Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181 |
Resumo: | Os objetivos deste estudo foram: desenvolver e avaliar o ambiente virtual de aprendizagem na temática de administração de medicamentos em Curso Profissionalizante de Enfermagem, na cidade de Curitiba, PR. A elaboração do programa foi dividida em três fases: a primeira fase, desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem; a fase 2, formatação e avaliação do uso e a fase 3, avaliação da aprendizagem. As avaliações do programa demonstraram que o mesmo está de acordo com os objetivos educacionais propostos para desenvolvimento e implementação de uma tecnologia educacional. A avaliação da aprendizagem demonstrou que os alunos tiveram porcentagem de 85% de acertos nas questões abordadas. As possibilidades na elaboração de novas tecnologias educacionais serão válidas tanto para auxiliar no processo ensino/aprendizagem como para o desenvolvimento de futuros profissionais na enfermagem. |
id |
USP-38_dadb626a589c0fcef94f55ebca1536d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16181 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing coursesDesenvolvimento e avaliação de ambiente virtual de aprendizagem em curso profissionalizante de enfermagemDesarrollo y evaluación de un ambiente virtual de aprendizaje en cursos profesionalizantes en enfermeríainformática em enfermagemeducação em enfermagemtecnologia educacionalenfermeríainformáticaeducación en enfermeríatecnología educacionalnursing informaticseducationnursingeducational technologyOs objetivos deste estudo foram: desenvolver e avaliar o ambiente virtual de aprendizagem na temática de administração de medicamentos em Curso Profissionalizante de Enfermagem, na cidade de Curitiba, PR. A elaboração do programa foi dividida em três fases: a primeira fase, desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem; a fase 2, formatação e avaliação do uso e a fase 3, avaliação da aprendizagem. As avaliações do programa demonstraram que o mesmo está de acordo com os objetivos educacionais propostos para desenvolvimento e implementação de uma tecnologia educacional. A avaliação da aprendizagem demonstrou que os alunos tiveram porcentagem de 85% de acertos nas questões abordadas. As possibilidades na elaboração de novas tecnologias educacionais serão válidas tanto para auxiliar no processo ensino/aprendizagem como para o desenvolvimento de futuros profissionais na enfermagem.This study aimed to: develop and evaluate a Virtual Learning Environment in the theme administering medications in a professional nursing course in Curitiba/PR, Brazil. The program's elaboration was divided in three phases: 1- Virtual Learning Environment development Guide. Phase 2, corresponded to implementation and assessment of its use. Phase 3, learning Evaluation. The program evaluations demonstrate that it is in accordance to the educational goals intended to develop and implement an educational technology. The assessment on learning showed that the students answered correctly 85% of the questions discussed. The possibility of elaborating new educational technologies can be helpful in the teaching/learning process, as well as in the development of future nursing professionals.Los objetos de este estudio fueron: desarrollar y evaluar el Ambiente Virtual de Aprendizaje en la temática administración de medicamentos en cursos profesionalizantes de enfermería en la ciudad de Curitiba/PR. La elaboración del programa se divide en tres fases: 1 - desarrollo del Ambiente Virtual de Aprendizaje; 2 - implementación; 3 - evaluación del aprendizaje. Las evaluaciones del programa demostraron que está en conformidad con los objetivos educacionales propuestos para desarrollo e implementación de una tecnología educacional. La evaluación del aprendizaje demostró que los alumnos alcanzaron un porcentaje de 85% de aciertos en las cuestiones tratadas. La posibilidad de la elaboración de nuevas tecnologías educacionales serán válidas tanto para auxiliar en el proceso enseñanza/aprendizaje como para desarrollar futuros profesionales de Enfermería.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1618110.1590/S0104-11692007000600005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1086-1091Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1086-1091Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1086-10911518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17861https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17862https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17863Aguiar, Raymunda VianaCassiani, Silvia Helena De Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T20:17:54Zoai:revistas.usp.br:article/16181Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T20:17:54Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses Desenvolvimento e avaliação de ambiente virtual de aprendizagem em curso profissionalizante de enfermagem Desarrollo y evaluación de un ambiente virtual de aprendizaje en cursos profesionalizantes en enfermería |
title |
Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses |
spellingShingle |
Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses Aguiar, Raymunda Viana informática em enfermagem educação em enfermagem tecnologia educacional enfermería informática educación en enfermería tecnología educacional nursing informatics education nursing educational technology |
title_short |
Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses |
title_full |
Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses |
title_fullStr |
Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses |
title_full_unstemmed |
Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses |
title_sort |
Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses |
author |
Aguiar, Raymunda Viana |
author_facet |
Aguiar, Raymunda Viana Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
author_role |
author |
author2 |
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Raymunda Viana Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
informática em enfermagem educação em enfermagem tecnologia educacional enfermería informática educación en enfermería tecnología educacional nursing informatics education nursing educational technology |
topic |
informática em enfermagem educação em enfermagem tecnologia educacional enfermería informática educación en enfermería tecnología educacional nursing informatics education nursing educational technology |
description |
Os objetivos deste estudo foram: desenvolver e avaliar o ambiente virtual de aprendizagem na temática de administração de medicamentos em Curso Profissionalizante de Enfermagem, na cidade de Curitiba, PR. A elaboração do programa foi dividida em três fases: a primeira fase, desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem; a fase 2, formatação e avaliação do uso e a fase 3, avaliação da aprendizagem. As avaliações do programa demonstraram que o mesmo está de acordo com os objetivos educacionais propostos para desenvolvimento e implementação de uma tecnologia educacional. A avaliação da aprendizagem demonstrou que os alunos tiveram porcentagem de 85% de acertos nas questões abordadas. As possibilidades na elaboração de novas tecnologias educacionais serão válidas tanto para auxiliar no processo ensino/aprendizagem como para o desenvolvimento de futuros profissionais na enfermagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181 10.1590/S0104-11692007000600005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692007000600005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17861 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17862 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17863 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1086-1091 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1086-1091 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1086-1091 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444190507139072 |