Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/547 |
Resumo: | A obra procura colaborar com textos que abordam práticas educacionais ligadas à participação, cocriação e corresponsabilidade, sendo essa a base conceitual que transita por todas as experiências descritas, considerando-se esse tripé como estruturador do que chamamos de educar para a criação de uma nova cultura da sustentabilidade. Nesse tripé, participar significa encontrar espaços de expressão, inclusivos e democráticos, estimulando-se o pensamento crítico; cocriar significa gerar respostas sistêmicas e inovadoras a partir da inteligência coletiva e de sua capacidade ampliada de compreensão das diversas facetas dos desafios em questão; e corresponsabilizar significa perceber, a partir dos processos de reflexão crítica coletivos, o compromisso individual e coletivo sobre as gêneses dos problemas e sobre a produção de respostas para a criação de um mundo mais sustentável. |
id |
USP-3_2bb29c2a9aba25b69b98043dbbb23de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/483 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futurosEtologia AnimalComportamento AnimalWalter Hugo de Andrade CunhaPsicologiaA obra procura colaborar com textos que abordam práticas educacionais ligadas à participação, cocriação e corresponsabilidade, sendo essa a base conceitual que transita por todas as experiências descritas, considerando-se esse tripé como estruturador do que chamamos de educar para a criação de uma nova cultura da sustentabilidade. Nesse tripé, participar significa encontrar espaços de expressão, inclusivos e democráticos, estimulando-se o pensamento crítico; cocriar significa gerar respostas sistêmicas e inovadoras a partir da inteligência coletiva e de sua capacidade ampliada de compreensão das diversas facetas dos desafios em questão; e corresponsabilizar significa perceber, a partir dos processos de reflexão crítica coletivos, o compromisso individual e coletivo sobre as gêneses dos problemas e sobre a produção de respostas para a criação de um mundo mais sustentável.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2020-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/54710.11606/9786588109021978-65-88109-02-1USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/547/483/1865Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos AvançadosSouza, Daniele Tubino Pante de; Universidade do Vale do Rio dos SinosMonteiro, Rafael; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e AmbienteJacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-24T17:25:15Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/483Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:27:57.795481Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros |
title |
Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros |
spellingShingle |
Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Etologia Animal Comportamento Animal Walter Hugo de Andrade Cunha Psicologia |
title_short |
Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros |
title_full |
Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros |
title_fullStr |
Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros |
title_full_unstemmed |
Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros |
title_sort |
Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros |
author |
Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados |
author_facet |
Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Souza, Daniele Tubino Pante de; Universidade do Vale do Rio dos Sinos Monteiro, Rafael; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Daniele Tubino Pante de; Universidade do Vale do Rio dos Sinos Monteiro, Rafael; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Souza, Daniele Tubino Pante de; Universidade do Vale do Rio dos Sinos Monteiro, Rafael; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etologia Animal Comportamento Animal Walter Hugo de Andrade Cunha Psicologia |
topic |
Etologia Animal Comportamento Animal Walter Hugo de Andrade Cunha Psicologia |
description |
A obra procura colaborar com textos que abordam práticas educacionais ligadas à participação, cocriação e corresponsabilidade, sendo essa a base conceitual que transita por todas as experiências descritas, considerando-se esse tripé como estruturador do que chamamos de educar para a criação de uma nova cultura da sustentabilidade. Nesse tripé, participar significa encontrar espaços de expressão, inclusivos e democráticos, estimulando-se o pensamento crítico; cocriar significa gerar respostas sistêmicas e inovadoras a partir da inteligência coletiva e de sua capacidade ampliada de compreensão das diversas facetas dos desafios em questão; e corresponsabilizar significa perceber, a partir dos processos de reflexão crítica coletivos, o compromisso individual e coletivo sobre as gêneses dos problemas e sobre a produção de respostas para a criação de um mundo mais sustentável. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/547 10.11606/9786588109021 978-65-88109-02-1 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/547 |
identifier_str_mv |
10.11606/9786588109021 978-65-88109-02-1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/547/483/1865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047285408858112 |