Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16038 |
Resumo: | O Trabalho relata um programa de revisão da prática assistencial prestada na Unidade de Saúde da região-alvo do Projeto de Integração Docente-Assistencial - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Município de São Paulo. Envolveu-se no programa a grande maioria dos trabalhadores da Unidade que, em 8 sessões conjuntas, repensou a sua prática de trabalho, elaborando um rol de propostas de transformação da assistência. O trabalho teve como grande mérito permitir o envolvimento efetivo dos integrantes e o desencadeamento de um processo de discussão e reflexão, conjunto e participativo. |
id |
USP-38_fb90513be6909d96773ced57d51bcd8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16038 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencialRevisión de la práctica asistencial en una unidad de salud: experiencia desarrollada en un proyecto de integración docente-asistencialAssistance practice review in a health unit: experience developed in a school-service integration projectintegração docente-assistencialcapacitação de recursos humanosprática assistencialproyecto de integración docente-asistencialcapacitación de recursos humanospracticas asistencialschool-service integrationhuman resources developmentassistance practiceO Trabalho relata um programa de revisão da prática assistencial prestada na Unidade de Saúde da região-alvo do Projeto de Integração Docente-Assistencial - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Município de São Paulo. Envolveu-se no programa a grande maioria dos trabalhadores da Unidade que, em 8 sessões conjuntas, repensou a sua prática de trabalho, elaborando um rol de propostas de transformação da assistência. O trabalho teve como grande mérito permitir o envolvimento efetivo dos integrantes e o desencadeamento de um processo de discussão e reflexão, conjunto e participativo.The paper shows a program concerting the review of the assistance practice in a Health Unit at the target region of the School-Service Integration Project between the College of Nursing at Ribeirão Preto/University of São Paulo and São Paulo City. The majority of the health workers took part in the program which was developed in 8 meetings where they analyzed their own working practice and elaborated several proposals aiming at champing it. The greatest merit of this program was to allow the establishment of a collective and participative process of discussion and reflection.En trabajo describe un programa de revisión de la práctica asistencial en una Unidad de Salud que pertenece a la región abarcada por el Proyecto de Integración Docente-Asistencial firmado entre la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo y la Municipalidad de São Paulo. Casi la totalidad de los trabajadores de la Unidad se involucraran en el programa y en las 8 reuniones conjuntas, repensaran su práctica asistencial, generando una serie de propuestas de transformación de la asistencia. El mayor mérito del trabajo fue haber permitido crear un proceso de discusión y de reflexión, colectivo y participativo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1995-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1603810.1590/S0104-11691995000200002Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 5-14Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 5-14Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 5-141518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16038/17608Santos, Maria Tereza TelesSennes, Adelina Neusa L.Greco, Rosângela MariaShima, Hisakoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:43:38Zoai:revistas.usp.br:article/16038Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:43:38Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial Revisión de la práctica asistencial en una unidad de salud: experiencia desarrollada en un proyecto de integración docente-asistencial Assistance practice review in a health unit: experience developed in a school-service integration project |
title |
Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial |
spellingShingle |
Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial Santos, Maria Tereza Teles integração docente-assistencial capacitação de recursos humanos prática assistencial proyecto de integración docente-asistencial capacitación de recursos humanos practicas asistencial school-service integration human resources development assistance practice |
title_short |
Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial |
title_full |
Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial |
title_fullStr |
Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial |
title_full_unstemmed |
Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial |
title_sort |
Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial |
author |
Santos, Maria Tereza Teles |
author_facet |
Santos, Maria Tereza Teles Sennes, Adelina Neusa L. Greco, Rosângela Maria Shima, Hisako |
author_role |
author |
author2 |
Sennes, Adelina Neusa L. Greco, Rosângela Maria Shima, Hisako |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Tereza Teles Sennes, Adelina Neusa L. Greco, Rosângela Maria Shima, Hisako |
dc.subject.por.fl_str_mv |
integração docente-assistencial capacitação de recursos humanos prática assistencial proyecto de integración docente-asistencial capacitación de recursos humanos practicas asistencial school-service integration human resources development assistance practice |
topic |
integração docente-assistencial capacitação de recursos humanos prática assistencial proyecto de integración docente-asistencial capacitación de recursos humanos practicas asistencial school-service integration human resources development assistance practice |
description |
O Trabalho relata um programa de revisão da prática assistencial prestada na Unidade de Saúde da região-alvo do Projeto de Integração Docente-Assistencial - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Município de São Paulo. Envolveu-se no programa a grande maioria dos trabalhadores da Unidade que, em 8 sessões conjuntas, repensou a sua prática de trabalho, elaborando um rol de propostas de transformação da assistência. O trabalho teve como grande mérito permitir o envolvimento efetivo dos integrantes e o desencadeamento de um processo de discussão e reflexão, conjunto e participativo. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16038 10.1590/S0104-11691995000200002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16038 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691995000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16038/17608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 5-14 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 5-14 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 5-14 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222846313562112 |