Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Tereza Teles
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Sennes, Adelina Neusa L., Greco, Rosângela Maria, Shima, Hisako
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16038
Resumo: O Trabalho relata um programa de revisão da prática assistencial prestada na Unidade de Saúde da região-alvo do Projeto de Integração Docente-Assistencial - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Município de São Paulo. Envolveu-se no programa a grande maioria dos trabalhadores da Unidade que, em 8 sessões conjuntas, repensou a sua prática de trabalho, elaborando um rol de propostas de transformação da assistência. O trabalho teve como grande mérito permitir o envolvimento efetivo dos integrantes e o desencadeamento de um processo de discussão e reflexão, conjunto e participativo.
id USP-38_fb90513be6909d96773ced57d51bcd8e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16038
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencialRevisión de la práctica asistencial en una unidad de salud: experiencia desarrollada en un proyecto de integración docente-asistencialAssistance practice review in a health unit: experience developed in a school-service integration projectintegração docente-assistencialcapacitação de recursos humanosprática assistencialproyecto de integración docente-asistencialcapacitación de recursos humanospracticas asistencialschool-service integrationhuman resources developmentassistance practiceO Trabalho relata um programa de revisão da prática assistencial prestada na Unidade de Saúde da região-alvo do Projeto de Integração Docente-Assistencial - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Município de São Paulo. Envolveu-se no programa a grande maioria dos trabalhadores da Unidade que, em 8 sessões conjuntas, repensou a sua prática de trabalho, elaborando um rol de propostas de transformação da assistência. O trabalho teve como grande mérito permitir o envolvimento efetivo dos integrantes e o desencadeamento de um processo de discussão e reflexão, conjunto e participativo.The paper shows a program concerting the review of the assistance practice in a Health Unit at the target region of the School-Service Integration Project between the College of Nursing at Ribeirão Preto/University of São Paulo and São Paulo City. The majority of the health workers took part in the program which was developed in 8 meetings where they analyzed their own working practice and elaborated several proposals aiming at champing it. The greatest merit of this program was to allow the establishment of a collective and participative process of discussion and reflection.En trabajo describe un programa de revisión de la práctica asistencial en una Unidad de Salud que pertenece a la región abarcada por el Proyecto de Integración Docente-Asistencial firmado entre la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo y la Municipalidad de São Paulo. Casi la totalidad de los trabajadores de la Unidad se involucraran en el programa y en las 8 reuniones conjuntas, repensaran su práctica asistencial, generando una serie de propuestas de transformación de la asistencia. El mayor mérito del trabajo fue haber permitido crear un proceso de discusión y de reflexión, colectivo y participativo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1995-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1603810.1590/S0104-11691995000200002Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 5-14Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 5-14Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 5-141518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16038/17608Santos, Maria Tereza TelesSennes, Adelina Neusa L.Greco, Rosângela MariaShima, Hisakoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:43:38Zoai:revistas.usp.br:article/16038Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:43:38Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial
Revisión de la práctica asistencial en una unidad de salud: experiencia desarrollada en un proyecto de integración docente-asistencial
Assistance practice review in a health unit: experience developed in a school-service integration project
title Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial
spellingShingle Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial
Santos, Maria Tereza Teles
integração docente-assistencial
capacitação de recursos humanos
prática assistencial
proyecto de integración docente-asistencial
capacitación de recursos humanos
practicas asistencial
school-service integration
human resources development
assistance practice
title_short Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial
title_full Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial
title_fullStr Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial
title_full_unstemmed Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial
title_sort Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial
author Santos, Maria Tereza Teles
author_facet Santos, Maria Tereza Teles
Sennes, Adelina Neusa L.
Greco, Rosângela Maria
Shima, Hisako
author_role author
author2 Sennes, Adelina Neusa L.
Greco, Rosângela Maria
Shima, Hisako
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Tereza Teles
Sennes, Adelina Neusa L.
Greco, Rosângela Maria
Shima, Hisako
dc.subject.por.fl_str_mv integração docente-assistencial
capacitação de recursos humanos
prática assistencial
proyecto de integración docente-asistencial
capacitación de recursos humanos
practicas asistencial
school-service integration
human resources development
assistance practice
topic integração docente-assistencial
capacitação de recursos humanos
prática assistencial
proyecto de integración docente-asistencial
capacitación de recursos humanos
practicas asistencial
school-service integration
human resources development
assistance practice
description O Trabalho relata um programa de revisão da prática assistencial prestada na Unidade de Saúde da região-alvo do Projeto de Integração Docente-Assistencial - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Município de São Paulo. Envolveu-se no programa a grande maioria dos trabalhadores da Unidade que, em 8 sessões conjuntas, repensou a sua prática de trabalho, elaborando um rol de propostas de transformação da assistência. O trabalho teve como grande mérito permitir o envolvimento efetivo dos integrantes e o desencadeamento de um processo de discussão e reflexão, conjunto e participativo.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16038
10.1590/S0104-11691995000200002
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16038
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691995000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16038/17608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 5-14
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 5-14
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 5-14
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222846313562112