Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariza, Karol Johanna Briñez
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castillo, Clara Virginia Caro, Echevarría-Guanilo, María Elena, Prado, Marta Lenise Do, Kempfer, Silvana Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179
Resumo: Objetivo: realizar a validação transcultural do instrumento “Child Adolescent Teasing Scale” para a população de estudantes colombianos. Método: estudo metodológico com estudantes de 8 a 15 anos, de instituições educacionais públicas e privadas de Ibagué, Colômbia. Utilizou-se o formulário de caracterização e a “Child Adolescent Teasing Scale”. Resultados: o processo de adaptação transcultural foi organizado em sete etapas: comparação da versão em espanhol do instrumento com a versão original em inglês, retrotradução, versão consenso, validade facial e adaptação da terminologia pelos estudantes, validade facial e de conteúdo por especialistas, comissão de avaliação para a versão final, teste piloto e confiabilidade. Conclusão: a versão adaptada ao espanhol usado na Colômbia da “Child Adolescent Teasing Scale” (Escala de zombarias para crianças e adolescentes), que mede a frequência e o incômodo devido às zombarias, mostrou resultados recomendáveis em termos de validade e confiabilidade.
id USP-38_e2b91bddbb35be6c67e11bbda7ee0d00
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/146179
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianosValidación transcultural del Child Adolescent Teasing Scale para escolares colombianosCross-cultural validation of the Child Adolescent Teasing Scale for Colombian studentsAcoso escolarEstudios de validaciónEncuestas y CuestionariosServicios de Enfermería EscolarEnfermeríaInvestigación Metodológica en EnfermeríaValidation StudiesSurveys and QuestionnairesSchool NursingNursingNursing Methodology ResearchBullyingEstudos de ValidaçãoInquéritos e QuestionárioServiços de Enfermagem EscolarEnfermagemPesquisa Metodológica em Enfermagem Objetivo: realizar a validação transcultural do instrumento “Child Adolescent Teasing Scale” para a população de estudantes colombianos. Método: estudo metodológico com estudantes de 8 a 15 anos, de instituições educacionais públicas e privadas de Ibagué, Colômbia. Utilizou-se o formulário de caracterização e a “Child Adolescent Teasing Scale”. Resultados: o processo de adaptação transcultural foi organizado em sete etapas: comparação da versão em espanhol do instrumento com a versão original em inglês, retrotradução, versão consenso, validade facial e adaptação da terminologia pelos estudantes, validade facial e de conteúdo por especialistas, comissão de avaliação para a versão final, teste piloto e confiabilidade. Conclusão: a versão adaptada ao espanhol usado na Colômbia da “Child Adolescent Teasing Scale” (Escala de zombarias para crianças e adolescentes), que mede a frequência e o incômodo devido às zombarias, mostrou resultados recomendáveis em termos de validade e confiabilidade. Objective: to carry out the cross-cultural validation of the instrument “Child Adolescent Teasing Scale” for the Colombian student population. Method: methodological study carried out with students aged 8 to 15, from public and private educational institutions in the municipality of Ibagué, Colombia. The form for the characterization of students and the Child Adolescent Teasing Scale were used. Results: the cross-cultural adaptation process was organized in seven steps: comparison of the Spanish version of the instrument with the original English version, back-translation, consensus version, face validity and terminology adjustment by students, face and content validity by experts, assessment committee for the final version, pilot test and reliability. Conclusion: the version adapted to the Spanish spoken in Colombia of the Child Adolescent Teasing Scale (Escala de burlas para niños y adolescentes), which assesses the frequency and distress caused by teasing, showed desirable results in terms of validity and reliability. Objetivo: realizar la validación transcultural del instrumento “Child Adolescent Teasing Scale” para la población de escolares colombianos. Método: estudio metodológico con escolares de 8 a 15 años, de instituciones educativas públicas y privadas de Ibagué, Colombia. Se usó la ficha de caracterización y el Child Adolescent Teasing Scale. Resultados: el proceso de adaptación transcultural se organizó en siete etapas: comparación de la versión en español del instrumento con la versión original en inglés, retrotraducción, versión consenso, validez facial y adaptación al lenguaje por escolares, validez facial y de contenido por expertos, comité de evaluación para la versión final, prueba piloto y confiabilidad. Conclusión: la versión adaptada al español usado en Colombia del Child Adolescent Teasing Scale (Escala de burlas para niños y adolescentes), que mide frecuencia y molestia por las burlas, mostró resultados recomendables de validez y confiabilidad.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/14617910.1590/1518-8345.2099.2968Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e2968Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2968Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e29681518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139853https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139854https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139855Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAriza, Karol Johanna BriñezCastillo, Clara Virginia CaroEchevarría-Guanilo, María ElenaPrado, Marta Lenise DoKempfer, Silvana Silveira2018-08-17T15:57:37Zoai:revistas.usp.br:article/146179Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2018-08-17T15:57:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos
Validación transcultural del Child Adolescent Teasing Scale para escolares colombianos
Cross-cultural validation of the Child Adolescent Teasing Scale for Colombian students
title Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos
spellingShingle Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos
Ariza, Karol Johanna Briñez
Acoso escolar
Estudios de validación
Encuestas y Cuestionarios
Servicios de Enfermería Escolar
Enfermería
Investigación Metodológica en Enfermería
Validation Studies
Surveys and Questionnaires
School Nursing
Nursing
Nursing Methodology Research
Bullying
Estudos de Validação
Inquéritos e Questionário
Serviços de Enfermagem Escolar
Enfermagem
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
title_short Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos
title_full Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos
title_fullStr Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos
title_full_unstemmed Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos
title_sort Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos
author Ariza, Karol Johanna Briñez
author_facet Ariza, Karol Johanna Briñez
Castillo, Clara Virginia Caro
Echevarría-Guanilo, María Elena
Prado, Marta Lenise Do
Kempfer, Silvana Silveira
author_role author
author2 Castillo, Clara Virginia Caro
Echevarría-Guanilo, María Elena
Prado, Marta Lenise Do
Kempfer, Silvana Silveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ariza, Karol Johanna Briñez
Castillo, Clara Virginia Caro
Echevarría-Guanilo, María Elena
Prado, Marta Lenise Do
Kempfer, Silvana Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Acoso escolar
Estudios de validación
Encuestas y Cuestionarios
Servicios de Enfermería Escolar
Enfermería
Investigación Metodológica en Enfermería
Validation Studies
Surveys and Questionnaires
School Nursing
Nursing
Nursing Methodology Research
Bullying
Estudos de Validação
Inquéritos e Questionário
Serviços de Enfermagem Escolar
Enfermagem
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
topic Acoso escolar
Estudios de validación
Encuestas y Cuestionarios
Servicios de Enfermería Escolar
Enfermería
Investigación Metodológica en Enfermería
Validation Studies
Surveys and Questionnaires
School Nursing
Nursing
Nursing Methodology Research
Bullying
Estudos de Validação
Inquéritos e Questionário
Serviços de Enfermagem Escolar
Enfermagem
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
description Objetivo: realizar a validação transcultural do instrumento “Child Adolescent Teasing Scale” para a população de estudantes colombianos. Método: estudo metodológico com estudantes de 8 a 15 anos, de instituições educacionais públicas e privadas de Ibagué, Colômbia. Utilizou-se o formulário de caracterização e a “Child Adolescent Teasing Scale”. Resultados: o processo de adaptação transcultural foi organizado em sete etapas: comparação da versão em espanhol do instrumento com a versão original em inglês, retrotradução, versão consenso, validade facial e adaptação da terminologia pelos estudantes, validade facial e de conteúdo por especialistas, comissão de avaliação para a versão final, teste piloto e confiabilidade. Conclusão: a versão adaptada ao espanhol usado na Colômbia da “Child Adolescent Teasing Scale” (Escala de zombarias para crianças e adolescentes), que mede a frequência e o incômodo devido às zombarias, mostrou resultados recomendáveis em termos de validade e confiabilidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179
10.1590/1518-8345.2099.2968
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2099.2968
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139853
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139854
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139855
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e2968
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2968
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2968
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222852941611008