Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Daniele Tubino Pante de; Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Monteiro, Rafael; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente, Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/547
Resumo: A obra procura colaborar com textos que abordam práticas educacionais ligadas à participação, cocriação e corresponsabilidade, sendo essa a base conceitual que transita por todas as experiências descritas, considerando-se esse tripé como estruturador do que chamamos de educar para a criação de uma nova cultura da sustentabilidade. Nesse tripé, participar significa encontrar espaços de expressão, inclusivos e democráticos, estimulando-se o pensamento crítico; cocriar significa gerar respostas sistêmicas e inovadoras a partir da inteligência coletiva e de sua capacidade ampliada de compreensão das diversas facetas dos desafios em questão; e corresponsabilizar significa perceber, a partir dos processos de reflexão crítica coletivos, o compromisso individual e coletivo sobre as gêneses dos problemas e sobre a produção de respostas para a criação de um mundo mais sustentável.
id USP-3_2bb29c2a9aba25b69b98043dbbb23de6
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/483
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futurosEtologia AnimalComportamento AnimalWalter Hugo de Andrade CunhaPsicologiaA obra procura colaborar com textos que abordam práticas educacionais ligadas à participação, cocriação e corresponsabilidade, sendo essa a base conceitual que transita por todas as experiências descritas, considerando-se esse tripé como estruturador do que chamamos de educar para a criação de uma nova cultura da sustentabilidade. Nesse tripé, participar significa encontrar espaços de expressão, inclusivos e democráticos, estimulando-se o pensamento crítico; cocriar significa gerar respostas sistêmicas e inovadoras a partir da inteligência coletiva e de sua capacidade ampliada de compreensão das diversas facetas dos desafios em questão; e corresponsabilizar significa perceber, a partir dos processos de reflexão crítica coletivos, o compromisso individual e coletivo sobre as gêneses dos problemas e sobre a produção de respostas para a criação de um mundo mais sustentável.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2020-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/54710.11606/9786588109021978-65-88109-02-1USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/547/483/1865Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos AvançadosSouza, Daniele Tubino Pante de; Universidade do Vale do Rio dos SinosMonteiro, Rafael; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e AmbienteJacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-24T17:25:15Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/483Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:27:57.795481Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros
title Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros
spellingShingle Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros
Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados
Etologia Animal
Comportamento Animal
Walter Hugo de Andrade Cunha
Psicologia
title_short Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros
title_full Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros
title_fullStr Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros
title_full_unstemmed Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros
title_sort Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros
author Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados
author_facet Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados
Souza, Daniele Tubino Pante de; Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Monteiro, Rafael; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente
Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente
author_role author
author2 Souza, Daniele Tubino Pante de; Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Monteiro, Rafael; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente
Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados
Souza, Daniele Tubino Pante de; Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Monteiro, Rafael; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente
Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente
dc.subject.por.fl_str_mv Etologia Animal
Comportamento Animal
Walter Hugo de Andrade Cunha
Psicologia
topic Etologia Animal
Comportamento Animal
Walter Hugo de Andrade Cunha
Psicologia
description A obra procura colaborar com textos que abordam práticas educacionais ligadas à participação, cocriação e corresponsabilidade, sendo essa a base conceitual que transita por todas as experiências descritas, considerando-se esse tripé como estruturador do que chamamos de educar para a criação de uma nova cultura da sustentabilidade. Nesse tripé, participar significa encontrar espaços de expressão, inclusivos e democráticos, estimulando-se o pensamento crítico; cocriar significa gerar respostas sistêmicas e inovadoras a partir da inteligência coletiva e de sua capacidade ampliada de compreensão das diversas facetas dos desafios em questão; e corresponsabilizar significa perceber, a partir dos processos de reflexão crítica coletivos, o compromisso individual e coletivo sobre as gêneses dos problemas e sobre a produção de respostas para a criação de um mundo mais sustentável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/547
10.11606/9786588109021
978-65-88109-02-1
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/547
identifier_str_mv 10.11606/9786588109021
978-65-88109-02-1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/547/483/1865
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047285408858112