Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Raymunda Viana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181
Resumo: Os objetivos deste estudo foram: desenvolver e avaliar o ambiente virtual de aprendizagem na temática de administração de medicamentos em Curso Profissionalizante de Enfermagem, na cidade de Curitiba, PR. A elaboração do programa foi dividida em três fases: a primeira fase, desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem; a fase 2, formatação e avaliação do uso e a fase 3, avaliação da aprendizagem. As avaliações do programa demonstraram que o mesmo está de acordo com os objetivos educacionais propostos para desenvolvimento e implementação de uma tecnologia educacional. A avaliação da aprendizagem demonstrou que os alunos tiveram porcentagem de 85% de acertos nas questões abordadas. As possibilidades na elaboração de novas tecnologias educacionais serão válidas tanto para auxiliar no processo ensino/aprendizagem como para o desenvolvimento de futuros profissionais na enfermagem.
id USP-38_dadb626a589c0fcef94f55ebca1536d2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16181
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing coursesDesenvolvimento e avaliação de ambiente virtual de aprendizagem em curso profissionalizante de enfermagemDesarrollo y evaluación de un ambiente virtual de aprendizaje en cursos profesionalizantes en enfermeríainformática em enfermagemeducação em enfermagemtecnologia educacionalenfermeríainformáticaeducación en enfermeríatecnología educacionalnursing informaticseducationnursingeducational technologyOs objetivos deste estudo foram: desenvolver e avaliar o ambiente virtual de aprendizagem na temática de administração de medicamentos em Curso Profissionalizante de Enfermagem, na cidade de Curitiba, PR. A elaboração do programa foi dividida em três fases: a primeira fase, desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem; a fase 2, formatação e avaliação do uso e a fase 3, avaliação da aprendizagem. As avaliações do programa demonstraram que o mesmo está de acordo com os objetivos educacionais propostos para desenvolvimento e implementação de uma tecnologia educacional. A avaliação da aprendizagem demonstrou que os alunos tiveram porcentagem de 85% de acertos nas questões abordadas. As possibilidades na elaboração de novas tecnologias educacionais serão válidas tanto para auxiliar no processo ensino/aprendizagem como para o desenvolvimento de futuros profissionais na enfermagem.This study aimed to: develop and evaluate a Virtual Learning Environment in the theme administering medications in a professional nursing course in Curitiba/PR, Brazil. The program's elaboration was divided in three phases: 1- Virtual Learning Environment development Guide. Phase 2, corresponded to implementation and assessment of its use. Phase 3, learning Evaluation. The program evaluations demonstrate that it is in accordance to the educational goals intended to develop and implement an educational technology. The assessment on learning showed that the students answered correctly 85% of the questions discussed. The possibility of elaborating new educational technologies can be helpful in the teaching/learning process, as well as in the development of future nursing professionals.Los objetos de este estudio fueron: desarrollar y evaluar el Ambiente Virtual de Aprendizaje en la temática administración de medicamentos en cursos profesionalizantes de enfermería en la ciudad de Curitiba/PR. La elaboración del programa se divide en tres fases: 1 - desarrollo del Ambiente Virtual de Aprendizaje; 2 - implementación; 3 - evaluación del aprendizaje. Las evaluaciones del programa demostraron que está en conformidad con los objetivos educacionales propuestos para desarrollo e implementación de una tecnología educacional. La evaluación del aprendizaje demostró que los alumnos alcanzaron un porcentaje de 85% de aciertos en las cuestiones tratadas. La posibilidad de la elaboración de nuevas tecnologías educacionales serán válidas tanto para auxiliar en el proceso enseñanza/aprendizaje como para desarrollar futuros profesionales de Enfermería.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1618110.1590/S0104-11692007000600005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1086-1091Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1086-1091Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1086-10911518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17861https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17862https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17863Aguiar, Raymunda VianaCassiani, Silvia Helena De Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T20:17:54Zoai:revistas.usp.br:article/16181Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T20:17:54Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses
Desenvolvimento e avaliação de ambiente virtual de aprendizagem em curso profissionalizante de enfermagem
Desarrollo y evaluación de un ambiente virtual de aprendizaje en cursos profesionalizantes en enfermería
title Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses
spellingShingle Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses
Aguiar, Raymunda Viana
informática em enfermagem
educação em enfermagem
tecnologia educacional
enfermería
informática
educación en enfermería
tecnología educacional
nursing informatics
education
nursing
educational technology
title_short Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses
title_full Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses
title_fullStr Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses
title_full_unstemmed Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses
title_sort Development and evaluation of a virtual learning environment in professional nursing courses
author Aguiar, Raymunda Viana
author_facet Aguiar, Raymunda Viana
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
author_role author
author2 Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Raymunda Viana
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
dc.subject.por.fl_str_mv informática em enfermagem
educação em enfermagem
tecnologia educacional
enfermería
informática
educación en enfermería
tecnología educacional
nursing informatics
education
nursing
educational technology
topic informática em enfermagem
educação em enfermagem
tecnologia educacional
enfermería
informática
educación en enfermería
tecnología educacional
nursing informatics
education
nursing
educational technology
description Os objetivos deste estudo foram: desenvolver e avaliar o ambiente virtual de aprendizagem na temática de administração de medicamentos em Curso Profissionalizante de Enfermagem, na cidade de Curitiba, PR. A elaboração do programa foi dividida em três fases: a primeira fase, desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem; a fase 2, formatação e avaliação do uso e a fase 3, avaliação da aprendizagem. As avaliações do programa demonstraram que o mesmo está de acordo com os objetivos educacionais propostos para desenvolvimento e implementação de uma tecnologia educacional. A avaliação da aprendizagem demonstrou que os alunos tiveram porcentagem de 85% de acertos nas questões abordadas. As possibilidades na elaboração de novas tecnologias educacionais serão válidas tanto para auxiliar no processo ensino/aprendizagem como para o desenvolvimento de futuros profissionais na enfermagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181
10.1590/S0104-11692007000600005
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000600005
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17861
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17862
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16181/17863
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1086-1091
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1086-1091
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1086-1091
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444190507139072