Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Amanda Conrado Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Luiz, Franciane Silva, Friedrich, Denise Barbosa de Castro, Püschel, Vilanice Alves de Araújo, Farah, Beatriz Francisco, Carbogim, Fábio da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184323
Resumo: Objetivo: avaliar o perfil dos egressos de Enfermagem uma faculdade pública a partir da percepção de competências desenvolvidas durante a graduação e do processo de inserção profissional. Método: estudo quantitativo, exploratório e descritivo. Compôs-se a amostra por 216 egressos. Os dados foram coletados por questionário validado e encaminhado a uma população de 470 egressos via correio eletrônico. Para a análise dos dados, aplicaram-se frequências, média e desvio-padrão e, para a correlação, o teste qui-quadrado. Resultados: a maioria dos participantes era do sexo feminino (88%) e a média de idade foi de 29,62 anos. A maioria (65%) possuía vínculo empregatício, 14% trabalham em uma única instituição e 48% começaram a trabalhar seis meses após a conclusão da graduação. Quanto à forma de trabalho, 56% atuam na assistência, com média de 4,5 salários mínimos e carga horária semanal entre 37 e 44 horas. A maioria reportou aquisição de competência para exercer a profissão, assistindo o paciente na sua integralidade com ética e aplicando conceitos técnicos e científicos no cuidado. Conclusão: o estudo viabilizou a descrição das singularidades da formação do enfermeiro, da inserção no mundo do trabalho e o impacto para a instituição educacional formadora, bem como a apresentação das competências específicas a partir da ótica dos próprios egressos.
id USP-38_f8b4a1f6efd898bdc370d876582c30c4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184323
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissionalPerfil de egresados del curso de enfermería: competencias e inserción profesionalProfile of nursing graduates: competencies and professional insertionEducation, Nursing; Students, Nursing; Curriculum; Job Market; Health Manpower; Professional CompetenceEducación en Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Curriculum; Mercado de Trabajo; Recursos Humanos en Salud; Competencia ProfesionalEducação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Currículo; Mercado de Trabalho; Recursos Humanos em Saúde; Competência Profissional Objetivo: avaliar o perfil dos egressos de Enfermagem uma faculdade pública a partir da percepção de competências desenvolvidas durante a graduação e do processo de inserção profissional. Método: estudo quantitativo, exploratório e descritivo. Compôs-se a amostra por 216 egressos. Os dados foram coletados por questionário validado e encaminhado a uma população de 470 egressos via correio eletrônico. Para a análise dos dados, aplicaram-se frequências, média e desvio-padrão e, para a correlação, o teste qui-quadrado. Resultados: a maioria dos participantes era do sexo feminino (88%) e a média de idade foi de 29,62 anos. A maioria (65%) possuía vínculo empregatício, 14% trabalham em uma única instituição e 48% começaram a trabalhar seis meses após a conclusão da graduação. Quanto à forma de trabalho, 56% atuam na assistência, com média de 4,5 salários mínimos e carga horária semanal entre 37 e 44 horas. A maioria reportou aquisição de competência para exercer a profissão, assistindo o paciente na sua integralidade com ética e aplicando conceitos técnicos e científicos no cuidado. Conclusão: o estudo viabilizou a descrição das singularidades da formação do enfermeiro, da inserção no mundo do trabalho e o impacto para a instituição educacional formadora, bem como a apresentação das competências específicas a partir da ótica dos próprios egressos. Objetivo: evaluar el perfil de egresados del curso de enfermería de una universidad pública, a partir del análisis de las competencias adquiridas durante su formación académica, así como de su proceso de inserción profesional. Método: estudio cuantitativo, exploratorio y descriptivo. La muestra fue realizada con 216 egresados. Los datos se recolectaron por medio de cuestionario validado y encaminado vía correo electrónico a 470 egresados. Para el análisis de los datos se consideraron frecuencias, media y desviación estándar y para la correlación se aplicó la prueba chi-cuadrado. Resultados: la mayor parte de los participantes era de sexo femenino (88%) con un promedio de edad de 29,62 años. La mayoría (65%) contaba con vínculo laboral, un 14% trabajaba en una única institución y un 48% comenzó a trabajar seis meses después de la conclusión de los estudios universitarios. En relación a la forma de trabajo, el 56% actúa en la asistencia, con un ingreso promedio de 4,5 salarios mínimos y una carga horaria semanal de 37 a 44 horas. La mayoría reportó haber adquirido competencia para ejercer su profesión atendiendo a los pacientes de forma integral, ética y aplicando conceptos técnicos y científicos para su cuidado. Conclusión: el estudio posibilitó describir singularidades de la formación del enfermero, su inserción en el mundo laboral y el impacto para la institución educativa formadora, así como la presentación de competencias específicas desde la óptica de los propios egresados. Objective: evaluate the profile of the graduates of Nursing a public college from the perception of skills developed during graduation and the process of professional insertion. Method: quantitative, exploratory and descriptive study. The sample was composed of 216 graduates. The data was collected by a validated questionnaire and sent to a population of 470 egresses via electronic mail. For the analysis of the data, frequencies, mean and standard deviation were applied and, for the correlation, the chi-square test. Results: the majority of the participants were female (88%) and the mean age was 29.62 years. The majority (65%) had an employment relationship, 14% worked in a single institution and 48% started working six months after graduation. Regarding the form of work, 56% work in care, with an average of 4.5 minimum wages and a weekly workload between 37 and 44 hours. The majority reported competence acquisition to practice the profession, assisting the patient in his integrality with ethics and applying technical and scientific concepts in care. Conclusion: the study made it possible to describe the singularities of nurses’ education, their insertion in the world of work and the impact on the educational institution, as well as the presentation of specific competences from the perspective of the graduates themselves. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18432310.1590/1518-8345.3222.3205Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3205Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3205Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e32051518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184323/170653https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184323/170652https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184323/170654Copyright (c) 2021 RLAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Amanda Conrado Silva Luiz, Franciane Silva Friedrich, Denise Barbosa de Castro Püschel, Vilanice Alves de Araújo Farah, Beatriz Francisco Carbogim, Fábio da Costa 2021-04-14T18:11:16Zoai:revistas.usp.br:article/184323Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-04-14T18:11:16Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional
Perfil de egresados del curso de enfermería: competencias e inserción profesional
Profile of nursing graduates: competencies and professional insertion
title Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional
spellingShingle Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional
Barbosa, Amanda Conrado Silva
Education, Nursing; Students, Nursing; Curriculum; Job Market; Health Manpower; Professional Competence
Educación en Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Curriculum; Mercado de Trabajo; Recursos Humanos en Salud; Competencia Profesional
Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Currículo; Mercado de Trabalho; Recursos Humanos em Saúde; Competência Profissional
title_short Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional
title_full Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional
title_fullStr Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional
title_full_unstemmed Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional
title_sort Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional
author Barbosa, Amanda Conrado Silva
author_facet Barbosa, Amanda Conrado Silva
Luiz, Franciane Silva
Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Püschel, Vilanice Alves de Araújo
Farah, Beatriz Francisco
Carbogim, Fábio da Costa
author_role author
author2 Luiz, Franciane Silva
Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Püschel, Vilanice Alves de Araújo
Farah, Beatriz Francisco
Carbogim, Fábio da Costa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Amanda Conrado Silva
Luiz, Franciane Silva
Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Püschel, Vilanice Alves de Araújo
Farah, Beatriz Francisco
Carbogim, Fábio da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Education, Nursing; Students, Nursing; Curriculum; Job Market; Health Manpower; Professional Competence
Educación en Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Curriculum; Mercado de Trabajo; Recursos Humanos en Salud; Competencia Profesional
Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Currículo; Mercado de Trabalho; Recursos Humanos em Saúde; Competência Profissional
topic Education, Nursing; Students, Nursing; Curriculum; Job Market; Health Manpower; Professional Competence
Educación en Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Curriculum; Mercado de Trabajo; Recursos Humanos en Salud; Competencia Profesional
Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Currículo; Mercado de Trabalho; Recursos Humanos em Saúde; Competência Profissional
description Objetivo: avaliar o perfil dos egressos de Enfermagem uma faculdade pública a partir da percepção de competências desenvolvidas durante a graduação e do processo de inserção profissional. Método: estudo quantitativo, exploratório e descritivo. Compôs-se a amostra por 216 egressos. Os dados foram coletados por questionário validado e encaminhado a uma população de 470 egressos via correio eletrônico. Para a análise dos dados, aplicaram-se frequências, média e desvio-padrão e, para a correlação, o teste qui-quadrado. Resultados: a maioria dos participantes era do sexo feminino (88%) e a média de idade foi de 29,62 anos. A maioria (65%) possuía vínculo empregatício, 14% trabalham em uma única instituição e 48% começaram a trabalhar seis meses após a conclusão da graduação. Quanto à forma de trabalho, 56% atuam na assistência, com média de 4,5 salários mínimos e carga horária semanal entre 37 e 44 horas. A maioria reportou aquisição de competência para exercer a profissão, assistindo o paciente na sua integralidade com ética e aplicando conceitos técnicos e científicos no cuidado. Conclusão: o estudo viabilizou a descrição das singularidades da formação do enfermeiro, da inserção no mundo do trabalho e o impacto para a instituição educacional formadora, bem como a apresentação das competências específicas a partir da ótica dos próprios egressos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184323
10.1590/1518-8345.3222.3205
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184323
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3222.3205
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184323/170653
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184323/170652
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184323/170654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 RLAE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 RLAE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3205
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3205
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3205
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444199431569408