Motivação do estudante universitário para o consumo de drogas legais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2520 |
Resumo: | A presente pesquisa qualitativa procurou identificar a concepção do estudante universitário sobre o termo motivação, e as razões que o levam ao consumo de drogas legais. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário, com quatro perguntas abertas, a quinze estudantes universitários matriculados em uma universidade pública da região central do México. A análise dos resultados foi feita através da categorização das respostas em dois grupos: a) Concepção dos estudantes sobre motivação; b) Concepção dos estudantes sobre os motivos para o consumo. Os resultados mostraram que os estudantes identificaram dois tipos de motivações: a motivação externa e a motivação interna. Entre as motivações externas, incluem-se a família, os meios de comunicação e os amigos. Enquanto as motivações internas incluem características pessoais, necessidade de pertença, curiosidade, prazer e ociosidade. |
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Motivação do estudante universitário para o consumo de drogas legaisUndergraduate students' motivations for the consumption of legal drugsMotivaciones del estudiante universitario para el consumo de drogas legalesmotivationstudentstudentsnursingmotivaciónestudianteestudiantes de enfermeríamotivaçãoestudanteestudantes de enfermagemA presente pesquisa qualitativa procurou identificar a concepção do estudante universitário sobre o termo motivação, e as razões que o levam ao consumo de drogas legais. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário, com quatro perguntas abertas, a quinze estudantes universitários matriculados em uma universidade pública da região central do México. A análise dos resultados foi feita através da categorização das respostas em dois grupos: a) Concepção dos estudantes sobre motivação; b) Concepção dos estudantes sobre os motivos para o consumo. Os resultados mostraram que os estudantes identificaram dois tipos de motivações: a motivação externa e a motivação interna. Entre as motivações externas, incluem-se a família, os meios de comunicação e os amigos. Enquanto as motivações internas incluem características pessoais, necessidade de pertença, curiosidade, prazer e ociosidade.This qualitative research aimed at identifying conceptions held by undergraduate students regarding the term motivation, and motives leading them to the consumption of legal drugs. Data were collected through a questionnaire with four open questions, applied to 15 students of a public university in the central region of Mexico. In order to perform the data analysis, answers were classified in two categories: a) Undergraduate students' conceptions regarding the term motivation and b) Undergraduate students' conceptions regarding the motives for consumption. Such analysis indicated that students identify two types of motivations: external and internal. The external motivation includes family, mass media and friends; whereas internal motivation includes personal characteristics, need of belonging, curiosity, pleasure and idleness.La presente investigación cualitativa buscó identificar las concepciones que tiene el estudiante universitario sobre el término de motivación y los motivos que les llevan al consumo de drogas legales. Se realizó la recolección de datos mediante la aplicación de un cuestionario de cuatro reactivos a quince estudiantes universitarios inscritos en una universidad pública de la región centro del México. El análisis de resultados se hizo a través de la categorización de respuestas en dos categorías: a) Concepciones del estudiante sobre el término motivación b) Concepciones de los estudiantes sobre los motivos para el consumo. Se obtuvo como resultados que los estudiantes identifican dos tipos de motivaciones, la externa y la interna. Las motivaciones externas incluyen la familia, los medios de comunicación y los amigos, mientras que la motivación interna incluye las características personales, necesidad de pertenencia, curiosidad, placer y ociosidad.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/252010.1590/S0104-11692008000700011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 (2008): Número Especial; 572-576Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 572-576Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 572-5761518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2520/3021https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2520/3022https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2520/3023Hernández Rodríguez, Verónica MargaritaScherer, Zeyne Alves Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T20:03:49Zoai:revistas.usp.br:article/2520Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T20:03:49Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A presente pesquisa qualitativa procurou identificar a concepção do estudante universitário sobre o termo motivação, e as razões que o levam ao consumo de drogas legais. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário, com quatro perguntas abertas, a quinze estudantes universitários matriculados em uma universidade pública da região central do México. A análise dos resultados foi feita através da categorização das respostas em dois grupos: a) Concepção dos estudantes sobre motivação; b) Concepção dos estudantes sobre os motivos para o consumo. Os resultados mostraram que os estudantes identificaram dois tipos de motivações: a motivação externa e a motivação interna. Entre as motivações externas, incluem-se a família, os meios de comunicação e os amigos. Enquanto as motivações internas incluem características pessoais, necessidade de pertença, curiosidade, prazer e ociosidade. |
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