Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179 |
Resumo: | Objetivo: realizar a validação transcultural do instrumento “Child Adolescent Teasing Scale” para a população de estudantes colombianos. Método: estudo metodológico com estudantes de 8 a 15 anos, de instituições educacionais públicas e privadas de Ibagué, Colômbia. Utilizou-se o formulário de caracterização e a “Child Adolescent Teasing Scale”. Resultados: o processo de adaptação transcultural foi organizado em sete etapas: comparação da versão em espanhol do instrumento com a versão original em inglês, retrotradução, versão consenso, validade facial e adaptação da terminologia pelos estudantes, validade facial e de conteúdo por especialistas, comissão de avaliação para a versão final, teste piloto e confiabilidade. Conclusão: a versão adaptada ao espanhol usado na Colômbia da “Child Adolescent Teasing Scale” (Escala de zombarias para crianças e adolescentes), que mede a frequência e o incômodo devido às zombarias, mostrou resultados recomendáveis em termos de validade e confiabilidade. |
id |
USP-38_e2b91bddbb35be6c67e11bbda7ee0d00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/146179 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianosValidación transcultural del Child Adolescent Teasing Scale para escolares colombianosCross-cultural validation of the Child Adolescent Teasing Scale for Colombian studentsAcoso escolarEstudios de validaciónEncuestas y CuestionariosServicios de Enfermería EscolarEnfermeríaInvestigación Metodológica en EnfermeríaValidation StudiesSurveys and QuestionnairesSchool NursingNursingNursing Methodology ResearchBullyingEstudos de ValidaçãoInquéritos e QuestionárioServiços de Enfermagem EscolarEnfermagemPesquisa Metodológica em Enfermagem Objetivo: realizar a validação transcultural do instrumento “Child Adolescent Teasing Scale” para a população de estudantes colombianos. Método: estudo metodológico com estudantes de 8 a 15 anos, de instituições educacionais públicas e privadas de Ibagué, Colômbia. Utilizou-se o formulário de caracterização e a “Child Adolescent Teasing Scale”. Resultados: o processo de adaptação transcultural foi organizado em sete etapas: comparação da versão em espanhol do instrumento com a versão original em inglês, retrotradução, versão consenso, validade facial e adaptação da terminologia pelos estudantes, validade facial e de conteúdo por especialistas, comissão de avaliação para a versão final, teste piloto e confiabilidade. Conclusão: a versão adaptada ao espanhol usado na Colômbia da “Child Adolescent Teasing Scale” (Escala de zombarias para crianças e adolescentes), que mede a frequência e o incômodo devido às zombarias, mostrou resultados recomendáveis em termos de validade e confiabilidade. Objective: to carry out the cross-cultural validation of the instrument “Child Adolescent Teasing Scale” for the Colombian student population. Method: methodological study carried out with students aged 8 to 15, from public and private educational institutions in the municipality of Ibagué, Colombia. The form for the characterization of students and the Child Adolescent Teasing Scale were used. Results: the cross-cultural adaptation process was organized in seven steps: comparison of the Spanish version of the instrument with the original English version, back-translation, consensus version, face validity and terminology adjustment by students, face and content validity by experts, assessment committee for the final version, pilot test and reliability. Conclusion: the version adapted to the Spanish spoken in Colombia of the Child Adolescent Teasing Scale (Escala de burlas para niños y adolescentes), which assesses the frequency and distress caused by teasing, showed desirable results in terms of validity and reliability. Objetivo: realizar la validación transcultural del instrumento “Child Adolescent Teasing Scale” para la población de escolares colombianos. Método: estudio metodológico con escolares de 8 a 15 años, de instituciones educativas públicas y privadas de Ibagué, Colombia. Se usó la ficha de caracterización y el Child Adolescent Teasing Scale. Resultados: el proceso de adaptación transcultural se organizó en siete etapas: comparación de la versión en español del instrumento con la versión original en inglés, retrotraducción, versión consenso, validez facial y adaptación al lenguaje por escolares, validez facial y de contenido por expertos, comité de evaluación para la versión final, prueba piloto y confiabilidad. Conclusión: la versión adaptada al español usado en Colombia del Child Adolescent Teasing Scale (Escala de burlas para niños y adolescentes), que mide frecuencia y molestia por las burlas, mostró resultados recomendables de validez y confiabilidad.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/14617910.1590/1518-8345.2099.2968Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e2968Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2968Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e29681518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139853https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139854https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139855Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAriza, Karol Johanna BriñezCastillo, Clara Virginia CaroEchevarría-Guanilo, María ElenaPrado, Marta Lenise DoKempfer, Silvana Silveira2018-08-17T15:57:37Zoai:revistas.usp.br:article/146179Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2018-08-17T15:57:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos Validación transcultural del Child Adolescent Teasing Scale para escolares colombianos Cross-cultural validation of the Child Adolescent Teasing Scale for Colombian students |
title |
Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos |
spellingShingle |
Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos Ariza, Karol Johanna Briñez Acoso escolar Estudios de validación Encuestas y Cuestionarios Servicios de Enfermería Escolar Enfermería Investigación Metodológica en Enfermería Validation Studies Surveys and Questionnaires School Nursing Nursing Nursing Methodology Research Bullying Estudos de Validação Inquéritos e Questionário Serviços de Enfermagem Escolar Enfermagem Pesquisa Metodológica em Enfermagem |
title_short |
Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos |
title_full |
Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos |
title_fullStr |
Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos |
title_full_unstemmed |
Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos |
title_sort |
Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos |
author |
Ariza, Karol Johanna Briñez |
author_facet |
Ariza, Karol Johanna Briñez Castillo, Clara Virginia Caro Echevarría-Guanilo, María Elena Prado, Marta Lenise Do Kempfer, Silvana Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Castillo, Clara Virginia Caro Echevarría-Guanilo, María Elena Prado, Marta Lenise Do Kempfer, Silvana Silveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ariza, Karol Johanna Briñez Castillo, Clara Virginia Caro Echevarría-Guanilo, María Elena Prado, Marta Lenise Do Kempfer, Silvana Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acoso escolar Estudios de validación Encuestas y Cuestionarios Servicios de Enfermería Escolar Enfermería Investigación Metodológica en Enfermería Validation Studies Surveys and Questionnaires School Nursing Nursing Nursing Methodology Research Bullying Estudos de Validação Inquéritos e Questionário Serviços de Enfermagem Escolar Enfermagem Pesquisa Metodológica em Enfermagem |
topic |
Acoso escolar Estudios de validación Encuestas y Cuestionarios Servicios de Enfermería Escolar Enfermería Investigación Metodológica en Enfermería Validation Studies Surveys and Questionnaires School Nursing Nursing Nursing Methodology Research Bullying Estudos de Validação Inquéritos e Questionário Serviços de Enfermagem Escolar Enfermagem Pesquisa Metodológica em Enfermagem |
description |
Objetivo: realizar a validação transcultural do instrumento “Child Adolescent Teasing Scale” para a população de estudantes colombianos. Método: estudo metodológico com estudantes de 8 a 15 anos, de instituições educacionais públicas e privadas de Ibagué, Colômbia. Utilizou-se o formulário de caracterização e a “Child Adolescent Teasing Scale”. Resultados: o processo de adaptação transcultural foi organizado em sete etapas: comparação da versão em espanhol do instrumento com a versão original em inglês, retrotradução, versão consenso, validade facial e adaptação da terminologia pelos estudantes, validade facial e de conteúdo por especialistas, comissão de avaliação para a versão final, teste piloto e confiabilidade. Conclusão: a versão adaptada ao espanhol usado na Colômbia da “Child Adolescent Teasing Scale” (Escala de zombarias para crianças e adolescentes), que mede a frequência e o incômodo devido às zombarias, mostrou resultados recomendáveis em termos de validade e confiabilidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179 10.1590/1518-8345.2099.2968 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.2099.2968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139853 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139854 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146179/139855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e2968 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2968 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2968 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1824325842174476288 |