementação de estratégias de ensino com os pacientes que serão submetidos a transplante de fígado. Uma delas é a entrega de um manual de orientação aos pacientes que entram no programa, com posterior aplicação de questionário relacionado ao conteúdo do manual. Analisou-se 13 pacientes em lista de espera para transplante de fígado, todos ocupando as primeiras posições no cadastro técnico. Em relação às respostas obtidas dos questionários aplicados, a média de acertos foi de 80,6%, sendo que apenas um paciente acertou todas as questões. Durante a correção e esclarecimento das dúvidas, concluiu-se que a leitura do manual de orientação e a aplicação do questionário proporcionam esclarecimento melhor dos pacientes e de seus familiares em relação aos aspectos mais importantes da cirurgia.
id USP-38_cb10d043a68f58c93f5497bbcbcc36ce
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2108
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgiaLiver transplantation: teaching strategies used with patients waiting for surgeryTrasplante de hígado: estrategias de enseñanza utilizadas con pacientes que esperan por la cirugíaenfermagemtransplante de fígadoensinoenfermeríatrasplante de hígadoenseñanzanursingliver transplantationteachingO objetivo deste estudo é descrever os resultados de aprendizagem da experiência de implementação de estratégias de ensino com os pacientes que serão submetidos a transplante de fígado. Uma delas é a entrega de um manual de orientação aos pacientes que entram no programa, com posterior aplicação de questionário relacionado ao conteúdo do manual. Analisou-se 13 pacientes em lista de espera para transplante de fígado, todos ocupando as primeiras posições no cadastro técnico. Em relação às respostas obtidas dos questionários aplicados, a média de acertos foi de 80,6%, sendo que apenas um paciente acertou todas as questões. Durante a correção e esclarecimento das dúvidas, concluiu-se que a leitura do manual de orientação e a aplicação do questionário proporcionam esclarecimento melhor dos pacientes e de seus familiares em relação aos aspectos mais importantes da cirurgia.Este estudio tiene como objetivo describir la experiencia de implementación de estrategias de enseñanza con pacientes que van a ser sometidos al trasplante de hígado. Una de ellas es la entrega de un manual de orientación a los pacientes que empiezan el programa, con la posterior aplicación de un cuestionario relacionado al contenido del manual. Fueron analizados 13 pacientes que estaban aguardando el trasplante de hígado, ocupando las primeras posiciones en el registro técnico. Con relación a las respuestas obtenidas de los cuestionarios aplicados, el promedio de respuestas correctas fue del 83.8%, siendo que solamente un paciente tuvo todas las respuestas correctas. Durante la revisión de las respuestas y aclaración de las dudas, los autores concluyeron que la lectura del manual de orientación y la aplicación del cuestionario proporcionan una aclaración a los pacientes y sus familiares con respecto a los aspectos más importantes de la cirugíaThis study aims to describe the learning results of the implementation of teaching strategies involving patients who will be submitted to liver transplantation. One of these strategies is to give the patients a manual with orientations and the subsequent application of a questionnaire related to the content of the manual. Authors analyzed 13 patients who were waiting for liver transplantation. With respect to the answers regarding the questionnaire, an average of 83.8% of correct responses was given and only one patient got all the questions right. During the correction and the time to clarify their doubts, authors concluded that the opportunity of reading the manual and applying the questionnaire allowed patients and families to get a better understanding about the surgery's most important aspectsUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/210810.1590/S0104-11692005000400004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 4 (2005); 481-488Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 4 (2005); 481-488Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 4 (2005); 481-4881518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2108/2197Sasso, Karina DalGalvão, Cristina MariaSilva Jr, Orlando de Castro eFrança, Alex Vianey Calladoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:40:07Zoai:revistas.usp.br:article/2108Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:40:07Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia
Liver transplantation: teaching strategies used with patients waiting for surgery
Trasplante de hígado: estrategias de enseñanza utilizadas con pacientes que esperan por la cirugía
title Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia
spellingShingle Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia
Sasso, Karina Dal
enfermagem
transplante de fígado
ensino
enfermería
trasplante de hígado
enseñanza
nursing
liver transplantation
teaching
title_short Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia
title_full Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia
title_fullStr Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia
title_full_unstemmed Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia
title_sort Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia
author Sasso, Karina Dal
author_facet Sasso, Karina Dal
Galvão, Cristina Maria
Silva Jr, Orlando de Castro e
França, Alex Vianey Callado
author_role author
author2 Galvão, Cristina Maria
Silva Jr, Orlando de Castro e
França, Alex Vianey Callado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sasso, Karina Dal
Galvão, Cristina Maria
Silva Jr, Orlando de Castro e
França, Alex Vianey Callado
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
transplante de fígado
ensino
enfermería
trasplante de hígado
enseñanza
nursing
liver transplantation
teaching
topic enfermagem
transplante de fígado
ensino
enfermería
trasplante de hígado
enseñanza
nursing
liver transplantation
teaching
description O objetivo deste estudo é descrever os resultados de aprendizagem da experiência de implementação de estratégias de ensino com os pacientes que serão submetidos a transplante de fígado. Uma delas é a entrega de um manual de orientação aos pacientes que entram no programa, com posterior aplicação de questionário relacionado ao conteúdo do manual. Analisou-se 13 pacientes em lista de espera para transplante de fígado, todos ocupando as primeiras posições no cadastro técnico. Em relação às respostas obtidas dos questionários aplicados, a média de acertos foi de 80,6%, sendo que apenas um paciente acertou todas as questões. Durante a correção e esclarecimento das dúvidas, concluiu-se que a leitura do manual de orientação e a aplicação do questionário proporcionam esclarecimento melhor dos pacientes e de seus familiares em relação aos aspectos mais importantes da cirurgia.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2108
10.1590/S0104-11692005000400004
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2108
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692005000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2108/2197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 4 (2005); 481-488
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 4 (2005); 481-488
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 4 (2005); 481-488
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444184192614400