Nursing process in an unit for burnt patients: analysis and reformulation based on the problem raising pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Lídia Aparecida
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Trevisan, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16040
Resumo: O presente estudo constitui na elaboração e aplicação de um plano de atividade educativa para enfermeiras de uma Unidade de Queimados, com o objetivo de analisar e reformular a prática do processo de enfermagem nesta unidade. O "Esquema do Arco" proposto por Charles MAGUEREZ8 foi empregado como guia, norteando a escolha em e a aplicação das atividades de ensino-aprendizagem implantados neste plano de atividade educativa. Concluímos que esse esquema pedagógico possibilita a ocorrência de transformações na prática do processo de enfermagem e que esta nova realidade já nos mostra a necessidade de outras transformações.
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spelling Nursing process in an unit for burnt patients: analysis and reformulation based on the problem raising pedagogyO processo de enfermagem em uma unidade de queimados: análise e reformulação fundamentadas na pedagogia da problematizaçãoEl proceso de enfermería en una unidad de quemados: análisis y reformulación fundamentadas en la pedagogía de la problematizaciónnursing processnursing educationnursing careprocesso de enfermagemeducação em enfermagemassistência de enfermagemproceso de enfermeríaeducaciónasistencia de enfermeríaO presente estudo constitui na elaboração e aplicação de um plano de atividade educativa para enfermeiras de uma Unidade de Queimados, com o objetivo de analisar e reformular a prática do processo de enfermagem nesta unidade. O "Esquema do Arco" proposto por Charles MAGUEREZ8 foi empregado como guia, norteando a escolha em e a aplicação das atividades de ensino-aprendizagem implantados neste plano de atividade educativa. Concluímos que esse esquema pedagógico possibilita a ocorrência de transformações na prática do processo de enfermagem e que esta nova realidade já nos mostra a necessidade de outras transformações.The present study aims at elaborating and applying an education plan for nurses in a Unit for Burnt Patients, with the proposal of analyzing and reformulating the practice of the nursing process in this service. The framework proposed by Charles MAGUEREZ8 made possible a substantial improvement in the nursing process in this service, and that this new reality claims for further studies.El presente estudio consistió en la elaboración y aplicación de un plan de actividades educativas para enfermeros de una Unidad de Quemados, con el objetivo de analizar y reformular la practica del proceso de enfermería en esa unidad. El "Esquema del Arco" propuesto por Charles MAGUEREZ8, fue adaptado como guía, el cual orientó en la escogencia y aplicación de las actividades de enseñanza-aprendizaje, implementados en este plan de actividades educativas. Concluimos que este esquema pedagógico posibilitó el surgimiento de estas transformaciones en la práctica del proceso de enfermería en esta unidad, y que esta nueva realidad demuestra la necesidad de otras transformaciones.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1995-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1604010.1590/S0104-11691995000200004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 37-57Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 37-57Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 37-571518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16040/17610Rossi, Lídia AparecidaTrevisan, Maria Auxiliadorainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:44:01Zoai:revistas.usp.br:article/16040Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:44:01Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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