Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Anália Andréia de Araújo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Sara Eloise Argimiro, Marinho, Anne Caroline Lisboa, Azevedo, Valéria Dantas de, Moreira, Marina Eduarda Mendonça, Azevedo, Isabelle Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212082
Resumo: Objetivo: mapear o conhecimento produzido sobre as repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem. Método: trata-se de uma scoping review, guiada pelas recomendações da Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual realizada em 15 bases de dados eletrônicas e repositórios de teses e dissertações. O protocolo desta revisão foi registrado em Open Science Framework. Os dados foram analisados e sintetizados em duas categorias de análise estabelecidas: aspectos positivos e negativos e estatística descritiva. Resultados: 33 publicações identificadas, os aspectos positivos mais citados foram o desenvolvimento de novas estratégias de ensino adaptadas ao meio virtual e a capacitação dos futuros profissionais na prática clínica do contexto de crise sanitária. Os aspectos negativos estão relacionados às questões psicológicas, como aumento de casos de ansiedade, estresse e solidão entre os estudantes. Conclusão: as evidências sugerem que o ensino remoto foi uma saída emergencial oportuna para a continuidade da formação acadêmica, contudo, esta modalidade educacional apresentou aspectos positivos e negativos que precisam ser repensados para uma melhor sistematização do ensino-aprendizagem em outros contextos que se assemelhem ao da pandemia da COVID-19.
id USP-38_debb0f959bc97ef59eb6fcc393b440b9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/212082
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping ReviewRepercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem: Scoping ReviewRepercusiones de la pandemia de COVID-19 en la formación en enfermería: Scoping ReviewEnfermagem; Educação em Enfermagem; Ensino; Educação à Distância; Pandemias; Infecção por Vírus COVID-19Enfermería; Educación en Enfermería; Enseñanza; Educación a Distancia; Pandemias; COVID-19Nursing; Education, Nursing; Teaching; Education, Distance; Pandemics; COVID-19Objetivo: mapear o conhecimento produzido sobre as repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem. Método: trata-se de uma scoping review, guiada pelas recomendações da Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual realizada em 15 bases de dados eletrônicas e repositórios de teses e dissertações. O protocolo desta revisão foi registrado em Open Science Framework. Os dados foram analisados e sintetizados em duas categorias de análise estabelecidas: aspectos positivos e negativos e estatística descritiva. Resultados: 33 publicações identificadas, os aspectos positivos mais citados foram o desenvolvimento de novas estratégias de ensino adaptadas ao meio virtual e a capacitação dos futuros profissionais na prática clínica do contexto de crise sanitária. Os aspectos negativos estão relacionados às questões psicológicas, como aumento de casos de ansiedade, estresse e solidão entre os estudantes. Conclusão: as evidências sugerem que o ensino remoto foi uma saída emergencial oportuna para a continuidade da formação acadêmica, contudo, esta modalidade educacional apresentou aspectos positivos e negativos que precisam ser repensados para uma melhor sistematização do ensino-aprendizagem em outros contextos que se assemelhem ao da pandemia da COVID-19.Objetivo: mapear el conocimiento producido sobre las repercusiones de la pandemia de COVID-19 en la formación en enfermería. Método: se trata de una scoping review, guiada por las recomendaciones del Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual realizada en 15 bases de datos electrónicas y repositorios de tesis y disertaciones. El protocolo de esta revisión fue registrado en Open Science Framework. Los datos fueron analizados y sintetizados en dos categorías de análisis establecidas: aspectos positivos y negativos y estadística descriptiva. Resultados: se identificaron 33 publicaciones, los aspectos positivos más citados fueron el desarrollo de nuevas estrategias de enseñanza adaptadas al entorno virtual y la formación de futuros profesionales en la práctica clínica en el contexto de una crisis sanitaria. Los aspectos negativos se relacionan con cuestiones psicológicas, como el aumento de casos de ansiedad, estrés y soledad en los estudiantes. Conclusión: la evidencia sugiere que la enseñanza a distancia fue una solución de emergencia oportuna para continuar con la formación académica, sin embargo, esta modalidad educativa presentó aspectos positivos y negativos que deben ser repensados para que haya una mejor sistematización de la enseñanza-aprendizaje en otros contextos similares al de la pandemia de COVID-19.Objective: to map the knowledge produced about the repercussions imposed by the COVID-19 pandemic on Nursing training. Method: this is a Scoping Review, guided by the recommendations set forth in the Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual and carried out in 15 electronic databases and theses and dissertations repositories. The protocol was registered at the Open Science Framework. The data were analyzed and synthesized into two pre-established analysis categories: positive and negative repercussions; and descriptive statistics. Results: 33 publications identified, the most cited positive aspects were the development of new teaching strategies adapted to the virtual environment and the training of future professionals in clinical practice in the context of a health crisis. The negative repercussions are related to psychological issues such as increase in the cases of anxiety, stress and loneliness among the students. Conclusion: the diverse evidence suggests that remote teaching was a timely emergency way out for the continuity of academic training; however, this educational modality presented positive and negative aspects that need to be rethought for a better systematization of teaching-learning in other contexts that resemble the COVID-19 pandemic.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2023-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/21208210.1590/1518-8345.6414.3913Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3913Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3913Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e39131518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212082/194219https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212082/194221https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212082/194220https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Anália Andréia de Araújo Ribeiro, Sara Eloise Argimiro Marinho, Anne Caroline Lisboa Azevedo, Valéria Dantas de Moreira, Marina Eduarda Mendonça Azevedo, Isabelle Campos de 2023-05-16T13:06:09Zoai:revistas.usp.br:article/212082Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-05-16T13:06:09Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review
Repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem: Scoping Review
Repercusiones de la pandemia de COVID-19 en la formación en enfermería: Scoping Review
title Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review
spellingShingle Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review
Nascimento, Anália Andréia de Araújo
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Ensino; Educação à Distância; Pandemias; Infecção por Vírus COVID-19
Enfermería; Educación en Enfermería; Enseñanza; Educación a Distancia; Pandemias; COVID-19
Nursing; Education, Nursing; Teaching; Education, Distance; Pandemics; COVID-19
title_short Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review
title_full Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review
title_fullStr Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review
title_full_unstemmed Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review
title_sort Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review
author Nascimento, Anália Andréia de Araújo
author_facet Nascimento, Anália Andréia de Araújo
Ribeiro, Sara Eloise Argimiro
Marinho, Anne Caroline Lisboa
Azevedo, Valéria Dantas de
Moreira, Marina Eduarda Mendonça
Azevedo, Isabelle Campos de
author_role author
author2 Ribeiro, Sara Eloise Argimiro
Marinho, Anne Caroline Lisboa
Azevedo, Valéria Dantas de
Moreira, Marina Eduarda Mendonça
Azevedo, Isabelle Campos de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Anália Andréia de Araújo
Ribeiro, Sara Eloise Argimiro
Marinho, Anne Caroline Lisboa
Azevedo, Valéria Dantas de
Moreira, Marina Eduarda Mendonça
Azevedo, Isabelle Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Educação em Enfermagem; Ensino; Educação à Distância; Pandemias; Infecção por Vírus COVID-19
Enfermería; Educación en Enfermería; Enseñanza; Educación a Distancia; Pandemias; COVID-19
Nursing; Education, Nursing; Teaching; Education, Distance; Pandemics; COVID-19
topic Enfermagem; Educação em Enfermagem; Ensino; Educação à Distância; Pandemias; Infecção por Vírus COVID-19
Enfermería; Educación en Enfermería; Enseñanza; Educación a Distancia; Pandemias; COVID-19
Nursing; Education, Nursing; Teaching; Education, Distance; Pandemics; COVID-19
description Objetivo: mapear o conhecimento produzido sobre as repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem. Método: trata-se de uma scoping review, guiada pelas recomendações da Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual realizada em 15 bases de dados eletrônicas e repositórios de teses e dissertações. O protocolo desta revisão foi registrado em Open Science Framework. Os dados foram analisados e sintetizados em duas categorias de análise estabelecidas: aspectos positivos e negativos e estatística descritiva. Resultados: 33 publicações identificadas, os aspectos positivos mais citados foram o desenvolvimento de novas estratégias de ensino adaptadas ao meio virtual e a capacitação dos futuros profissionais na prática clínica do contexto de crise sanitária. Os aspectos negativos estão relacionados às questões psicológicas, como aumento de casos de ansiedade, estresse e solidão entre os estudantes. Conclusão: as evidências sugerem que o ensino remoto foi uma saída emergencial oportuna para a continuidade da formação acadêmica, contudo, esta modalidade educacional apresentou aspectos positivos e negativos que precisam ser repensados para uma melhor sistematização do ensino-aprendizagem em outros contextos que se assemelhem ao da pandemia da COVID-19.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212082
10.1590/1518-8345.6414.3913
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212082
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6414.3913
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212082/194219
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212082/194221
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212082/194220
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3913
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3913
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3913
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444202043572224